TÓPICO OFICIAL: FAB no Red Flag 2008

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Corsário01
Sênior
Sênior
Mensagens: 3508
Registrado em: Ter Jun 05, 2007 10:07 am
Agradeceram: 176 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL: FAB no Red Flag 2008

#361 Mensagem por Corsário01 » Sáb Jul 19, 2008 8:19 am

Vejam que interessante:

Eu sempre soube por fontes minhas, que o Adelphi teria ido bem na Red Flag e que teria obtido um índice de acertos em seus exercícios acima de 67%, o que foi considerado bom pelos americanos. Ou seja, em nenhum momento me disseram que eles teriam ido mal.
Porém, também comecei a ler em fóruns, que eles foram um fiasco, eu confesso que fiquei confuso.

Hoje, lendo um blog, me deparo com uma mensagem que vou repassar abaixo. Espero que seja verídica mesmo e que quem "malhou" o Adelphi, passe a pensar diferente ou rever suas fontes.

Às 14 de Julho de 2008 16:18 , Elemento de linha de frente A-1 Adelfi disse...

Quando participei na 1ª Red Flag, pensava que nossos A-1 seriam varidos dos ceus pelas artilharia antiaérea ou pelos caças agressores.Engano, usando a guerra eletrônica ativa e passiva, a capacidade de manobras dos A-1 e a genialidade dos nossos pilotos, que tem no sangue o combate aéreo desde criança quando soltava pipas e faziam combate aéreo cortando as outras pipas, e tendo o pai da aviação nascido em nosso Brasil, fizemos bonito.
Bombardeamos os alvos sem ser abatidos e ainda fizemos escolta para garantir o retorno dos EC-130 que perderam a escolta abatidos pelos agressores.
Agora não será diferente pois, os nossos irmãos do Sul, são "ELEMENTO LINHA DE FRENTE" e contam com o apoio total do Brigadeiro Bermudes, o melhor relações pública da FAB.
Chaff e Flare neles.





Abraços,

Padilha
Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8398
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL: FAB no Red Flag 2008

#362 Mensagem por Glauber Prestes » Sáb Jul 19, 2008 10:03 am

Battleaxe escreveu:Vejam que interessante:

Eu sempre soube por fontes minhas, que o Adelphi teria ido bem na Red Flag e que teria obtido um índice de acertos em seus exercícios acima de 67%, o que foi considerado bom pelos americanos. Ou seja, em nenhum momento me disseram que eles teriam ido mal.
Porém, também comecei a ler em fóruns, que eles foram um fiasco, eu confesso que fiquei confuso.

Hoje, lendo um blog, me deparo com uma mensagem que vou repassar abaixo. Espero que seja verídica mesmo e que quem "malhou" o Adelphi, passe a pensar diferente ou rever suas fontes.

Às 14 de Julho de 2008 16:18 , Elemento de linha de frente A-1 Adelfi disse...

Quando participei na 1ª Red Flag, pensava que nossos A-1 seriam varidos dos ceus pelas artilharia antiaérea ou pelos caças agressores.Engano, usando a guerra eletrônica ativa e passiva, a capacidade de manobras dos A-1 e a genialidade dos nossos pilotos, que tem no sangue o combate aéreo desde criança quando soltava pipas e faziam combate aéreo cortando as outras pipas, e tendo o pai da aviação nascido em nosso Brasil, fizemos bonito.
Bombardeamos os alvos sem ser abatidos e ainda fizemos escolta para garantir o retorno dos EC-130 que perderam a escolta abatidos pelos agressores.
Agora não será diferente pois, os nossos irmãos do Sul, são "ELEMENTO LINHA DE FRENTE" e contam com o apoio total do Brigadeiro Bermudes, o melhor relações pública da FAB.
Chaff e Flare neles.

Infelizmente, a FAB peca muito em não ter uma cobertura jornalística maior (alguma??)... Talvez os resultados não seriam tão nebulosos se tivesse alguém cobrindo. Até se os resultados fossem ruins, um bom RP poderia usar isso a favor da FAB...




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL: FAB no Red Flag 2008

#363 Mensagem por Alcantara » Sáb Jul 19, 2008 10:12 am

Pô Padilha, excelente notícia. eu também sempre acreditei que a FAB tinha ido bem na Red Flag.
Pombas, se tivéssemos sido um fiasco, a USAF não tinha nos chamado para voltar lá diversas vezes como já fez. Nós é que recusávamos por causa da grana (pra ser mas preciso, pela FALTA dela...) :roll:

Abraços!




"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Avatar do usuário
Beronha
Sênior
Sênior
Mensagens: 2954
Registrado em: Ter Mar 27, 2007 5:37 pm
Agradeceram: 7 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL: FAB no Red Flag 2008

#364 Mensagem por Beronha » Sáb Jul 19, 2008 10:29 am

legal , tomara que saibamos corretamente desta vez...




Carlos Mathias

Re: TÓPICO OFICIAL: FAB no Red Flag 2008

#365 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Jul 19, 2008 10:39 am

Isso aí é uma tragédia, sabe por quê? F-5M e A-1M forever and ever!!!!! :?

:roll: :lol:




Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL: FAB no Red Flag 2008

#366 Mensagem por Penguin » Sáb Jul 19, 2008 10:58 am

Battleaxe escreveu:Vejam que interessante:

Eu sempre soube por fontes minhas, que o Adelphi teria ido bem na Red Flag e que teria obtido um índice de acertos em seus exercícios acima de 67%, o que foi considerado bom pelos americanos. Ou seja, em nenhum momento me disseram que eles teriam ido mal.
Porém, também comecei a ler em fóruns, que eles foram um fiasco, eu confesso que fiquei confuso.

Hoje, lendo um blog, me deparo com uma mensagem que vou repassar abaixo. Espero que seja verídica mesmo e que quem "malhou" o Adelphi, passe a pensar diferente ou rever suas fontes.

Às 14 de Julho de 2008 16:18 , Elemento de linha de frente A-1 Adelfi disse...

Quando participei na 1ª Red Flag, pensava que nossos A-1 seriam varidos dos ceus pelas artilharia antiaérea ou pelos caças agressores.Engano, usando a guerra eletrônica ativa e passiva, a capacidade de manobras dos A-1 e a genialidade dos nossos pilotos, que tem no sangue o combate aéreo desde criança quando soltava pipas e faziam combate aéreo cortando as outras pipas, e tendo o pai da aviação nascido em nosso Brasil, fizemos bonito.
Bombardeamos os alvos sem ser abatidos e ainda fizemos escolta para garantir o retorno dos EC-130 que perderam a escolta abatidos pelos agressores.
Agora não será diferente pois, os nossos irmãos do Sul, são "ELEMENTO LINHA DE FRENTE" e contam com o apoio total do Brigadeiro Bermudes, o melhor relações pública da FAB.
Chaff e Flare neles.

Que meios os AMX possuiam de guerra eletronica?

[]s




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Thor
Sênior
Sênior
Mensagens: 1558
Registrado em: Dom Set 23, 2007 10:17 pm
Agradeceram: 185 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL: FAB no Red Flag 2008

#367 Mensagem por Thor » Sáb Jul 19, 2008 2:59 pm

Chaff e Flare são considerados meios de GE, do tipo MAE (Medidas de Ataque Eletrônico). Qualquer hora explico porque MAE e não MPE...
Porém alguns A-1 têm também ECCM, com medidas ativas, tipo RGPO e outras. Não sei se foi o caso deles terem usado na época.
Abraços




Brasil acima de tudo!!!
Avatar do usuário
Corsário01
Sênior
Sênior
Mensagens: 3508
Registrado em: Ter Jun 05, 2007 10:07 am
Agradeceram: 176 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL: FAB no Red Flag 2008

#368 Mensagem por Corsário01 » Sáb Jul 19, 2008 5:20 pm

Valeu Thor. Eu não saberia explicar melhor! :wink:




Abraços,

Padilha
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL: FAB no Red Flag 2008

#369 Mensagem por Penguin » Sáb Jul 19, 2008 5:22 pm

Thor escreveu:Chaff e Flare são considerados meios de GE, do tipo MAE (Medidas de Ataque Eletrônico). Qualquer hora explico porque MAE e não MPE...
Porém alguns A-1 têm também ECCM, com medidas ativas, tipo RGPO e outras. Não sei se foi o caso deles terem usado na época.
Abraços
Valeu Thor! Nao sabia se AMX estavam assim equipados.

[]s




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
crubens
Sênior
Sênior
Mensagens: 1864
Registrado em: Seg Set 17, 2007 4:05 pm
Localização: Fortaleza, Ce
Agradeceram: 9 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL: FAB no Red Flag 2008

#370 Mensagem por crubens » Sáb Jul 19, 2008 7:31 pm

Thor escreveu:Chaff e Flare são considerados meios de GE, do tipo MAE (Medidas de Ataque Eletrônico). Qualquer hora explico porque MAE e não MPE...
Porém alguns A-1 têm também ECCM, com medidas ativas, tipo RGPO e outras. Não sei se foi o caso deles terem usado na época.
Abraços
Valeu Thor, lançou uma luz nesse vale de sombras.
Muita gente fala mau do que não conhece ou simplesmente critica por não gostar, como um certo reporter que adora difamar os A-1.

Tenho até hoje gravado em vhs uma reportagem na época dos vôos do 1º protótipo sobre essas capacidades que A-1 iria ter, e lá fala justamente nesses meios de guerra eletrônica que ele teria por ser uma aeronave projetada para o ataque e com missão de penetrar em áreas pesadamente defendidas (defesas aéreas da época).




"Tudo que é necessário para que o mal triunfe, é que os homens de bem nada façam". Edmund Burke

'O que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons.' Martin Luther King

Imagem
Avatar do usuário
Corsário01
Sênior
Sênior
Mensagens: 3508
Registrado em: Ter Jun 05, 2007 10:07 am
Agradeceram: 176 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL: FAB no Red Flag 2008

#371 Mensagem por Corsário01 » Sáb Jul 19, 2008 8:16 pm

A única coisa contra este avião que eu ouvi de pilotos foi a falta de potência dele. Muitos criticam a fumacinha, mas na verdade, com os que eu falei, a perda de energia nas curvas é o que eles queriam que melhorasse.
Mas, infelizmente, não sei por que, nesta modernização não foi aventado a troca do propulsor.
Claro que sairia mais caro, mas será que o resultado não valeria a pena?




Abraços,

Padilha
Avatar do usuário
Cougar_PH
Sênior
Sênior
Mensagens: 1543
Registrado em: Sex Jun 09, 2006 5:44 pm
Localização: Parnamirim/RN
Agradeceram: 25 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL: FAB no Red Flag 2008

#372 Mensagem por Cougar_PH » Sáb Jul 19, 2008 11:50 pm

battleaxe

tem algo estranho, nesse relatos... pois os amx, só foram ter chaf/flare a partir de 2004...
e ECM ativo, eles nunca tiveram, acho q só o block 3, agora q tem o básico e
eles só tinham RWR... e com o banco de dados, antigo...

contudo o que acredito q possa ter ocorrido é que

os que foram, pelo menos 4 ou as 8 unidades foram modificadas, pra ter esses recursos...
assim como ativação do trilho das asas para o sensor de telemetria de armamento...

e como já disseram, é uma incognita...




EDITADO POR PAISANO!!!
Avatar do usuário
Mapinguari
Sênior
Sênior
Mensagens: 2944
Registrado em: Qui Set 08, 2005 2:38 am
Agradeceram: 6 vezes

Re:

#373 Mensagem por Mapinguari » Dom Jul 20, 2008 12:03 am

Túlio escreveu: E eles iam dar a barbada de arriscar que um Erieye grave o RCS de um F22..?
Obviamente que não, Túlio. Por isso, ninguém (nem os aliados dos EUA) saberá por eles o verdadeiro RCS do F-22. Em qualquer aparição pública ou em tempo de paz, eles usam técnicas e equipamentos para aumentar o RCS do caça. Somente em tempo de guerra o F-22 faria uso de sua capacidade stealth.




Mapinguari

Imagem
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL: FAB no Red Flag 2008

#374 Mensagem por Vinicius Pimenta » Dom Jul 20, 2008 12:11 am

Cougar_PH escreveu:battleaxe

tem algo estranho, nesse relatos... pois os amx, só foram ter chaf/flare a partir de 2004...
e ECM ativo, eles nunca tiveram, acho q só o block 3, agora q tem o básico e
eles só tinham RWR... e com o banco de dados, antigo...

contudo o que acredito q possa ter ocorrido é que

os que foram, pelo menos 4 ou as 8 unidades foram modificadas, pra ter esses recursos...
assim como ativação do trilho das asas para o sensor de telemetria de armamento...

e como já disseram, é uma incognita...
É até possível.

Já fui a um esquadrão que achava-se ter uma coisa, chegando lá tinha outra e bem melhor. E ninguém sabia...




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Mapinguari
Sênior
Sênior
Mensagens: 2944
Registrado em: Qui Set 08, 2005 2:38 am
Agradeceram: 6 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL: FAB no Red Flag 2008!

#375 Mensagem por Mapinguari » Dom Jul 20, 2008 1:13 am

Vinicius Pimenta escreveu:Thor, se me permite essa visão está equivocada quanto ao papel da imprensa. Hoje vivemos num Estado democrático e esse tipo de decisão poderia ser caracterizada como censura prévia. Só vai sair aquilo que a FAB quer que saia. É um direito dela? Pode ser, porém seria muito mais se o exercício fosse aqui no Brasil e totalmente fechado para a imprensa nacional e internacional. No entanto, o exercício será nos EUA, com ampla cobertura da imprensa internacional, mas fechado para a imprensa brasileira. Exatamente por isso nós não entendemos.

Vou dar um exemplo do DB. Assim como todos os outros meios, também não tivemos acesso à Red Flag via FAB. Porém nós teremos acesso via USAF, por isso que eu brincava dizendo que algum veículo nacional poderia ir mas não via FAB. No entanto, eu sinto receio de publicar qualquer coisa e ter nosso relacionamento com a FAB queimado por causa de algo ao meu ver sem necessidade. É muito provável que nós não publiquemos nada mesmo e fiquemos só com o conteúdo vindo do CECOMSAER.

Olha, não tenho dúvida da competência dos dois jornalistas deslocados. Se for o Ten que nos atende no CECOMSAER, tenho certeza da sua competência e do excelente material a ser produzido. O material será bom, mas impede os demais veículos de buscarem novidades, um diferencial, uma cobertura de acordo com seu perfil. Impede que busquem contato com as outras Forças participantes. Dependerá única e exclusivamente de duas pessoas fazerem a cobertura de todo o evento. E isso é ruim.

Você citou o caso de "Godoys". Mas, vem cá, a RFA é "Godoy"? E a T&D? E a S&D? Base Militar? Defesa Brasil? Não imagino quaisquer dessas publicações "queimando" a FAB por algum motivo. Não é de interesse de nenhuma delas. Quantas informações essas publicações seguram justamente para preservar a FAB? Muita coisa não sai, não vai sair e é assim mesmo, afinal lidamos com uma área muito sensível do Estado brasileiro. Temos responsabilidade.

Não vai adiantar nada essa decisão da FAB. Haverá imprensa internacional e as informações que por ventura a FAB não queira disponibilizar vão acabar chegando aqui de uma forma ou de outra. Ao meu ver a FAB perdeu uma grande oportunidade de estreitar ainda mais a sua relação com a imprensa, tanto a especializada quanto a não-especializada (podendo fazê-la sua aliada nas suas necessidades), num dos momentos mais importantes de sua história.

Respeito e sempre vou respeitar a decisão da FAB. Provavelmente há alguma explicação que ainda não conseguimos compreender, mas essa sem dúvida é de se lamentar.
Vinicius, O Ten do Cecomsaer a que você se refere é o Ten Guerreiro? Se for, eu o conheci aqui em MAO, no 7º Comar. Se for ele, tens razão, é gente finíssima e profissional competente.




Mapinguari

Imagem
Responder