A USAF faz isso muito bem.Lauro Melo escreveu:Boa Noite Thor,Thor escreveu:Desculpe, não quis te ofender, eu tenho certeza que você é um aficcionado no assunto e tem bastante conhecimento, assim como a maioria de nós aqui. Quando subjulguei-o foi em relação à crítica que os A-1 foram abatidos na Red Flag, e isso é de se esperar se sua escolta não funcionar... e assim será com os F-5M frente aos F-15 e seus AIM-120, radar com NCTR e infinitamente melhor treinamento.
Quanto ao quesito de divulgar fraquezas e virtudes, pense bem, será que é saudável entregar de bandeja todos os dados para nossos potenciais inimigos? Seria o mesmo que colocar um anúncio num "portal de ladrões" as deficiências de sua casa, e os pontos fortes dela, tais como aonde estão os sistemas de vigilância, aonde desliga o alarme, qual o tempo de reação para você atender após o alarme disparar e quanto de dinheiro você guarda em casa. É sempre melhor deixar os bandidos na eterna dúvida, preferencialmente achando que estamos bem protegidos. Imagino que nós aficcionados ficaremos decepcionados e curiosos dos resultados, mas o ganho para o país será maior se as informações ficarem restritas a quem realmente precisa ter acesso a elas.
Tem muitas coisas que nós vemos em operações que nunca foram divulgadas, do tipo E-3F fugindo de F-5E por escolta de M-III deficiente, várias (ou quase todas) aeronaves A-1 destruídas e quase R-99 abatido por F-5M na COMDAEX, e assim vai... mas os detalhes não saberemos, nem o grau de verdade do que falaram dos F-5M durante a Cruzex 2006.
Abraços
Na verdade Thor, são poucos os que tem o "verdadeiro" conhecimento sobre assuntos militares. Pois é pouco divulgado no Brasil e geralmente assuntos militares são reservados.
Eu leio revistas desde 1989, depois vieram as revistas internacionais, sites, foruns, visitas as bases e etc. Mais estou longe de ter conhecimento técnico ou "profundo" sobro o assunto. Mas como entusiasta, gosto de "estudar" sobre o tema.
Discordo novamente sobre sua opinião na Red Flag 1998, as escoltas falharam, mas o A-1 não tinha nenhum meio "ATIVO" para se defender. Nada, nem um "simples" AA IR. E até hoje não tem! Quantos estão modernizados?
Acho que a FAB tem sim de divulgar fraquezas e mostrar ao governo e a sociedade que os 23 (46) caças F-5M, não tem capacidade de defender o Brasil frente a caças mais modernos. Feito isto, creio que a FAB fez a sua parte. Se nada mudar, ela não terá mais culpa. Recentemente um General do EB que estava aposentando, disse o mesmo que estou defendendo. Ou o EB chegava para o Governo e demostrava a falta de orçamento ou poderia ser cúmplice do futuro incerto.
Abraços,
Deixou vazar resultados do exercicio com os indianos para garantir o F-22.
Agora deixam vazar o resultado do exercicio Cope Thunder no Canada (144:0 pro F-22) para enaltecer as qualidades do Raptor e tentar aprovar mais encomendas.