Tigershark escreveu:Tomara que não errem quando comprarem peças de reposição.....
claro que não, este modelo é Unico
já agora aqui o link para a "controvérsia" da designação:
http://www.areamilitar.net/ANALISE/anal ... Materia=15
Surpresa introduzida pelos alemães da HDW
No entanto, quando as novas propostas são apresentadas, há uma curiosa surpresa:
Enquanto que a DCN francesa, apresenta uma nova proposta, para o Scorpéne com alterações para se adequar às novas exigências técnicas da marinha, a HDW, apresenta algo diferente. Apresenta um submarino, com AIP de raiz (O AIP não será colocado posteriormente) e com características muito diferentes no que respeita a tamanho, arranjo interno, dimensões e linhas exteriores.
Este submarino será chamado U-209PN.
No entanto, na realidade, o submarino apresentado, pese embora o facto de por razões juridicas ou tácticas ser apelidado de U209, todas as características apresentadas pela marinha demonstram que se trata-se de um submarino da nova classe U214, uma nova família de submarinos alemães, que têm em comum, o sistema AIP, instalado de raiz. as suas linhas hidrodinâmicas, e ligas metálicas que permitem ao submarino atingir profundidades maiores . São equipamentos, pensados para o novo sistema de propulsão AIP, o que resulta, por exemplo, em termos de arranjo e acondicionamento dos vários sistemas do navio, em ganhos de espaço consideráveis.
Colocada perante a situação de vitória do projecto alemão, a francesa DCN, contestou o resultado do concurso, porque, em seu entender, o novo submarino, não era um U209, mas sim um U214, e neste caso, a HDW deveria ter sido excluída, porque o submarino apresentado na segunda fase, não era o mesmo que o apresentado na primeira fase. (ver notas sobre a questão jurídica abaixo)
A empresa DCN, terá alguma razão nas suas alegações, uma vez que, pela análise das suas características, o U209-PN, é uma mistura das características do U209 original (disposição interna) com os sistemas e tecnologias que foram desenvolvidos para o U212-A da própria HDW, e tem características que o tornam mesmo superior ao projecto 212, do qual várias unidades foram encomendadas pelas marinhas da Alemanha e da Itália.
Acordão do Supremo Tribunal Administrativo
Sobre a questão levantada sobre as diferenças entre o U-209PN e o U-209 e a alegação por parte da DCN de que o U-209PN é de facto um U-214 e não um U-209 foi produzida a seguinte decisão do Supremo Tribunal Administrativo:
http://www.areamilitar.net/ANALISE/anal ... ria=15&p=3
espero que isto ajude a esclarecer a questão