A 4ª Frota e o Brasil

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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Vinicius Pimenta
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Re: A 4ª Frota e o Brasil

#196 Mensagem por Vinicius Pimenta » Sex Jul 11, 2008 2:55 pm

x2, César. Pra mim devia-se olhar mais pra MB e menos pra US Navy.




Vinicius Pimenta

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Re: A 4ª Frota e o Brasil

#197 Mensagem por Immortal Horgh » Sex Jul 11, 2008 3:15 pm

Vinicius Pimenta escreveu:x2, César. Pra mim devia-se olhar mais pra MB e menos pra US Navy.

Mas como estamos no Brasil, a MB bem como as outras FA's, continuarão desamparadas.



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Re: A 4ª Frota e o Brasil

#198 Mensagem por Tigershark » Sex Jul 11, 2008 3:57 pm

Paciência,Calma,tranquilidade......Vamos chegar lá,aguarde! 8-]




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Re: A 4ª Frota e o Brasil

#199 Mensagem por Immortal Horgh » Sex Jul 11, 2008 4:16 pm

Tigershark escreveu:Paciência,Calma,tranquilidade......Vamos chegar lá,aguarde! 8-]

Isso não tenho mais mesmo, é passividade demais pro meu gosto :evil:


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Re: A 4ª Frota e o Brasil

#200 Mensagem por Tigershark » Sex Jul 11, 2008 9:26 pm

11/07/2008 - 21h02 - Atualizado em 11/07/2008 - 21h10

Recriação da 4a Frota não amplia presença na A.Latina, dizem EUA
Da Reuters

WASHINGTON (Reuters) - A polêmica recriação da Quarta Frota naval dos Estados Unidos não implica uma elevação no número de embarcações ou mísseis norte-americanos na América Latina, disse na sexta-feira um porta-voz militar, contradizendo vários líderes regionais.



Os EUA reativaram a Quarta Frota após um hiato de 58 anos, mas isso significa apenas uma reestruturação operacional, não física, dos recursos destinados à região, explicou à Reuters o tenente Myers Vasquez, porta-voz da Marinha no Comando Sul.



Vários governos sul-americanos, como o argentino, o brasileiro e o venezuelano, manifestaram recentemente preocupação com a recriação da frota e suas possíveis atividades.



"Houve um mal-entendido. A Quarta Frota não é um barco, é um comando operacional que nos permite agora ter um lugar na mesa diretamente com o comando da Marinha e discutir com as outras frotas como distribuir recursos", disse Vasquez por telefone à Reuters, de Miami, na Flórida.



Também na Flórida fica a sede do Comando Sul, encarregado das relações militares dos EUA com a América Latina.



(Reportagem de Adriana Garcia)




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Re: A 4ª Frota e o Brasil

#201 Mensagem por Marino » Sex Jul 11, 2008 9:41 pm

Ha Ha Ha!
Tão bonzinhos.
Já ouviram o termo Organização por Tarefas?
Os meios são designados de acordo com a missão, quando esta aparecer.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
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Re: A 4ª Frota e o Brasil

#202 Mensagem por ademir » Sex Jul 11, 2008 9:56 pm

A gente não deve se preocupar com a reativação da quarta frota, nem com a compra de novos equipamentos militares pela Venezuela, devemos nos preocupar com a incompetencia daqueles que colocamos nos altos cargos da politica nacional. Que abandonaram as forças armadas, e levaram esta a uma situação perto do sucateamento total.

As ameaças a soberania nacional apenas é o reflexo desde abandono as forças armadas. E a tendencia é perdermos nossas riquezas naturais mais cedo ou mais tarde, se não mudarmos essa concepção. É a velha maxima do futebol "quem não faz, leva"... :? :evil:




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Re: A 4ª Frota e o Brasil

#203 Mensagem por Penguin » Sex Jul 11, 2008 10:41 pm

A 4a frota eh uma comando naval que ira administrar os meios navais quando assignados ao Comando Sul (USSOUTHCOM - http://en.wikipedia.org/wiki/US_Southern_Command), que ja existe e nao foi criado agora. Antes a gestao era realizada pela 2a frota. Nos exercicios Unitas passados quem administrava os meios navais americanos era 2a frota. Agora sera a 4a frota.

Pq nao ha queixas contra a Southern Air Forces (AFSOUTH) que possui 400 avioes de combates asignados a ela e tb serve como compenente aereo do USSOUTHCOM? Pq nao ha queixas contra o United States Army South ou o United States Marine Forces - South, tb componentes do USSOUTHCOM?

A impressao que tenho eh que essa eh uma boa oportunidade para politicos aparecerem na midia. Estao com medo da 4a Frota? E da USAF e US Army? Eles tem ideia do estrago que alguns B-2/B-1 poderia fazer no Sudeste?
Ha jornalista lembrando o Iraque de Saddan e insinuando uma possivel invasao! Pelamordedeus! O Iraque de Saddan era uma ditadura que invadiu o Kuwait, ameacou os vizinhos (Arabia Saudita) e desafiou o Ocidente.

Se certos politicos e jornalistas usassem essa mesma energia e insistencia em prol da modernizacao das FAs brasileiras, fariam um melhor servico a Nacao.

[]s




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Re: A 4ª Frota e o Brasil

#204 Mensagem por Immortal Horgh » Sex Jul 11, 2008 10:48 pm

Mas esse é o ponto que estamos discutindo tem vários dias. Criticar estas ações ianques seria pertinente se estivéssemos fazendo nosso dever de casa, mas nem isto BSB é capaz. Bom, pra um país cujo presidente abaixou a cabeça e colocou o rabo no meio das pernas porque um merda como Evo Morales falou grosso...



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Re: A 4ª Frota e o Brasil

#205 Mensagem por Penguin » Sex Jul 11, 2008 11:09 pm

Immortal Horgh escreveu:Mas esse é o ponto que estamos discutindo tem vários dias. Criticar estas ações ianques seria pertinente se estivéssemos fazendo nosso dever de casa, mas nem isto BSB é capaz. Bom, pra um país cujo presidente abaixou a cabeça e colocou o rabo no meio das pernas porque um merda como Evo Morales falou grosso...



[ ]s
Eles vao criticar tb a Armada Bolivariana quando os 10 submarinos russos armados com misseis chegarem?
Vao pedir explicacoes ao PC Chines pela expansao da PLAN na costa africana?
Vao se queixar da Royal Navy por realizar patrulhas no Atlantico Sul?

[]s




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Re: A 4ª Frota e o Brasil

#206 Mensagem por Immortal Horgh » Sex Jul 11, 2008 11:13 pm

Com certeza vai ser a mesma coisa. O que falta é ação, fazer o dever de casa. Invisto nas minhas FA's e quando meu "inimigo" faz essas compras, venho em público e reclamo, isso é válido, agora um país com um PIB de quase US$ 2 trilhões, imensas riquezas recém descobertas, ter esse tipo de político comandando o país, é motivo para se envergonhar de ser brasileiro.



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Re: A 4ª Frota e o Brasil

#207 Mensagem por Penguin » Sex Jul 11, 2008 11:49 pm

Sera que certos politicos (e jornalistas) tb irao pedir explicacoes e se queixar a Rainha contra o Atlantic Patrol Task (South) da Royal Navy?


Liverpool e Black Rover em Santos
http://www.naval.com.br/blog/

Em estação de patrulha pelo Atlântico Sul, através da Atlantic Patrol Task (South), estão previstos para chegar no porto de Santos, dois navios da Marinha Real Britânica. No dia 19 de julho chega o navio-tanque da Frota Real Auxiliar, o RFA Black Rover (A 273), unidade da mesma classe do “Gold Rover”, que esteve por aqui em fevereiro e março de 2007.

Já no dia 23 de julho, chega o contratorpedeiro Type 42 Batch 2 HMS Liverpool (D 92), que visitou a cidade em junho de 2006, e dessa vez substituiu na patrulha o HMS Nothingham (D 91), que esteve no Rio de Janeiro em novembro do ano passado. Em agosto de 2007, também esteve em Santos o HMS Southampton (D 90).

Depois de muitos anos escalando somente no porto do Rio de Janeiro, os navios da Royal Navy estão visitando outros portos, como Recife e Rio Grande, além de Santos. As últimas visitas, antes dessas, foram dos navios oceanográficos Hecla e Herald e o navio de apoio oceanográfico HMS Endurance (A 171), o antigo, anterior ao que está em serviço atualmente. O HMS Endurance e os dois navios oceanográficos eram veteranos da Guerra das Malvinas/Falklands, em 1982.

Ainda não está confirmada a possibilidade dos navios abrirem para visitação pública, mas vale a pena ficar alerta, pois é uma boa oportunidade de conhecer esses navios de perto.




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Re: A 4ª Frota e o Brasil

#208 Mensagem por Penguin » Sáb Jul 12, 2008 12:00 am

Royal Navy: uma Marinha oceânica em ação

http://www.segurancaedefesa.com/Royal%20Navy.html

Apesar das reduções ocorridas desde o fim da Guerra Fria, a Marinha Real britânica ainda é uma força naval oceânica, capaz de operar em áreas marítimas distantes do Reino Unido – como Caribe, Atlântico Sul, Mediterrâneo, Golfo Pérsico e Extremo Oriente.

Atlântico Sul e Antártica
No caso do Atlântico Sul, as distâncias envolvidas são ainda maiores. Basta recordar o esforço logístico desenvolvido pelas Forças Armadas britânicas em 1982, durante a Guerra das Falklands/Malvinas, a fim de sustentar e apoiar as operações militares nesta parte do mundo. Em 1998, foi estabelecida a estação de patrulha denominada Atlantic Patrol Task (South), guarnecida durante a maior parte do ano por um navio de escolta (apoiado por um navio de apoio logístico do RFA), cuja área de operações abrange o Atlântico Sul e a África Ocidental. Quando a área está desguarnecida, um navio é mantido em alerta de 14 dias, a fim de responder a qualquer emergência.

No primeiro semestre deste ano, o início da comissão da fragata Type 23 HMS Lancaster no Atlântico Sul sofreu atraso, devido à realização da Operação “Fresco” (em apoio à autoridade civil durante a greve dos bombeiros no Reino Unido), o que criou um hiato de presença naval na área. Com o fim daquela operação, o navio seguiu para sua área de patrulha em julho, devendo aí permanecer até dezembro de 2003. Periodicamente, a presença naval britânica no Atlântico Sul inclui também um submarino nuclear de ataque.

O Reino Unido mantém ainda um navio-patrulha na área das Falklands/Malvinas e Geórgias do Sul. Esta estação, denominada Falklands Patrol Ship, é guarnecida por uma unidade da classe “Castle”, atualmente o HMS Leeds Castle. Durante o verão austral (por aproximadamente seis meses a cada ano), o navio-patrulha polar HMS Endurance opera em águas da Antártica, a fim de apoiar a presença britânica naquele continente e garantir a segurança da navegação na área. Este ano, após encerrar sua comissão como Navio de Patrulha Antártico (Antarctic Patrol Ship), o navio regressou ao Reino Unido, fazendo escala em Nova York.

------------------------------------------------------


South Atlantic

http://www.royal-navy.mod.uk/server/show/nav.5183

The Atlantic Patrol (South) is the standing naval commitment to provide a Frigate or Destroyer and an RFA support vessel to the South Atlantic and West African regions. Additionally, the Falkland Islands Patrol ship, normally a Castle class vessel, is permanently stationed in the region. HMS Endurance is also involved for half the year as the Ice Patrol Ship off Antarctica.

The Atlantic Patrol Task (South) [APT(S)] ship provides a maritime presence to protect the UK’s interests in the region. It is a reassurance to UK Overseas Territories, Commonwealth countries and other friendly nations, and acts as a deterrent to potential aggressors who may wish to threaten UK nationals, territory or interests.

The Task Group is responsible for maintaining British sovereignty of the Falkland Islands, including South Georgia and the South Sandwich Islands. It is supplemented, on occasion, by a nuclear attack submarine. A Destroyer or Frigate is present in the Falkland Islands area for the majority of the year - including throughout the southern winter - and is at a maximum of 14 days notice from the Islands for the rest of the year.

A weekly update of ships deployed to the South Atlantic can be found on the Fleet Deployments page.




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Re: A 4ª Frota e o Brasil

#209 Mensagem por Penguin » Sáb Jul 12, 2008 12:03 am

Techo interessante do artigo Royal Navy: uma Marinha oceânica em ação (http://www.segurancaedefesa.com/Royal%20Navy.html)


Na década de 70 do século passado, Ken Booth classificou as Marinhas em quatro tipos: (1) Marinhas globais (global navies), capazes de operar praticamente em todos os mares do mundo (Estados Unidos e União Soviética); (2) Marinhas oceânicas (ocean-going navies), capazes de montar uma operação de porte significativo, em águas distantes de seu território (Grã-Bretanha e França); (3) Marinhas de mar contíguo (contiguous sea navies), capazes de operar a alguma distância de seu litoral, possuindo porém poucas unidades com capacidade oceânica (a maioria das Marinhas de porte médio, inclusive a do Brasil); e (4) Marinhas costeiras (coastal navies), que possuíam apenas unidades de porte modesto, com capacidade de emprego costeiro e litorâneo.

Apesar da dissolução da antiga URSS, no início dos anos 90, e do rebaixamento da Marinha russa pós-soviética ao mesmo nível da britânica e da francesa, a classificação de Ken Booth permanece válida. (...)




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Re: A 4ª Frota e o Brasil

#210 Mensagem por Penguin » Sáb Jul 12, 2008 12:13 am

Efeitos praticos da recriacao da 4a frota :?: :D

Imagem
Se normalizan las relaciones entre Colombia y Venezuela
Caracol | Julio 11 de 2008
http://www.caracol.com.co/nota.aspx?id=630936




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