TÓPICO OFICIAL: FAB no Red Flag 2008

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL: FAB no Red Flag 2008

#256 Mensagem por Vinicius Pimenta » Seg Jul 14, 2008 11:17 am

Lauro Melo escreveu:Não basta apenas uma vez.
Quando querem lutar por melhores salários existem diversos atos na busca de melhor remuneração, “panelaço” por parte das mulheres, reclamações dos Generais, tropa insatisfeita, reuniões com o Ministro e Comandante dando “alerta” e etc.
Cadê a mobilização por melhores equipamentos? Porque não reduzir o efetivo e utilizar a verba para equipamentos modernos (como tem feito França, Inglaterra, Rússia, Suécia, Holanda e etc..) Tem de ser constante e a FAB tem mostrar a fragilidade para a Sociedade e para os M**** de “governantes”.
Acho que você continua sendo bastante injusto. Devo lembrá-lo que são militares e não "Darlenes" (personagem louca para aparecer na mídia). O Saito não pode convocar uma coletiva de imprensa para expor a situação. A "sociedade", a imprensa, os governantes, TODOS sabem do problema. Mas o que muda? Nada. Isso é assim em todas as áreas. No Brasil só se age depois que dá uma m. Enquanto não houver uma ameaça concreta, a situação não vai mudar muito.

Sobre redução de efetivo, talvez você não saiba como funciona. Fala como se fosse a coisa mais simples do mundo. Isso não é empresa particular que tem uma receita/orçamento e pode cortar funcionários como bem entender para fazer o que tiver que fazer. É funcionalismo público, você não pode simplesmente demitir. É uma decisão que vem de cima, não cabe aos Comandantes determinarem isso. E se ilude muito quando pensa que a verba que "sobraria" seria reaplicada nas próprias Forças Armadas. O Orçamento do governo não é assim. É dado de acordo com o que se tem. As verbas têm endereço certo. Se a Marinha desativa um navio, a verba que era destinada a ele simplesmente não é mais alocada. Não somos um país sério ainda.
E para terminar não apenas os EUA divulgam seus resultados. Até o Chile país com uma economia 10 vezes menor que a Brasileira e que possui caças modernos, divulga claramente os resultados de suas operações. A Inglaterra também bem como a Índia e outros.
SDS,
Gostaria que você me indicasse onde posso ver os resultados de algum desses exercícios, em especial do último debriefing.

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Alcantara
Sênior
Sênior
Agradeceu: 215 vezes
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

#257 Mensagem por Alcantara » Seg Jul 14, 2008 11:49 am

GustavoB escreveu:
É, mas depois de o alvoroço ter passado, eles contaram COMO fizeram o exercício no qual o F-15 foi derrotado pelo Su-30: com ele cego, surdo e de bengala frente aos indianos. Mas óbvio, só depois do Congresso ficar sabendo da "fragilidade" do F-15 na defesa dos EUA e liberar vários bilhões para o F-22... aff, muita cara de pau da USAF!
Sem demérito para os nossos pilotos mas, seguindo o raciocínio, então eles bem poderiam deixar países como o Brasil vencer os exercícios.
Ué? O que chilenos e peruanos, por exemplo, falam dos exercícios que fizeram com os norte-americanos? Rsrsrsrsrs...

Abraços! 8-]

"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Carlos Mathias

#258 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Jul 14, 2008 12:04 pm

Falam sim. Os chilenos já cantaram em verso e prosa as vitórias sobre os F-18 da NAVY, assim como no Perú também teve vitórias e tal.

Agora, é interessante que qualquer país que perca nos exercícios é porque é burro e ruim de manete, mas quando os EUA perdem qualquer coisa, até partida de dominó, é porque quiseram perder, sabe como é né? Para ganhar avião novo...
:roll:

Lauro Melo
Sênior
Sênior
Contato:

#259 Mensagem por Lauro Melo » Seg Jul 14, 2008 1:13 pm

Acho que você continua sendo bastante injusto. Devo lembrá-lo que são militares e não "Darlenes" (personagem louca para aparecer na mídia). O Saito não pode convocar uma coletiva de imprensa para expor a situação. A "sociedade", a imprensa, os governantes, TODOS sabem do problema. Mas o que muda? Nada. Isso é assim em todas as áreas. No Brasil só se age depois que dá uma m. Enquanto não houver uma ameaça concreta, a situação não vai mudar muito.
Sobre redução de efetivo, talvez você não saiba como funciona. Fala como se fosse a coisa mais simples do mundo. Isso não é empresa particular que tem uma receita/orçamento e pode cortar funcionários como bem entender para fazer o que tiver que fazer. É funcionalismo público, você não pode simplesmente demitir. É uma decisão que vem de cima, não cabe aos Comandantes determinarem isso. E se ilude muito quando pensa que a verba que "sobraria" seria reaplicada nas próprias Forças Armadas. O Orçamento do governo não é assim. É dado de acordo com o que se tem. As verbas têm endereço certo. Se a Marinha desativa um navio, a verba que era destinada a ele simplesmente não é mais alocada. Não somos um país sério ainda.
Não quero ser injusto, só quero que os militares mostrem mais a “Cara”, assim como fazem quando querem melhores salários. E por salários aparecem muito na mídia, seriam o que quando fazem isto?

Fala Sério Vinicius, eu sei que a situação não é simples, coloco em textos simples para o debate não ficar aquela “coisa enorme” com post’s gigantescos e chatos de ler. Eu sei perfeitamente como funciona, no meu currículo, constam pós-graduação e MBA, inclusive com tópicos em gestão pública, afinal sou economista e gerente de uma empresa de capital misto. Mobilidade de verbas é permitida sim, dede que seja planejado com antecedência e entre no outro orçamento (2010). A situação não é simples, muito longe disso, mas apenas com vontade de mudar e muita coragem que se pode fazer algo pelas Forças Armadas. Ficar só reclamando, dizendo que a culpa é do Governo não leva a nada, afinal temos um dos 10(dez) maiores orçamentos do mundo em defesa, e ao mesmo tempo, temos Forças que não estão entre as 40 mais “poderosas e atuais”. O Chile mudou, porque não a gente?
Gostaria que você me indicasse onde posso ver os resultados de algum desses exercícios, em especial do último debriefing.
Vinicius, como já falei, não necessitamos de todos os resultados, nem pareceres complexos e detalhados. Você acompanha há muito tempo este assunto, lembre-se que algumas revistas internacionais trouxeram os resultados dos testes do EF-2000 (Inglaterra) x F-15 C Americanos, EF-2000 Italianos x F-16 C Gregos, SU-30 Indianos x F-15 C (Americanos), SU-30 MK Indianos x Mirage 2000-5 Franceses, F-5 Tiger II Chilenos x F-16 C Americanos, F-5 Tiger II Chilenos x Mirage 2000-C Franceses e etc....
Abraços,

P.S: Entenda por favor, o que eu luto e torço todos os dias, e até já mandei e-mail’s, cartas e coloquei em pauta em reuniões e o melhor para nossas Forças Armadas. Quero que nossos honrados, determinados, corajosos, profissionais, pilotos, voem de SU-35, F-18, Rafale ou qualquer outro caça moderno para Red Flag 2015. Mas para isto teremos que lutar e muito!

"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
Beronha
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 7 vezes

#260 Mensagem por Beronha » Seg Jul 14, 2008 1:22 pm

Carlos Mathias escreveu:Falam sim. Os chilenos já cantaram em verso e prosa as vitórias sobre os F-18 da NAVY, assim como no Perú também teve vitórias e tal.

Agora, é interessante que qualquer país que perca nos exercícios é porque é burro e ruim de manete, mas quando os EUA perdem qualquer coisa, até partida de dominó, é porque quiseram perder, sabe como é né? Para ganhar avião novo...
:lol: :lol: :lol: eles são os CARAS :lol: :lol: :lol: é bem por ai... quando as deficiencias dos F22 vierem a tona (daqui uns 20 anos, - vide f117 -) saira mais ou menos assim , "nossa os caras esconderam o problema por vinte anos , os caras são bons mesmo hein " :lol: :lol:

Beronha
Sênior
Sênior
Agradeceram: 7 vezes

#261 Mensagem por Beronha » Seg Jul 14, 2008 1:26 pm

Não entrando no debate (sou burro demais para isso) , so uma duvidazinha: qual a quantidade de generais e coronéis brasileiros nas 3 forças em comparação com , digamos , com uma suécia ou portugal ?

Oziris
Sênior
Sênior
Agradeceu: 10 vezes

#262 Mensagem por Oziris » Seg Jul 14, 2008 1:46 pm

Beronha escreveu:Não entrando no debate (sou burro demais para isso) , so uma duvidazinha: qual a quantidade de generais e coronéis brasileiros nas 3 forças em comparação com , digamos , com uma suécia ou portugal ?
É meu amigo, é muito cacique pra pouco índio.
[]'s :wink:

-------------------------------

Si vis pacem, para bellum.

"Não sei com que armas a III Guerra Mundial será lutada. Mas a IV Guerra Mundial será lutada com paus e pedras."
Albert Einstein
A-29
Sênior
Sênior

#263 Mensagem por A-29 » Seg Jul 14, 2008 1:57 pm

Beronha escreveu:Não entrando no debate (sou burro demais para isso) , so uma duvidazinha: qual a quantidade de generais e coronéis brasileiros nas 3 forças em comparação com , digamos , com uma suécia ou portugal ?
As três forças têm um total de 326 oficiais generais.

Carlos Mathias

#264 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Jul 14, 2008 2:00 pm

Isso já foi explicado aqui. São realidades diferentes, seria como comparar bananas com jaca, nada a ver.

Só uma dica, material humano desse nível leva mais de vinte anos para se formar.

GustavoB
Sênior
Sênior
Agradeceram: 68 vezes

#265 Mensagem por GustavoB » Seg Jul 14, 2008 2:27 pm

GustavoB escreveu:
Citação:
É, mas depois de o alvoroço ter passado, eles contaram COMO fizeram o exercício no qual o F-15 foi derrotado pelo Su-30: com ele cego, surdo e de bengala frente aos indianos. Mas óbvio, só depois do Congresso ficar sabendo da "fragilidade" do F-15 na defesa dos EUA e liberar vários bilhões para o F-22... aff, muita cara de pau da USAF!

Sem demérito para os nossos pilotos mas, seguindo o raciocínio, então eles bem poderiam deixar países como o Brasil vencer os exercícios.

Ué? O que chilenos e peruanos, por exemplo, falam dos exercícios que fizeram com os norte-americanos? Rsrsrsrsrs...

Pois então entramos no campo das teorias da conspiração... o mesmo que questiona por que os submarinos brasileiros devem participar de exercícios navais nos EUA, ensinando a eles sua assinatura acústica.
Brabo é ver alguém que não entende nada disso, como eu, por exemplo, jogue uma coisa dessas no ar e se percam páginas e páginas debatendo o sexo dos anjos, ao passo que o pessoal das nossas forças, que passam 100% do tempo estudando e se aprimorando, são os burros.
Informação tem de monte, difícil é filtrar. Os fatos, porém, estão aí. Tem blog aí que é um choro só, nada e ninguém presta, não colaboram com soluções e apenas aumentam o problema. Vamos acreditar!

REGATEANO
Sênior
Sênior
Agradeceram: 3 vezes

#266 Mensagem por REGATEANO » Seg Jul 14, 2008 3:00 pm

10 Revos na travessia?!? Foras as paradas!?!?!?!

Bota logo uma mangueira ligando o Sucatão no F-5 que é melhor! :lol: :lol: :lol:

Em tempo: Os Bicudos serão interceptados pelos Su-30? Já tão treinando é? :roll:

Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#267 Mensagem por Vinicius Pimenta » Seg Jul 14, 2008 3:19 pm

Lauro Melo escreveu:Não quero ser injusto, só quero que os militares mostrem mais a “Cara”, assim como fazem quando querem melhores salários. E por salários aparecem muito na mídia, seriam o que quando fazem isto?
Tudo bem cara, não vou mudar seu pensamento.
Fala Sério Vinicius, eu sei que a situação não é simples, coloco em textos simples para o debate não ficar aquela “coisa enorme” com post’s gigantescos e chatos de ler. Eu sei perfeitamente como funciona, no meu currículo, constam pós-graduação e MBA, inclusive com tópicos em gestão pública, afinal sou economista e gerente de uma empresa de capital misto. Mobilidade de verbas é permitida sim, dede que seja planejado com antecedência e entre no outro orçamento (2010). A situação não é simples, muito longe disso, mas apenas com vontade de mudar e muita coragem que se pode fazer algo pelas Forças Armadas. Ficar só reclamando, dizendo que a culpa é do Governo não leva a nada, afinal temos um dos 10(dez) maiores orçamentos do mundo em defesa, e ao mesmo tempo, temos Forças que não estão entre as 40 mais “poderosas e atuais”. O Chile mudou, porque não a gente?
Ainda assim em uma empresa é diferente de repartição uma pública. Como você pode sugerir redução de efetivo? Baseado em quais cenários? Como seria a composição das Forças? Reduzir pra quanto? Em quanto tempo? Você garante que se o EB reduzir pela metade o seu contingente, esses recursos que "sobram" serão obrigatoriamente destinados ao EB?

Vinicius, como já falei, não necessitamos de todos os resultados, nem pareceres complexos e detalhados. Você acompanha há muito tempo este assunto, lembre-se que algumas revistas internacionais trouxeram os resultados dos testes do EF-2000 (Inglaterra) x F-15 C Americanos, EF-2000 Italianos x F-16 C Gregos, SU-30 Indianos x F-15 C (Americanos), SU-30 MK Indianos x Mirage 2000-5 Franceses, F-5 Tiger II Chilenos x F-16 C Americanos, F-5 Tiger II Chilenos x Mirage 2000-C Franceses e etc....
Abraços,
Já cansei de ver reportagens sobre Cruzex, Mirage III que abate Mirage 2000, etc, etc.
P.S: Entenda por favor, o que eu luto e torço todos os dias, e até já mandei e-mail’s, cartas e coloquei em pauta em reuniões e o melhor para nossas Forças Armadas. Quero que nossos honrados, determinados, corajosos, profissionais, pilotos, voem de SU-35, F-18, Rafale ou qualquer outro caça moderno para Red Flag 2015. Mas para isto teremos que lutar e muito!
Todos aqui queremos. Mas não isso não será com soluções aparentemente lógicas que são excelentes na teoria mas que pra colocar em prática há uma grande distância.

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Gerson Victorio
Sênior
Sênior
Agradeceu: 31 vezes
Agradeceram: 28 vezes

#268 Mensagem por Gerson Victorio » Seg Jul 14, 2008 4:25 pm

Vinícius,

se eu não estou enganado, o MU estuda no seu PND uma redução/realocação de tropas, talvez esse estudo vislumbre parte do tema que o nosso amigo Lauro Melo esteja defendendo, eu sou a princípio(por falta de conhecimento mais profundo na área) a favor da redução/realocação do efetivo, desde que isso traga pronto emprego mais eficaz, do contrário fique como está, acho que algumas discussões pecam na comparação entre gastos de FA's entre países pela desproporcionalidade, na minha opnião seria interessante a comparação entre Forças no quesito Orçamento/numero de tropas, para se ter uma ideia mais equânime de gasto.

Gerson

de volta a Campo Grande - MS.
Alcantara
Sênior
Sênior
Agradeceu: 215 vezes
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

#269 Mensagem por Alcantara » Seg Jul 14, 2008 4:40 pm

Carlos Mathias escreveu:Falam sim. Os chilenos já cantaram em verso e prosa as vitórias sobre os F-18 da NAVY, assim como no Perú também teve vitórias e tal.

Ok, Carlos. Tudo bem. Mas me diga uma coisa: você nega as condições desfavoráveis com que o F-15 enfrentou os caças indianos naquele exercício? Você pode afirmar que as duas forças atuaram em iguais condições? :lol:

Carlos Mathias escreveu:Isso já foi explicado aqui. São realidades diferentes, seria como comparar bananas com jaca, nada a ver.
EXATAMENTE. Concordo contigo, não dá pra comparar.

Abraços!!! 8-]

"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#270 Mensagem por Bolovo » Seg Jul 14, 2008 4:52 pm

Escala dos Gripen em Churchill, Canadá. Próxima parada: Nellis AFB!!

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

http://www.flygvapnet.mil.se/index.php? ... s&id=41539

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Responder