Rui Elias Maltez escreveu:O mais triste é pensar que as 4 João Belo e as corvetas das 2 classes vieram para Portugal novas, e cumpriram bem as suas missões durante décadas.
Agora, compram-se duas "latas" com 25 anos, sem se saber ao certo em que estado (para não falar do tempo em que chegarão - estarão à espera que façam 30 anos de idade ?), e viva o velho.
O "ZERO NAVAL" para daqui a 10 anos está francamente à vista, e não será o NavPol e os 2 submarinos que disfarçarão esse estado.
Dos NPO's nem falo, porque ter 10 NPO para uma ZEE das maiores da UE é como ter um FIAT-600 para patrulhar o deserto do Saara.
E agora que a Marinha parece apostada em substituir o NRP Bérrio antes do up-grade das Vasco da Gama, parece que estas chegarão a 2015 ou 2020, em pior estado do que chegaram até aos dias de hoje as fiáveis e bonitas João Belo.
_________
Quanto à medalha para Paulo Portas, eu julgo que foi a recompensa que lhe deram para aliviar os EUA dessa sucata sem que eles tivessem a despesa de as desmantelar, ou acreditam que se estivesem em bom estado, um outro país qualquer não as teria já levado desde o momento em que foram descomissionadas da US Navy?
seria talvez melhor economicamente manter as 3 Vasco da Gama com os 2 Submarinos novos e 12 NPO e abdicar completamente de adqirir esse 2 tachos OHP "OsHidroPodre"???
eu pessoalmente acredito que podia-se artilhar melhor os NPO com os dinheiros dos OHP, por exemplo........
1 Peça de 76 e 2 metrelhadoras de 12,7(douze-sept comme a la légion)
cumprimentos