Helicópteros de Ataque e Transporte

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Poti Camarão
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#2791 Mensagem por Poti Camarão » Seg Jun 30, 2008 12:11 am

Chamem Mãe Dinah... :twisted:




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Carlos Lima
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#2792 Mensagem por Carlos Lima » Seg Jun 30, 2008 2:37 pm

Realmente... só apelando para forças ocultas

[012]

[]s
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b.verde
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#2793 Mensagem por b.verde » Seg Jun 30, 2008 3:20 pm

Mais Uma:

As comemorações dos trinta anos da Helibras, em Itajubá (MG), hoje (30 Junho) podem marcar a expansão das atividades da empresa no Brasil de forma significativa. Deve ser assinado um memorando de entendimento entre o governo brasileiro e a EUROCOPTER, membro do gigante europeu EADS que sinalize a implantação da fábrica de helicópteros pesados Cougar.

O compromisso do Brasil de adquirir uma quantidade de 50 helicópteros, em especial para emprego militar, viabiliza o negócio. Em valores poderia alcançar 1,2 bilhão de euros (1,9 bilhão de dólares), segundo noticiou o jornal econômico francês Les Echos, nesta manhã (30Junho).

O evento terá a presença do presidente Luiz Inácio além de autoridades da república assim como do ministro da Defesa da França Hervé Morin e dos Presidentes da EADS, Louis Gallois e Lutz Bertling, presidente da Eurocopter.

O Brasil e França assinaram um acordo de cooperação em termos de defesa, em 2006, depois reforçado durante visita do ministro da Defesa, Nelson Jobim, a Paris, na qual se reuniu com Morin e com o presidente Nicolas Sarkozy. O Acordo foi finalmente assinado quando da visita do Presidente Sarkozy à Guiana, em fevereiro de 2008.

As Preliminares


O acordo evoluiu de várias maneiras sendo primeiramente a procura de sub-contratação industrial. Aproveitando que a EADS ara acionista da EMBRAER foi contatada para produzir estruturas de materiais compostos para helicópteros médios. O acordo discutido em 2005 entre a EMBRAER e a EADS não progrediu pelo atraso do grupo europeu em fornecer os planos de engenharia detalhados já que estavam sendo revisados. A posterior saída da EADS do capital da EMBRAER esfriou mais o negócio.

Posteriormente evoluiu uma negociação mais elaborada partindo de necessidades das Forças Armadas Brasileiras de renovar e incrementar o seu parque de aeronaves de asas rotatórias. Há necessidades nas três forças para helicópteros de transporte de uso geral assim como em missões especializadas: C-SAR, SAR, ASW, Ataque.

E também um fantástico mercado promissor em operações off-shore com os mega campos petrolíferos anunciados nas costas de São Paulo e Rio de Janeiro. Em média as distâncias destes campos estão a 200-250 km da costa. Requerem helicópteros de grande capacidade e com aviônica sofisticada para garantir as operações nas mais diversas condições climáticas.

O Super Cougar

Com exclusividade podemos anunciar que o helicóptero que é chamado de Super Cougar será um novo helicóptero que está sendo definido e projetado de acordo com as condições do parque industrial / aeronáutico do Brasil.

Muitos acordos estão sendo costurados para viabilizar fabricação do Super Cougar no Brasil. A fabricante de turbinas TURBOMECA deverá instalar uma unidade industrial no Rio de Janeiro, aproveitando incentivos do governo daquele estado.

Para os avionicos várias alternativas estão sendo discutidas. A vinda da fabricante original dos equipamentos aviônicos, SAGEM, ao Brasil. Também em conversações adiantadas estão entendimentos com o fabricante Aeroeletronica (ELBIT).

O fornecimento de estruturas em materiais compostos que poderia ser o maior empecilho apresenta fornecedores qualificados no Brasil, sendo o principal o Grupo Inbra, que durante a EUROSATORY, recentemente realizada em Paris, aproveitou mais ainda para estreitar o relacionamento com o grupo EADS.

Os helicópteros da EUROCOPTER apresentam a característica construtiva de toda a sua estrutura ser feita em materiais compostos, em especial fibra de carbono. Isso proporciona várias vantagens: redução de peso, resistência à corrosão, facilidade de manutenção, entre outras vantagens.

O Futuro

As forças olham de forma reservada o presente memo a ser assinado hoje. A FAB mantém no forno a licitação dos helicópteros de ataque e de transporte. As duas foram colocadas na espera aguardando o encaminhamento das negociações do acordo com a EUROCOPTER. A licitação dos helicópteros de ataque está com maiores condições de continuidade, porém sem data para o anúncio do vencedor. Uma versão de ataque poderia ser desenvolvida junto com a Sul-Africana ATE, o que deixa em pânico o Alto Comando da FAB. A possibilidade ter a presente licitação de helicópteros de ataque cancelada definitivamente tira o sono de muitos brigadeiros.

A Marinha segue fielmente a doutrina de operações anti-submarino (ASW) desenvolvida pela US Navy. Com base nisso e aproveitando a obsolescência em bloco de sua força de helicópteros ASW a MB adquiriu via FMS 4 Helicópteros S-70 SeaHawk, com opções para mais dois. DEFESA@NET foi informada que a MB comprometeu-se com um número não especificado de helicópteros Super Cougar. Tanto para emprego geral como ações especializadas sem uma definição de prazo.

O Exército necessita reforçar os Batalhões de Aviação. Em especial incorporar maior capacidade de transporte para as diversas operações em que o Exército está participando. Lembrar que logo após as ações do PCC em Maio/Junho de 2006 o governo de São Paulo alugou dois helicópteros Cougar do Exército.

As necessidades militares e mais de Forças Públicas preencheriam o número de 50 helicópteros que garante o presente memorando de entendimento. Mas a viabilidade econômica proviria das operações Off-Shore. O anúncio dos mega campos a uma distância de 200-250 km da costa pode gerar a necessidade de 100-200 unidades em 10 anos.

Caberá ao consórcio EADS/EUROCOPTER mais as empresas associadas apresentar as devidas garantias ao governo de que o projeto realmente será o o formador de um novo cluster aeronáutica no Brasil.

Defesanet.


Abraços.


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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#2794 Mensagem por alex » Seg Jun 30, 2008 3:29 pm

OLha este acordo esta saindo muito rápido e mal-feito.
Vamos ter que aguentar depois :cry:




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#2795 Mensagem por Bolovo » Seg Jun 30, 2008 4:03 pm

E aí?!

Já passou o tempo, heim? Não era sexta passada que iriam anunciar a compra de mais de 300 (TREZENTOS) helicopteros?!

Aiaiaiai.

Mas sempre tem desculpinhas, já usaram até a morte da sra. Ruth como fuga...




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#2796 Mensagem por Immortal Horgh » Seg Jun 30, 2008 4:53 pm

Já deverias ter se acostumado, Bolovo.


[ ]s




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#2797 Mensagem por Plinio Jr » Seg Jun 30, 2008 5:48 pm

Calma ....logo chega 07 de setembro...depois 01 de janeiro...depois 22 de outubro...depois...depois...depois.... :wink:




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#2798 Mensagem por Wolfgang » Seg Jun 30, 2008 7:12 pm

Brasil fecha acordo com a EADS que prevê investimento de 350 milhões de euros na Helibras

Plantão | Publicada em 30/06/2008 às 19h03m
Valor Online

ITAJUBÁ (MG) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou hoje um acordo com a European Aeronautics Defense and Space (EADS) para a criação de um pólo de desenvolvimento aeronáutico na cidade mineira de Itajubá. Pelos termos acertados, o Brasil deverá adquirir entre 50 e 70 helicópteros de grande porte da empresa. Em contrapartida, a companhia deverá investir até 350 milhões de euros no país, para produzir as aeronaves na fábrica da Helibras, divisão de sua subsidiária Eurocopter.

O acordo de compra das aeronaves, que deve ser concretizado até o final do ano, é encarado pelo governo não como uma compra militar, mas como um investimento na indústria da área de defesa do país, afirmou o ministro da Defesa, Nelson Jobim, presente ao evento - assim como os ministros das três Forças Armadas do país.

A importância desse investimento no país é que ele demonstra que o Brasil entra definitivamente na era da produção de helicópteros de grande porte, disse Lula. Segundo o presidente, a intenção é transformar Itajubá em um pólo aeronáutico não apenas para abastecer as Forças Armadas brasileiras, mas para, no futuro, exportar a partir da região. Queremos dobrar as vendas de helicópteros para a América Latina e esse investimento faz parte dessa iniciativa, afirmou o presidente.

Uma vez assinado o contrato formal entre o governo e a empresa, a idéia é que os primeiros helicópteros, modelo Super Cougar, utilizados principalmente para transporte, comecem a ser entregues em dois anos e meio. Mas já estamos negociando para antecipar esse prazo, afirmou Jobim.

Segundo o ministro, o acordo tem outro atrativo para o Brasil, que é o compromisso de transferência de tecnologia. Pelo que foi acertado entre a companhia e o governo, os helicópteros que serão produzidos localmente terão índice de nacionalização de pelo menos, 50%. O acordo abrange a capacitação e a maior nacionalização com benefícios diretos à indústria brasileira, disse o ministro.

Para o diretor geral da EADS no Brasil, Eduardo Marson Ferreira, há sempre a intenção de elevar esse índice de nacionalização, embora afirme que, para os padrões da indústria, esse patamar já é bastante alto. O importante é saber que queremos nacionalizar as partes mais importantes dos helicópteros, como os motores e os aviônicos, disse.

Segundo o executivo, a empresa já tem mantido contato com outras companhias do setor aeronáutico brasileiro para identificar quais poderiam ser parceiras no projeto e, dessa forma, compartilhar dos riscos dos investimentos. Ele afirma que o processo até agora não culminou em nenhum contrato, mas tem servido para a EADS definir que empresas estariam prontas para receber a tecnologia para a produção, ou para serem capacitadas para recebê-la.

O acordo de transferência de tecnologia, que foi costurado a partir de fevereiro entre os governos do Brasil e da França, é considerado completo pela companhia européia. Segundo o presidente mundial da Eurocopter, Lutz Bertling, em 10 anos a Helibras deverá ser o pólo de fabricação, manutenção e serviços para helicópteros Super Cougar. Embora não descarte a possibilidade de trazer novas linhas de aeronaves para serem produzidas em Itajubá, Bertling acredita que isso seria algo mais para o longo prazo. Não vejo isso acontecendo nesta próxima década, mesmo porque seria assumir um risco muito grande com duas apostas de peso concomitantes, afirmou o executivo.

Para o presidente e executivo-chefe da EADS, Louis Gallois, também presente ao evento, o Brasil é um país estratégico para a companhia e investimento no país é uma diversificação importante para empresa, na medida em que aproveita o bom momento da indústria local. Segundo o executivo, esse investimento na Helibras pode servir de teste para, no futuro, trazer operações de produção da Airbus, a fabricante de aviões da EADS, para o país. Embora tenha dito que isso não é algo que se discuta atualmente na companhia, ele ponderou que a capacidade técnica do setor aeronáutico, o custo mais competitivo e o fato de o país ser base de um de seus principais clientes (a TAM, que opera com mais de 100 aeronaves Airbus) o torna um alvo em potencial para mais investimentos. Recentemente a EADS tem diversificado suas bases de produção, deslocando parte delas para mercados onde o custo de fabricação é mais barato, como Rússia e China.

Atualmente a Helibras produz no Brasil apenas dois modelos de helicópteros: o Colibri e o Esquilo, ambos de porte menor que o Super Cougar. Com esses produtos, a companhia domina o mercado brasileiro, tendo entregue no ano passado 25 unidades e recebido pedidos firmes para 48 outras (no valor total de US$ 168 milhões). A carteira de encomendas da empresa fechou o ano em US$ 188 milhões, e o seu faturamento no ano aumentou 55%, para US$ 90 milhões.

(José Sergio Osse | Valor Online)




Editado pela última vez por Wolfgang em Seg Jun 30, 2008 7:23 pm, em um total de 1 vez.
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#2799 Mensagem por Anderson TR » Seg Jun 30, 2008 7:18 pm

Bolovo escreveu:E aí?!

Já passou o tempo, heim? Não era sexta passada que iriam anunciar a compra de mais de 300 (TREZENTOS) helicopteros?!

Aiaiaiai.

Mas sempre tem desculpinhas, já usaram até a morte da sra. Ruth como fuga...


Eurocopter se prepara para pedido de 1 bi de euros do Brasil

Plantão | Publicada em 30/06/2008 às 12h25m
Reuters/Brasil Online

PARIS (Reuters) - A fabricante de helicópteros Eurocopter se prepara para receber uma encomenda do Brasil no setor militar, com valor de pelo menos 1 bilhão de euros (1,6 bilhão de dólares). A empresa já anunciou nesta segunda-feira o pedido de 23 helicópteros feito pelo governo polonês.

O ministro da Defesa francês, Herve Morin, visita o Brasil em meio à expectativa sobre uma encomenda de pelo menos 50 helicópteros militares Cougar, que poderia ser anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda nesta segunda-feira, disse uma fonte que preferiu não se identificar.

O ministro da Defesa do Brasil, Nelson Jobim, disse em março que iria assinar até julho um acordo com a França para fabricar 50 helicópteros militares como parte de uma aliança estratégica mais ampla na área de defesa.

O diário financeiro Les Echos publicou na França que o pedido poderia chegar a 60 helicópteros Super Cougar, no valor de 1,2 bilhão de euros.

(Reportagem de Tim Hepher)




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#2800 Mensagem por Bolovo » Seg Jun 30, 2008 7:19 pm

Digo dos helis de ataque. Falaram que seria sexta passada.

Quanto a Eurocopter eu quero que ela se exploda. [100]




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#2801 Mensagem por Vinicius Pimenta » Seg Jun 30, 2008 8:06 pm

Semana passada não, Bolovo. Essa semana.




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#2802 Mensagem por Luís Henrique » Seg Jun 30, 2008 8:24 pm

O pessoal ja viu a matéria que saiu no defesanet sobre o Super Cougar???

Pra quem não viu: http://www.defesanet.com.br/eads/br_4.htm

Destaco uma parte do texto:


"O Futuro

As forças olham de forma reservada o presente memo a ser assinado hoje. A FAB mantém no forno a licitação dos helicópteros de ataque e de transporte. As duas foram colocadas na espera aguardando o encaminhamento das negociações do acordo com a EUROCOPTER. A licitação dos helicópteros de ataque está com maiores condições de continuidade, porém sem data para o anúncio do vencedor. Uma versão de ataque poderia ser desenvolvida junto com a Sul-Africana ATE, o que deixa em pânico o Alto Comando da FAB. A possibilidade ter a presente licitação de helicópteros de ataque cancelada definitivamente tira o sono de muitos brigadeiros."

E agora????

O Brasil ja que vai produzir um heli pesado de transporte bem que poderia produzir um de ataque também... Eu acho ótimo.

É um sonho mesmo. Produzir um heli de ataque.

Agora, muita gente não ta gostando dessa história. Não aguentam mais esperar.

Eu aguento, afinal não vejo tanta urgência em ter estes aparelhos.

A FAB pode não precisar de produção local ja que a quantidade é pequena, porém tem o EB e o CFN. Nada melhor que um heli de ataque padrão para as 3 forças... :mrgreen:

E ainda podemos exporta-lo no futuro.

Ja to até vendo toda a América Latina operando Super Cougar BR e Attack Cougar BR. :mrgreen:




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#2803 Mensagem por Tigershark » Seg Jun 30, 2008 8:38 pm

Eu acredito que a "padronização" vá se restringir aos Super-cougars para transporte nas 3 forças.Nos helis de ataque acho que a licitação se mantém.




brisa

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#2804 Mensagem por brisa » Seg Jun 30, 2008 8:50 pm

HEHEHEHEHE

E os FONTADOS falando no Mangusta :mrgreen:




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#2805 Mensagem por Alcantara » Ter Jul 01, 2008 10:11 am

o Brasil deverá adquirir entre 50 e 70 helicópteros de grande porte da empresa
A quantidade de aparelhos vai crescendo a cada informe, hehehehe... :D

Abraços!!!




"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
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