![Cool 8-]](./images/smilies/icon_cool.gif)
[]'s
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
Concordo contigo que devemos nos preparar imediatamente,e começando pelo desenvolvimento das nukes e do sub nuclear.Seguramente a ameaça não é para agora,se não vier SU-35BM que venham typhoons,com a fábrica e mais alguma coisa.Um acordo mais amplo com a EADS pode nos render bons dividendos para as 3 forças.Immortal Horgh escreveu:Acho que a coisa poderia ser diferente. Sinceramente vejo pouquíssimas possibilidades de em 10/15 anos sofrermos tal tipo de ameaça, mas isso significa que devemos ficar de braços cruzados ou melhor, ficar como esses caras de pau de nossos políticos, reclamando para o vento? Deveríamos sim nos preparar para o pior e isso pra mim significa desenvolver nukes e quando a coisa apertar, fazemos um teste real e aí mostramos que o calo aqui é mais embaixo.
[ ]s
Pai Dinah, meu véio!Túlio escreveu:Melhor seria 'do quê realmente precisamos', não? Se as ameaças que se encontram no horizonte são as mesmas de sempre, ou seja, a vizinhança eternamente descontente conosco, qualquer caça atual já estaria de bom tamanho, mas se se precisa de capacitação tecnológica - alguém questiona este ponto? - bueno, então um modelo acima me chamou a atenção, pelo quesito PARCEIROS DE RISCO E DESENVOLVIMENTO, creio que nesse quesito o Typhoon é difícil de bater, além de ser no mínimo tão capaz quanto qualquer um dos outros 4G.
Já num cenário onde se vislumbre a possibilidade de aeronaves stealth serem usadas contra nós - e todo mundo sabe QUEM seria capaz disso e O PORQUÊ - as opções escasseariam e não vejo razão para nos darem tempo para desenvolver, adquirir em quantidade e formar doutrina, seria sim o caso de nos atacarem ANTES disso, então, estaríamos ferrados com ou sem PAK-FA.
Então, se não tivermos problemas com os ianques, um 4G com absorção de tecnologia de ponta está mais do que bueno, a despeito dos altos custos; se tivermos, num haverá PAK que nos salve, é 'todo mundo pro mato' e fim.
É o que penso.
Bom, já temos o Professor "Cabôco" Orestes e caso não saibas, o Mulá Madeirense, andas então querendo entrar neste timeTúlio escreveu:Cabôco véio, estou apenas tentando estabelecer um ponto de partida mais coerente do que ficar simplesmente comparando caças, quero definir um cenário a partir do qual se possa pensar os vetores, sem isso me parece meio que 'no ar' - com o perdão do trocadilho - qualquer escolha, é só o que pretendo...
Estarei ficando 'esotérico' também?
Nego véio, macumba é esotérica, mas nem tudo que é esoterismo é macumba. Eu o vejo como um macumbeiro, um macumbeiro-mór, mas desligado da religião em si.Túlio escreveu:Cabôco véio, estou apenas tentando estabelecer um ponto de partida mais coerente do que ficar simplesmente comparando caças, quero definir um cenário a partir do qual se possa pensar os vetores, sem isso me parece meio que 'no ar' - com o perdão do trocadilho - qualquer escolha, é só o que pretendo...
Estarei ficando 'esotérico' também?
João Pedro, minha MP já passou dos 15 dias, quando irá respondê-la???? Aprendi a cobrar tais coisas por aqui no DB...jp escreveu:Túlio, no tempo do herr Geisel foi cunhada, por ele mesmo acho, a expressão: "lenta, gradual e segura", para definir a nossa glasnost.
Pois é! Acho que essa estratégia foi por demais absorvida pelas FFAA, ou a elas impingida, mas só uma parte. Ou seja, ficou só a primeira que trata da LENTA.
O tempo, em qualquer simulação, é o nosso pior e mais implacável inimigo. Ele esfarela qualquer esforço que fica sob o peso do hiato tecnológico, da impuberidade das doutrinas, da operacionalidade etc etc e... etc.
Estamos desde meados de 90 para decidir sobre um maldito de um avião, estamos sem blindados (com e sem rodas) condizentes, estamos cegos e somos risíveis em anti-aérea.
Digo a você. Tá arriscado chegar o tal 7 e anunciarem com pompa e circunstância outro mirabolante plano que, last but not least, deverá ser levado adiante em outro governo.
Que isso, Paisano, surtou de vez???Paisano escreveu:
Visão do futuro GDA.orestespf escreveu:Que isso, Paisano, surtou de vez???Paisano escreveu:
![]()
![]()
![]()
![]()
Forte abraço,
Orestes
PS: o "shock", "shock", "shock" é plágio mesmo, seu, claro.
Paisano escreveu:
Visão do futuro GDA.