Corveta Almte Barroso

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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Tigershark
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Re: Corveta Almte Barroso

#586 Mensagem por Tigershark » Sex Mai 30, 2008 9:55 pm

cicloneprojekt escreveu:
Valdemort escreveu:[ Será algo no modelo de aquisição das fragatas Niterói(Vosper Mk-10). Ou seja, em cima de um projeto estrangeiro , faremos todas as modificações nescessárias para a paerfeita adequação deste projeto as nescessidades operativas do Brasil. A Diferença é que desta vez boa parte do recheio será nacional.

O Padilha levantou a hipótese de trabalharmos com a Navantia.Sejam FREMM ou Alvaro de Bazan seriam excelentes.




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Vinicius Pimenta
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Re: Corveta Almte Barroso

#587 Mensagem por Vinicius Pimenta » Sex Mai 30, 2008 10:51 pm

Carlos Mathias escreveu:Não digo reengenharia, mas desde o princípio. E quanto custaram/custam/custarão as perdas de contrato devido às coleiras?

Os carros da ENGESA sempre tinham duas opções de motores. É claro que é muito mais simples, mas me apego na estratégia de opções. :wink:
É difícil aplicar isso em aeronaves ou navios cuja escala é bem menor que carros. O ideal seria que fabricássemos. Enquanto isso não acontece, vamos procurando nichos de mercado.




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Re: Corveta Almte Barroso

#588 Mensagem por P44 » Seg Jun 02, 2008 7:08 am





Triste sina ter nascido português 👎
Carlos Mathias

Re: Corveta Almte Barroso

#589 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Jun 02, 2008 11:37 am

Belo navio. Taí um bom NPOc prá nossa guarda costeira. :wink:




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saullo
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Re: Corveta Almte Barroso

#590 Mensagem por saullo » Seg Jun 02, 2008 2:53 pm

Poderiam ser construídos mais desses, até começarem as tais escoltas de 6.000 ton.

Abraços




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Penna
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Re: Corveta Almte Barroso

#591 Mensagem por Penna » Seg Jun 02, 2008 6:20 pm

A Barroso nao vai ter 2 metralhadoras de 20 mm...nao localizei nas fotos...




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Re: Corveta Almte Barroso

#592 Mensagem por lobo_guara » Ter Jun 03, 2008 12:03 pm

Brigadeiro escreveu:Se o lobo-guará trabalha na ENGEPPRON eu não sei, mas do jeito que ele falou, eu vou comprar um lote de 5 navios... Onde irei pô-los, eu não sei, só sei que quero comprar! :shock: :shock:
Resta saber como será a linha de financiamento... De perder de vista? :mrgreen: :mrgreen:

Até mais!
Essa é fácil, é só criar uma linha de financiamento para a indústria naval através do BNDES, tal como é feito para a EMBRAER, outras alternativas podem incluir o Banco do Brasil quando a compra for direta, ou seja governo a governo, isso já foi feito na época das vendas da Engesa para o Iraque (mas parece que não deu muito certo!)




Deve, pois, um príncipe não ter outro objetivo nem outro pensamento, nem tomar qualquer outra coisa por fazer, senão a guerra e a sua organização e disciplina, pois que é essa a única arte que compete a quem comanda. (Machiavelli)
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Re: Corveta Almte Barroso

#593 Mensagem por lobo_guara » Ter Jun 03, 2008 12:20 pm

Vinicius Pimenta escreveu:De fato o argumento é muito bom. Só que a gente tem que combinar com outros países também, já que há inúmeros sistemas estrangeiros, como a propulsão, nas Corvetas. Então o trecho "a Engepron garante sua total independência na operação e manutenção dos sistemas, fornecendo treinamento adequado, o que lhes dará maior autonomia em relação aos tradicionais forncedores vinculados aos países centrais." não é beeeem assim não.
Sem dúvida que isso depende de alguns acertos com fornecedores externos, mas aí ninguém escapa disso (acho que nem os EUA - os canhões de 76 mm da US NAvy não são produzidos sob licença da Oto Breda Italiana??). Por ex. a Embraer não deixa de oferecer os seus produtos no mercado externo em função da dependência de aquisição desse ou daquele item. Também sempre existe a possibilidade de adaptação de um outro fornecedor (como já foi dito aqui), tal como a possibilidade de desenvolvimento de sistemas no âmbito local. É o caso dos misseis anti-navio, daqui a alguns anos (5, 10 , 15 ou 20) a MB poderá contar com um sistema nacional, se houver encomendas externas em função da venda de navios como a Barroso esse processo pode ser acelerado, o mesmo ocorre com outros sistemas, no campo dos radares já temos o SABER60 e embreve teremos o SABER200, no passado já produzimos canhões de 20 mm para os AMX, portanto nossa indústria poderia produzir algo em outro calibre 30 mm ou 40 mm sob licença (o que falta é motivação!$!$!$!), também existe um programa para misseis anti-aéreos da baixa altura, então poderia ser desenvolvido uma versão navalizada tipo SADRAL para equipar as nossas corvetas. Por isso penso que a idéia da exportação de navios militares como a Barroso é totalmente viável, apesar de invariavelmente podermos sofrer alguns contratempos, mais aí isso não seria privilégio nosso, basta ver o caso da venda de aviões espanhóis para a Venezuela.




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Re: Corveta Almte Barroso

#594 Mensagem por Vinicius Pimenta » Ter Jun 03, 2008 1:21 pm

Concordo plenamente. Só ressaltei que não era tão simples a "questão de total independência(...). Precisamos combinar com nossos fornecedores. A Embraer também teve vetada a exportação do Super Tucano para a Venezuela.




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Re: Corveta Almte Barroso

#595 Mensagem por flavio pereira montes » Dom Jul 20, 2008 11:22 am

Bom dia,

Alquem do forum teria informações sobre as avaliações e testes da Corveta Barroso, se estariam dentro das expectativas :?: [005]




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Re: Corveta Almte Barroso

#596 Mensagem por alex » Dom Jul 20, 2008 1:19 pm

Por que precisamos fechar com Navantia, DCN ou outros para construti uma fragata de 6.000 tonelads. A MB não tem competencia para fazer o projeto sózinha?




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Re: Corveta Almte Barroso

#597 Mensagem por WalterGaudério » Dom Jul 20, 2008 1:44 pm

flavio pereira montes escreveu:Bom dia,

Alquem do forum teria informações sobre as avaliações e testes da Corveta Barroso, se estariam dentro das expectativas :?: [005]
Primeiramente bem vindo ao Fórum. Flávio tais resultados demoram para serem divulgados, Mas como a previsão de entrada em serviço que era para dezembro, já foi adiantada para o início de outubro..., então julgo que os testes estejam indo muito bem obrigado.




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
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Os sábios PENSAM
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Re: Corveta Almte Barroso

#598 Mensagem por Sérgio M B da Costa » Dom Jul 20, 2008 3:38 pm

Alguem sabe se o radar principal já foi instalado ? Vai empregar RHIBs ou os antiquados whaleboat Mk-11 (utilizados na maioria dos meios, inclusive nas fragatas modernizadas) ?

Abs,




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Re: Corveta Almte Barroso

#599 Mensagem por Mapinguari » Dom Jul 20, 2008 6:13 pm

alex escreveu:Por que precisamos fechar com Navantia, DCN ou outros para construti uma fragata de 6.000 tonelads. A MB não tem competencia para fazer o projeto sózinha?
Poder, até poderia, mas a um custo em dinheiro e tempo muito maiores do que pegar um projeto já existente e modificá-lo para as nossas necessidades.
Por exemplo: como integrar um sistema de lançamento vertical de mísseis Sylver a um projeto totalmente brasileiro, sem ter as informações sobre o sistema? Melhor pegar o que já está integrado em outro projeto que já foi integrado e testado do que "reinventar a roda", entende? Ainda por cima sendo uma série de navios inicialmente pequena (seis unidades, podendo chegar a oito ou mais no futuro, dependendo de $$$).
Mas construir no Brasil um navio dessa complexidade realizando aqui a integração de todos os sistemas de sensores, armas e máquinas já é um grande feito e, neste caso, a MB tem a capacidade de fazê-lo, sem problemas.




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alex
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Re: Corveta Almte Barroso

#600 Mensagem por alex » Dom Jul 20, 2008 6:30 pm

Mapinguari , tudo bem a sua explkicação sobre as fragatas de 6.000 toneladas.
Mas e quanto aos projetos de navios patrulhas de 200 toneladas (não lembro a nacionalidade) e o de 500 toneladas(frances), não deveriam ser projetos nacionais?




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