Carlos Mathias escreveu:Carga externa total.
Então Sintra, posso supor que um Rafale decola com 9 toneladas de armas. Existe alguma imagem de uma configuração assim?
Veja que o SU-35 leva seis mísseis de peso equivalente ao Exocet, ou cinco semelhantes ao Scalp, mais dois R-73/77 em ambas as configurações.
Na configuração ar-ar, podem ser até 12 R-77.
Entende o que eu estou perguntando? Dessas nove ton, quanto disso são armas? Usando os pontos molhados, quanto sobra de combustível interno e em quanto alcance esse mesmo comb vai resultar com a carga máxima externa?
Fiquei fora um tempo, e as coisas continuam na mesma.
(E colaborando com a campanha do Tulio, trouxe a discussão para o tópicos correto, afinal o Grinpinho merece seu tópico exclusive, senão o Bolovo terá um ataque sistêmico de apoplexia.
)
Vamos fazer contas.
Peso do Rafale vazio 9,1 toneladas + 4 toneladas de combustível interno= 13 toneladas + 0,4 tonelada(piloto e outros insumos)= 13 toneladas + 11,5 toneladas = 24,5 toneladas de peso máximo de decolagem atual.
E como seria isso, 02 CFT´s de 1.300 litros adicionais, aí o peso de carga externa máxima cai para 9,5 toneladas. Aonde levam isso? Em 14 pontos duros, sendo que 05 são molhados e taxados para 2 toneladas. Na verdade, o Rafale possui 16 estações de cargas, sendo duas para os CFT´s.
Existem fotos tiradas durante a homologação e ensaios dos CFT´s, aonde aparece esse Rafale B, com 02 CFT´s e 03 Tanques sub-alares de 2.000 litros. Ele ainda leva 02 mísseis SCALP´s e 04 Micas. Daria para levar mais 02 MICAS e sobrariam 02 pontos duros ainda. Deve ser para atacar e Lua. Com quase 11 toneladas de combustível!
Tem alguma foto? Nunca vi, só serviria para posar mesmo, nenhum piloto sensato no mundo decolaria assim para uma missão real. Isso seria coisa de maluco. Na prática a configuração máxima que já li, foi de umas 22/23 toneladas. Para fazer testes de configuração e ensaios.
E o futuro? Turbinas cerca de 05% mais econômicas ou peso máximo de decolagem 27 toneladas, tanques sub-alares de 3.000 litros e turbinas mais potentes.
Sinceramente, acho isso uma loucura, um caça com peso máximo de decolagem em torno de 22 toneladas já daria de sobra para fazer tudinho, fico espantado com essa mania de coisas grandes demais, cada vez mais potência, mais combustível gasto. Me parece que esse caminho tem seus dias contados.
Nem pulga, nem gigante, o caminho é o equilíbrio, minha nova campanha nos fóruns. E aderindo a Lei Seca, vou comemorar bebendo Água Mineral Perrier.
[ ]´s