Estrutura humana das FA´s

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

O material Humano das forças armadas é:

Mais que o suficiente
5
13%
Suficiente
10
26%
Insuficiente
24
62%

Total de votos: 39

Mensagem
Autor
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Agradeceu: 413 vezes
Agradeceram: 259 vezes

Estrutura humana das FA´s

#1 Mensagem por Glauber Prestes » Seg Jul 14, 2008 7:03 pm

Continuando o debate do tópico do Red Flag:
Temos gente demais, de menos, ou o problema é só com as Altas patentes?

http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Beronha
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 7 vezes

Re: Estrutura humana das FA´s

#2 Mensagem por Beronha » Seg Jul 14, 2008 7:10 pm

Sem querer meter os pés pelas mãos , os altos- oficiais (todos eles) após se formarem. tem algum tipo de pós em sua área? ou ficam esperando o substituto?

Glauber Prestes
Moderador
Moderador

#3 Mensagem por Glauber Prestes » Seg Jul 14, 2008 7:15 pm

Beronha escreveu:Sem querer meter os pés pelas mãos , os altos- oficiais (todos eles) após se formarem. tem algum tipo de pós em sua área? ou ficam esperando o substituto?
Bom... Tem a ECEME, mas não sei como ela se enquadra...

Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6306 vezes
Agradeceram: 6656 vezes
Contato:

#4 Mensagem por Túlio » Seg Jul 14, 2008 7:16 pm

Claramente INSUFICIENTE! Há um limite para o que a qualidade pode substituir em quantidade. Aliás, basta olhar para o tamanho de nosso território mais a plataforma oceânica, basta dar espiada na extensão de nossas fronteiras para se ver com clareza que O DOBRO NÃO BASTARIA!

No nosso caso, qualidade E quantidade são fundamentais... :wink:

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Glauber Prestes
Moderador
Moderador

#5 Mensagem por Glauber Prestes » Seg Jul 14, 2008 7:23 pm

Túlio escreveu:Claramente INSUFICIENTE! Há um limite para o que a qualidade pode substituir em quantidade. Aliás, basta olhar para o tamanho de nosso território mais a plataforma oceânica, basta dar espiada na extensão de nossas fronteiras para se ver com clareza que O DOBRO NÃO BASTARIA!

Outro dia um amigo meu que é economista me deu um "tapa na cara" quando eu falei que o governo não deveria desprezar as forças armadas, já que é bem fácil criar uns 500 mil empregos lá dentro. Ele respondeu que isso não importa, porque o governo não se interessa em criar empregos, e sim em frear a inflação, com o custo de não crescer, não criar empregos. Disse também pra esperar sentado para melhorias significativas em qualquer orgão público, pois todos os ministérios "insignificantes" (aqueles que não criam uma chiadeira na mídia) terão cortes orcamentários.

Cuidado com os sintomas.

Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#6 Mensagem por Vinicius Pimenta » Seg Jul 14, 2008 7:25 pm

Nitidamente insuficiente.

Vinicius Pimenta

Gerson Victorio
Sênior
Sênior
Agradeceu: 31 vezes
Agradeceram: 28 vezes

#7 Mensagem por Gerson Victorio » Seg Jul 14, 2008 7:48 pm

glauberprestes escreveu:
Túlio escreveu:Claramente INSUFICIENTE! Há um limite para o que a qualidade pode substituir em quantidade. Aliás, basta olhar para o tamanho de nosso território mais a plataforma oceânica, basta dar espiada na extensão de nossas fronteiras para se ver com clareza que O DOBRO NÃO BASTARIA!

Outro dia um amigo meu que é economista me deu um "tapa na cara" quando eu falei que o governo não deveria desprezar as forças armadas, já que é bem fácil criar uns 500 mil empregos lá dentro. Ele respondeu que isso não importa, porque o governo não se interessa em criar empregos, e sim em frear a inflação, com o custo de não crescer, não criar empregos. Disse também pra esperar sentado para melhorias significativas em qualquer orgão público, pois todos os ministérios "insignificantes" (aqueles que não criam uma chiadeira na mídia) terão cortes orcamentários.
Salve glauber,

apesar de absurda do ponto de vista moral e ético, é perfeitamente válido na visão "econômica", é mais fácil conter a demanda(menos emprego) do que aumentar a oferta(resultados de investimentos que o governo e sociedade não fazem) pois apesar dos esforços deste governos na política monetária(controle da inflação) se não houver investimentos compatíveis realizados antes, rsrsrsr, é tcháu e benção, o desequilíbrio ocorrerá e by by controle.

grande abraço

Gerson

de volta a Campo Grande - MS.
Guerra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 53 vezes
Agradeceram: 135 vezes

#8 Mensagem por Guerra » Seg Jul 14, 2008 9:37 pm

E olha que o EB investiu as ultimas moedinhas em formação pessoal.
mas essa é so a má noticia, a noticia desesperadora é que esta piorando cada vez mais, porque a cada ano mais gente desisti da vida de maraja das FAs

A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1957 vezes
Agradeceram: 2484 vezes

#9 Mensagem por knigh7 » Ter Jul 15, 2008 2:33 am

glauberprestes escreveu:Continuando o debate do tópico do Red Flag:
Temos gente demais, de menos, ou o problema é só com as Altas patentes?
Tem gente demais, Glauber, se comparado ao orçamento.
Há um modelo ideal, no qual é seguido por EUA, Reino Unido, Austrália, que é a divisão Orçamentária de uma Força Armada nas seguintes partes:

25%do Orçamento para P&D
25% do Orçamento para despesa com pessoal
50% do Orçamento para aquisição de material e custeio das atividades.

Agora, veja o caso da França, que tem um orçamento militar de US$54bi
fonte: http://www.armscontrolcenter.org/policy ... st_global/
(3 vezes maior que o nosso,) é a nação que tem o Maior contingente da União Européia vai reduzir de 271mil militares para 224 mil. E nós temos mais de 300mil militares.
fonte: http://www.estadao.com.br/internacional ... 0983,0.htm

Atenciosamente

Clermont
Sênior
Sênior
Agradeceu: 632 vezes
Agradeceram: 644 vezes

#10 Mensagem por Clermont » Ter Jul 15, 2008 8:10 am

Eu não saberia escolher uma das alternativas. Pois elas não enquadram a questão da qualidade do elemento humano.

Se fosse uma questão quantitativa, penso como knigh7. O efetivo é superdimensionado. Eu não acredito que o número de homens das forças armadas do Brasil deva ser estabelecido em questões de extensão territorial ou índices demográficos, mas sim como respostas às necessidades estratégicas mais prováveis, e as restrições orçamentárias. Estas sendo, inevitáveis, num país de tantas carências. Portanto, sob este aspecto, eu votaria "mais do que suficiente".

Realmente, dá o que pensar: desde o fim da Guerra Fria, toda a Europa reduziu efetivos militares. Mesmo esta palhaçada de "Guerra Global ao Terror" não parece ter mudado isso, como demonstra o recente caso francês. Enquanto, no Brasil, isso é considerado anátema.

Porém, de um ponto de vista qualitativo, eu tenho dúvidas: será que os soldados (vamos falar de Exército, que a principal força), de um ano de serviço (com freqüencia, menos do que um ano) satisfazem esse quesito?

Além disso, também lembro de que muitos dizem que a proporção de oficiais-generais parece excessiva, dentro das forças armadas brasileiras.

De qualquer modo, nunca se terá "qualidade", mantendo-se a "quantidade" atual.

"Haja dinheiro, Senhor Barão!"

Oh, é claro. Tem os tais dos "superdepósitos de petróleo na camada pré-sal". Mas, quando vejo isso, fico pensando: então, no dia em que o Brasil, hipotéticamente, se transformar num "emirado árabe", qual vai ser a primeira coisa a se fazer com o dinheiro? Nos entupirmos de armas, como a Arábia Saudita?

Perdoem-me se acho isso uma insensatez.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6306 vezes
Agradeceram: 6656 vezes
Contato:

#11 Mensagem por Túlio » Ter Jul 15, 2008 8:50 am

Só a nossa Plataforma Oceânica é maior do que a França toda, com mar e tudo. E temos uma mixaria de meios de patrulhamento. E se finalmente se resolver dotar a MB de todos os NaPaOcs necessários, teremos de ter pessoal para tripulá-los e lhes assegurar a manutenção. Isso é apenas UM exemplo de todas as carências de Defesa de um País do tamanho do nosso. Não sou absolutamente inimigo da qualidade mas não a considero como substituta da quantidade, ambas são complementares, não rivais...

Quantas Franças cabem só na Amazônia, eu pergunto. E temos duzentos e tantos mil soldados lá? Centenas e centenas de aeronaves moderníssimas? Temos uma OTAN a nos dar cobertura, se nossas FFAA forem insuficientes para enfrentarem determinada ameaça?

Vamos dar exemplos mais coerentes, Países de tamanho e riquezas naturais comparáveis ao nosso e SEM OTAN. Pessoalmente, me parece meio que brabo de achar... 8-]

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Glauber Prestes
Moderador
Moderador

#12 Mensagem por Glauber Prestes » Ter Jul 15, 2008 11:37 am

Pois é. Não temos um par no mundo. Daí você soma isso com o fato de termos um sem número de incompetentes no poder (um sem número, não todos), e vê que fica cada vez mais difícil definir o número de pessoas, o tipo de treinamento, e quais doutrinas utilizar.

Cuidado com os sintomas.

knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1957 vezes
Agradeceram: 2484 vezes

#13 Mensagem por knigh7 » Qua Jul 16, 2008 3:22 am

Túlio escreveu: Vamos dar exemplos mais coerentes, Países de tamanho e riquezas naturais comparáveis ao nosso e SEM OTAN. Pessoalmente, me parece meio que brabo de achar... 8-]
Rússia e China.

Veja:
Governo russo aprova redução de 600 mil efetivos militares

da Reuters - em Moscou
O Conselho de Segurança da Rússia aprovou hoje a proposta de corte de 600 mil efetivos militares do país e a criação de forças de defesa móveis melhor equipadas.
Segundo agências de notícias russas, o secretário do conselho, Sergei Ivanov, disse que o número de generais cortados espelhará os cortes em cada braço das Forças Armadas.
"Uma decisão unânime foi tomada de que precisamos realizar uma ampla reforma", disse Ivanov, de acordo com a agência "Interfax".
Ivanov afirmou, segundo a "Interfax", que a Rússia tem mais de três milhões de militares, incluindo a polícia e outras forças que em geral não entram nas estimativas ocidentais.
"É uma carga excessiva para nossa economia", disse Ivanov.
Fonte: http://209.85.215.104/search?q=cache:66 ... d=10&gl=br

[/quote]

A China, de 1985 para cá, cortou apenas 1,7 milhões de soldados. E o orçamento militar vem aumentando..

Na verdade, o processo de redução de efetivo é Global.
Em 1991, para livrar o Kwait do Iraque, precisou-se de 600mil homens. Em 2003 para Tomar o Iraque, precisou-se de metade disso.

Atenciosamente,

cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1137 vezes
Agradeceram: 2847 vezes

#14 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Jul 16, 2008 7:35 am

E foi uma das razões pelo qual os insurrectos tiveram tanto sucesso, é simplesmente muita area para tão poucos homens.

"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Guerra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 53 vezes
Agradeceram: 135 vezes

#15 Mensagem por Guerra » Qua Jul 16, 2008 8:31 am

knigh7 escreveu:
A China, de 1985 para cá, cortou apenas 1,7 milhões de soldados. E o orçamento militar vem aumentando.
Na verdade, o processo de redução de efetivo é Global..

O problema é que as FAs perderam o bonde da história. Existe um atraso de decadas. Iso sem contar que a China possui armas nucleares.

Em 1991, para livrar o Kwait do Iraque, precisou-se de 600mil homens. Em 2003 para Tomar o Iraque, precisou-se de metade disso.
Mas foram 10 anos de investimento e desenvolvimento tecnologico contra 10 anos de embargo.
Dai eu pergunto, esquecendo o fator humano, de quais tecnologias o BRasil precisava para defender nosso territorio em 1991? E passado todo esse tempo, atualmente nos temos a tecnologia que precisavamos em 1991?
Por isso que eu digo, podemos fazer muito na parte de pessoal. Eu acho que sem aumentar o efetivo o EB tem condições de aumentar o NB de suas OM operacionais sem nenhum investimento na area de pessoal. Só a partir dai pensar numa redução, se for o caso.

A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Responder