TÓPICO OFICIAL: FAB no Red Flag 2008
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- Lauro Melo
- Sênior
- Mensagens: 3312
- Registrado em: Qui Jun 24, 2004 10:36 pm
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
- Contato:
Re: TÓPICO OFICIAL: FAB no Red Flag 2008
Boa Noite Thor,Thor escreveu:Caro Lauro,Lauro Melo escreveu:Beleza Vinicius, Chegamos ao denominador comum.
Concordo com sua última resposta em todos os itens.
Assumo que exagerei, mas pode ter certeza que foi por “amor” ao nosso Brasil, às vezes fico indignado com a situação. Mas tem toda razão quanto à intensidade e a forma desta expressão. Mas que eu queria saber MUITO, o que os F-5M vão conseguir na Red Flag 2008, isto eu queria.Abraços,
Li alguns de seus posts e também achei que você exagerou, não por maldade, mas por falta de conhecimento. Quanto ao A-1 ser abatido na Red Flag não há demérito algum, o Vinícius mesmo explicou. Mesmo que fosse uma aeronave multirole, não seria muito diferente, pois a postura de navegação (NBA), emprego do radar, armamento disponível, formatura, limites e vários outros aspectos não iriam ajudar muito... Infelizmente não temos aeronaves capazes de operar em ambiente/cenário sofisticado e pesado como a Red Flag. Os F-5M vão combater aeronaves F-16 e F-15, se não me engano, com melhor radar, melhor armamento e muito melhor doutrina e experiência. Se tiverem algum sucesso já é motivo para comemorar, mas imagino que o esperado são só ensinamentos. Quais informações vocês esperam obter desse exercício?
Imagino que o CECOMSAER vai fornecer alguns dados da participação deles, com fotos e um pouco da história envolvida nos planejamentos, mas certamente nenhuma FA divulga dados mais técnicos sobre desempenho de seus mísseis, sucesso nos engajamentos, táticas desenvolivdas, fraquezas, erros e real capacidade. Isso, que a galera quer saber, ninguém divulga.
Ah, quanto ao Su-30, inicialmente, até a FPC da Cruzex, os Venezuelanos iriam trazer os Su-30 para missões de ataque, não participando de missões de escolta, mesmo após a FAB pedir para treinarem combates aéreos com estes. Segundo a FAV eles não estariam prontos para missões Ar-Ar. E, infelizmente, em maio cancelaram a participação dos Su-30, mesmo após a FAB já contar com as aeronaves em inúmeros planejamentos. Para contrabalancear essa desfeita, trarão 2 F-16 a mais que o planejado anteriormente.
Já expliquei em outros posts como funciona a CRUZEX, mas as aeronaves da Coalisão, lideradas pelo Brasil, jogam juntas, ou seja, todas vencem... a força oponente possui algumas restrições e será composta pelo 1/14 só para fazer uma mudança e verificação de táticas dos pacotes. Podem ver que o que importa é o treinamento do Brasil, seja nos ataques ou na defesa. Não é esperado que nenhuma aeronave brasileira seja abatida... isso só ocorre em videogames e operar uma Força Aérea é bem diferente disso, envolve vidas, $$$ e política.
Abraços
Pode ter certeza que falta de conhecimento não é meu amigo. Estudo o assunto há anos e tenho contado com algumas pessoas do ramo. Da mesma forma ética que alguns têm aqui, eu também tenho, e procuro não falar o que não se pode.
Assumo que minhas críticas foram pesadas e talvez exageradas, mas tem algum fundamento.
Desculpe-me, mas sua postura foi claramente pró FAB, talvez defendendo seus interesses (não sei ao certo). Temos diversos relatos, de centenas de exercícios, com os resultados “liberados” para o público. Não com a complexidade que você colocou, e nem necessita disto. Quer dizer muito longe disto. Mas se os F-5M tiverem desempenho muito ruim (provavelmente) porque não divulgar? Ficar mascarando a verdade?
Depois escrevo mais, tenho de ir embora do trabalho.
Abraços,
"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
- Carlos Lima
- Sênior
- Mensagens: 18932
- Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL: FAB no Red Flag 2008
Chegou a hora
Fonte:
http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?mostra=607
[]s
CB_Lima
Fonte:
http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?mostra=607
11/07/2008 - 18h01
Militares finalizam preparativos para participação na Red Flag
Estão em fase final os preparativos para a viagem do 1º Esquadrão do 14º Grupo de Aviação (1º/14º GAV) aos Estados Unidos, onde participará da Operação Red Flag 08-3. A partida será no sábado (12/07) pela manhã. Além dos seis F5M do 1º/14º GAV, estarão envolvidos na manobra uma aeronave KC-137 – Boeing – do 2º Esquadrão do 2º Grupo de Transporte (2º/2º GT) para o reabastecimento em vôo, e um C-130 como apoio ao traslado. Serão 86 militares brasileiros participando da operação, entre pilotos, mecânicos e Estado-Maior, responsável por todo o planejamento, coordenação e execução das atividades.
Segundo o comandante do 1º/14º GAV, Tenente-Coronel Fleury, as aeronaves estão prontas para a decolagem e o material está preparado para ser embarcado no Hércules que irá transportá-lo. Além disso, as aeronaves reservas já partiram para os Estados Unidos. O comandante explica que faltam poucos acertos finais e está correndo tudo dentro do previsto.
Pela segunda vez em sua história, a Força Aérea Brasileira (FAB) participa do maior exercício aéreo do mundo. Realizada na Base Aérea de Nellis-NV (NLAFB), nos Estados Unidos da América (EUA), a Red Flag, é uma manobra, de responsabilidade do Air Combat Command (ACC) - Força Aérea Americana (USAF), concebida para proporcionar treinamento num ambiente simulado de combate para o pessoal da USAF, com participação de Forças Aliadas.
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
- Skyway
- Sênior
- Mensagens: 11166
- Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
- Agradeceu: 24 vezes
- Agradeceram: 266 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL: FAB no Red Flag 2008
Amigo Lauro, acho que o Thor quiz dizer que dados, resultados e informações de seu próprio desempenho difícilmente serão publicadas pela Força participante.Lauro Melo escreveu:Boa Noite Thor,Thor escreveu: Caro Lauro,
Li alguns de seus posts e também achei que você exagerou, não por maldade, mas por falta de conhecimento. Quanto ao A-1 ser abatido na Red Flag não há demérito algum, o Vinícius mesmo explicou. Mesmo que fosse uma aeronave multirole, não seria muito diferente, pois a postura de navegação (NBA), emprego do radar, armamento disponível, formatura, limites e vários outros aspectos não iriam ajudar muito... Infelizmente não temos aeronaves capazes de operar em ambiente/cenário sofisticado e pesado como a Red Flag. Os F-5M vão combater aeronaves F-16 e F-15, se não me engano, com melhor radar, melhor armamento e muito melhor doutrina e experiência. Se tiverem algum sucesso já é motivo para comemorar, mas imagino que o esperado são só ensinamentos. Quais informações vocês esperam obter desse exercício?
Imagino que o CECOMSAER vai fornecer alguns dados da participação deles, com fotos e um pouco da história envolvida nos planejamentos, mas certamente nenhuma FA divulga dados mais técnicos sobre desempenho de seus mísseis, sucesso nos engajamentos, táticas desenvolivdas, fraquezas, erros e real capacidade. Isso, que a galera quer saber, ninguém divulga.
Ah, quanto ao Su-30, inicialmente, até a FPC da Cruzex, os Venezuelanos iriam trazer os Su-30 para missões de ataque, não participando de missões de escolta, mesmo após a FAB pedir para treinarem combates aéreos com estes. Segundo a FAV eles não estariam prontos para missões Ar-Ar. E, infelizmente, em maio cancelaram a participação dos Su-30, mesmo após a FAB já contar com as aeronaves em inúmeros planejamentos. Para contrabalancear essa desfeita, trarão 2 F-16 a mais que o planejado anteriormente.
Já expliquei em outros posts como funciona a CRUZEX, mas as aeronaves da Coalisão, lideradas pelo Brasil, jogam juntas, ou seja, todas vencem... a força oponente possui algumas restrições e será composta pelo 1/14 só para fazer uma mudança e verificação de táticas dos pacotes. Podem ver que o que importa é o treinamento do Brasil, seja nos ataques ou na defesa. Não é esperado que nenhuma aeronave brasileira seja abatida... isso só ocorre em videogames e operar uma Força Aérea é bem diferente disso, envolve vidas, $$$ e política.
Abraços
Pode ter certeza que falta de conhecimento não é meu amigo. Estudo o assunto há anos e tenho contado com algumas pessoas do ramo. Da mesma forma ética que alguns têm aqui, eu também tenho, e procuro não falar o que não se pode.
Assumo que minhas críticas foram pesadas e talvez exageradas, mas tem algum fundamento.
Desculpe-me, mas sua postura foi claramente pró FAB, talvez defendendo seus interesses (não sei ao certo). Temos diversos relatos, de centenas de exercícios, com os resultados “liberados” para o público. Não com a complexidade que você colocou, e nem necessita disto. Quer dizer muito longe disto. Mas se os F-5M tiverem desempenho muito ruim (provavelmente) porque não divulgar? Ficar mascarando a verdade?
Depois escrevo mais, tenho de ir embora do trabalho.
Abraços,
Podemos ficar sabendo sim, mas por relatos de terceiros, ou por sondagem da mídia internacional ou presumindo a partir das poucas informações disponíveis oficialmente.
Fonte e conhecidos, muitos tem, e tenho certeza que conhecimento o colega Thor tambem tem pois o conheco, mas o que todos querem, a informação certinha, se esse ou aquele avião foi abatido, ou se o alvo foi destruido, isso dificilmente será exposto, pelo menos não logo de cara, e talvez mais tarde, e mesmo assim é um bom "talvez".
Concordo com o ponto de vista do amigo Thor, não é questão de mascarar ou esconder a verdade, é apenas se dar ao direito de não publica-las, como a FAB faz com muitas operações de treinamento e que nem ficamos sabendo.
Um abraço!
AD ASTRA PER ASPERA
- jambockrs
- Sênior
- Mensagens: 2617
- Registrado em: Sex Jun 10, 2005 1:45 am
- Localização: Porto Alegre/RS
- Agradeceu: 427 vezes
- Agradeceram: 180 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL: FAB no Red Flag 2008
Meus prezados:
Esquadrão Pampa voa alto e parte para o Red Flag
A la chasse tchê
O grupo composto por 86 militares e sete caças F-5EM do 1º/14° GAv partirá na manhã de sábado (12 Julho) da Base Aérea de Canoas com destino a Anápolis. No domingo seguem para Boa Vista, de onde na terça-feira decolam seis caças para Mérida, no México, chegando no dia seguinte à Base Aérea de Nellis, no deserto de Nevada, berço dos Agressors. Durante o deslocamento até os Estados Unidos, os militares não poderão sair das bases aéreas. "A ordem é imersão total neste ambiente de guerra (simulada)", disse uma fonte de Defesanet.
Os pilotos estudaram nesta semana a rota que será usada na ida e volta a Nellis, os pontos de reabastecimento em vôo e alternativas de pouso, com atenção especial à meteorologia do Caribe, tendo em vista o início da temporada de furacões na região.
(Veja vídeo de C-99 da FAB enfrentando o furacão Dean sobre a Ilha Hispaniola – Caribe)
A prévia do Red Flag, que serviu também como treinamento final para a Cruzex 2008 aconteceu no mês passado durante a Operação Centro-oeste. Ela foi fundamental para o avanço das táticas de combate aéreo que serão empregadas nos Estados Unidos. A fraseologia usada nas comunicações com os pilotos dos Mirage 2000 e os operadores do R-99A era toda em inglês.
Após o término das operações aéreas da manobra, diariamente por volta das 18h30min começava o expediente Red Flag. Eram palestras que iam até quase madrugada onde se estudavam todos os aspectos táticos relacionados a esta que é a missão mais importante da história do Esquadrão Pampa. "Isso possibilitou um ganho de tempo para que pudéssemos nos concentrar nos aspectos logísticos e do deslocamento".
Cobertura Defesanet
Foi após o mundo saber com exclusividade em Defesanet sobre a façanha alcançada pelos pilotos do 1º/14º Gav na Cruzex 2006, até então mantida em segredo nos altos escalões da FAB e ainda hoje não admitida pela Armée de l´Air, é que a USAF deu real importância e decidiu convidar a FAB para retornar ao Red Flag, desta vez com os F-5EM. Para os americanos, os brasileiros só seriam capazes de se defender se o inimigo fosse alguma das nações com que faz fronteira. Após a CRUZEX 2006 a história tomava outro rumo.
Com extrema complexidade e um grau de dificuldade muito superior ao da manobra realizada no Brasil, em 2006, o Red Flag é aguardado com expectativa por civis e militares.
O resultado desde exercício juntamente com o da próxima edição (IAF participa com SU-30 MKI) dele poderão ter reflexo no futuro do programa F-X2 e o moral dos pilotos de combate brasileiros. Talvez seja por isso que o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica não tenha permitido a participação de nenhum jornalista.
Mas não entendem da mesma forma aqueles que treinaram diuturnamente durante oito meses e que serão as asas do Brasil no mais importante exercício aeronáutico do mundo:
"Posso lhe afirmar que os membros do Esquadrão Pampa têm ficado bastante motivados com os textos, e, em ler no Blog do Defesanet a reação dos leitores. E por isso estamos todos muito imbuídos da nossa responsabilidade. O desgaste tem sido grande, mas as reações que acompanhamos das pessoas que vibram e torcem pelo nosso sucesso, tem sido um elixir motivador para nossa equipe".
Defesanet, ao criar grito de guerra para esta Operação Red Flag, deseja a todos os militares do Esquadrão Pampa uma ótima missão.
À la chasse tchê!
Acesse o Blog do Defesanet e deixe também sua mensagem aos pilotos e mecânicos da Força Aérea Brasileira que vão participar do Red Flag 2008.
fonte: Defesanet
Um abraço e ateh mais
Esquadrão Pampa voa alto e parte para o Red Flag
A la chasse tchê
O grupo composto por 86 militares e sete caças F-5EM do 1º/14° GAv partirá na manhã de sábado (12 Julho) da Base Aérea de Canoas com destino a Anápolis. No domingo seguem para Boa Vista, de onde na terça-feira decolam seis caças para Mérida, no México, chegando no dia seguinte à Base Aérea de Nellis, no deserto de Nevada, berço dos Agressors. Durante o deslocamento até os Estados Unidos, os militares não poderão sair das bases aéreas. "A ordem é imersão total neste ambiente de guerra (simulada)", disse uma fonte de Defesanet.
Os pilotos estudaram nesta semana a rota que será usada na ida e volta a Nellis, os pontos de reabastecimento em vôo e alternativas de pouso, com atenção especial à meteorologia do Caribe, tendo em vista o início da temporada de furacões na região.
(Veja vídeo de C-99 da FAB enfrentando o furacão Dean sobre a Ilha Hispaniola – Caribe)
A prévia do Red Flag, que serviu também como treinamento final para a Cruzex 2008 aconteceu no mês passado durante a Operação Centro-oeste. Ela foi fundamental para o avanço das táticas de combate aéreo que serão empregadas nos Estados Unidos. A fraseologia usada nas comunicações com os pilotos dos Mirage 2000 e os operadores do R-99A era toda em inglês.
Após o término das operações aéreas da manobra, diariamente por volta das 18h30min começava o expediente Red Flag. Eram palestras que iam até quase madrugada onde se estudavam todos os aspectos táticos relacionados a esta que é a missão mais importante da história do Esquadrão Pampa. "Isso possibilitou um ganho de tempo para que pudéssemos nos concentrar nos aspectos logísticos e do deslocamento".
Cobertura Defesanet
Foi após o mundo saber com exclusividade em Defesanet sobre a façanha alcançada pelos pilotos do 1º/14º Gav na Cruzex 2006, até então mantida em segredo nos altos escalões da FAB e ainda hoje não admitida pela Armée de l´Air, é que a USAF deu real importância e decidiu convidar a FAB para retornar ao Red Flag, desta vez com os F-5EM. Para os americanos, os brasileiros só seriam capazes de se defender se o inimigo fosse alguma das nações com que faz fronteira. Após a CRUZEX 2006 a história tomava outro rumo.
Com extrema complexidade e um grau de dificuldade muito superior ao da manobra realizada no Brasil, em 2006, o Red Flag é aguardado com expectativa por civis e militares.
O resultado desde exercício juntamente com o da próxima edição (IAF participa com SU-30 MKI) dele poderão ter reflexo no futuro do programa F-X2 e o moral dos pilotos de combate brasileiros. Talvez seja por isso que o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica não tenha permitido a participação de nenhum jornalista.
Mas não entendem da mesma forma aqueles que treinaram diuturnamente durante oito meses e que serão as asas do Brasil no mais importante exercício aeronáutico do mundo:
"Posso lhe afirmar que os membros do Esquadrão Pampa têm ficado bastante motivados com os textos, e, em ler no Blog do Defesanet a reação dos leitores. E por isso estamos todos muito imbuídos da nossa responsabilidade. O desgaste tem sido grande, mas as reações que acompanhamos das pessoas que vibram e torcem pelo nosso sucesso, tem sido um elixir motivador para nossa equipe".
Defesanet, ao criar grito de guerra para esta Operação Red Flag, deseja a todos os militares do Esquadrão Pampa uma ótima missão.
À la chasse tchê!
Acesse o Blog do Defesanet e deixe também sua mensagem aos pilotos e mecânicos da Força Aérea Brasileira que vão participar do Red Flag 2008.
fonte: Defesanet
Um abraço e ateh mais
- Thor
- Sênior
- Mensagens: 1558
- Registrado em: Dom Set 23, 2007 10:17 pm
- Agradeceu: 34 vezes
- Agradeceram: 185 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL: FAB no Red Flag 2008
Desculpe, não quis te ofender, eu tenho certeza que você é um aficcionado no assunto e tem bastante conhecimento, assim como a maioria de nós aqui. Quando subjulguei-o foi em relação à crítica que os A-1 foram abatidos na Red Flag, e isso é de se esperar se sua escolta não funcionar... e assim será com os F-5M frente aos F-15 e seus AIM-120, radar com NCTR e infinitamente melhor treinamento.Boa Noite Thor,
Pode ter certeza que falta de conhecimento não é meu amigo. Estudo o assunto há anos e tenho contado com algumas pessoas do ramo. Da mesma forma ética que alguns têm aqui, eu também tenho, e procuro não falar o que não se pode.
Assumo que minhas críticas foram pesadas e talvez exageradas, mas tem algum fundamento.
Desculpe-me, mas sua postura foi claramente pró FAB, talvez defendendo seus interesses (não sei ao certo). Temos diversos relatos, de centenas de exercícios, com os resultados “liberados” para o público. Não com a complexidade que você colocou, e nem necessita disto. Quer dizer muito longe disto. Mas se os F-5M tiverem desempenho muito ruim (provavelmente) porque não divulgar? Ficar mascarando a verdade?
Depois escrevo mais, tenho de ir embora do trabalho.
Abraços,
Quanto ao quesito de divulgar fraquezas e virtudes, pense bem, será que é saudável entregar de bandeja todos os dados para nossos potenciais inimigos? Seria o mesmo que colocar um anúncio num "portal de ladrões" as deficiências de sua casa, e os pontos fortes dela, tais como aonde estão os sistemas de vigilância, aonde desliga o alarme, qual o tempo de reação para você atender após o alarme disparar e quanto de dinheiro você guarda em casa. É sempre melhor deixar os bandidos na eterna dúvida, preferencialmente achando que estamos bem protegidos. Imagino que nós aficcionados ficaremos decepcionados e curiosos dos resultados, mas o ganho para o país será maior se as informações ficarem restritas a quem realmente precisa ter acesso a elas.
Tem muitas coisas que nós vemos em operações que nunca foram divulgadas, do tipo E-3F fugindo de F-5E por escolta de M-III deficiente, várias (ou quase todas) aeronaves A-1 destruídas e quase R-99 abatido por F-5M na COMDAEX, e assim vai... mas os detalhes não saberemos, nem o grau de verdade do que falaram dos F-5M durante a Cruzex 2006.
Abraços
Brasil acima de tudo!!!
Re: TÓPICO OFICIAL: FAB no Red Flag 2008
Eu entendo que um F-16 ou um F-18 teria maior chance de sobrevivencia, mas entendo também que são bem mais caros. Também não entendo o motivo da USAF modernizar os A-10 e B-52 por serem usados apenas em "uma função".Lauro Melo escreveu: Se eles foram abatidos tão “facilmente” é porque estão em uma época onde não se utilizam caças que tenham apenas uma função. Caso fossem F-16 ou F-18 (multifuncionais), com certeza teriam maior chance de sobrevivência.
G-LOC
- Plinio Jr
- Sênior
- Mensagens: 5278
- Registrado em: Qui Fev 20, 2003 10:08 pm
- Localização: São Paulo - SP
- Agradeceram: 1 vez
Re: TÓPICO OFICIAL: FAB no Red Flag 2008
Eles podem dar-se ao luxo para tais mazelas.....G-LOC escreveu:Eu entendo que um F-16 ou um F-18 teria maior chance de sobrevivencia, mas entendo também que são bem mais caros. Também não entendo o motivo da USAF modernizar os A-10 e B-52 por serem usados apenas em "uma função".Lauro Melo escreveu: Se eles foram abatidos tão “facilmente” é porque estão em uma época onde não se utilizam caças que tenham apenas uma função. Caso fossem F-16 ou F-18 (multifuncionais), com certeza teriam maior chance de sobrevivência.
G-LOC
¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
- Cougar_PH
- Sênior
- Mensagens: 1555
- Registrado em: Sex Jun 09, 2006 5:44 pm
- Localização: Parnamirim/RN
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 34 vezes
- Contato:
Re: TÓPICO OFICIAL: FAB no Red Flag 2008
Pessoal
acho o seguinte independente da opinião de cada um, vai ser indiferente pois o pampa, já está seguindo a camnho da operação...
Agora o que podemos esperar as informações...
e infelizmente acho que como todos foi uma falta de tato da FAB em relação a imprensa...
todavia agora é que o pampa venha com um grande aprendizado e possa usar-lo na cruzex...
e em relação a mordenização do A-10 e B-52, te pergunto quantos foram perdidos na operação...
e nas guerras muito menos do que em treinamento normal...
ao contrário, do ferro velho do A-1...]]
acho o seguinte independente da opinião de cada um, vai ser indiferente pois o pampa, já está seguindo a camnho da operação...
Agora o que podemos esperar as informações...
e infelizmente acho que como todos foi uma falta de tato da FAB em relação a imprensa...
todavia agora é que o pampa venha com um grande aprendizado e possa usar-lo na cruzex...
e em relação a mordenização do A-10 e B-52, te pergunto quantos foram perdidos na operação...
e nas guerras muito menos do que em treinamento normal...
ao contrário, do ferro velho do A-1...]]
EDITADO POR PAISANO!!!
-
- Avançado
- Mensagens: 468
- Registrado em: Dom Mar 09, 2008 7:17 pm
- Agradeceu: 45 vezes
- Agradeceram: 6 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL: FAB no Red Flag 2008
Perfeito! X2Thor escreveu:Desculpe, não quis te ofender, eu tenho certeza que você é um aficcionado no assunto e tem bastante conhecimento, assim como a maioria de nós aqui. Quando subjulguei-o foi em relação à crítica que os A-1 foram abatidos na Red Flag, e isso é de se esperar se sua escolta não funcionar... e assim será com os F-5M frente aos F-15 e seus AIM-120, radar com NCTR e infinitamente melhor treinamento.Boa Noite Thor,
Pode ter certeza que falta de conhecimento não é meu amigo. Estudo o assunto há anos e tenho contado com algumas pessoas do ramo. Da mesma forma ética que alguns têm aqui, eu também tenho, e procuro não falar o que não se pode.
Assumo que minhas críticas foram pesadas e talvez exageradas, mas tem algum fundamento.
Desculpe-me, mas sua postura foi claramente pró FAB, talvez defendendo seus interesses (não sei ao certo). Temos diversos relatos, de centenas de exercícios, com os resultados “liberados” para o público. Não com a complexidade que você colocou, e nem necessita disto. Quer dizer muito longe disto. Mas se os F-5M tiverem desempenho muito ruim (provavelmente) porque não divulgar? Ficar mascarando a verdade?
Depois escrevo mais, tenho de ir embora do trabalho.
Abraços,
Quanto ao quesito de divulgar fraquezas e virtudes, pense bem, será que é saudável entregar de bandeja todos os dados para nossos potenciais inimigos? Seria o mesmo que colocar um anúncio num "portal de ladrões" as deficiências de sua casa, e os pontos fortes dela, tais como aonde estão os sistemas de vigilância, aonde desliga o alarme, qual o tempo de reação para você atender após o alarme disparar e quanto de dinheiro você guarda em casa. É sempre melhor deixar os bandidos na eterna dúvida, preferencialmente achando que estamos bem protegidos. Imagino que nós aficcionados ficaremos decepcionados e curiosos dos resultados, mas o ganho para o país será maior se as informações ficarem restritas a quem realmente precisa ter acesso a elas.
Tem muitas coisas que nós vemos em operações que nunca foram divulgadas, do tipo E-3F fugindo de F-5E por escolta de M-III deficiente, várias (ou quase todas) aeronaves A-1 destruídas e quase R-99 abatido por F-5M na COMDAEX, e assim vai... mas os detalhes não saberemos, nem o grau de verdade do que falaram dos F-5M durante a Cruzex 2006.
Abraços
Vlws Abraços
Re: TÓPICO OFICIAL: FAB no Red Flag 2008
Vc está sugerindo que os A-10 e B-52 não são "derrubados" na Red Flag...Cougar_PH escreveu: e em relação a mordenização do A-10 e B-52, te pergunto quantos foram perdidos na operação...
e nas guerras muito menos do que em treinamento normal...
ao contrário, do ferro velho do A-1...]]
O AMX não foi derrubado em combate. A única operação foi em Kosovo junto com os A-10 sendo que dois A-10 foram atingidos sem serem derrubados, ao contrário dos AMX.
A Red Flag é o tipo de cenário que o AMX não foi projetado para operar: alta intensidade contra inimigos super treinados em aeronaves de última geração. Só comprova que o conceito está certo.
G-LOC
- Tigershark
- Sênior
- Mensagens: 4098
- Registrado em: Seg Jul 09, 2007 3:39 pm
- Localização: Rio de Janeiro - Brasil
- Agradeceu: 2 vezes
- Agradeceram: 1 vez
Re: TÓPICO OFICIAL: FAB no Red Flag 2008
Treinamento de caças brasileiros nos EUA custará US$ 1 milhão
Aviões partiram nesta manhã da Base Aérea de Canoas rumo aos Estados Unidos
Maicon Bock, Especial
O treinamento militar que será realizado nos Estados Unidos pela Força Aérea Brasileira custará US$ 1 milhão (cerca de R$ 1,7 milhão). Os seis caças F-5M e um avião reabastecedor KC-137 (Boeing 707) partiram na manhã deste sábado para a guerra simulada. Ao todo, 86 militares participarão da Operação Red Flag (Bandeira Vermelha) que ocorrerá na base de Nellis, em Las Vegas.
Até os Estados Unidos, serão 12 mil quilômetros de vôo com escalas em Anápólis (GO), Boa Vista, Barranquilla (Colômbia) e Mérida (México). Entre cada trecho, os aviões farão reabastecimentos durante o vôo.
Em território americano, os militares brasileiros farão 200 vôos (cerca de 10 vôos diários) totalizando 500 horas de treinamento de preparação para ações reais.
— É uma manobra de alto risco porque simula ameaças aéreas e terrestres em um ambiente controlado de diversas formas, uma guerra eletrônica — informou o chefe do Estado Maior da 3ª Força Aérea, coronel-aviador Ricardo Pucci Magalhães.
Para o treinamento deste ano, parte do território do Estado de Nevada será dividida em dois países, A e B. Serão simuladas a invasão do país B pelo país A, o ataque a alvos militares e a defesa feita pela força de coalizão. Como parte do teste, serão utilizados equipamentos para causar interferência em rádios e GPS. Os aviões não usarão munição.
A Operação Red Flag, um dos principais treinamentos da Força Aérea Americana, incluirá ainda a Turquia, a Suécia e o México (participará apenas como observador para uma futura participação). O retorno dos brasileiros está previsto para 5 de agosto. Segundo a Aeronáutica, o espaço aéreo gaúcho não ficará desguarnecido pois foi mantido em Canoas um grupo de alerta.
ZERO HORA
Aviões partiram nesta manhã da Base Aérea de Canoas rumo aos Estados Unidos
Maicon Bock, Especial
O treinamento militar que será realizado nos Estados Unidos pela Força Aérea Brasileira custará US$ 1 milhão (cerca de R$ 1,7 milhão). Os seis caças F-5M e um avião reabastecedor KC-137 (Boeing 707) partiram na manhã deste sábado para a guerra simulada. Ao todo, 86 militares participarão da Operação Red Flag (Bandeira Vermelha) que ocorrerá na base de Nellis, em Las Vegas.
Até os Estados Unidos, serão 12 mil quilômetros de vôo com escalas em Anápólis (GO), Boa Vista, Barranquilla (Colômbia) e Mérida (México). Entre cada trecho, os aviões farão reabastecimentos durante o vôo.
Em território americano, os militares brasileiros farão 200 vôos (cerca de 10 vôos diários) totalizando 500 horas de treinamento de preparação para ações reais.
— É uma manobra de alto risco porque simula ameaças aéreas e terrestres em um ambiente controlado de diversas formas, uma guerra eletrônica — informou o chefe do Estado Maior da 3ª Força Aérea, coronel-aviador Ricardo Pucci Magalhães.
Para o treinamento deste ano, parte do território do Estado de Nevada será dividida em dois países, A e B. Serão simuladas a invasão do país B pelo país A, o ataque a alvos militares e a defesa feita pela força de coalizão. Como parte do teste, serão utilizados equipamentos para causar interferência em rádios e GPS. Os aviões não usarão munição.
A Operação Red Flag, um dos principais treinamentos da Força Aérea Americana, incluirá ainda a Turquia, a Suécia e o México (participará apenas como observador para uma futura participação). O retorno dos brasileiros está previsto para 5 de agosto. Segundo a Aeronáutica, o espaço aéreo gaúcho não ficará desguarnecido pois foi mantido em Canoas um grupo de alerta.
ZERO HORA
-
- Avançado
- Mensagens: 484
- Registrado em: Qua Out 25, 2006 12:27 am
- Localização: Sinop - MT
- Agradeceu: 4 vezes
- Contato:
Re: TÓPICO OFICIAL: FAB no Red Flag 2008
Tigershark escreveu:Treinamento de caças brasileiros nos EUA custará US$ 1 milhão
Aviões partiram nesta manhã da Base Aérea de Canoas rumo aos Estados Unidos
Maicon Bock, Especial
O treinamento militar que será realizado nos Estados Unidos pela Força Aérea Brasileira custará US$ 1 milhão (cerca de R$ 1,7 milhão). Os seis caças F-5M e um avião reabastecedor KC-137 (Boeing 707) partiram na manhã deste sábado para a guerra simulada. Ao todo, 86 militares participarão da Operação Red Flag (Bandeira Vermelha) que ocorrerá na base de Nellis, em Las Vegas.
Até os Estados Unidos, serão 12 mil quilômetros de vôo com escalas em Anápólis (GO), Boa Vista, Barranquilla (Colômbia) e Mérida (México). Entre cada trecho, os aviões farão reabastecimentos durante o vôo.
Em território americano, os militares brasileiros farão 200 vôos (cerca de 10 vôos diários) totalizando 500 horas de treinamento de preparação para ações reais.
— É uma manobra de alto risco porque simula ameaças aéreas e terrestres em um ambiente controlado de diversas formas, uma guerra eletrônica — informou o chefe do Estado Maior da 3ª Força Aérea, coronel-aviador Ricardo Pucci Magalhães.
Para o treinamento deste ano, parte do território do Estado de Nevada será dividida em dois países, A e B. Serão simuladas a invasão do país B pelo país A, o ataque a alvos militares e a defesa feita pela força de coalizão. Como parte do teste, serão utilizados equipamentos para causar interferência em rádios e GPS. Os aviões não usarão munição.
A Operação Red Flag, um dos principais treinamentos da Força Aérea Americana, incluirá ainda a Turquia, a Suécia e o México (participará apenas como observador para uma futura participação). O retorno dos brasileiros está previsto para 5 de agosto. Segundo a Aeronáutica, o espaço aéreo gaúcho não ficará desguarnecido pois foi mantido em Canoas um grupo de alerta.
ZERO HORA
LA SE VAI A COMUNICACAO E A LOCALIZACAO > Mais cego ainda
E O DATALINK ?? EITA BRASILEIROS
Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo.
Confúcio
Confúcio
- Lauro Melo
- Sênior
- Mensagens: 3312
- Registrado em: Qui Jun 24, 2004 10:36 pm
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
- Contato:
Re: TÓPICO OFICIAL: FAB no Red Flag 2008
Boa Noite Thor,Thor escreveu:Desculpe, não quis te ofender, eu tenho certeza que você é um aficcionado no assunto e tem bastante conhecimento, assim como a maioria de nós aqui. Quando subjulguei-o foi em relação à crítica que os A-1 foram abatidos na Red Flag, e isso é de se esperar se sua escolta não funcionar... e assim será com os F-5M frente aos F-15 e seus AIM-120, radar com NCTR e infinitamente melhor treinamento.
Quanto ao quesito de divulgar fraquezas e virtudes, pense bem, será que é saudável entregar de bandeja todos os dados para nossos potenciais inimigos? Seria o mesmo que colocar um anúncio num "portal de ladrões" as deficiências de sua casa, e os pontos fortes dela, tais como aonde estão os sistemas de vigilância, aonde desliga o alarme, qual o tempo de reação para você atender após o alarme disparar e quanto de dinheiro você guarda em casa. É sempre melhor deixar os bandidos na eterna dúvida, preferencialmente achando que estamos bem protegidos. Imagino que nós aficcionados ficaremos decepcionados e curiosos dos resultados, mas o ganho para o país será maior se as informações ficarem restritas a quem realmente precisa ter acesso a elas.
Tem muitas coisas que nós vemos em operações que nunca foram divulgadas, do tipo E-3F fugindo de F-5E por escolta de M-III deficiente, várias (ou quase todas) aeronaves A-1 destruídas e quase R-99 abatido por F-5M na COMDAEX, e assim vai... mas os detalhes não saberemos, nem o grau de verdade do que falaram dos F-5M durante a Cruzex 2006.
Abraços
Na verdade Thor, são poucos os que tem o "verdadeiro" conhecimento sobre assuntos militares. Pois é pouco divulgado no Brasil e geralmente assuntos militares são reservados.
Eu leio revistas desde 1989, depois vieram as revistas internacionais, sites, foruns, visitas as bases e etc. Mais estou longe de ter conhecimento técnico ou "profundo" sobro o assunto. Mas como entusiasta, gosto de "estudar" sobre o tema.
Discordo novamente sobre sua opinião na Red Flag 1998, as escoltas falharam, mas o A-1 não tinha nenhum meio "ATIVO" para se defender. Nada, nem um "simples" AA IR. E até hoje não tem! Quantos estão modernizados?
Acho que a FAB tem sim de divulgar fraquezas e mostrar ao governo e a sociedade que os 23 (46) caças F-5M, não tem capacidade de defender o Brasil frente a caças mais modernos. Feito isto, creio que a FAB fez a sua parte. Se nada mudar, ela não terá mais culpa. Recentemente um General do EB que estava aposentando, disse o mesmo que estou defendendo. Ou o EB chegava para o Governo e demostrava a falta de orçamento ou poderia ser cúmplice do futuro incerto.
Abraços,
"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
- jambockrs
- Sênior
- Mensagens: 2617
- Registrado em: Sex Jun 10, 2005 1:45 am
- Localização: Porto Alegre/RS
- Agradeceu: 427 vezes
- Agradeceram: 180 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL: FAB no Red Flag 2008
Meus prezados:
Treinamento de caças brasileiros nos EUA custarah US$ 1 milhao
O treinamento militar que será realizado nos Estados Unidos pela Força Aérea Brasileira custará US$ 1 milhão (cerca de R$ 1,7 milhão). Os seis caças F-5M e um avião reabastecedor KC-137 (Boeing 707) partiram na manhã deste sábado para a guerra simulada. Ao todo, 86 militares participarão da Operação Red Flag (Bandeira Vermelha) que ocorrerá na base de Nellis, em Las Vegas.
Até os Estados Unidos, serão 12 mil quilômetros de vôo com escalas em Anápólis (GO), Boa Vista, Barranquilla (Colômbia) e Mérida (México). Entre cada trecho, os aviões farão reabastecimentos durante o vôo.
Em território americano, os militares brasileiros farão 200 vôos (cerca de 10 vôos diários) totalizando 500 horas de treinamento de preparação para ações reais.
— É uma manobra de alto risco porque simula ameaças aéreas e terrestres em um ambiente controlado de diversas formas, uma guerra eletrônica — informou o chefe do Estado Maior da 3ª Força Aérea, coronel-aviador Ricardo Pucci Magalhães.
Para o treinamento deste ano, parte do território do Estado de Nevada será dividida em dois países, A e B. Serão simuladas a invasão do país B pelo país A, o ataque a alvos militares e a defesa feita pela força de coalizão. Como parte do teste, serão utilizados equipamentos para causar interferência em rádios e GPS. Os aviões não usarão munição.
A Operação Red Flag, um dos principais treinamentos da Força Aérea Americana, incluirá ainda a Turquia, a Suécia e o México (participará apenas como observador para uma futura participação). O retorno dos brasileiros está previsto para 5 de agosto. Segundo a Aeronáutica, o espaço aéreo gaúcho não ficará desguarnecido pois foi mantido em Canoas um grupo de alerta.
fonte: jornal "Zero Hora" 12 jul 2008 - Maicon Bock, especial
Um abraço e ateh mais...
Treinamento de caças brasileiros nos EUA custarah US$ 1 milhao
O treinamento militar que será realizado nos Estados Unidos pela Força Aérea Brasileira custará US$ 1 milhão (cerca de R$ 1,7 milhão). Os seis caças F-5M e um avião reabastecedor KC-137 (Boeing 707) partiram na manhã deste sábado para a guerra simulada. Ao todo, 86 militares participarão da Operação Red Flag (Bandeira Vermelha) que ocorrerá na base de Nellis, em Las Vegas.
Até os Estados Unidos, serão 12 mil quilômetros de vôo com escalas em Anápólis (GO), Boa Vista, Barranquilla (Colômbia) e Mérida (México). Entre cada trecho, os aviões farão reabastecimentos durante o vôo.
Em território americano, os militares brasileiros farão 200 vôos (cerca de 10 vôos diários) totalizando 500 horas de treinamento de preparação para ações reais.
— É uma manobra de alto risco porque simula ameaças aéreas e terrestres em um ambiente controlado de diversas formas, uma guerra eletrônica — informou o chefe do Estado Maior da 3ª Força Aérea, coronel-aviador Ricardo Pucci Magalhães.
Para o treinamento deste ano, parte do território do Estado de Nevada será dividida em dois países, A e B. Serão simuladas a invasão do país B pelo país A, o ataque a alvos militares e a defesa feita pela força de coalizão. Como parte do teste, serão utilizados equipamentos para causar interferência em rádios e GPS. Os aviões não usarão munição.
A Operação Red Flag, um dos principais treinamentos da Força Aérea Americana, incluirá ainda a Turquia, a Suécia e o México (participará apenas como observador para uma futura participação). O retorno dos brasileiros está previsto para 5 de agosto. Segundo a Aeronáutica, o espaço aéreo gaúcho não ficará desguarnecido pois foi mantido em Canoas um grupo de alerta.
fonte: jornal "Zero Hora" 12 jul 2008 - Maicon Bock, especial
Um abraço e ateh mais...