TÓPICO OFICIAL: FAB no Red Flag 2008

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Bender

Re: TÓPICO OFICIAL: FAB no Red Flag 2008

#301 Mensagem por Bender » Ter Jul 15, 2008 5:07 pm

Vinicius Pimenta
E qual é a maneira que você acredita que a FAB tratará do assunto?

No final da década de 1990, com 285 milhões de dólares, o que você acha que a FAB poderia fazer?

Veja, em 2008, mais de 10 anos depois, e sabendo do que se passou nesse tempo é mais fácil pensar numa ação. Leve em conta os aspectos geopolíticos e econômicos da época e me diga qual a solução ótima que a FAB "não viu".
A resposta da "maneira" esta no meu post anterior ao qual eu "vesti a carapuça" do seu comentário seguinte e percebi uma leve ironia no seu "Francamente..."
Citando a mim mesmo:
Eu sinceramente duvido,que qualquer uma das "n" fraquezas dos F5 em relação aos seus pares no exercicio,venha a ser admitida pela FAB.
Mesmo se noticias de fora,relatarem tal coisa serão prontamente desmentidas.
Por outro lado pequenos que sejam quaisquer sucessos no exercício serão transformados em épicos gregos.
Quanto ao final da década de noventa a Fab já se movimentava em busca do FX, e já tinha seus planos de gastar não 285 milhões,mas também fazer a modernização dos A1 capengas e cegos.(285+400=uma boa grana :wink: )

Qual a solução "otima" que a FAB não viu a 10 anos atrás?

Infelizmente a FAB não "vê" soluções ótimas a muito tempo. Por isso se transformou numa empresa aérea de transporte de políticos.
Esses mesmos políticos que a fazem rastejar. Talvez ela devesse pensar grande,e agir como tal,perante aos governos sucessivos que a deixaram nessa situação. E devesse também ter deixado o GTE inteiro no chão por falta de recursos. E devesse tambem ter deixado os FIII apodrecendo nos angares.Há!Mas isso não é condizente com o patriotismo da força!Talvez ela deveria ter tido peito pra dizer que não valia a pena "reformar" aviões que foram coadjuvantes na Guerra do Vietnã,pra ser a linha de proteção do país que eles tanto amam e valorizam.
Talvez a solução ótima,seria ser mais "orgulhosa" e parar de aceitar remendos e restos.
O Brasil mudou!Nesse período nós ficamos mais ricos?Como país sim!A situação é mais estável.A FAB ficou mais rica?Não.Continua se arrastando,em busca de uma solução "otima" para os dias de hoje. Queira Deus que à encontre. Mas o passado recente demonstra que ela tem um mau planejamento e pouca visão de longo prazo.

Eu louvo a defesa que voce faz da FAB,pode apostar que eu quero o bem dela tanto quanto voce. Sou patriota e me preocupo com as FA,se não: não participaria desse espaço. Eu pósto muito pouco,e sempre procurei ser cordial nas minhas poucas intervenções,mas sou um leitor assíduo.O assunto em questão é a Red Flag,um exercício. Lamento que meus comentários tenham me deixado a impressão ,de que eu o exasperei. [001] Se isso ocorreu,me desculpe :wink: Mas continuo com minhas opiniões.Respeito as tuas.

Sds




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Re: TÓPICO OFICIAL: FAB no Red Flag 2008

#302 Mensagem por Lauro Melo » Ter Jul 15, 2008 5:11 pm

Vinicius Pimenta escreveu: Estendo a você minha mensagem para o Bender:
No final da década de 1990, com 285 milhões de dólares, o que você acha que a FAB poderia fazer? Veja, em 2008, mais de 10 anos depois, e sabendo do que se passou nesse tempo é mais fácil pensar numa ação. Leve em conta os aspectos geopolíticos e econômicos da época e me diga qual a solução ótima que a FAB "não viu". :wink:
Lembro dos memoráveis e porque não agradáveis, debates com o Degan (Chileno), onde ele mostrava por A mais B, que a Holanda estava oferecendo seus F-16 AM/BM por cerca de 6 a 8 milhões a unidade. Eu durante muito tempo achei que a informação era incorreta, mas depois, o Chile fechou a negociação e existiram informações que a mesma proposta foi feita ao Brasil desde 2000-2001 quando a FAB ainda pensava no Kfir-10.
Mas tudo bem, a decisão foi à modernização dos F-5M, mas o problema é que 7(sete) anos depois, modernizamos apenas 50% da frota.
E a modernização de 400 milhões dos A-1? 0% da frota
60 milhões de Euros no Mirage-2000C?
Enquanto isto o Chile já recebeu todos F-16 AM/BM - C/D (usados e novos) e a FAV já recebeu 20 SU-30 MKV.

{"Aja ou saia, faça ou vá embora. Nunca explique, nunca se desculpe".}




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Re: TÓPICO OFICIAL: FAB no Red Flag 2008

#303 Mensagem por Vinicius Pimenta » Ter Jul 15, 2008 6:58 pm

Bender escreveu:A resposta da "maneira" esta no meu post anterior ao qual eu "vesti a carapuça" do seu comentário seguinte e percebi uma leve ironia no seu "Francamente..."
Se foi essa a impressão passada na minha mensagem, me desculpe, não era minha intenção.
Quanto ao final da década de noventa a Fab já se movimentava em busca do FX, e já tinha seus planos de gastar não 285 milhões,mas também fazer a modernização dos A1 capengas e cegos.(285+400=uma boa grana :wink: )
Mas acho que você não fez o que eu pedi. Vou fazer então.

Estamos na metade da década de 1990 e temos uma Força Aérea extremamente fragilizada em todas as suas aviações e um espaço aéreo mais comprometido ainda, pois 60% do território não tinha cobertura-radar.

Foi elaborado o Programa de Fortalecimento do Controle do Espaço Aéreo Brasileiro - PFCEAB. Lembro que na concepção deste plano, era conhecido como Plano Fênix, pois seria literalmente um ressurgir das cinzas da Força Aérea.

Dentro do PFCEAB haviam diversos Programas, a citar alguns: F-X, CL-X, CH-X, P-3BR, F-5BR, ALX e SIVAM. O programa tinha um orçamento TOTAL de cerca de 3 bilhões de dólares. O SIVAM sozinho responderia por quase a METADE disso.

Autorizado o início do Programa, a FAB deu andamento a todos esses projetos simultaneamente. O CL-X virou C-295, o P3BR virou P-3AM, o F-5BR virou o F-5M, o ALX virou o Super Tucano, o SIVAM trouxe cobertura-radar nos 60% anteriormente não cobertos, R-99A e R-99B... Desses, o CH-X foi cancelado em definitivo e o F-X, de postergação POLÍTICA em postergação POLÍTICA acabou cancelado assim que o Excelentíssimo Sr. Presidente da República Luis Inácio Lula da Silva tomou posse no seu primeiro mandato.

Convém lembrar que, entre o final da década de 1990 e início de 2000, o Brasil enfrentou diversas crises mundiais e a crise energética, o que afetou de sobremaneira a economia do país. Nesse contexto, à época, dezenas de milhares de recrutas foram dispensados do SMO com míseros 4 meses de instrução por absoluta falta de recursos. O expediente nas OMs tinham dias a menos e nos dias em que havia, o expediente começava apenas após o almoço para economizar no rancho. A FAB não voava por falta de combustível, tendo sido alvo de diversas matérias na imprensa, inclusive uma que me lembro bem no Fantástico. A Marinha viu o processo de sucateamento acelerado com a desativação de vários de seus navios.

Também convém lembrar que até então gastos com Defesa no país ainda eram taxados de desnecessários. O revanchismo ainda estava em alta. Não existia um Hugo Chávez, nem Evo Morales, nem Quarta Frota.

Sendo assim, talvez isso explique porque todos os programas de modernização e reequipamento sofressem cortes, atrasos ou cancelamentos.

Baseado no que eu falei, com todas essas limitações geopolíticas e macro-econômicas, repito a minha pergunta: qual a solução "otima" que a FAB não viu?
Infelizmente a FAB não "vê" soluções ótimas a muito tempo. Por isso se transformou numa empresa aérea de transporte de políticos.
Perdão, mas carece de fundamento. Sem comentários.
Esses mesmos políticos que a fazem rastejar. Talvez ela devesse pensar grande,e agir como tal,perante aos governos sucessivos que a deixaram nessa situação. E devesse também ter deixado o GTE inteiro no chão por falta de recursos.
Motim? Desvio de recursos? Crimes militares.
E devesse tambem ter deixado os FIII apodrecendo nos angares. Há!Mas isso não é condizente com o patriotismo da força!
Grande ajuda ao país. Ia só é ficar sem nada. Não tem a ver com patriotismo.
Talvez ela deveria ter tido peito pra dizer que não valia a pena "reformar" aviões que foram coadjuvantes na Guerra do Vietnã,pra ser a linha de proteção do país que eles tanto amam e valorizam.
Reveja o cenário exposto acima.
Talvez a solução ótima,seria ser mais "orgulhosa" e parar de aceitar remendos e restos.
O Brasil mudou!Nesse período nós ficamos mais ricos?Como país sim!A situação é mais estável.A FAB ficou mais rica?Não.Continua se arrastando,em busca de uma solução "otima" para os dias de hoje. Queira Deus que à encontre. Mas o passado recente demonstra que ela tem um mau planejamento e pouca visão de longo prazo.
Reveja o cenário exposto acima. Você está pensando como se a decisão tivesse sido tomada hoje e não há 10/12/15 anos atrás.
Eu louvo a defesa que voce faz da FAB,pode apostar que eu quero o bem dela tanto quanto voce. Sou patriota e me preocupo com as FA,se não: não participaria desse espaço. Eu pósto muito pouco,e sempre procurei ser cordial nas minhas poucas intervenções,mas sou um leitor assíduo.O assunto em questão é a Red Flag,um exercício. Lamento que meus comentários tenham me deixado a impressão ,de que eu o exasperei. [001] Se isso ocorreu,me desculpe :wink: Mas continuo com minhas opiniões.Respeito as tuas.
Eu não defendo a FAB. Eu defendo o que eu entendo como justo para um debate com mais embasamento. Jogar tudo nas costas da FAB sem sequer parar para analisar outros aspectos, não creio que seja justo. É só minha opinião. Não entendi em nenhum momento que você tenha exasperado, pelo contrário, foi sempre perfeitamente correto, não se preocupe. :wink: Respeito sua opinião, só não concordo com a forma que ela está sendo formada. Mas isso faz parte do jogo. :wink: E se minha mensagem parecer de certa forma ofensiva, exasperada, arrogante ou coisa do gênero, por favor, não é a minha intenção.

Um abraço!




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Re: TÓPICO OFICIAL: FAB no Red Flag 2008

#304 Mensagem por Vinicius Pimenta » Ter Jul 15, 2008 7:01 pm

Lauro Melo escreveu:Lembro dos memoráveis e porque não agradáveis, debates com o Degan (Chileno), onde ele mostrava por A mais B, que a Holanda estava oferecendo seus F-16 AM/BM por cerca de 6 a 8 milhões a unidade. Eu durante muito tempo achei que a informação era incorreta, mas depois, o Chile fechou a negociação e existiram informações que a mesma proposta foi feita ao Brasil desde 2000-2001 quando a FAB ainda pensava no Kfir-10.
Mas tudo bem, a decisão foi à modernização dos F-5M, mas o problema é que 7(sete) anos depois, modernizamos apenas 50% da frota.
E a modernização de 400 milhões dos A-1? 0% da frota
60 milhões de Euros no Mirage-2000C?
Enquanto isto o Chile já recebeu todos F-16 AM/BM - C/D (usados e novos) e a FAV já recebeu 20 SU-30 MKV.

{"Aja ou saia, faça ou vá embora. Nunca explique, nunca se desculpe".}
Lauro, leia o cenário que eu coloquei na mensagem para o Bender. Lembre-se que a modernização dos F-5M foi concebida muito antes de disponibilidade dos F-16 holandeses. Ainda que estivessem disponíveis, não havia disposição do governo em adquirir "novas" aeronaves para a FAB. Quanto aos M2000C, você sabe muito bem que não foi escolha da FAB.




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Re: TÓPICO OFICIAL: FAB no Red Flag 2008

#305 Mensagem por Bender » Ter Jul 15, 2008 7:06 pm

Lauro Melo
Holanda estava oferecendo seus F-16 AM/BM por cerca de 6 a 8 milhões a unidade. Eu durante muito tempo achei que a informação era incorreta, mas depois, o Chile fechou a negociação e existiram informações que a mesma proposta foi feita ao Brasil desde 2000-2001 quando a FAB ainda pensava no Kfir-10.
:wink:
Aja ou saia, faça ou vá embora. Nunca explique, nunca se desculpe
:mrgreen: :mrgreen:




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Re: TÓPICO OFICIAL: FAB no Red Flag 2008

#306 Mensagem por Bender » Ter Jul 15, 2008 8:07 pm

Vinicius vamos voltar a sua questão original:
Veja, em 2008, mais de 10 anos depois, e sabendo do que se passou nesse tempo é mais fácil pensar numa ação. Leve em conta os aspectos geopolíticos e econômicos da época e me diga qual a solução ótima que a FAB "não viu".
E a sua exposição sobre a época:
Mas acho que você não fez o que eu pedi. Vou fazer então.

Estamos na metade da década de 1990 e temos uma Força Aérea extremamente fragilizada em todas as suas aviações e um espaço aéreo mais comprometido ainda, pois 60% do território não tinha cobertura-radar.

Foi elaborado o Programa de Fortalecimento do Controle do Espaço Aéreo Brasileiro - PFCEAB. Lembro que na concepção deste plano, era conhecido como Plano Fênix, pois seria literalmente um ressurgir das cinzas da Força Aérea.

Dentro do PFCEAB haviam diversos Programas, a citar alguns: F-X, CL-X, CH-X, P-3BR, F-5BR, ALX e SIVAM. O programa tinha um orçamento TOTAL de cerca de 3 bilhões de dólares. O SIVAM sozinho responderia por quase a METADE disso.

Autorizado o início do Programa, a FAB deu andamento a todos esses projetos simultaneamente. O CL-X virou C-295, o P3BR virou P-3AM, o F-5BR virou o F-5M, o ALX virou o Super Tucano, o SIVAM trouxe cobertura-radar nos 60% anteriormente não cobertos, R-99A e R-99B... Desses, o CH-X foi cancelado em definitivo e o F-X, de postergação POLÍTICA em postergação POLÍTICA acabou cancelado assim que o Excelentíssimo Sr. Presidente da República Luis Inácio Lula da Silva tomou posse no seu primeiro mandato.

Convém lembrar que, entre o final da década de 1990 e início de 2000, o Brasil enfrentou diversas crises mundiais e a crise energética, o que afetou de sobremaneira a economia do país. Nesse contexto, à época, dezenas de milhares de recrutas foram dispensados do SMO com míseros 4 meses de instrução por absoluta falta de recursos. O expediente nas OMs tinham dias a menos e nos dias em que havia, o expediente começava apenas após o almoço para economizar no rancho. A FAB não voava por falta de combustível, tendo sido alvo de diversas matérias na imprensa, inclusive uma que me lembro bem no Fantástico. A Marinha viu o processo de sucateamento acelerado com a desativação de vários de seus navios.

Também convém lembrar que até então gastos com Defesa no país ainda eram taxados de desnecessários. O revanchismo ainda estava em alta. Não existia um Hugo Chávez, nem Evo Morales, nem Quarta Frota.

Sendo assim, talvez isso explique porque todos os programas de modernização e reequipamento sofressem cortes, atrasos ou cancelamentos.

Baseado no que eu falei, com todas essas limitações geopolíticas e macro-econômicas, repito a minha pergunta: qual a solução "otima" que a FAB não viu?
A questão é que eu estou falando de caças,no caso dos F5M na Red Flag,e que derivou a minha opinião sobre a validade de se investir tanto dinheiro em modernizações,quando se podia fazer um planejamento "tão" de longo prazo quanto estão sendo as modernizações,para obter um vetor mais moderno(nem precisava ser novo)geração acima,que fosse substituindo F5 e A1. Essa seria à solução ótima...mas ai a Embraer tava fora.E ela sempre teve forte suporte nos governos e no congresso.Então interesses políticos também pesaram na decisão.A decisão por modernização foi a regular. E se todos os projetos que voce citou,concretizaram-se,a troca por geração acima também se concretizaria,independente das dificuldades econômicas/políticas. Desde a queda do Regime Militar as FA,vem sendo sucateadas,até ai nada de novo. O que incomoda é o fato de se ficar só nesse "contentamento descontente"(eu não estou pregando golpe,crise militar etc.eu sou legalista :mrgreen: )eu estou afirmando que faltou marcar "posição" mais real,não ficar querendo mostrar "a gente vai levando" " a gente dá um jeito",e as FA ficaram no salão dançando conforme a musica,com a crise e o sucateamento ,aceitando resignadamente a situação e não tiraram os governos e políticos pra dançar.Os caras continuaram usufruindo das mordomias que necessitavam as custas da FAB,e pra eles o resto que se...se eles ficassem "na chão"...ha...
Se não tivesse Hugo Chaves ,Bacia de Santos,4.a frota e sabe-se lá mais oque,a dança de salão ia continuar o que é mais lamentável ainda.
Essa é a parcela de culpa das FA,pode crer que eu sei que a dos dirigentes e politicos é infinitamente maior.

Citação:
Infelizmente a FAB não "vê" soluções ótimas a muito tempo. Por isso se transformou numa empresa aérea de transporte de políticos.


Perdão, mas carece de fundamento. Sem comentários.
Veja quantas aeronaves Embraer de passageiros tem a FAB,inclusive muitas que ela absorveu de devoluções de Leasing.Fundamento tem.
Motim? Desvio de recursos? Crimes militares.
Não,eu respondi acima.Nós só damos valor a comida quando ela falta na mesa.Por isso.

Citação:
E devesse tambem ter deixado os FIII apodrecendo nos angares. Há!Mas isso não é condizente com o patriotismo da força!


Grande ajuda ao país. Ia só é ficar sem nada. Não tem a ver com patriotismo.
É melhor ficar sem nada e ver quem manda no dinheiro ficar dando "uns" pulinhos, do que fazer de conta que tá tudo normal e ninguem no governo se coçar. Esses caças deviam ter parado há mais de 5 anos. Inclusive por questão de segurança.

O cenário exposto por voce acima é histórico,portanto :wink: Mas no meu entender a decisão de não mudar para um vetor mais moderno e modernizar F5 é isso sim "um erro histórico". Com aquele cenário de 10 ou 15 anos atras, se a 1.a opção fosse a escolhida,com crise ou sem crise,nós estariamos certamente muito melhor do que estamos hoje. Estou olhando pra tras OK?

Sds,
PS:
Na época do Degan,eu não tinha paciência para ler tudo aquilo.Já to véinho :mrgreen: Quase que eu nem aguento ler o que eu escrevi :mrgreen:




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Re: TÓPICO OFICIAL: FAB no Red Flag 2008

#307 Mensagem por Thor » Ter Jul 15, 2008 9:24 pm

Pôxa pessoal, qual planejamento vocês falam? É possível ter planejamento nesse país? Cortaram um imposto, tiraram dinheiro de outra ponta... O Brasil vai tentar esse mês discutir a LDO de 2009, sendo que o orçamento desse ano já é uma incógnita. Planejamento para daqui a 3/4 anos, o que é isso??
Sabe por que demorou tanto tempo o F-5?? Adivinha por que está atrasado?
Sabe quando era previsto a FAB receber o primeiro A-29, que ía ser em PV? jun de 1998... e acho que só chegou em 2002, se não não me falhe a memória... sabe por que??
Realmente, os Legacy chegaram rápido... sabe por que?
Estão falando de planejamento, a modernização do F-5 era prevista há muitos anos, só faltava alguém liberar o tutu...
Vocês acompanharam o F/X, com toda a seleção, visitas, ensaios, requisitos, abertura de RFI e tudo o mais... por que não saiu?
Já que sabemos que não temos um país sério, temos que usar do que dispomos, infelizmente, até Xavante se for o caso...
Já que somos pobres (não vem falar que o Brasil é rico, por favor), é muito mais fácil, rápido e barato aproveitarmos toda a estrutura com os modelos que já operamos, seja de ferramental, parques logísticos, suprimentos, bases aéreas e principalmente capacitação de pessoal... ou alguém acha que comprar um avião é só receber e sair voando. Quem não se planeja sofre após uns 2 anos, pode ter certeza...
Alguém têm idéia de quantas NOP (Necessidade Operacional) se encontra no EMAER, aguardando algum dinheirinho para ser colocada em prática?? Seja de equipamento de autodefesa, mísseis, Revo, datalink, bombas e tudo o que pensamos ser importante...
Como acham que a FAB trocou T-27 por A-29? Antigos Búfalos por C-105 com RWR, Chaff, Flares, rádios com MPE? F-5E por F-5M? Alguns Blackhawk? Reccelite e Skyshield? NVG nos UH-1H? Mi-35? SC-95 por SC-105? DR-3000 nos Learjet? P-3? UH-1H pelos Cougar? RWR/MAWS/Chaff nos C-130?
Só faltou o F/X pra ficar legal, e mesmo assim, no jeitão veio o F-2000 com doutrina de OTAN, com acordo em que vários pilotos ficaram meses na França voando todas as missões, com a doutrina de quem já esteve em algumas guerras...
E tudo isso foi em pouco tempo, só não fez mais por falta de ...
Peraí pessoal, vamos conhecer um pouco da economia brasileira e saber como se faz um financiamento, como é o planejamento do país, antes de falarmos essas bobagens...
O pessoal parece que fala do Brasil como se fosse um país organizado, em que não houvesse corrupção, ano de campanha eleitoral, recalque dos políticos (aqueles que foram cassados, foram terroristas, ladrões de banco, marginais, grevistas, quizumbeiros e hoje estão no poder) com os militares. Dá pra planejar nesse país?
É muito fácil falar: vou acabar com os Xavantes, F-5M e A-1. Aí eu compro 200 Su-35, mais 10 R-99A, fecho 5 bases, demito 10 Oficiais Generais, compro todos os mísseis AA-xx russos e instalo alguns AIM-120, pois terei a tecnologia de integração, afinal o código-fonte é meu também... pronto, taí... uma força aérea digna do país...
Abraços
Obs: mas o tópico era Red Flag, isso a FAB conseguiu também... quem mais da AS tá indo, só para termos uma idéia?




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Re: TÓPICO OFICIAL: FAB no Red Flag 2008

#308 Mensagem por Lauro Melo » Ter Jul 15, 2008 9:33 pm

Estamos na metade da década de 1990 e temos uma Força Aérea extremamente fragilizada em todas as suas aviações e um espaço aéreo mais comprometido ainda, pois 60% do território não tinha cobertura-radar.
Foi elaborado o Programa de Fortalecimento do Controle do Espaço Aéreo Brasileiro - PFCEAB. Lembro que na concepção deste plano, era conhecido como Plano Fênix, pois seria literalmente um ressurgir das cinzas da Força Aérea.
Dentro do PFCEAB haviam diversos Programas, a citar alguns: F-X, CL-X, CH-X, P-3BR, F-5BR, ALX e SIVAM. O programa tinha um orçamento TOTAL de cerca de 3 bilhões de dólares. O SIVAM sozinho responderia por quase a METADE disso.
Autorizado o início do Programa, a FAB deu andamento a todos esses projetos simultaneamente. O CL-X virou C-295, o P3BR virou P-3AM, o F-5BR virou o F-5M, o ALX virou o Super Tucano, o SIVAM trouxe cobertura-radar nos 60% anteriormente não cobertos, R-99A e R-99B... Desses, o CH-X foi cancelado em definitivo e o F-X, de postergação POLÍTICA em postergação POLÍTICA acabou cancelado assim que o Excelentíssimo Sr. Presidente da República Luis Inácio Lula da Silva tomou posse no seu primeiro mandato. Convém lembrar que, entre o final da década de 1990 e início de 2000, o Brasil enfrentou diversas crises mundiais e a crise energética, o que afetou de sobremaneira a economia do país. Nesse contexto, à época, dezenas de milhares de recrutas foram dispensados do SMO com míseros 4 meses de instrução por absoluta falta de recursos. O expediente nas OMs tinham dias a menos e nos dias em que havia, o expediente começava apenas após o almoço para economizar no rancho. A FAB não voava por falta de combustível, tendo sido alvo de diversas matérias na imprensa, inclusive uma que me lembro bem no Fantástico. A Marinha viu o processo de sucateamento acelerado com a desativação de vários de seus navios.
Também convém lembrar que até então gastos com Defesa no país ainda eram taxados de desnecessários. O revanchismo ainda estava em alta. Não existia um Hugo Chávez, nem Evo Morales, nem Quarta Frota.
Sendo assim, talvez isso explique porque todos os programas de modernização e reequipamento sofressem cortes, atrasos ou cancelamentos. Baseado no que eu falei, com todas essas limitações geopolíticas e macro-econômicas, repito a minha pergunta: qual a solução "otima" que a FAB não viu?
Sua resposta tem bons argumentos e muito bem feita.
Entretanto Vinicius, o mundo inteiro passou pelos mesmos problemas, mas a FAP comprou Su-25, Mig-29,R-27 a FAch modernizou seus F-5E Tiger II e comprou seus novos F-16 C/D e Derby, a FAA modernizou seus A-4 AR e a FAV modernizou seus Mirage 5/50 com AM-39. Isto para ficar apenas na AL.
Vejamos os armamentos, todas compraram bombas IR e laser (até a FAE), além dos AM-39 da Venezuela (Mirage 50 EV).

Quais armamentos a FAB comprou nesta mesma época (1993 a 2001)?
Quais caças comprou?
Quantos modernizou?
Até o Equador modernizou seus caças e comprou armamento moderno.

Bender
A decisão por modernização foi a regular. E se todos os projetos que voce citou,concretizaram-se,a troca por geração acima também se concretizaria,independente das dificuldades econômicas/políticas. Desde a queda do Regime Militar as FA,vem sendo sucateadas,até ai nada de novo. O que incomoda é o fato de se ficar só nesse "contentamento descontente"(eu não estou pregando golpe,crise militar etc.eu sou legalista )eu estou afirmando que faltou marcar "posição" mais real,não ficar querendo mostrar "a gente vai levando" " a gente dá um jeito",e as FA ficaram no salão dançando conforme a musica,com a crise e o sucateamento ,aceitando resignadamente a situação e não tiraram os governos e políticos pra dançar.Os caras continuaram usufruindo das mordomias que necessitavam as custas da FAB,e pra eles o resto que se...se eles ficassem "na chão"...ha...
Perfeito Bender!!!!!
Vamos ficar assim até quando?
Em 2020 a FAB vai estar reclamando ainda? E nada de ação?
Em 2030 idem?
sds,




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Re: TÓPICO OFICIAL: FAB no Red Flag 2008

#309 Mensagem por Penguin » Ter Jul 15, 2008 9:47 pm

Thor escreveu:Pôxa pessoal, qual planejamento vocês falam? É possível ter planejamento nesse país? Cortaram um imposto, tiraram dinheiro de outra ponta... O Brasil vai tentar esse mês discutir a LDO de 2009, sendo que o orçamento desse ano já é uma incógnita. Planejamento para daqui a 3/4 anos, o que é isso??
Sabe por que demorou tanto tempo o F-5?? Adivinha por que está atrasado?
Sabe quando era previsto a FAB receber o primeiro A-29, que ía ser em PV? jun de 1998... e acho que só chegou em 2002, se não não me falhe a memória... sabe por que??
Realmente, os Legacy chegaram rápido... sabe por que?
Estão falando de planejamento, a modernização do F-5 era prevista há muitos anos, só faltava alguém liberar o tutu...
Vocês acompanharam o F/X, com toda a seleção, visitas, ensaios, requisitos, abertura de RFI e tudo o mais... por que não saiu?
Já que sabemos que não temos um país sério, temos que usar do que dispomos, infelizmente, até Xavante se for o caso...
Já que somos pobres (não vem falar que o Brasil é rico, por favor), é muito mais fácil, rápido e barato aproveitarmos toda a estrutura com os modelos que já operamos, seja de ferramental, parques logísticos, suprimentos, bases aéreas e principalmente capacitação de pessoal... ou alguém acha que comprar um avião é só receber e sair voando. Quem não se planeja sofre após uns 2 anos, pode ter certeza...
Alguém têm idéia de quantas NOP (Necessidade Operacional) se encontra no EMAER, aguardando algum dinheirinho para ser colocada em prática?? Seja de equipamento de autodefesa, mísseis, Revo, datalink, bombas e tudo o que pensamos ser importante...
Como acham que a FAB trocou T-27 por A-29? Antigos Búfalos por C-105 com RWR, Chaff, Flares, rádios com MPE? F-5E por F-5M? Alguns Blackhawk? Reccelite e Skyshield? NVG nos UH-1H? Mi-35? SC-95 por SC-105? DR-3000 nos Learjet? P-3? UH-1H pelos Cougar? RWR/MAWS/Chaff nos C-130?
Só faltou o F/X pra ficar legal, e mesmo assim, no jeitão veio o F-2000 com doutrina de OTAN, com acordo em que vários pilotos ficaram meses na França voando todas as missões, com a doutrina de quem já esteve em algumas guerras...
E tudo isso foi em pouco tempo, só não fez mais por falta de ...
Peraí pessoal, vamos conhecer um pouco da economia brasileira e saber como se faz um financiamento, como é o planejamento do país, antes de falarmos essas bobagens...
O pessoal parece que fala do Brasil como se fosse um país organizado, em que não houvesse corrupção, ano de campanha eleitoral, recalque dos políticos (aqueles que foram cassados, foram terroristas, ladrões de banco, marginais, grevistas, quizumbeiros e hoje estão no poder) com os militares. Dá pra planejar nesse país?
É muito fácil falar: vou acabar com os Xavantes, F-5M e A-1. Aí eu compro 200 Su-35, mais 10 R-99A, fecho 5 bases, demito 10 Oficiais Generais, compro todos os mísseis AA-xx russos e instalo alguns AIM-120, pois terei a tecnologia de integração, afinal o código-fonte é meu também... pronto, taí... uma força aérea digna do país...
Abraços
Obs: mas o tópico era Red Flag, isso a FAB conseguiu também... quem mais da AS tá indo, só para termos uma idéia?
Nao sao muitos os paises que ja participaram do Red Flag:

Countries that have taken part in Red Flag
United States
United Kingdom
Brazil (July 1998 and August 2008)
Denmark
Norway
India (August 2008)
South Korea
Israel
Italy
Egypt
Germany
Japan
Canada
Australia
New Zealand
Singapore
Sweden
Turkey
Saudi Arabia
Venezuela (1992 & 1996)
France (August 2008)
Spain
Netherlands
Portugal (March 2000)




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Re: TÓPICO OFICIAL: FAB no Red Flag 2008

#310 Mensagem por Thor » Ter Jul 15, 2008 9:59 pm

Lauro Melo escreveu:
Sua resposta tem bons argumentos e muito bem feita.
Entretanto Vinicius, o mundo inteiro passou pelos mesmos problemas, mas a FAP comprou Su-25, Mig-29,R-27 a FAch modernizou seus F-5E Tiger II e comprou seus novos F-16 C/D e Derby, a FAA modernizou seus A-4 AR e a FAV modernizou seus Mirage 5/50 com AM-39. Isto para ficar apenas na AL.
Vejamos os armamentos, todas compraram bombas IR e laser (até a FAE), além dos AM-39 da Venezuela (Mirage 50 EV).

Quais armamentos a FAB comprou nesta mesma época (1993 a 2001)?
Quais caças comprou?
Quantos modernizou?
Até o Equador modernizou seus caças e comprou armamento moderno.


Vamos ficar assim até quando?
Em 2020 a FAB vai estar reclamando ainda? E nada de ação?
Em 2030 idem?
sds,
Na década de 90 a FAB fez sim, por ordem do Governo fechou a EPCAR, onde eram recebidos em média 600 jovens para aumentarem os selecionados para a AFA, por falta de verbas. As turmas de oficias aviadores, que antes formavam cerca de 150, formaram 73 (94), 55 (95), cerca de 50 (96)... Foi a época que a FAB menos voou, ficando praticamente a AFA (formação dos novos pilotos), o GTE e a aviação de transporte (senão a Amazônia fecha!!!) com quase todo o esforço aéreo disponível, foi um desastre, com vários pilotos afastados do vôo...
Não sei se as datas de recebimento do F-16 foi entre 93-01, nem tampouco o Derby... mas se for data de compra (contrato) era iniciado do ALX, MLU do A-1 (que não saiu), F-5BR, R-99A e R-99B, mísseis Python, etc...
Não comprarmos BVR porque não tínhamos plataforma para eles, mas pra isso veio o F-5BR e o F/X-1.
Não entendi o por quê até o Equador modernizou?? Acho que eles tinham acabado de entrar em guerra com o Peru (1995, vale do Cenepa)... coincidência logo esses 2 países, né??
E quanto ao último parágrafo, não acho uma boa idéia pensarmos em revolução militar nesse país, mesmo que estejamos precisando para limpar um pouco alguns setores da Nação...




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Re: TÓPICO OFICIAL: FAB no Red Flag 2008

#311 Mensagem por Bolovo » Ter Jul 15, 2008 10:01 pm

Santiago, o Chile já foi também.




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Re: TÓPICO OFICIAL: FAB no Red Flag 2008

#312 Mensagem por Penguin » Ter Jul 15, 2008 10:09 pm

Bolovo escreveu:Santiago, o Chile já foi também.
Verdade.
Acho que a Franca tb ja participou em versoes anteriores.

[]'s




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Re: TÓPICO OFICIAL: FAB no Red Flag 2008

#313 Mensagem por Junker » Ter Jul 15, 2008 10:12 pm

Força Aérea Sueca
7 JAS-39 Gripens chegando para a Red Flag 08-3


Imagem

Fotos:
http://flickr.com/photos/kriss22photos/ ... 172896511/




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Re: TÓPICO OFICIAL: FAB no Red Flag 2008

#314 Mensagem por Vinicius Pimenta » Ter Jul 15, 2008 10:19 pm

Bender e Lauro, creio que as respostas do Thor sejam basicamente tudo que eu gostaria de dizer. Não creio que os vizinhos estejam necessariamente melhores que a FAB. Depende do ponto de vista. A FAB tem um problema sério que é sua aviação de combate. Não é e nunca foi prioridade para o governo. Enquanto isso, ressurgiu em praticamente todas as outras aviações, investiu em armamentos nacionais, um diferencial e tem investido muito em desenvolvimento de doutrina, outro grande diferencial. Quando chegar o F-X, e aí só depende de vontade política, a FAB já estará pronta para aproveitar ao máximo essas aeronaves. Os vizinhos ainda têm um longo caminho pela frente.




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Re: TÓPICO OFICIAL: FAB no Red Flag 2008

#315 Mensagem por Thor » Ter Jul 15, 2008 10:20 pm

Era só o que faltava,sermos "interceptados"pelos SU-30 em viagem para a Red Flag.......Nem de brincadeira!
Bem que isso poderia acontecer... e não há nada de errado nisso, é um prática comum realizar esse tipo de interceptação discreta e de maneira segura.
Uns bons sinais do RWR seriam bem vindos para nossas bibliotecas de emissores, ainda mais assim de graça e em missão de Defesa Aérea real daquele país.
Abraços




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