dbotura escreveu:Quando eu criei o tópico não quis por em questão o conhecimento pelos foristas do funcionamento em si da Abin mas sim, como em outros tópicos de leituras, de contatos, de tudo que nos pudesse ajudar a entender melhor seu trabalho, perguntas que não querem calar, será que existem agentes infiltrados no MST (por todo o Brasil), no movimento das Campesinas, nas áreas de desmatamento desenfreados, na reserva Raposa Serra do Sol, em todos os lugares onde haja possibilidade de dano ao país em si, isto que deveria ser mais documentado e aberto, parece que (sem querer comparar ja comparando) nos EUA muitos passos da CIA acabam parando em mãos de jornalistas e se espalham pelo mundo afora pq aqui isso tb não acontece, os agentes da Abin tem mais "poder" que os da PF? BRASIL ACIMA DE TUDO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
sim eles acompanham de perto todos esses movimentos, o que nao é crime, quanto a questao de poder nao é bem por ai, o pessoal do Dip troca muita informações com a agencia, a questao é que a agencia é o orgao que congrega, na sua concepção inicial, todo o fluxo de dados do Sisbim, onde esse sistema é formado por varios organismos de inteligencia de varios orgaos, tudo convergindo para abin. A questao da escuta quem faz para a agencia é o Dip, mas isso é outra historia, o que possivelmente vai mudar... O Paulo esta trabalhando forte no sentido dessa independencia, pois no fundo é uma pequena briga de poder, por que até a propria PF se necessario for poderia ser objeto de acompanhamento da agencia, e isso incomoda alguns Dpf's. Abin também faz muitas operações/coletas para a propria PF.
A agencia trabalha também como parceira no desenvolvimento da proteção de conhecimentos sensíveis (PRONABENS) para o interesse do Brasil, por exemplo proteger conhecimento sobre tecnologias desenvolvidas pela petrobras, AEB sobre protótipos, outros assunto do MCT, ou Nuclebras, outras inumeras. Acompanha de perto as questões sobre biopirataria, terrorismo. Trabalhou no desenvolvimento das urnas eletronicas a nivel de segurança, e trabalha no desenvolvimento para aprimorala. Faz Levantamentos de cenarios futuros, acessora junto com as FA para o GSI os locais onde comitivas presidenciais vao passar ou se hospedar, ou seja sempre em busca oque e porque, quem, onde, tudo sobre o "agente adverso". O trabalho pode ser através de informações em sistemas ou de campo "atuação externa" para coletar dados disponiveis ou "negados" pois nem tudo esta ai de bandeja seje em sistemas ou o que se possa ver ou ouvir. Possuem acesso a Sistemas criminais, de CPF, do banco central, veiculos, habilitação de motorista, bancarios, telefonicos, de armas, eleitorais, tudo devidamente altorizado pela justiça. Vale salientar que a agencia é a que tem o maior acesso a bases de dados de todos os orgaos federais.