Já cheguei a conhecer um frentista em SP com 2 faculdades. Não ficou num emprego melhor, como o que ocorre com a maioria que tem curso universitário, por incompetência
Nem todos os militares são incompetentes. O cabo que eu sei como exemplo é dono de uma empresa de segurança.
O EB precisa segurar essa gente, se não vai sobrar só frentista incompetente querendo ser militar.
O enxugamento e a troca de quantidade por qualidade é algo que ocorre no mundo inteiro. Os equipamentos militares estao cada vez mais caros emais capazes e as forças estão tendo mais mobilidade. Diante de uma equação dessas, elas estão ficando mais enxutas. Essa estória de "as F.As tem que manter um modelo distinto do resto do mundo" soa justificativa para manter deficiências corporativistas que não aceitam mudar
Eu não sei, mas eu tenho um pé atrás com esse negocio de querer o EB como uma grande empresa. Isso soa como ideia de quem optou por trabalhar na iniciativa privada pelo salario, e agora que descobriu que é “chefe” dos militares quer dar o mesmo pão que teve que comer do chefe babaca.
O que segue tendencias é a tática. Estrategia não é moda para seguir tendencia.Você pode observar no meio miliar tendências que são seguidas. Tendências em capacidades de
Um em cada sete que trabalham num caixa de banco é aposentado por invalidez permante por LER, tendo limitações de movimento e dores para o resto da vida. Vocês militares podem morrer. Mas 1 em cada quantos ocorre isso?
Putz, agora tu me pegou. Eu sei que tem muito militar de joelho estourado (eu sou um deles). Que que tem muito militar com problema de coluna (mochila de 30 kilos não é brincadeira não). Conheço outros com seqüelas de doenças tropicais (também estou nesse grupo). Já vi nego sem dedo por causa de explosivos. Mão esmagada em porta de blindado. Dedo decepado pela fita do paraquedas. Já vi cabeça estourada por disparo acidental. E os hospitais estão cheios de problemas psiquiátricos, mas não sei lhe dizer quantos morrem, nem quantos tiveram o azar de ter uma LER ou quantos tem o quadril deformado por ficar sentado numa cadeira o dia inteiro.
(bate na madeira) Eu pelo menos espero nunca ter esse azar.
O relatório do Ministério do Planejamento não mostra isso:
O ministério do planejamento só mostra o que é bom para eles e para fazer a sua cabeça.
Pela antiga LRM eu tinha direito a um aumento de 1% ao ano. Se não me engano a nova LRM é de 2003. Então eu deveria estar ganhando pelo menos 5% a mais, não é isso? Onde esta esse dinheiro?
Onde foi aplicado esse dinheiro?
Eu não sou contra acabar com o direito das velhinhas, mas justiça diz que elas tem o direito, e ai? Vamos ficar até 2041 chorando as pitangas num canto e chamando os militares de incompetentes, corporativistas, estupradores de donzelas?
É preciso achar um meio termo entre o corporativismo militar e sua “FAs empresa”. Porque essa empresa (embora você jamais vá admitir) tem algumas peculiaridades.
Outro dia eu vi um garoto americano de uns 19 anos, com dois ganchos no lugar das mãos, mas feliz da vida porque conseguiu uma pensão milionária do exercito americano.
E aqui? Como fica? Como convencer um cara a saltar de paraquedas as duas da manha num rio infestado de piranhas? Dizendo para ele que se caso ele morrer a esposa dele vai receber uma pensão do INSS? Ou seguimos a “tendencia” americana e damos a ele uma pensão milionária? E como fazer isso se a justiça esta dando ganho de causa até para os militares que alegam que estão com “aversão a farda” (isso mesmo, um capitão e um sargento alegou isso e hoje estão em casa recebendo a grana dos contribuintes).
Esse caminho é complicado e não pode ser aberto na machadada. Se não, só os frentistas com duas faculdades vão querer ser militares. Se é que já não esta assim.