TÓPICO OFICIAL: FAB no Red Flag 2008

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Bender

Re: TÓPICO OFICIAL: FAB no Red Flag 2008

#286 Mensagem por Bender » Seg Jul 14, 2008 10:12 pm

Vinicius Pimenta
Mas acho que vocês estão confundindo as estações. O fato do F-5 ir bem ou mal na Red Flag não é parâmetro. A Red Flag é um exercício de alta complexidade e que simula um conflito de alta intensidade. O F-5M foi concebido para o cenário sul-americano, que no máximo chegaria a uma média intensidade, que era o que a FAB poderia fazer.

Vocês devem colocar na cabeça que a FAB não está indo para vencer ou perder. A FAB está indo para aprender, avaliar os conceitos, absorver técnicas, táticas, coletar informações. O resultado em si (se abateu ou deixou de abater ou foi abatido) é mais secundário.

Alguém aqui acha que a FAB está feliz da vida em ter F-5M ao invés de outro caça mais novo de primeira linha? Francamente...

Apesar de voce não ter me citado :wink: foi como se tivesse :wink:

Respeito a sua opinião no que se refere a:"A FAB está indo para aprender, avaliar os conceitos, absorver técnicas, táticas, coletar informações. O resultado em si (se abateu ou deixou de abater ou foi abatido) é mais secundário"

Mas não é maneira que eu acredite que ela própria vá tratar do assunto.É uma questão de opinião. :wink:

E Francamente...é óbvio que não devem estar felizes.Mas tem empregado seus parcos recursos em modernizações,que "eu"(mais uma vez opinião) :wink: ,acredito poderiam ter sido empregados de outra forma. A Embraer talvez não concorde comigo.Nem voce. :wink:
Mas eu respeito.

Thor
Sênior
Sênior
Agradeceu: 34 vezes
Agradeceram: 185 vezes

#287 Mensagem por Thor » Seg Jul 14, 2008 10:13 pm

Certamente a superioridade numérica e de consciência situacional da NATO era gritante. Não estava comparando equipamento russo x americano, só não tinha ouvido falar desse relato... até citei que mesmo a inferior Yuguslávia assustou o HVAA deles, e botaram pra correr uns M-2000 e o E-3F. Isso sem falar da mal explicada queda do F-117 (Mig, SAM ou pane???).

Abraços

Brasil acima de tudo!!!
Carlos Mathias

#288 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Jul 14, 2008 10:23 pm

A história foi escrita assim mesmo Thor. Um MIG-29UB (que não tem radar nem RWR) decolou e tentou fugir prá outro país que não sei qual é. Foi detectado e acionou-se a interceptação, tendo sido vetorados alguns F-16 da área. O tiro inicial errou e a explosão do míssil perto do caça alertou o piloto sérvio. Este acelerou e começou manobrar, esquivando outros mísseis(aquelas manobras clássicas). Mas como os F-16 vinham de cima, mergulharam acelerando e cortaram a distância, colocando o MIG-29 finalmente numa situação em que não foi possível escapar dos AIM-120C, apesar das manobras.

Nada de anormal, os pilotos dos F-16 atiraram talvez antes da NEZ, para pôr o MIG-29 em fuga e desvantagem, mas se fosse um MIG-29 completamente operacional, poderia ter dado merda, entende?

Mas o escore fica 1 X 0, entende?

Plinio Jr
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#289 Mensagem por Plinio Jr » Seg Jul 14, 2008 10:53 pm

Naquele conflito a versão de AIM-120 usada era a Beta..AIM-120B... :wink:

¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
BARAK
Intermediário
Intermediário
Agradeceu: 2 vezes

#290 Mensagem por BARAK » Seg Jul 14, 2008 11:37 pm

Thor escreveu:Isso sem falar da mal explicada queda do F-117 (Mig, SAM ou pane???).
Abraços
Foi SAM. Tem um documentário no Youtube onde o piloto do F-117 "Vega 31" narra como tudo aconteceu. Ele viu um SAM passar perto e explodir (a onde de choque chacoalhou o avião dele). Logo depois outro acertou ele em cheio. Neste mesmo vídeo tem o áudio do rádio dele ao descer de para-quedas, conversando com o AWACS e aeronaves próximas. Muito engraçados os comentários!
Vejam aí (em inglês):
Vega 31: -Mayday mayday, Vega 31!
AWACS: -Vega 31, Magic 86 on guard (?), go ahead.
Vega 31: -Roger, roger... out of the aircraft! Down!
AWACS: -Oh damn!

"What? Me worry?"
Alfred E. Newman
faterra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 89 vezes
Agradeceram: 79 vezes

#291 Mensagem por faterra » Seg Jul 14, 2008 11:54 pm

Imagem
Pilotos de F-5 que participarão da Red Flag antes do embarque.
Foto: Defesanet

Editado pela última vez por faterra em Ter Jul 15, 2008 12:13 am, em um total de 1 vez.
Imagem

Um abraço!
Fernando Augusto Terra
Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#292 Mensagem por Penguin » Ter Jul 15, 2008 12:04 am

faterra escreveu:Imagem
Pilotos de F-5 que participarão da Red Flag antes do embarque.
Nada de HMD.

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Immortal Horgh
Sênior
Sênior

#293 Mensagem por Immortal Horgh » Ter Jul 15, 2008 12:31 am

Isso a foto não mostra, mas com certeza terá, bem como além dos Derby, os Mike levarão os PV.

[ ]s

Slavsya, Otechestvo nashe svobodnoye,
Druzhby narodov nadyozhny oplot,
Znamya sovetskoye, znamya narodnoye
Pust' ot pobedy k pobede vedyot!
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#294 Mensagem por Bolovo » Ter Jul 15, 2008 1:53 am

Immortal Horgh escreveu:Isso a foto não mostra, mas com certeza terá, bem como além dos Derby, os Mike levarão os PV.

[ ]s
No Defesanet parece que vão usar o Derby e o MAA-1, sem DASH. Os combates serão em sua maioria BVR.

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Lauro Melo
Sênior
Sênior
Contato:

#295 Mensagem por Lauro Melo » Ter Jul 15, 2008 10:39 am

Bender escreveu:Vinicius Pimenta
Mas acho que vocês estão confundindo as estações. O fato do F-5 ir bem ou mal na Red Flag não é parâmetro. A Red Flag é um exercício de alta complexidade e que simula um conflito de alta intensidade. O F-5M foi concebido para o cenário sul-americano, que no máximo chegaria a uma média intensidade, que era o que a FAB poderia fazer.Vocês devem colocar na cabeça que a FAB não está indo para vencer ou perder. A FAB está indo para aprender, avaliar os conceitos, absorver técnicas, táticas, coletar informações. O resultado em si (se abateu ou deixou de abater ou foi abatido) é mais secundário.Alguém aqui acha que a FAB está feliz da vida em ter F-5M ao invés de outro caça mais novo de primeira linha? Francamente...
Apesar de voce não ter me citado :wink: foi como se tivesse :wink: Respeito a sua opinião no que se refere a:"A FAB está indo para aprender, avaliar os conceitos, absorver técnicas, táticas, coletar informações. O resultado em si (se abateu ou deixou de abater ou foi abatido) é mais secundário"
Mas não é maneira que eu acredite que ela própria vá tratar do assunto.É uma questão de opinião. :wink: E Francamente...é óbvio que não devem estar felizes.Mas tem empregado seus parcos recursos em modernizações,que "eu"(mais uma vez opinião) :wink: ,acredito poderiam ter sido empregados de outra forma. A Embraer talvez não concorde comigo.Nem voce. :wink:
Mas eu respeito.
Bom Dia Bender,
Foi tão lúcido na sua explicação que nem preciso dizer mais nada. Na modernização do F-5M iniciada em 2001, e hoje (7 anos depois) com 50% efetivada, foram gastos 235 milhões de dólares, na modernização do A-1 que até hoje esta com 0% de produtividade, serão gastos 400 milhões de dólares, na compra dos Mirage-2000C mais 60 milhões de Euros.
Mas os "ricos" países Latinos (Peru, Chile, Venezuela, etc..) podem ter Mig-29, Mirage-2000E (a 13 anos), F-16, SU-30, A-4 AR (a 10 anos), F-5 Tiger II (a 12 anos) etc...
sds,

"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
Bender

#296 Mensagem por Bender » Ter Jul 15, 2008 10:59 am

Lauro Melo
Bom Dia Bender,
Foi tão lúcido na sua explicação que nem preciso dizer mais nada. Na modernização do F-5M iniciada em 2001, e hoje (7 anos depois) com 50% efetivada, foram gastos 235 milhões de dólares, na modernização do A-1 que até hoje esta com 0% de produtividade, serão gastos 400 milhões de dólares, na compra dos Mirage-2000C mais 60 milhões de Euros.
Mas os "ricos" países Latinos (Peru, Chile, Venezuela, etc..) podem ter Mig-29, Mirage-2000E (a 13 anos), F-16, SU-30, A-4 AR (a 10 anos), F-5 Tiger II (a 12 anos) etc...
sds,
Acho que também não preciso dizer mais nada.

Sds

Alcantara
Sênior
Sênior
Agradeceu: 215 vezes
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

#297 Mensagem por Alcantara » Ter Jul 15, 2008 11:40 am

Carlos Mathias escreveu:
Então é isso. A "emergência" para ter logo o Raptor é porque eles estão desconfortáveis em ter que lutar como todo mundo. Estão mal acostumados em ter uma aeronave que valha por quatro das dos oponentes.

Um dos links fala que os EUA vão reforçar o treinamento ar-ar dos seus pilotos. Engraçado que muitos diziam que isso não seria mais necessário, rsrsr...

Ah, já ia me esquecendo. Pô Carlos, não vais querer dizer que isso aí é só disse-me-disse. Veja que não são dois coronéis quaisqueres.
Obrigado Alcântara, mas esse texto é americano e a versão deles nós já conhecemos de cor. Tens algum texto da Força aérea indiana à respeito? Precisamos saber dos dois lados da história, senão vamos ficar nessa de que perderam prá forçar a vinda dos F-22.

Abraços!
Carlos, a parte que eu coloquei é a citação do exercício pelo coronel que comandou a parte americana no mesmo, mas o site é indiano.

VayuSena
A Chronicle of IAF History

:arrow: http://vayu-sena.tripod.com/index.html

Abraços, meu camarada! 8-]

"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#298 Mensagem por Vinicius Pimenta » Ter Jul 15, 2008 2:08 pm

Bender escreveu:Apesar de voce não ter me citado :wink: foi como se tivesse :wink:

Respeito a sua opinião no que se refere a:"A FAB está indo para aprender, avaliar os conceitos, absorver técnicas, táticas, coletar informações. O resultado em si (se abateu ou deixou de abater ou foi abatido) é mais secundário"

Mas não é maneira que eu acredite que ela própria vá tratar do assunto.É uma questão de opinião. :wink:

E Francamente...é óbvio que não devem estar felizes.Mas tem empregado seus parcos recursos em modernizações,que "eu"(mais uma vez opinião) :wink: ,acredito poderiam ter sido empregados de outra forma. A Embraer talvez não concorde comigo.Nem voce. :wink:
Mas eu respeito.
E qual é a maneira que você acredita que a FAB tratará do assunto?

No final da década de 1990, com 285 milhões de dólares, o que você acha que a FAB poderia fazer?

Veja, em 2008, mais de 10 anos depois, e sabendo do que se passou nesse tempo é mais fácil pensar numa ação. Leve em conta os aspectos geopolíticos e econômicos da época e me diga qual a solução ótima que a FAB "não viu". :wink:

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#299 Mensagem por Vinicius Pimenta » Ter Jul 15, 2008 2:10 pm

Lauro Melo escreveu:Bom Dia Bender,
sds,
Estendo a você minha mensagem para o Bender:

No final da década de 1990, com 285 milhões de dólares, o que você acha que a FAB poderia fazer?

Veja, em 2008, mais de 10 anos depois, e sabendo do que se passou nesse tempo é mais fácil pensar numa ação. Leve em conta os aspectos geopolíticos e econômicos da época e me diga qual a solução ótima que a FAB "não viu". :wink:

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Immortal Horgh
Sênior
Sênior

#300 Mensagem por Immortal Horgh » Ter Jul 15, 2008 3:34 pm

Bolovo escreveu:
Immortal Horgh escreveu:Isso a foto não mostra, mas com certeza terá, bem como além dos Derby, os Mike levarão os PV.

[ ]s
No Defesanet parece que vão usar o Derby e o MAA-1, sem DASH. Os combates serão em sua maioria BVR.

Vi agora, só tinha visto o vídeo :mrgreen: Mas que m...., seria uma boa oportunidade para ver a integração do Dash com os PV.

[ ]s

Slavsya, Otechestvo nashe svobodnoye,
Druzhby narodov nadyozhny oplot,
Znamya sovetskoye, znamya narodnoye
Pust' ot pobedy k pobede vedyot!
Responder