JAS-39 Gripen

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Valdemort
Sênior
Sênior
Agradeceu: 15 vezes
Agradeceram: 20 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#4561 Mensagem por Valdemort » Sex Jul 11, 2008 9:13 pm

cvn73 escreveu:Agora que o assunto veio a tona, gostaria de colocar algumas considerações que trago comigo a algum tempo mas não men sentia a vontade para compartilhar.

Em suas entrevistas o nosso MD explicitou uma carcterística interessante que nosso novo vetor deveria possuir:

Não parecer ofensivo aos nossos vizinhos,
o seja um caça digamos assim... "de defesa".

Mas quanto ao quesito; transferência de tecnologia ? Todos nos sabemos que boa parte do JAS-39 é tão americana quanto hamburger com fritas.

Aí nosso ministro peregrino vai aos EUA, será o F-18 ou o 35?... mas e a tecnologia?Os caras não a transferem!

Bom , e se essa transferência viesse digamos, de forma terceirizada, pois a mesma já foi cedida à Suécia? Viagem aos EUA, nós somos do bem,... olha os russos aí,... isso é que é poder de convencimento .

Agora chegamos aquela proposta do projeto "5ªG"...bom então só pode ser o BM mais PAK-FA (bem que o nome tem tudo a ver com nosso governo )...nos somos do BRIC pows.

Bem com o novo projeto sueco o circulo se fecha, não?

Posso estar forçando?, posso ter imagimação fertil?, mas lendo nas entrelinhas (como diz o prof.) posso estar certo. :wink: :mrgreen:

E a SAAB ta entrando no projeto do C390 ...

"O comunismo é a filosofia do fracasso, o credo da ignorância e o evangelho da inveja. Sua virtude inerente é a distribuição equitativa da miséria".
Winston Churchill
Kratos
Sênior
Sênior

#4562 Mensagem por Kratos » Sex Jul 11, 2008 10:06 pm

cvn73 escreveu:Agora que o assunto veio a tona, gostaria de colocar algumas considerações que trago comigo a algum tempo mas não men sentia a vontade para compartilhar.

Em suas entrevistas o nosso MD explicitou uma carcterística interessante que nosso novo vetor deveria possuir:

Jesus amado, numa dia é o analfabeto-mor dizendo que a Petrobrás deve desconsiderar critérios econômicos quando investir na Bolívia, agora vai o MD me solta uma merda dessas....... PINTA A PORRA DO CAÇA DE ROSA ENTÃO!!!!!!!! CARA$%¨%@¨.

O pior dos infernos é reservado àqueles que, em tempos de crise moral, escolheram por permanecerem neutros. Escolha o seu lado.
Immortal Horgh
Sênior
Sênior

#4563 Mensagem por Immortal Horgh » Sex Jul 11, 2008 10:22 pm

Kratos escreveu:

Jesus amado, numa dia é o analfabeto-mor dizendo que a Petrobrás deve desconsiderar critérios econômicos quando investir na Bolívia, agora vai o MD me solta uma merda dessas....... PINTA A PORRA DO CAÇA DE ROSA ENTÃO!!!!!!!! CARA$%¨%@¨.

Só falta a velha frase: o último que sair, apague a luz. Que vergonha desse país :evil: :evil:

[ ]s

Slavsya, Otechestvo nashe svobodnoye,
Druzhby narodov nadyozhny oplot,
Znamya sovetskoye, znamya narodnoye
Pust' ot pobedy k pobede vedyot!
faterra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 89 vezes
Agradeceram: 79 vezes

#4564 Mensagem por faterra » Sáb Jul 12, 2008 12:47 am

Senhores!
Vem aí a próxima novela:
"A SEMANA DO JAS-39 GRIPEN NEXT GENERATION 'FUDERATION' - o perneta"
Off set: postos de abastecimento em intervalos de +/- 1000 kms - dependendo da carga - sendo muito generoso.
8-] :twisted: :mrgreen:

Imagem

Um abraço!
Fernando Augusto Terra
Zepa
Sênior
Sênior
Agradeceu: 75 vezes

#4565 Mensagem por Zepa » Sáb Jul 12, 2008 4:49 pm

:lol: :lol: :lol: :lol:

Imagem
saullo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 587 vezes
Agradeceram: 194 vezes

#4566 Mensagem por saullo » Sáb Jul 12, 2008 5:33 pm

"6 num perdôa"
Tadinho do Gripen.
Se o NG tiver mesmo um alcance maior, semelhante ao F-16, acho que cabe e muito bem na FAB.

Abraços :mrgreen:

Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Agradeceu: 415 vezes
Agradeceram: 260 vezes

#4567 Mensagem por Glauber Prestes » Dom Jul 13, 2008 1:17 pm

saullo escreveu:"6 num perdôa"
Tadinho do Gripen.
Se o NG tiver mesmo um alcance maior, semelhante ao F-16, acho que cabe e muito bem na FAB.

Abraços :mrgreen:
Quando era a semana do F-16, eu fiz uma pergunta que eu te faço agora: Vem com F-15 junto?

http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
saullo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 587 vezes
Agradeceram: 194 vezes

#4568 Mensagem por saullo » Dom Jul 13, 2008 2:34 pm

Sabe Glauber, sempre achei que deveríamos ter pelo menos 2 esquadrões hi e uns 6 low, mas como temos sido informados, a FAB terá só um vetor. Mas bem que poderíamos ter, por ex. 36 Typhoon e 108 Gripen. Mas estou só pensando, nada a ver com a realidade.

Abraços :wink:

Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Agradeceu: 415 vezes
Agradeceram: 260 vezes

#4569 Mensagem por Glauber Prestes » Dom Jul 13, 2008 6:39 pm

saullo escreveu:Sabe Glauber, sempre achei que deveríamos ter pelo menos 2 esquadrões hi e uns 6 low, mas como temos sido informados, a FAB terá só um vetor. Mas bem que poderíamos ter, por ex. 36 Typhoon e 108 Gripen. Mas estou só pensando, nada a ver com a realidade.

Abraços :wink:
Eu tava conversando com o meu pai e um amigo ontem... Não tem muito nexo uma competição que envolva o Gripen e o Su-35 por exemplo... São aeronaves com parâmetos totalmente diferentes, que poderiam muito bem operar (mais de 3 vetores) numa única força aérea...

Pra mim, são conceitos diferentes, e se a FAB manter o GDA (e criar outros), um segundo vetor se faz necessário. Mas o Gripen é um tanto quanto caro para servir de Low... (SEM PEDRADAS!) Talvez uns 120 M2k, e 36 Rafales ou 36 Tiffies seriam muito interessantes...
Ou então a doutrina de GDA é extinta, e operamos apenas em GAvCa´s...

http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
bruno mt
Sênior
Sênior
Agradeceu: 4 vezes

#4570 Mensagem por bruno mt » Dom Jul 13, 2008 6:48 pm

eu penso que ficariamos bem com 100 typhoons e uns 36 pak-fa, eu acho que uns complementa o outro.

ImagemImagemImagem
Carlos Mathias

#4571 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Jul 13, 2008 6:56 pm

EF custa caro demais e a questão tecnológica esbarra numa coisa que, se por um alado ajuda, por outro atrapalha, a quantidade de sócios envolvidos.

O Gripen-C já é relativamente caro, custa o mesmo que um SU-35, um caça peado com muito mais prestações, digamos assim. O NG deverá ser mais caro ainda, ou se mantiver o custo do C, ainda será tão caro quanto um SU-35-1, um caça pesado outra vez com maiores prestações. Fora a velha questão sobre o recheio americano, que existe sim e eles não abrem mesmo.
Além disso, a FAB já disse oficialmente que quer apenas um caça prá tudo, logo, nada de mix.

Por isso os mais cotados segundo os fontados ainda são Rafa e SU-35-1. Pode dar Gripen-NG? Pode, claro que sim, mas...

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#4572 Mensagem por Bolovo » Dom Jul 13, 2008 7:05 pm

Carlos Mathias escreveu:EF custa caro demais e a questão tecnológica esbarra numa coisa que, se por um alado ajuda, por outro atrapalha, a quantidade de sócios envolvidos.

O Gripen-C já é relativamente caro, custa o mesmo que um SU-35, um caça peado com muito mais prestações, digamos assim. O NG deverá ser mais caro ainda, ou se mantiver o custo do C, ainda será tão caro quanto um SU-35-1, um caça pesado outra vez com maiores prestações. Fora a velha questão sobre o recheio americano, que existe sim e eles não abrem mesmo.
Além disso, a FAB já disse oficialmente que quer apenas um caça prá tudo, logo, nada de mix.

Por isso os mais cotados segundo os fontados ainda são Rafa e SU-35-1. Pode dar Gripen-NG? Pode, claro que sim, mas...
Essa versão já mudou.

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Carlos Mathias

#4573 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Jul 13, 2008 7:25 pm

Tem certeza? Tomara, até para que tenhamos mais escolhas que apenas duas.

faterra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 89 vezes
Agradeceram: 79 vezes

#4574 Mensagem por faterra » Dom Jul 13, 2008 7:33 pm

Se a FAB quer um único caça, que também será substituído no futuro por um outro de 5ª geração, Su-35-1 na cabeça.
Um caça de 4ª geração com o custo de aquisição bem mais barato que todos os outros. Aviônica, radar, sensores, sistemas de armas, tudo de última geração e que não fica devendo nada a ninguém, aliás, pelo contrário, em se tratando de alguns. Atende e ultrapassa todos os requisitos exigidos pela FAB, principalmente o alcance - dispensa comentários.
Não tenho como saber com relação ao custo de operação/manutenção, mas creio ser mais ou menos igual ao Typhoon ou Rafale. Quanto às peças e equipamentos para reposição, por que não produzí-las no Brasil? Temos parque industrial altamente competente para isso. Em conseqüência, teremos nossos estoques a um custo bem mais acessível, sem coleiras e no tempo e na hora. Não é o que a FAB está fazendo na modernização dos F-5's e A-1's? A Rússia repassa esta tecnologia para o Brasil, inclusive a responsabilidade pela manutenção da frota de todos os outros usuários na América do Sul.
É onde eu enxergo o lance da transferência tecnológica com mais facilidade.
A tecnologia do projeto conseguiremos participacipando do desenvolvimento de um caça de 5ª geração. Mas isto, em princípio, já está previsto para o futuro - 2020 para frente. E não vai ficar nada barato e é outro papo.
Isto se aplica aos outros concorrentes, com a exceção de que são muitíssimo mais caros e só se justificariam (?) em uma compra política.

Imagem

Um abraço!
Fernando Augusto Terra
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#4575 Mensagem por Bolovo » Dom Jul 13, 2008 7:40 pm

Atende e ultrapassa todos os requisitos exigidos pela FAB, principalmente o alcance - dispensa comentários.

Adoro essas frases.

Pelo visto temos alguns aqui do fórum que tem o RFI da FAB em mãos.

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Responder