TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- Immortal Horgh
- Sênior
Re: FX DE 5A. GERAÇÃO? DE 4A. MESMO ? DE 3A.???? OH INDECISÃO !!
Uma das armas que serão então integradas, deverá ser um potente binóculo
[ ]s
[ ]s
Slavsya, Otechestvo nashe svobodnoye,
Druzhby narodov nadyozhny oplot,
Znamya sovetskoye, znamya narodnoye
Pust' ot pobedy k pobede vedyot!
Druzhby narodov nadyozhny oplot,
Znamya sovetskoye, znamya narodnoye
Pust' ot pobedy k pobede vedyot!
- MARCOS RIBEIRO
- Avançado
- Contato:
Com lentes bi-focais (visão pra perto e longe) e foto-cromáticas (pra proteger do sol e enchergar melhor a noite).
Immortal Horgh escreveu:Uma das armas que serão então integradas, deverá ser um potente binóculo
[ ]s
Quem é mais louco? O louco ou os loucos que o seguem?? (Obiwan Kenobi)
3x1 nos Argentinos , tem coisas que o cartão de credito não compra!!
WWW.COLEDECORE.COM.BR (adesivos decorativos)
3x1 nos Argentinos , tem coisas que o cartão de credito não compra!!
WWW.COLEDECORE.COM.BR (adesivos decorativos)
- Skyway
- Sênior
- Agradeceu: 24 vezes
- Agradeceram: 266 vezes
Olá pessoal, só pra esclarecer que eu estava tendo um detabe bem interessante com o membro G-Loc, mas acabei sofrendo um imprevisto, nada sério, e tive que me ausentar por um tempo, agora estou voltando aos poucos, e assim que possível e se o G-Loc tiver interesse ainda, retomo a discussão.
Um abraço a todos!
Um abraço a todos!
AD ASTRA PER ASPERA
-
- Sênior
Olá pessoal,knigh7 escreveu:rcolistete escreveu: Druida : Panoramix. Ceguinho, acho que não ? (nem o druida nem o Rafale, seus pobres fãs de AT-26 Xavante...)
O boato da semana dá então Rafale ? Qual, F3 ou F3+ ? Só para descontrair, não acredito em nada até que assinar a droga do contrato para o FX-2. Pode vir o brig. Saito dizer na minha frente que a FAB comprará Su-35BM ou Rafale F3+ que eu digo "só acredito quando estiver assinado pois vocês são enrolões de FX há 10 anos".
[]s, Roberto
E se vier Rafale Downgraded????
Para barateá-lo...
É um risco....
Se entrar políticas escusas no meio, para favorecer a aquisição de uma aeronave, sem o mérito, isto pode ocorrer...
O Roberto agora deve estar pondo as mãos na cabeça do tipo, "ah, não, já não chega ter gente lascando o pau no Radar, agora surge um levantando esta questão!!!"
Pelo histórico da FAB (inclusive 10 anos de enrolação de FX), eu tenho minha opinião de que qualquer caça escolhido para o FX-2 virá meio que "simplificado" (avião e/ou sistema de armas dele), sem usar toda a sua potencialidade face a :
- desculpa de que no contexto latino-americano não há necessidade de equipamento topo-de-linha (vide Chile sem míssil anti-radiação);
- falta de recursos da FAB em comprar caças no FX-2 em quantidade;
- dificuldade da FAB em equipar plenamente tais caças do FX-2 com armas e sistemas em diversidade e quantidade.
Acredito que vai rolar algo "oh, temos US$2,2 bi, então vamos comprar 24 caças X, com contrato incluindo somente 2 anos de suporte e manutenção, sem armas. Depois a gente se vira". "Se formos comprar caças com contrato de 10 anos de suporte e armamento adequado, só dará para 12 caças, isso não queremos, é pouco demais". Aí, 2 anos depois, teremos os 24 caças com taxa mediana de disponibilidade, usando poucas armas, etc.
Acredito nisso ocorrendo com qualquer caça bimotor, mas com o Gripen C/D/NG ocorreria menos (devido a menores custos de aquisição e manutenção). Por isso hoje eu defendo o Gripen C/D/NG para o FX-2.
[]s, Roberto
-
- Sênior
Olá jp,jp escreveu:Vamos para com toda essa especulação inútil e desconfortável, vamos começar, sim, especular sobre quais armas serão intergradas ao imbatível Rafa.
O resto é pura perda de tempo.
Das armas franceses/européias para o Rafale F3/F3+, eu escolheria :
- Meteor;
- AASM (muito mais flexível e com maior desempenho que bombas laser, porém mais caro);
- Scalp.
Mísseis sem equivalente no Brasil agora e a médio prazo.
Adicionaria armamentos que a FAB usa/usará em outros caças :
- MAA-1B Piranha e/ou A-Darter;
- Derby se tiver datalink e esse for compatibilizado com o Rafale;
- kits de bombas laser e IR israelenses;
- MAR-1;
- míssil anti-navio compartilhado com P-3Br, etc.
[]s, Roberto
- Carlos Lima
- Sênior
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Seja bem-vindo novamente !Skyway escreveu:Olá pessoal, só pra esclarecer que eu estava tendo um detabe bem interessante com o membro G-Loc, mas acabei sofrendo um imprevisto, nada sério, e tive que me ausentar por um tempo, agora estou voltando aos poucos, e assim que possível e se o G-Loc tiver interesse ainda, retomo a discussão.
Um abraço a todos!
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
- Carcará
- Sênior
- Agradeceu: 52 vezes
- Agradeceram: 41 vezes
Mas aí, prezado amigo, eu concordo. É claro que a FAB já tenha suas preferências (como afirmei no meu post acima), porém, como você mesmo afirmou, ela irá "pedir um RFI e um RFP dando chances a todos", com isso "deixando uma maior lisura ao processo de escolha."knigh7 escreveu:Carcará,Carcará escreveu: Prezado Knight7,
Entendo sua linha de raciocínio e até concordo que no seu íntimo a FAB já tenha um escolhido (ou preferido, pois ainda penso que não será ela a decidir). Mas, pensar que os grandes fabricantes de aeronaves militares receberão e responderão RFI/RFP (documentos tão complexos) para depois de 4, 5, 6 ou 8 meses a FAB chegar e anunciar que analisou os documentos e decidiu, é pensar que eles são muito ingênuos ou imbecis. Eles vão investir (ou já estão investindo) milhões em publicidade, lobby, homens/hora para confecção de documentos, representantes (a Gripen a pouco tempo anunciou o seu), etc, etc, etc já sabendo que vão perder??
Realmente tem um caso parecido, mas foi com a Engesa.
Grande Abraço,
“Carcará” Mascarenhas
1-Quaato você acha que uma empresa deessas gasta com ações para promover o produto? Vou citar um exemplo: a empresa encarregada para a divulgação do Sukoi FX1 e FX1,5 gastou, ao longo de 3 anos e meio quase US$1milhão. Com base nisso, quanto você acha que a EADS vai gastar agora? US$250mil? US$300mil? O que é isso para ela?
2-Veja o caso da concorrência de caçãs da Coréia do Sul. Você por acaso achava que não ganharia uma aeronave norte americana?
3-Ao pedir um RFI e um RFP dando chances a todos, a FAB acaba por fazê-los a colocar no papel aquilo que realmente farão, dá uma satisfação às empresas concorrêntes do porquê elas foram preteridas, deixando uma maior lisura ao processo de escolha.
4-No FX1 o Gripen era o favorito e fora o escolhido pela FAB. A Instituição fizera o RFP em cima dele.
5-Na concorrência de helis de ataque a FAB fez o RFP em cima do Hind. A AgustaWestland, que não é tola, partiu para cima com a intenção de mudar esta preferência. Possível?Sim.Provável?Não.
Saudações
Isso é diferente do afirmado anteriormente, onde ninguém teria chances.
Até porque a única que tem a ganhar com isso é a FAB, vai que os que falam muito na hora do papel dão meia-volta e os que estão muito quietos cobrem a oferta?
Grande Abraço!
"Carcará" Mascarenhas
CAMPANHA ANTI-FLOOD: OU POSTA KÔZA QUE PRESTE, QUE VÁ SOMAR, OU FICA SÓ LENDO. CHAT É NO MSN & QUETALES!!!
Colaborem, tigrada!!! (By Túlio)
Colaborem, tigrada!!! (By Túlio)
- Luís Henrique
- Sênior
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 184 vezes
Alcantara escreveu:Eu sou mais o F-15K do que o F-18E. Fora isso, tá tudo ok...
Abraços!!!
O primeiro grupo são as aeronaves que possuem: baixo RCS e radar potente
O segundo grupo são aeronaves que possuem: baixo RCS e radar fraco ou RCS acima da média e radar potente
E o terceiro grupo são aeronaves que possuem: RCS acima da média e radar fraco
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
- Alcantara
- Sênior
- Agradeceu: 215 vezes
- Agradeceram: 248 vezes
- Contato:
Então o Su-3X tem que ser incluso neste grupo também...RCS acima da média e radar potente
Abraços!!!!
"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
vi na nova proposta do f-x2, que a Lockheed ficou de fora e eu acho isso péssimo. pos se eles oferecem o f-35 e nos firmamos com os russos parceria ( pelo menos ate onde eu saiba) para o pak f/a, nos teriamos algo parecido com o melhor de 2 mundos. caças de 5 geração russos e americanos. + como nos estamos no brasil e certo que um pensamento como este seria considerado blasfemai , e iria tirar o sono do hugo (32 mi-28 novos ) e nossos pobres e inocentes vizinhos, paraguai, equador, bolivia, tec.
- Luís Henrique
- Sênior
Os Su-30MKi, principalmente após a modernização com a instalação do radar Irbis E poderia ficar no 2º grupo mesmo.Alcantara escreveu:Então o Su-3X tem que ser incluso neste grupo também...RCS acima da média e radar potente
Abraços!!!!
Mas o BM fica no primeiro por ter uma significativa redução de RCS. Diferente do F-15 que não foi grandemente melhorado.
Su-35BM - 4ª++ Geração.
- Bolovo
- Sênior
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Você que pensa.Luís Henrique escreveu:Os Su-30MKi, principalmente após a modernização com a instalação do radar Irbis E poderia ficar no 2º grupo mesmo.Alcantara escreveu: Então o Su-3X tem que ser incluso neste grupo também...
Abraços!!!!
Mas o BM fica no primeiro por ter uma significativa redução de RCS. Diferente do F-15 que não foi grandemente melhorado.
Já foi feito a muito tempo e a F-15K não é ultima versão, mas sim a F-15SG.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
- Alcantara
- Sênior
- Agradeceu: 215 vezes
- Agradeceram: 248 vezes
- Contato:
Ao contrário dos russos, que aproveitam um projeto até o último parafuso, os EUA partem depois de um certo tempo para o desenvolvimento de um novo projeto. Acho que um F-15 sensivelmente "melhorado" não vai sair do forno. E sabem porque? Não porque o projeto não possa ser melhorado, mas sim porque vai que o Eagle passa a dominar os céus novamente? Nesse caso, pra que F-22? A industria belica norte-americana não vai deixar isso acontecer, não mesmo...
Bem, a não ser que essa versão "Improved Eagle" fosse vendida FORA dos EUA, assegurando assim o mercado para o Raptor dentro dos States, rsrsrsrs...
Abraços!!!
Bem, a não ser que essa versão "Improved Eagle" fosse vendida FORA dos EUA, assegurando assim o mercado para o Raptor dentro dos States, rsrsrsrs...
Abraços!!!
"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
- Tigershark
- Sênior
- Agradeceu: 2 vezes
- Agradeceram: 1 vez
Se os americanos entrassem na concorrência com os F-15SG eu não ficaria nem um pouco triste.Improved ou não para o nosso cenário é um belo avião.
- Luís Henrique
- Sênior
Exatamente. Não tenho nada contra o Eagle, aliás sou fã desse caça. Mas por causa do F-22, ele não foi extensivamente melhorado como a família Flanker, apresentando agora o novo Su-35-BM.Alcantara escreveu:Ao contrário dos russos, que aproveitam um projeto até o último parafuso, os EUA partem depois de um certo tempo para o desenvolvimento de um novo projeto. Acho que um F-15 sensivelmente "melhorado" não vai sair do forno. E sabem porque? Não porque o projeto não possa ser melhorado, mas sim porque vai que o Eagle passa a dominar os céus novamente? Nesse caso, pra que F-22? A industria belica norte-americana não vai deixar isso acontecer, não mesmo...
Abraços!!!
Su-35BM - 4ª++ Geração.