Estrutura humana das FA´s

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

O material Humano das forças armadas é:

Mais que o suficiente
5
13%
Suficiente
10
26%
Insuficiente
24
62%

Total de votos: 39

Mensagem
Autor
Guerra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 53 vezes
Agradeceram: 135 vezes

Re: Estrutura humana das FA´s

#46 Mensagem por Guerra » Dom Jul 20, 2008 5:18 pm

Já cheguei a conhecer um frentista em SP com 2 faculdades. Não ficou num emprego melhor, como o que ocorre com a maioria que tem curso universitário, por incompetência

Nem todos os militares são incompetentes. O cabo que eu sei como exemplo é dono de uma empresa de segurança.
O EB precisa segurar essa gente, se não vai sobrar só frentista incompetente querendo ser militar.

O enxugamento e a troca de quantidade por qualidade é algo que ocorre no mundo inteiro. Os equipamentos militares estao cada vez mais caros emais capazes e as forças estão tendo mais mobilidade. Diante de uma equação dessas, elas estão ficando mais enxutas. Essa estória de "as F.As tem que manter um modelo distinto do resto do mundo" soa justificativa para manter deficiências corporativistas que não aceitam mudar

Eu não sei, mas eu tenho um pé atrás com esse negocio de querer o EB como uma grande empresa. Isso soa como ideia de quem optou por trabalhar na iniciativa privada pelo salario, e agora que descobriu que é “chefe” dos militares quer dar o mesmo pão que teve que comer do chefe babaca.
Você pode observar no meio miliar tendências que são seguidas. Tendências em capacidades de
O que segue tendencias é a tática. Estrategia não é moda para seguir tendencia.

Um em cada sete que trabalham num caixa de banco é aposentado por invalidez permante por LER, tendo limitações de movimento e dores para o resto da vida. Vocês militares podem morrer. Mas 1 em cada quantos ocorre isso?

Putz, agora tu me pegou. Eu sei que tem muito militar de joelho estourado (eu sou um deles). Que que tem muito militar com problema de coluna (mochila de 30 kilos não é brincadeira não). Conheço outros com seqüelas de doenças tropicais (também estou nesse grupo). Já vi nego sem dedo por causa de explosivos. Mão esmagada em porta de blindado. Dedo decepado pela fita do paraquedas. Já vi cabeça estourada por disparo acidental. E os hospitais estão cheios de problemas psiquiátricos, mas não sei lhe dizer quantos morrem, nem quantos tiveram o azar de ter uma LER ou quantos tem o quadril deformado por ficar sentado numa cadeira o dia inteiro.
(bate na madeira) Eu pelo menos espero nunca ter esse azar.

O relatório do Ministério do Planejamento não mostra isso:

O ministério do planejamento só mostra o que é bom para eles e para fazer a sua cabeça.
Pela antiga LRM eu tinha direito a um aumento de 1% ao ano. Se não me engano a nova LRM é de 2003. Então eu deveria estar ganhando pelo menos 5% a mais, não é isso? Onde esta esse dinheiro?
Onde foi aplicado esse dinheiro?

Eu não sou contra acabar com o direito das velhinhas, mas justiça diz que elas tem o direito, e ai? Vamos ficar até 2041 chorando as pitangas num canto e chamando os militares de incompetentes, corporativistas, estupradores de donzelas?

É preciso achar um meio termo entre o corporativismo militar e sua “FAs empresa”. Porque essa empresa (embora você jamais vá admitir) tem algumas peculiaridades.

Outro dia eu vi um garoto americano de uns 19 anos, com dois ganchos no lugar das mãos, mas feliz da vida porque conseguiu uma pensão milionária do exercito americano.

E aqui? Como fica? Como convencer um cara a saltar de paraquedas as duas da manha num rio infestado de piranhas? Dizendo para ele que se caso ele morrer a esposa dele vai receber uma pensão do INSS? Ou seguimos a “tendencia” americana e damos a ele uma pensão milionária? E como fazer isso se a justiça esta dando ganho de causa até para os militares que alegam que estão com “aversão a farda” (isso mesmo, um capitão e um sargento alegou isso e hoje estão em casa recebendo a grana dos contribuintes).

Esse caminho é complicado e não pode ser aberto na machadada. Se não, só os frentistas com duas faculdades vão querer ser militares. Se é que já não esta assim.

A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Guerra
Sênior
Sênior

#47 Mensagem por Guerra » Dom Jul 20, 2008 5:55 pm

Eu até hoje não consegui entender essa história de orçamento.

Um exército é formado por pessoal, material e doutrina.

Pessoal + material = doutrina

De acordo com muita gente por ai o EB investiu tudo em pessoal, por isso não temos um bom material para desenvolvermos nossa doutrina.

O que eu vejo é o seguinte. O EB realmente investiu tudo em pessoal. Mas foi em formação, especialização, aperfeiçoamento. Tanto que nossas escolas não deixam nada a desejar para nenhum outro pais.

Então a ideia é o seguinte. Tirar do pessoal e aplicar em material. A ideia relamente aprece tentadora. Já que teremos escolas de primeiro mundo, consequentemente teremos pessoal capacitado. Se vamos ter material de primeira, a doutrina surgira como um passe de mágica.

O que ninguém leva em conta é o seguinte. Atualmente as FAs tem um problema grave de pessoal chamado "EVASÃO".
E evasão quer dizer "INSATISFAÇÃO". Se tirar da parte de pessoal pode até ser que o material melhore, mas doutrina não vai melhorar, porque ela vem da cachola dos militares insatisfeitos ou não.

Eu já vi gente dizer que um bom equipamento vai chamar bons profissionais. Isso é um absurdo sem tamanho. Vai atrair é muita gente para destruir esse material.

Eu acho que para resolver o problema das pensões dos militares só existe um caminho. Que na minha opinião não é o melhor. O EB voltar a investir no militar temporario.
Isso não é novidade nhuma, nos 80 era assim.
Junto com essa solução vira novos problemas como queda do rendimento. Isso pode ser resolvido aplicando na formação desse pessoal. Mas tem outros problemas que são mais complicados. O numero de reitegrados no EB é muito grande. Assim o militar temporario passa de lucro para prejuizo num piscar de olhos. Porque o reitegrado, na maioria das vezes fica ocupando um claro sentado num poltrona em sua casa. E chega uma hora quando não pode ser mais promovido, vai para reserva mais cedo.

knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1958 vezes
Agradeceram: 2485 vezes

#48 Mensagem por knigh7 » Ter Jul 22, 2008 3:50 am

SGT GUERRA escreveu:

O que ninguém leva em conta é o seguinte. Atualmente as FAs tem um problema grave de pessoal chamado "EVASÃO".
E evasão quer dizer "INSATISFAÇÃO". Se tirar da parte de pessoal pode até ser que o material melhore, mas doutrina não vai melhorar, porque ela vem da cachola dos militares insatisfeitos ou não.
A taxa de evasão anual do oficialato é de apenas 0,4% ao ano:

Número de oficiais: 39.622 EB: 25.986
FAB:8.860
MB: 4.776

Número de evasões:

2007
136

2006
206 (fonte: Revista Veja, ed2036, pag.138)

Ou seja, ao longo de uma carreira de 30 anos apenas 12% dos oficiais deixam as Forças Armadas antes de de se aposentarem, o que é um índice baixíssimo.
SGT GUERRA escreveu:
O enxugamento e a troca de quantidade por qualidade é algo que ocorre no mundo inteiro. Os equipamentos militares estao cada vez mais caros emais capazes e as forças estão tendo mais mobilidade. Diante de uma equação dessas, elas estão ficando mais enxutas. Essa estória de "as F.As tem que manter um modelo distinto do resto do mundo" soa justificativa para manter deficiências corporativistas que não aceitam mudar

Eu não sei, mas eu tenho um pé atrás com esse negocio de querer o EB como uma grande empresa. Isso soa como ideia de quem optou por trabalhar na iniciativa privada pelo salario, e agora que descobriu que é “chefe” dos militares quer dar o mesmo pão que teve que comer do chefe babaca.

Não estou querendo transformar as F.As numa empresa. O enxugamento das das F. As vem ocorrendo no mundo todo, pelos motivos que explanei. E os civis quiseram fazer esse enxugamento desde o início do MD: Geraldo Quintão e José Viegas (redução em todos os níveis) -José Alencar e Waldir Pires eram apenas figurantes-e agora Mangabeira Unger e Nelson Jobim (corte de 70% do número de generais, segundo a Carta Capital)
SGT GUERRA escreveu:
E aqui? Como fica? Como convencer um cara a saltar de paraquedas as duas da manha num rio infestado de piranhas? Dizendo para ele que se caso ele morrer a esposa dele vai receber uma pensão do INSS? Ou seguimos a “tendencia” americana e damos a ele uma pensão milionária?
Sou favorável a um seguro contra invalidez/morte pago pelo Estado em tempos de paz. Assim, beneficia-se quem realmente sofreu danos. Já vi exemplos disso em algumas carreiras públicas.
E deve-se ter uma previdência comum a todos. Se o INSS é ruim, deve melhorá-lo beneficiando a todos, e não ter uma outra previdência para garantir a apenas uma parte um tratamento melhor.
Vale ressalter que não há previdência separada para militares em locais onde pesquisei, que foram: EUA, Austrália, Espanha, Reino Unido e Canadá.
SGT GUERRA escreveu:

Isso soa como ideia de quem optou por trabalhar na iniciativa privada pelo salario, e agora que descobriu que é “chefe” dos militares quer dar o mesmo pão que teve que comer do chefe babaca.
Nada disso. Sou um entusiasta de assuntos militares, como todos os DBistas. Acompanho há 20 anos as F. As e sempre as vi à míngua,sem recursos para custeio e investimentos. E sempre vi uma esperança (ao meu ver infundada) no meio militar para que essa situação melhore... Eu "quebro a cabeça" para pensar em alternativas reverter essa situação. Sendo realista, sei que a situação só vai melhorar quando as F. As, em comum acordo com o Executivo decida realocar parte das verbas de pessoal (que compõem 85% do total) para o investimento, (que aliás, está ocorrendo na maioria das F. AS) pois sei que as verbas não aumentarão pura e simplesmente, por observar o montante total do que vai para a Defesa, e por observar tambem outras áreas em que o Governo tem de gastar. Sou de direita conservadora, acredito que os militares fizeram um excelente trabalho enquanto ficaram no poder até 1985. Não há nenhum componente pessoal arrivista nessa contestação.
Sou voltado para a melhora das F. As

Atenciosamente

Editado pela última vez por knigh7 em Ter Jul 22, 2008 11:58 am, em um total de 1 vez.
knigh7
Sênior
Sênior

#49 Mensagem por knigh7 » Ter Jul 22, 2008 3:58 am

SGT GUERRA escreveu:
Eu já vi gente dizer que um bom equipamento vai chamar bons profissionais. Isso é um absurdo sem tamanho. Vai atrair é muita gente para destruir esse material.
O equipameto, assim como o salário, é atrativo sim. Ninguém gosta de trabalhar com sucata.

knigh7
Sênior
Sênior

#50 Mensagem por knigh7 » Ter Jul 22, 2008 4:17 am

SGT GUERRA escreveu:
Eu não sou contra acabar com o direito das velhinhas, mas justiça diz que elas tem o direito, e ai? Vamos ficar até 2041 chorando as pitangas num canto e chamando os militares de incompetentes, corporativistas, estupradores de donzelas?
Podem se feitas reforma a fim de acabar com o défict previdenciário militar.

Um mmilitar contribuiu com menos de 40% do salário de aposentntado. Quem banca o restante é o Tesouro Nacional.
É um problema do funcionalismo público.
Com os civis, já foi resolvido, pois 15bi dos 17bi de déficit do INSS é devido a políticas públicas de aposentadoria rural e pesqueira e serão separados do INSS:
O segundo projeto foi concebido para fazer a separação formal das contas das aposentadorias urbanas das especiais (rural, pesca artesanal e atividade extrativista). Hoje, boa parte do déficit da Previdência vem das aposentadorias rurais - que não têm a contrapartida da contribuição -, e o governo quer deixar isso claro para a sociedade. Dos R$15,5 bilhões do rombo da Previdência acumulado até maio, R$13,3 bilhões são das aposentadorias especiais e apenas R$2,2 bilhões são resultado da Previdência urbana.

Para Pimentel, trata-se de um problema, pois apenas os urbanos efetivamente contribuem para o sistema. Este fenômeno é antigo, mas só no ano passado o governo resolveu atacá-lo.

- O nosso esforço é fazer a Previdência ser superavitária ainda neste governo

Atenciosamente

knigh7
Sênior
Sênior

#51 Mensagem por knigh7 » Ter Jul 22, 2008 4:25 am

SGT GUERRA escreveu:

Um em cada sete que trabalham num caixa de banco é aposentado por invalidez permante por LER, tendo limitações de movimento e dores para o resto da vida. Vocês militares podem morrer. Mas 1 em cada quantos ocorre isso?

Putz, agora tu me pegou. Eu sei que tem muito militar de joelho estourado (eu sou um deles). Que que tem muito militar com problema de coluna (mochila de 30 kilos não é brincadeira não). Conheço outros com seqüelas de doenças tropicais (também estou nesse grupo). Já vi nego sem dedo por causa de explosivos. Mão esmagada em porta de blindado. Dedo decepado pela fita do paraquedas. Já vi cabeça estourada por disparo acidental. E os hospitais estão cheios de problemas psiquiátricos, mas não sei lhe dizer quantos morrem, nem quantos tiveram o azar de ter uma LER ou quantos tem o quadril deformado por ficar sentado numa cadeira o dia inteiro.
(bate na madeira) Eu pelo menos espero nunca ter esse azar.
Se você soubesse a quantidade de conhecidos meus que trabalham em banco que tem bursite e tendinite em decorrência de digitação. Eu já passei por isso.
Stress por culpa de metas abusivas nem se fala...
Depressão, suicídio, desemprego, etc
A atividade militar é dura. Mas a da maioria dos civis também é.

Atenciosamnete

Guerra
Sênior
Sênior

#52 Mensagem por Guerra » Ter Jul 22, 2008 8:14 am

knigh7 escreveu: Sou de direita conservadora, acredito que os militares fizeram um excelente trabalho enquanto ficaram no poder até 1985.
Ah, mas porque você não disse antes, homem? Sendo assim, eu concordo com todos seus argumentos.

Guerra
Sênior
Sênior

#53 Mensagem por Guerra » Ter Jul 22, 2008 8:22 am

knigh7 escreveu: Stress por culpa de metas abusivas nem se fala...

Cortador de cana não tem meta. Ganha por produção e tem transporte de graça.
Ainda da tempo de mudar de emprego.

Ou seja, ao longo de uma carreira de 30 anos apenas 12% dos oficiais deixam as Forças Armadas antes de de se aposentarem, o que é um índice baixíssimo.
É tão baixo que a cota compulsória e a concessão de LTIP diminuiu para fechar o ralo. Mas pergunte ao Cmt do EB se a evsão é grande ou pequena. Com certeza ele vai dizer:

"não existe evasão no EB. Aqueles que estão deixando a força é porque não tem aptidão."

knigh7
Sênior
Sênior

#54 Mensagem por knigh7 » Ter Jul 22, 2008 11:38 am

SGT GUERRA escreveu:
É tão baixo que a cota compulsória e a concessão de LTIP diminuiu para fechar o ralo. Mas pergunte ao Cmt do EB se a evsão é grande ou pequena. Com certeza ele vai dizer:

"não existe evasão no EB. Aqueles que estão deixando a força é porque não tem aptidão."
Esse índice, de 0,4% de evasão ao ano é realmente baixo, quer você queira concordar ou não.
A Licença para Tratar de Interesses Particulares é um instrumento flexível, aumetando o e diminuindo a aceitação de acordo com a disponibilidade. Aliás, a LTIP deveria acabar. Há auditores da Receita Federal que recorrem a LTIP para "salvar" alguma empresa multada pelo prórpio Fisco, ou seja, a auditoria federal multa uma empresa, essa empresa recorre aos serviços particulares dos Fiscais para atuarem em defesa dela para livrá-las das multas perante o Judiciário. Isso é só um exemplo que estou dando...

Atenciosamente

knigh7
Sênior
Sênior

#55 Mensagem por knigh7 » Ter Jul 22, 2008 11:48 am

SGT GUERRA escreveu:
knigh7 escreveu: Sou de direita conservadora, acredito que os militares fizeram um excelente trabalho enquanto ficaram no poder até 1985.
Ah, mas porque você não disse antes, homem? Sendo assim, eu concordo com todos seus argumentos.
Há pessoas que são contra os militares ( elementos de esquerda, que se encontram no jornalismo, classe artística, meio intelectual) por terem sido perseguidos na época do regime militar. O que escrevi no post anterior e você destacou, foi apenas um dos argmentos que utilizei para demonstrar que não tenho nenhum arrivismo contra os militares. Espero o melhpor para as Forças Armadas. Tanto que estou fazendo uma crítica positiva. Uma crítica destruidora dos privilégios existentes para ser construtiva para a própria Intituição.

Atenciosamente

knigh7
Sênior
Sênior

#56 Mensagem por knigh7 » Ter Jul 22, 2008 12:02 pm

SGT GUERRA escreveu:
knigh7 escreveu: Stress por culpa de metas abusivas nem se fala...

Cortador de cana não tem meta. Ganha por produção e tem transporte de graça.
Ainda da tempo de mudar de emprego.
Como já disse antes, eu já sai de emprego por insatisfação, como a maioria faz. Resolvi 2 problemas: o da minha insatisfação e dei o lugar a outro que queria o meu emprego.

knigh7
Sênior
Sênior

#57 Mensagem por knigh7 » Ter Jul 22, 2008 12:10 pm

SGT GUERRA escreveu:

O relatório do Ministério do Planejamento não mostra isso:

O ministério do planejamento só mostra o que é bom para eles e para fazer a sua cabeça.
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Guerra
Sênior
Sênior

#58 Mensagem por Guerra » Ter Jul 22, 2008 6:05 pm

knigh7 escreveu:
Esse índice, de 0,4% de evasão ao ano é realmente baixo, quer você queira concordar ou não.
Eu até gostaria de concordar, mas você esta vibrando de passo errado. A evasão de ST/Sgt chegaram a 700. Qual é a porcetagem de evasão de St e Sgt?

Eu acho que a ESA não deve estar formando essa quantidade de sgt.
Aliás, a LTIP deveria acabar. Há auditores da Receita Federal que recorrem a LTIP para "salvar" alguma empresa multada pelo prórpio Fisco,

Isso é problema da receita, no EB não pode e não vai acabar. A LTIP esta sendo uma forma do Sgt se afastar do serviço (só lembrando que é sem remuneração) e estudar para um concurso com um salário melhor. Ou vocês querem o que? Pagar mal, tirar todas as vantagens e ainda ter um profissional capacitado? Negativo!! O Sgt sai e deixa a vaga aberta para um cortador de cana ou frentista incompetente, sim senhor.
Quem trabalha de graça é relogio.

Guerra
Sênior
Sênior

#59 Mensagem por Guerra » Ter Jul 22, 2008 6:11 pm

knigh7 escreveu:
Uma crítica destruidora dos privilégios existentes para ser construtiva para a própria Intituição.
Tudo bem, só que seu discurso chegou com 20 anos de atraso.

Guerra
Sênior
Sênior

#60 Mensagem por Guerra » Ter Jul 22, 2008 6:16 pm

knigh7 escreveu:
Como já disse antes, eu já sai de emprego por insatisfação, como a maioria faz. Resolvi 2 problemas: o da minha insatisfação e dei o lugar a outro que queria o meu emprego.
Eu também estou insatisfeito, mas não vou deixar 20 anos de pensão para esse governo ingrato, mas nem que a vaca tussa. Já por 2/3 da pensão eu saio, e ainda deixo minha caneta de estimação para o cortador de cana que me substituir.

Responder