A 4ª Frota e o Brasil

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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Guerra
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Re: A 4ª Frota e o Brasil

#256 Mensagem por Guerra » Seg Jul 14, 2008 11:32 am

PRick escreveu: Não existe qualquer desmonte de establishment militar, só se isso quer dizer o fim da Ditadura Militar. Porque a capacidade de nossas FA´s ao término do Governo Militar era inferior a atual.
s
Existiu sim. José Sarney, mesmo comendo na mão dos militares na epoca que era presidente vivia pregando que o Brasil não precisava de FAs. Collor e FHC seguiram a risca a mesma ideia.
O Brasil já teve sim material de primeira, principalmente depois da segunda guerra. E curiosamente, deixou de ter quando disse que não aceitava ser capacho americano.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
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Re: A 4ª Frota e o Brasil

#257 Mensagem por Guerra » Seg Jul 14, 2008 11:59 am

Pois é, né. Os discursos internos antimilitaristas conseguiram eleger a ladroeira que esta em cena na nossa politica. A politica do "eu bato na cara dos milico" safou nossos "guerrilheiros" em seus esquemas de corrupção. Mas e agora? Qual é plano? Parar a 4ª frota com discursos e protestos?




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Carlos Mathias

Re: A 4ª Frota e o Brasil

#258 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Jul 14, 2008 12:23 pm

E curiosamente, deixou de ter quando disse que não aceitava ser capacho americano.
Que nada, agora vem, aí os hospitais e navios C&D, vamos ganhar espelhos e apitos. :roll: :lol:




GustavoB
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Re: A 4ª Frota e o Brasil

#259 Mensagem por GustavoB » Seg Jul 14, 2008 1:17 pm

Não. Tem a ver com um governo hostil aos interesses norte-americanos, potencialmente desestabilizador e uma ameaça a outros países da região.

Além de ser uma questão de ponto de vista, essa assertiva é complementar a do caro EDSON. Pergunte-se por que a posição do governo iraniano é vista como tão hostil aos interesses norte-americanos: porque um Estado islâmico fundamentalista não-alinhado aos EUA pode abrir grave precedente no explosivo Oriente Médio. Ademais, quer algo mais contrário ao que se entende por estabilidade (econômica, bem entendido) do que uma guerra? E da Guerra do Iraque, que sobrou? Iraque livre? Convenhamos..




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Re: A 4ª Frota e o Brasil

#260 Mensagem por Immortal Horgh » Seg Jul 14, 2008 3:23 pm

Carlos Mathias escreveu:
E curiosamente, deixou de ter quando disse que não aceitava ser capacho americano.
Que nada, agora vem, aí os hospitais e navios C&D, vamos ganhar espelhos e apitos. :roll: :lol:

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Re: A 4ª Frota e o Brasil

#261 Mensagem por Immortal Horgh » Seg Jul 14, 2008 3:24 pm

Tigershark escreveu:Totalmente de acordo,Lima!Ação é a palavra-chave.

Então irei esperar sentado, aliás bem acomodado e tomando meu suquinho de maracujá.



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Re: A 4ª Frota e o Brasil

#262 Mensagem por Corsário01 » Seg Jul 14, 2008 3:39 pm

Só isso? Pensei que receberiamos uns brinquedinhos tipo G.I.Joe e seus acessórios.
Imagem




Abraços,

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Re: A 4ª Frota e o Brasil

#263 Mensagem por soultrain » Seg Jul 14, 2008 6:40 pm

Tuesday, May. 27, 2008
What China Wants from the Russians
By Bill Powell/Shanghai

Russia's newly inaugurated President, Dmitri Medvedev, just completed his first state visit over the weekend. His choice of locale was not a surprise: Beijing. During the visit, there were predictable headlines in the press about Medvedev and President Hu Jintao denouncing U.S. plans for missile shields in both Europe and east Asia. The U.S. says they are to help its allies defend against possible attacks from Iran and North Korea. Moscow and Beijing don't really believe that, but the fact is, that train has left the station. Both countries, on their own, will have to decide how to respond should missile defenses go up

But the day-after wire service stories miss the larger point about the Hu-Medvedev meeting. What was most important is what didn't happen. If the outside world had access to China's intelligence service — the Guojia Anquan Bu or National Security Ministry — this is how an after-the-fact debriefing on the Medvedev visit might have gone from one of Beijing's official Russia specialists (an expert who, for the sake of literary license, was educated in the U.S.) addressing the Central Committee and the State Security Council:

"Yet another bad date. The young Russian President — he's only 42, and actually looks much younger in person — sounds a lot like the old one, which shouldn't be surprising, since Mr. Medvedev is a place holder for Mr. Putin, now the Prime Minister.

"First things first: China's interests when it comes to Russia don't have anything to do with American plans for missile defense. We can certainly afford to build a few more nuclear weapons if we genuinely feel threatened by missile defense, but our attitude should be wait and see: our U.S. assets say the likely new President, Mr. Obama, will shelve plans for missile defense because he wants everyone to like America. We'll wait and see.

"No, we need to build trust with the Russians on bilateral security matters — relations between them and us, one on one. And while we've settled some border disputes over the past couple of years, and we continue to buy their weaponry, there is one thing that would demonstrate to everyone looking that our relations had truly entered a new era, where trust finally supplants suspicion. They need to sell us oil and gas — lots and lots of it — at a reasonable price.

"As the Americans like to say, 'This ain't rocket science.' The Russians have oil and gas — tons of it — and we need it. We need it now. We'll need it tomorrow. And we'll still need it decades from now. But we still can't get a deal done with Moscow. Not on oil and gas. We've talked and talked and talked — and issued to the international press a string of optimistic sounding half-truths for the last four years — but we still don't have much to show for it.

"Oh sure, they agreed to sell us $1 billion worth of uranium. Unlike some people who prattle on endlessly about global warming but don't do anything about it, we're expanding our nuclear generation capacity massively: That's the New 'China syndrome,' folks.

"But more than anything we need hydrocarbons — oil for the 25,000 new cars that we add to our streets every day in China, because they're not Priuses. And we need natural gas for our power plants. For years we've talked about various proposals, but we still can't agree on price. The Russians want us to pay for natural gas what the rich Europeans pay. Sorry, we can't do it, not when we're supposed to subsidize the construction of the pipeline in the first place, plus pay bribes to everyone in Moscow. An international energy consultant, a Chinese-American fellow by the name of Edward Chow, once said the Russian-Chinese energy relationship isn't a marriage, 'it's a series of bad dates.'

"He isn't far from the truth. That's why, by the way, we sent the Russians a signal just a month before this weekend's summit: we signed a $60 billion long-term liquefied natural gas deal with Qatar. We wanted to show the Russians we had options, that they couldn't dictate prices to us. And so we did. The fact is, we trust sources of supply in the Middle East more than we do the Russians. After all, we haven't fought a war against anyone in that part of the world like we did against the Soviet Union in 1969 (and that one almost got out of hand). Things are much better now, of course. But the Russians are right there, across our border, and instead of seeing our vast population and rapid economic growth as a golden economic opportunity, their military and security ministries still look at us and feel nervous. It is an anxiety Nikita Khrushchev wrote about ages ago and it hasn't changed.. The Russians see the vast relative emptiness of their own land mass — and the riches that lie beneath it — and think we might to be tempted to take some of it someday.

"They're nuts to think that, but what are you going to do? For now, we'll buy our energy elsewhere. After all, the Americans still patrol the Persian Gulf, guaranteeing that all the oil and gas we buy from there (including Iran's!) will get to China without incident.

"For now anyway, that arrangement's OK. Because the fact is, despite all the bluster about missile defense this past weekend, if it comes down to a question of who we trust less — the Americans or the Russians — well, that's no contest. Do svedanya, Mr. Medvedev."

Click to Print Find this article at:
http://www.time.com/time/world/article/ ... 32,00.html





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


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Re: A 4ª Frota e o Brasil

#264 Mensagem por Marino » Ter Jul 15, 2008 10:05 am

O Globo:

Lula quer explicações sobre Quarta Frota

Comandante da Marinha diz que presença americana reforça necessidade de modernização de força



BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu ao Itamaraty que cobre explicações do governo dos Estados Unidos sobre a recriação da 4ª Frota. A informação foi confirmada ontem pelo comandante da Marinha, almirante Júlio Soares de Moura Neto. Lula pediu ao chanceler Celso Amorim que solicite as informações da secretária de Estado Condoleezza Rice. Apesar de o embaixador dos EUA no Brasil, Clifford Sobel, já ter declarado que a missão da 4ª Frota é de paz e não tem relação com as descobertas de petróleo na costa brasileira na camada de pré-sal, Lula ainda quer um esclarecimento sobre a decisão americana.

- O presidente quer uma explicação formal do governo dos Estados Unidos - disse o comandante da Marinha.

Ontem, num encontro com jornalistas, Moura Neto esclareceu que o governo brasileiro acredita que a decisão dos EUA de recriar a 4ª Frota é apenas uma questão de logística para facilitar as operações marítimas no Atlântico Sul. Mas a recriação da frota americana reforça os argumentos para que o Brasil reaparelhe sua Marinha.

- A Marinha não está preparada para cuidar de suas atribuições constitucionais - disse Moura Neto.

Embora não tenha usado essa decisão para justificar as necessidades de modernização da frota brasileira, o comandante Moura Neto admitiu que a presença americana pode passar a exercer pressão nesse sentido.

- O Brasil não aceitará que outra frota venha a operar dentro de seus limites das 200 milhas náuticas - disse.

Atualmente, todas as operações da região são acumulas pela 2ª Frota, com sede na base americana em Norfolk.

O comandante lembrou que o país precisa ter uma Marinha capaz de patrulhar o mar territorial brasileiro, uma área de 3,5 milhões de quilômetros quadrados e também a nova área marítima reivindicada pelo país de mais 950 mil quilômetros quadrados. Ele explicou que, hoje, com as necessidades de patrulhamento da costa brasileira, a Marinha não tem embarcações para realizar esse serviço.

A Força enfrenta ainda restrições orçamentárias. O orçamento caiu de R$1,9 bilhão para R$1,5 bilhão. A Marinha tem ainda retidos R$3,5 bilhões referentes a arrecadação de royalties da exploração do petróleo até 2007. Este ano já foram bloqueados outros R$700 milhões do arrecadados com royalties.




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Re: A 4ª Frota e o Brasil

#265 Mensagem por Tigershark » Ter Jul 15, 2008 11:39 am

Acho perfeita esta pressão do Comandante Moura Neto.Ele tem que vir a público reafirmar que a nossa Marinha precisa de recursos urgentes e manter este assunto em discussão,seja no âmbito da mídia ou do próprio governo.Uma solução é urgente.




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Re: A 4ª Frota e o Brasil

#266 Mensagem por Immortal Horgh » Ter Jul 15, 2008 3:18 pm

Esse molusco é um cara de pau, por que não libera esses mais de R$ 4 bilhões que o governo deve a MB? Acho que vou mandar um pote de óleo de peroba lá pro Planalto.



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Re: A 4ª Frota e o Brasil

#267 Mensagem por EDSON » Ter Jul 15, 2008 4:32 pm

born escreveu:Não. Tem a ver com um governo hostil aos interesses norte-americanos, potencialmente desestabilizador e uma ameaça a outros países da região.

O objetivo chinês e norte-americano, em relação a estratégia naval, é semelhante. O mesmo que os ingleses descobriram no século XVII, controlar as rotas maritimas para controlar as rotas comérciais e manter ou fechar a ligação com certo local.

O queda no mesmo. Simplesmente pelo fato que sem oil não há crecimento econômico viável. E sim os iranianos tem imensas reservas de gás que despertam muito interesse. Não só i Irã como todos os paíse que tem ligação com o mar Cáspio. E claro um governo hostil naquela á rea é preocupante para os americanos e Europeus.




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Re: A 4ª Frota e o Brasil

#268 Mensagem por GustavoB » Ter Jul 15, 2008 6:27 pm

Quem vão botar de Colin Powell essa vez?




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Re: A 4ª Frota e o Brasil

#269 Mensagem por Marino » Ter Jul 15, 2008 7:14 pm

Lá no tópico de geopolítica eu escrevi o seguinte:
A 4º Frota, a meu ver, tem funções muito claras:
- manter abertas as LCM do AS, principalmente com a crise que se aproxima do Golfo;
- controlar o AS, junto com a 2ª Frota, africana, no momento em que se descobrem imensas reservas de petróleo no AS e os países produtores da costa leste africana ganham importância, como Nigéria e Angola. O Golfo da Guiné será a próxima região "pré-sal"; e
- garantir que se os EUA quiserem, como não assinantes da Convenção da Jamaica, colocam suas plataformas em "águas internacionais" e extraem o petróleo que queiram.
Chavez e companhia são café pequeno.

Permitam que eu mostre uma imagem:
Imagem
Este é um corte do pré-sal, até aonde foi prospectado no momento. A imagem não é completa, pois a província vai de Santa Catarina até o espírito Santo.
A linha negra mais a direita é o limite das 200 milhas.
Poço de “Tupi”: 162 milhas da costa. Extensão eventual campo?
Poço de “Carioca”: 151 milhas da costa. Extensão ?
Poço de “Júpiter”: 155 milhas da costa. Extensão ?
Outras áreas do pré-sal: estão todas contidas nos limites das 200 milhas?
Por qual motivo um mexicano da Comissão de Delimitação da ONU (Convenção da Jamaica), claramente a mando de uma potência, boicota todos os argumentos brasileiros para a delimitação de nossa fronteira leste?
A MB vai fazer novos estudos e reapresentar a pretenção brasileira, tentando "furar" os impedimentos deste imbecil comprado.
Viram minha preocupação com o 3º ítem que listei acima?
Não que os outros não sejam importantes.




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Re: A 4ª Frota e o Brasil

#270 Mensagem por Carlos Lima » Ter Jul 15, 2008 8:03 pm

Só para completar um pouquinho o que o Marino está dizendo:

http://seattlepi.nwsource.com/business/ ... orida.html

http://www.nytimes.com/2008/07/15/us/15 ... ref=slogin

Existe um banimento de prospecção de petróleo em águas oceanicas nos EUA. Pelo visto esse banimento está sendo questionado agora.

Bom... a principio isso pode não significar muita coisa... mas sabe como é que é... hoje eles liberam nos seus limites de 200 Milhas... amanhã...

Eu honestamente estou com os que dizem que devemos ao invés de ficar reclamando, colocar as mangas de fora e cuidar do nosso quintal... afinal de contas já dizia o ditado... quem muito fala, pouco faz.

Quando é que esse Plano de Defesa sai mesmo?

[]s
CB_Lima




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