Aviões A-4 da MB serão modernizados?

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#451 Mensagem por Alcantara » Qui Jun 26, 2008 10:28 pm

Immortal Horgh escreveu:Uma dúvida, Professor: se compramos PV agora, o pequeno lote para participar da Red Flag, e como provavelmente o Piranha 2 (vamos chamar assim) deve chegar ano que vem, ficaremos com 3 mísseis de curto-alcance em operação? Ou seriam 2 (Piranha e PV) até o A-Darter chegar?



[ ]s
Meus amigos, estoques se "queimam"... principalmente os pequenos. Não creio que a chegada do P-V vá complicar alguma coisa, principalmente porque deve ser uma compra reduzida.

O Brasil deve se "concentrar" mesmo é nos MAA-1B e A-Darter. Qualquer outra compra nessa área creio que vá ser pequena e pontual.


Abraços!!! :lol:




"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
brisa

Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#452 Mensagem por brisa » Qui Jun 26, 2008 11:34 pm

Alcantara escreveu:
Immortal Horgh escreveu:Uma dúvida, Professor: se compramos PV agora, o pequeno lote para participar da Red Flag, e como provavelmente o Piranha 2 (vamos chamar assim) deve chegar ano que vem, ficaremos com 3 mísseis de curto-alcance em operação? Ou seriam 2 (Piranha e PV) até o A-Darter chegar?



[ ]s
Meus amigos, estoques se "queimam"... principalmente os pequenos. Não creio que a chegada do P-V vá complicar alguma coisa, principalmente porque deve ser uma compra reduzida.

O Brasil deve se "concentrar" mesmo é nos MAA-1B e A-Darter. Qualquer outra compra nessa área creio que vá ser pequena e pontual.


Abraços!!! :lol:
Amigo Alcantara,

nao entendi esta entre aspas de que os estoques se queimam.... poderia esclarecer????

sds




Sideshow
Sênior
Sênior
Mensagens: 2834
Registrado em: Ter Nov 15, 2005 10:30 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#453 Mensagem por Sideshow » Sex Jun 27, 2008 12:46 am

Que Piranha 1,2,3..... o nome é MAA-1A e MAA-1B
Dou um exemplo, alguém viu algum anúncio oficial que a FAB comprou kits de bombas inteligentes de Israel? Se sim, eu não me lembro, mas não existem mais dúvidas sobre isso, tanto que fotos foram postadas aqui no DB.
Não, mas de vez em quando aparece uns contratos assim no DOU

COMANDO-GERAL DE APOIO

DIRETORIA DE MATERIAL AERONÁUTICO E BÉLICO

<!ID809412-0>
EXTRATO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO Nº 4/DIRMAB/07
OBJETO: Aquisição de material de acordo com o Inciso I do Artigo
1º do Decreto 2.295, de 04 de agosto de 1997.
AUTORIDADE SOLICITANTE: Ten Brig Ar PAULO ROBERTO
RÖHRIG DE BRITTO - Comandante-Geral de Apoio.
AUTORIDADE RATIFICADORA: Ten Brig Ar JUNITI SAITO -
Comandante da Aeronáutica.
CONTRATADO: RAFAEL ADVANCED DEFENSE SYSTEMS LTD.
JUSTIFICATIVA: Aquisição de material de uso exclusivo das Forças Armadas.
VALOR: US$ 25,134,301.00 (vinte e cinco milhões cento e trinta e
quatro mil e trezentos e um Dólares norte-americanos).

AMPARO LEGAL: Inciso IX, do Artigo 24, da Lei nº 8.666, de 21
de junho de 1993, e suas alterações, regulamentado pelo Artigo 1º, do
Decreto nº 2.295, de 04 de agosto de 1997.
Marcos, sim e não, a leitura é que deve ser diferente. Os Piranha 1 deverão ficar restritos ao A-29, assim me disseram, isto até a chegada do B. Os P-V são para criar e absorver doutrina específica até a chega dos B e dos A-Darter (o primeiro pode não ficar pronto para o ano que vem, repito, pode). Assim, decidiu-se comprar alguma coisa e logo, por isso a escolha. Não sei a quantidade (a turma de cima é toda enrolada pra estas coisas. rsrsrs).
Que problemas apareceram?




Sideshow
Sênior
Sênior
Mensagens: 2834
Registrado em: Ter Nov 15, 2005 10:30 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#454 Mensagem por Sideshow » Sex Jun 27, 2008 12:50 am

brisa escreveu:Amigo Alcantara,

nao entendi esta entre aspas de que os estoques se queimam.... poderia esclarecer????

sds
Freqüentemente a FAB realiza campanhas de lançamento de mísseis, para testar os mísseis e treinar os pilotos.

Não dá para ficar só simulando, porque correríamos o risco de passar pelo mesmo que a Argentina nas Malvinas.




Avatar do usuário
Booz
Sênior
Sênior
Mensagens: 2495
Registrado em: Seg Ago 15, 2005 3:36 am

Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#455 Mensagem por Booz » Sex Jun 27, 2008 4:24 am

Side, 25 milhas não é pouco.
Já temos suporte para o PV, então a compra pode ser um pouco mais robusta.
Ou estou errado (como sempre, rsss)?




Imagem
Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#456 Mensagem por Alcantara » Sex Jun 27, 2008 9:35 am

Meus amigos, estoques se "queimam"... principalmente os pequenos. Não creio que a chegada do P-V vá complicar alguma coisa, principalmente porque deve ser uma compra reduzida.

O Brasil deve se "concentrar" mesmo é nos MAA-1B e A-Darter. Qualquer outra compra nessa área creio que vá ser pequena e pontual.
brisa escreveu:Amigo Alcantara, nao entendi esta entre aspas de que os estoques se queimam.... poderia esclarecer????

sds

"Queimar" = Gastar, disparar, lançar...

ImagemImagem


Em fim, usar até acabar com os estoques de mísseis antigos, ficando só os mais novos... no final das contas, acho que ficariam apenas os MAA-1B e A-Darter.


abraços!!!




"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5445
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceram: 431 vezes

Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#457 Mensagem por henriquejr » Sex Jun 27, 2008 10:25 am

Alcantara escreveu:
Meus amigos, estoques se "queimam"... principalmente os pequenos. Não creio que a chegada do P-V vá complicar alguma coisa, principalmente porque deve ser uma compra reduzida.

O Brasil deve se "concentrar" mesmo é nos MAA-1B e A-Darter. Qualquer outra compra nessa área creio que vá ser pequena e pontual.
brisa escreveu:Amigo Alcantara, nao entendi esta entre aspas de que os estoques se queimam.... poderia esclarecer????

sds

"Queimar" = Gastar, disparar, lançar...

ImagemImagem


Em fim, usar até acabar com os estoques de mísseis antigos, ficando só os mais novos... no final das contas, acho que ficariam apenas os MAA-1B e A-Darter.


abraços!!!
Espero que a Mectron esteja trabalhando em propulsores que liberem menos fumaça, esse usado pelos MAA-1A parece mais sinalizadores, so faltou colocar uma coloração alaranjada na fumaça!




.
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#458 Mensagem por orestespf » Sex Jun 27, 2008 11:11 am

Sideshow escreveu:Que Piranha 1,2,3..... o nome é MAA-1A e MAA-1B
Dou um exemplo, alguém viu algum anúncio oficial que a FAB comprou kits de bombas inteligentes de Israel? Se sim, eu não me lembro, mas não existem mais dúvidas sobre isso, tanto que fotos foram postadas aqui no DB.
Não, mas de vez em quando aparece uns contratos assim no DOU

COMANDO-GERAL DE APOIO

DIRETORIA DE MATERIAL AERONÁUTICO E BÉLICO

<!ID809412-0>
EXTRATO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO Nº 4/DIRMAB/07
OBJETO: Aquisição de material de acordo com o Inciso I do Artigo
1º do Decreto 2.295, de 04 de agosto de 1997.
AUTORIDADE SOLICITANTE: Ten Brig Ar PAULO ROBERTO
RÖHRIG DE BRITTO - Comandante-Geral de Apoio.
AUTORIDADE RATIFICADORA: Ten Brig Ar JUNITI SAITO -
Comandante da Aeronáutica.
CONTRATADO: RAFAEL ADVANCED DEFENSE SYSTEMS LTD.
JUSTIFICATIVA: Aquisição de material de uso exclusivo das Forças Armadas.
VALOR: US$ 25,134,301.00 (vinte e cinco milhões cento e trinta e
quatro mil e trezentos e um Dólares norte-americanos).

AMPARO LEGAL: Inciso IX, do Artigo 24, da Lei nº 8.666, de 21
de junho de 1993, e suas alterações, regulamentado pelo Artigo 1º, do
Decreto nº 2.295, de 04 de agosto de 1997.
Marcos, sim e não, a leitura é que deve ser diferente. Os Piranha 1 deverão ficar restritos ao A-29, assim me disseram, isto até a chegada do B. Os P-V são para criar e absorver doutrina específica até a chega dos B e dos A-Darter (o primeiro pode não ficar pronto para o ano que vem, repito, pode). Assim, decidiu-se comprar alguma coisa e logo, por isso a escolha. Não sei a quantidade (a turma de cima é toda enrolada pra estas coisas. rsrsrs).
Que problemas apareceram?
Olá Sideshow,

perfeito, era sobre este tipo de edital que me referia. Muitos escondem certos detalhes importantes, mas isso é intencional.

A questão do "pode" é devido a cortes no orçamento, ainda não ficou definido as prioridades. Em suma, não se trata de atrasar o desenvolvimento do míssil, mas a integração, que é muito cara. Acredito que não haverá cortes no programa, mas ouvi algumas pessoas temendo isso. Não acredito porque o míssil vai ficando cada vez mais "velho" e tem interessados cobrando a finalização do mesmo. Vamos aguardar e ver no que vai dar.


Abração,

Orestes

PS: está correto quando diz que não existe Piranha 1, 2,..., mas acredito que alguns fazem isso como se fosse 1ª, 2ª,... versões.




Sideshow
Sênior
Sênior
Mensagens: 2834
Registrado em: Ter Nov 15, 2005 10:30 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#459 Mensagem por Sideshow » Sex Jun 27, 2008 12:28 pm

Orestes os judeus estão criando problemas para a integração do MAA-1B com o Dash?




Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#460 Mensagem por joao fernando » Sex Jun 27, 2008 12:29 pm

Filho, depois que o Piranha saiu, o alvo dele não vai se preocupar com a cor da fumaça. Ou vai??? :twisted:




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#461 Mensagem por Bolovo » Sex Jun 27, 2008 12:30 pm

joao fernando escreveu:Filho, depois que o Piranha saiu, o alvo dele não vai se preocupar com a cor da fumaça. Ou vai??? :twisted:
Com a fumaça sim. Dá pra ver o rastro do míssil, saber de onde ele veio, assim podendo fazer uma manobra evasiva mais efetiva.

Não é a toa que os mísseis modernos hoje não tem fumaça.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5445
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceram: 431 vezes

Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#462 Mensagem por henriquejr » Sex Jun 27, 2008 12:36 pm

Bolovo escreveu:
joao fernando escreveu:Filho, depois que o Piranha saiu, o alvo dele não vai se preocupar com a cor da fumaça. Ou vai??? :twisted:
Com a fumaça sim. Dá pra ver o rastro do míssil, saber de onde ele veio, assim podendo fazer uma manobra evasiva mais efetiva.

Não é a toa que os mísseis modernos hoje não tem fumaça.
Exatamente! :wink:




.
Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#463 Mensagem por Alcantara » Sex Jun 27, 2008 2:20 pm

E não é a toa que o MAA-1B já tem um motor com menos emissão de fumaça. A Mectron está fazendo o seu trabalho de casa! :wink:




"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Avatar do usuário
Wolfgang
Sênior
Sênior
Mensagens: 7805
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
Agradeceram: 45 vezes

Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#464 Mensagem por Wolfgang » Sex Jun 27, 2008 5:18 pm

Precisa ver quanto menos isso será, Alcântara véio. De repente é como aquela história da M-88-2, de 2% a 4% mais econômica e potente, salvo engano. De que adianta 4% a mais de potência.... Precisa ser 20% ao menos mais potente!!!!




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#465 Mensagem por orestespf » Sex Jun 27, 2008 9:11 pm

Sideshow escreveu:Orestes os judeus estão criando problemas para a integração do MAA-1B com o Dash?
Não tenho esta informação, Side, aliás confesso que nunca me passou pela cabeça perguntar isso. Como não ouvi de ninguém tal coisa, como não havia pensado sobre isto, se me permite, vou buscar detalhamento, mas sem citá-lo (óbvio. rsrsrsrs). Em suma, não sei responder.


Abração,

Orestes




Responder