TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: FX DE 5A. GERAÇÃO? DE 4A. MESMO ? DE 3A.???? OH INDECISÃO !!

#4636 Mensagem por WalterGaudério » Ter Jul 01, 2008 9:25 pm

Oziris escreveu:Será que os russos já sabe quem é o vencedor do fx. :lol:
Como eu hvia dito em maio, TODAS as CARTAS POSSÍVEIS já estão na mesa...
Não vou me pronunciar mais sobre o FX(até pq obviamente não sei do desfecho ), mas pelo que apurei até sábado passado em BSB e no Rio o FX sai mesmo eapós o anúncio da nova poítica de defesa. A assessoria de imprensa do Jobim( e eu estive em contato direto com seus acessores diretos) confirmam que sim a divulgação da nova política implicará no desfecho de pelo menos dois programas em getação atualmente.

Outra coisa que deve ficar nas entrelinhas é o abandono provis´rio do prof Orestes. É sintomático que ele saia de cena nas proximidades. Talvez outros 2 colegas façam o mesmo. Quem tem informação privilegiada precisa se preservar.




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

Re: FX DE 5A. GERAÇÃO? DE 4A. MESMO ? DE 3A.???? OH INDECISÃO !!

#4637 Mensagem por Alcantara » Ter Jul 01, 2008 9:43 pm

Outra coisa que deve ficar nas entrelinhas é o abandono provis´rio do prof Orestes. É sintomático que ele saia de cena nas proximidades. Talvez outros 2 colegas façam o mesmo. Quem tem informação privilegiada precisa se preservar.
Parece que os serviços de inteligência, tipo CIA e KGB, vão começar caçar os "com fontes" do DB!!! :shock:


Abraços!!! :wink:




"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Avatar do usuário
ferrol
Sênior
Sênior
Mensagens: 1144
Registrado em: Qui Dez 16, 2004 1:11 pm
Localização: Galicia-España
Agradeceram: 45 vezes

Re: FX DE 5A. GERAÇÃO? DE 4A. MESMO ? DE 3A.???? OH INDECISÃO !!

#4638 Mensagem por ferrol » Qua Jul 02, 2008 6:34 am

knigh7 escreveu:Observo que os militares são sempre esperançosos pelo aumento de verba, sendo que o orçamento militar brasileiro é maior que o Israel e Espanha, nações muito bem armadas. O discursos de baixo orçamento pelos dos militares é uma artimanha para desviar o foco dos problemas que sugam o dinheiro das Forças, que são as aposentadorias precoces e privilegiadas, o piso para a aposentadoria de cargo do oficialato (coronel), o numero desnecessário dem oficiais generais, e outras coisas mais que poderíamos começar a enumerar. Eu sei que você filho de oficial militar e não deve ser fácil ler isso.

Ou seja, de verba para as F. As estamos bem. O problema consiste em gastos oriundos de privilégios que os militares não querem mexer.
Os gastos en cada país son distintos. Nós, en Europa, consideramos ós militares como cidadáns comúns, polo que non teñen privilexios de ningún tipo respecto de aposentadoiras, que non pagan as Forzas Armadas, senón o Estado, igual que ó resto de pensionistas. Polo tanto, o diñeiro que se usa en Brasil para as aposentadoiras e que suma no presuposto de defensa unha boa cantidade, e que non se adica a mellora-la vida dos que traballan agora nas FAs, senón para os que estiveron antes, fai que, "aparentemente", o presuposto de defensa sexa igual ó de Israel ou ó de España ou Italia.

Os presupostos de defensa en Europa son só para pagar soldos, operacións e material, os gastos pasivos repercuten en toda a sociedade a través da Seguridade Social ou o sistema de Previsión, posto que os soldados, ó fin traballan para toida a sociedade, coma un pintor, un albanel ou un taxista...




Avatar do usuário
Beronha
Sênior
Sênior
Mensagens: 2954
Registrado em: Ter Mar 27, 2007 5:37 pm
Agradeceram: 7 vezes

Re: FX DE 5A. GERAÇÃO? DE 4A. MESMO ? DE 3A.???? OH INDECISÃO !!

#4639 Mensagem por Beronha » Qua Jul 02, 2008 7:53 am

cicloneprojekt escreveu:
Oziris escreveu:Será que os russos já sabe quem é o vencedor do fx. :lol:
Como eu hvia dito em maio, TODAS as CARTAS POSSÍVEIS já estão na mesa...
Não vou me pronunciar mais sobre o FX(até pq obviamente não sei do desfecho ), mas pelo que apurei até sábado passado em BSB e no Rio o FX sai mesmo eapós o anúncio da nova poítica de defesa. A assessoria de imprensa do Jobim( e eu estive em contato direto com seus acessores diretos) confirmam que sim a divulgação da nova política implicará no desfecho de pelo menos dois programas em getação atualmente.

Outra coisa que deve ficar nas entrelinhas é o abandono provis´rio do prof Orestes. É sintomático que ele saia de cena nas proximidades. Talvez outros 2 colegas façam o mesmo. Quem tem informação privilegiada precisa se preservar.
Uma lástima esses abndonos provisórios!!!

Mas... Bebamos cerveja e deixamos a barriga crescer... (melhor do que a vida segue, do cblima)




brisa

Re: FX DE 5A. GERAÇÃO? DE 4A. MESMO ? DE 3A.???? OH INDECISÃO !!

#4640 Mensagem por brisa » Qua Jul 02, 2008 8:01 am

POw Beronha........

Cafe da manha com uma gelada??? :mrgreen: :mrgreen:




Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9365
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 525 vezes

Re: FX DE 5A. GERAÇÃO? DE 4A. MESMO ? DE 3A.???? OH INDECISÃO !!

#4641 Mensagem por Brasileiro » Qua Jul 02, 2008 9:05 am

PROJETO FX-2





NOTA – 02/07/2008
O Comando da Aeronáutica, atento às necessidades operacionais para as próximas décadas e obedecendo ao cronograma de desativação de aeronaves de combate da Força Aérea Brasileira, instituiu, no dia 15 de maio de 2008, a Comissão Gerencial do Projeto F- X2, com o objetivo de conduzir os processos de aquisição de aeronaves de caça a serem incorporadas ao acervo da Força.

O intuito deste trabalho é dotar a FAB de uma frota padronizada de aeronaves de caça de múltiplo emprego, com o início das operações no Brasil previsto para o ano de 2015 e para serem utilizadas por aproximadamente 30 anos. O planejamento prevê a substituição gradual das frotas de Mirage-2000, F-5M e A-1M.

Para tanto, seis empresas foram pré-selecionadas e receberam solicitação para apresentarem informações (request for information – RFI): as norte-americanas Boeing (F/A-18 E/F Super Hornet) e Lockheed Martin (F-35 Lightning II), a francesa Dassault (Rafale), a russa Rosoboronexport (Sukhoi SU-35), a sueca Saab (Gripen) e o consórcio europeu Eurofighter (Typhoon).

O processo de escolha da aeronave vencedora levará em conta principalmente o atendimento aos requisitos operacionais estipulados pela FAB. Outros critérios a serem utilizados na avaliação dizem respeito à logística, aos custos, às condições das ofertas de compensação comercial e o grau de transferência de tecnologia para a indústria aeronáutica brasileira.


CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA AERONÁUTICA


abraços[




----------------
amor fati
Avatar do usuário
Wolfgang
Sênior
Sênior
Mensagens: 7805
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
Agradeceram: 45 vezes

Re: FX DE 5A. GERAÇÃO? DE 4A. MESMO ? DE 3A.???? OH INDECISÃO !!

#4642 Mensagem por Wolfgang » Qua Jul 02, 2008 9:12 am

Tá andando! E a LM não foi excluída, hein?!




Avatar do usuário
Wolfgang
Sênior
Sênior
Mensagens: 7805
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
Agradeceram: 45 vezes

Re: FX DE 5A. GERAÇÃO? DE 4A. MESMO ? DE 3A.???? OH INDECISÃO !!

#4643 Mensagem por Wolfgang » Qua Jul 02, 2008 9:14 am

Olha, é substituição gradual de toda frota, cujos futuros caças operarão por 30 anos. Ou seja, é a troca de toda frota por um caça apenas...




Avatar do usuário
Cunha
Avançado
Avançado
Mensagens: 396
Registrado em: Seg Set 03, 2007 1:46 pm
Localização: Bahia
Agradeceram: 2 vezes

Re: FX DE 5A. GERAÇÃO? DE 4A. MESMO ? DE 3A.???? OH INDECISÃO !!

#4644 Mensagem por Cunha » Qua Jul 02, 2008 9:42 am

Isso tá me cheirando à F-35... No final das contas, vai dá caças made in USA! :twisted:




Avatar do usuário
Wolfgang
Sênior
Sênior
Mensagens: 7805
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
Agradeceram: 45 vezes

Re: FX DE 5A. GERAÇÃO? DE 4A. MESMO ? DE 3A.???? OH INDECISÃO !!

#4645 Mensagem por Wolfgang » Qua Jul 02, 2008 9:44 am

Partindo do pressuposto de que todas os caças pré-selecionados cumprem com folga os requisitos da FAB, podemos nos acercar dos outros critérios utilizados pela Força na seleção e fazer um comparativo entre eles:

Logística.
Typhoon. Dependendo da quantidade, assim como a A. Saudita, poderíamos ter um centro aqui. Concordam?
Rafale. Idem para o Typhoon.
Su-35BM. Podemos até construí-los aqui dependendo da quantidade, o que faciliataria sobremaneira a logística. O ponto contra é o dado do senso comum segundo o qual a logística russa não é das melhores.
Gripen. Não sei se poderíamos contruir partes aqui, mas por ser menor, e monomotor, acredito que sua manutenção seja mais fácil, inclusive foi criado para essa concepção.
F-18E/F. Assim como o EF-2000, tem boas quantidades contratadas. Se seguirmos o número de encomendas da India - ou mesmo juntarmos esforços a ela, por que não? -, podemos chegar a construir localmente até 18.000 peças do caça.
F-35. Existem mais de mil propostas para aquisição, devendo ser mesmo até muito mais que isso, mas sendo um caça ainda não operacional, a FAB vai ter dificuldades em avaliar esse quesito.

Custos
Typhoon. Custo de aquisição alto mas pode diluir algo pelo número de vendas até agora efetuadas (707?)
Rafale. Custo de aquisição alto e dúvidas quanto aos custos da manutenção no futuro.
Su-35BM. Baixo custo de aquisição mas segundo o senso comum (nenhum país de tradição ocidental opera o bichão) os custos de manutenção são altos.
Gripen. Razoável custo de aquisição, baixo custo de manutenção.
F-18. Menor custo inicial do que Rafale e Typhoon, bom custo de operação.
F-35. Incógnita. Prometido a 50 milhas, não se sabe se esse valor perdurará muito menos seus custos de manutenimento no futuro.

Condições das ofertas de compensação comercial

Typhoon. Sendo um consórcio de quatro grandes países europeus, a barganha aqui pode ser bastante interessante. Quem não quer abertura do mercado de etanol na Alemanha, UK, Espanha e Itália? Claro que tem que combinar com a UE também..rs
Rafale. Interessante, mas no meu ponto de vista, pequeno em relação ao anterior.
Su-35BM. Ponto fraco do gigante. Exportação de commodities como carne. Russos não precisam de etanol, petróleo no futuro, etc.
Gripen. Pequeno.
F-18. Podem ser enormes, como abertura do mercado americano ao etanol.
F-35. Idem ao anterior.

Transferência tecnológica

Typhoon. Pode ser razoável, tendo em vista o que aconteceu com os sauditas.
Rafale. Muito boa, principalmente se nos assegurar tecnolgia para o sub nuclear.
Su-35. No meu ponto de vista, a mais interessante. A despeito da MB não gostar muito, o programa espacial/ mísseis poderia ter um salto gigantesco.
Gripen. Interessante, mas pequena.
F-18. Apenas no que diz respeito à possibilidade de fazer aqui 18.000 peças do caça.
F-35. Próximo a zero, dada a altíssima tecnologia envolvida.

O que acham?




Editado pela última vez por Wolfgang em Qua Jul 02, 2008 9:48 am, em um total de 4 vezes.
Avatar do usuário
Wolfgang
Sênior
Sênior
Mensagens: 7805
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
Agradeceram: 45 vezes

Re: FX DE 5A. GERAÇÃO? DE 4A. MESMO ? DE 3A.???? OH INDECISÃO !!

#4646 Mensagem por Wolfgang » Qua Jul 02, 2008 9:45 am

Cunha escreveu:Isso tá me cheirando à F-35... No final das contas, vai dá caças made in USA! :twisted:
2015 bate com a data dada pelo Orestes e Beraldi tempos atrás, mas...




Avatar do usuário
Cunha
Avançado
Avançado
Mensagens: 396
Registrado em: Seg Set 03, 2007 1:46 pm
Localização: Bahia
Agradeceram: 2 vezes

Re: FX DE 5A. GERAÇÃO? DE 4A. MESMO ? DE 3A.???? OH INDECISÃO !!

#4647 Mensagem por Cunha » Qua Jul 02, 2008 10:03 am

Wolfgang escreveu:
Cunha escreveu:Isso tá me cheirando à F-35... No final das contas, vai dá caças made in USA! :twisted:
2015 bate com a data dada pelo Orestes e Beraldi tempos atrás, mas...
Foi na data que me fixei para dar este palpite. "Mas..." ? Você tem algum palpite? Talvez o Rafinha...




Avatar do usuário
Wolfgang
Sênior
Sênior
Mensagens: 7805
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
Agradeceram: 45 vezes

Re: FX DE 5A. GERAÇÃO? DE 4A. MESMO ? DE 3A.???? OH INDECISÃO !!

#4648 Mensagem por Wolfgang » Qua Jul 02, 2008 10:11 am

Cunha escreveu:
Wolfgang escreveu: 2015 bate com a data dada pelo Orestes e Beraldi tempos atrás, mas...
Foi na data que me fixei para dar este palpite. "Mas..." ? Você tem algum palpite? Talvez o Rafinha...

Qualquer um menos americano, a não ser que o Brasil jogue às favas a transferência de tecnologia pela abertura do mercado americano de etanol. Negócio de dezena de bilhões de dólares, ao passo que os EUA também poderiam passar a comprar nosso petróleo e países ditatoriais e semi-ditatoriais que só possuem petróleo perderiam importância geo-política, os EUA sairiam aos poucos mas não totalmente do Oriente Médio, livrando-se daquele lamaçal lazarento que se instalou lá, etc...
No entanto, se os EUA sair do Oriente Médio, o mundo pode se preparar para outra guerra mundial, na minha opinião.




Avatar do usuário
Cunha
Avançado
Avançado
Mensagens: 396
Registrado em: Seg Set 03, 2007 1:46 pm
Localização: Bahia
Agradeceram: 2 vezes

Re: FX DE 5A. GERAÇÃO? DE 4A. MESMO ? DE 3A.???? OH INDECISÃO !!

#4649 Mensagem por Cunha » Qua Jul 02, 2008 10:15 am

É, bem pensado, sempre esqueço de levar em consideração a conjuntura politico-econômica. E concordo de novo contigo quando diz que se os EUA sair do Oriente Médio, vai dar mer**.




Avatar do usuário
Plinio Jr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5278
Registrado em: Qui Fev 20, 2003 10:08 pm
Localização: São Paulo - SP
Agradeceram: 1 vez

Re: FX DE 5A. GERAÇÃO? DE 4A. MESMO ? DE 3A.???? OH INDECISÃO !!

#4650 Mensagem por Plinio Jr » Qua Jul 02, 2008 10:40 am

Alcantara escreveu:
Outra coisa que deve ficar nas entrelinhas é o abandono provis´rio do prof Orestes. É sintomático que ele saia de cena nas proximidades. Talvez outros 2 colegas façam o mesmo. Quem tem informação privilegiada precisa se preservar.
Parece que os serviços de inteligência, tipo CIA e KGB, vão começar caçar os "com fontes" do DB!!! :shock:


Abraços!!! :wink:
Olha o Polônio comendo solto....como dizia o finado Morcego.... :mrgreen:




¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
Responder