Helicópteros de Ataque e Transporte

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Pir
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#2761 Mensagem por Pir » Qua Jun 25, 2008 11:10 pm

A "tática" de embargar produtos como commodities e que parecem inexplicáveis por barreiras não tarifárias, as fito-sanitárias, tem como principal desejo forçar pra baixo o preço do produto, quando a Rússia embargou a carne brasileira, o preço caiu e ela ganhou lá na frente. No Oriente Médio é praxe alguns paises contestarem os níveis de agrotóxicos dos produtos nossos, dai o navio fica em "quarentena", e pra ele voltar com a carga é mais prejuízo, assim consegue "barganhar" valores, vocês se lembram da suspensão de importação que a China fez a nossa soja contestando os níveis de agrotóxicos, o que ocorreu? Queda no preço, puramente tática. Não acho que a compra de helis estariam ligadas a equilibrar balança comercial, na verdade a Rússia quer vender e o Brasil quer comprar, logo, vamos negociar.

A industria bélica russa parece mais bem escolada que a italiana, o "bojo" russo é mais rico.


Ou não?! eheheh




Piffer
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#2762 Mensagem por Piffer » Qua Jun 25, 2008 11:13 pm

rcolistete escreveu:Poxa, a FAB e EB só compram Super Puma/Cougar "pé-de-boi", com opção de motor fraco, tipo de hélice, etc. Aí depois reclama que não sobra potência na Amazônia... Aliás, os UH-60 da FAB e EB também são pé-de-boi... os nossos F-5E/F sempre o foram (comparados aos da Suíça, etc)... os nossos AMX também... os AT-26 idem (comparados aos sul-africanos)... Paro por aqui para não criar crises coletivas de choro [032]

[]s, Roberto
Ninguém da AvEx nunca reclamou de problemas de potência nos Cougar. Na verdade, nem sei se existe a opção de motor forte e motor fraco.

Quanto ao modelo das aeronaves, temos que ver qual a finalidade da mesma. A AvEx precisa de aeronaves para carregar gente para lá e para cá. É queixo-duro mesmo. Uma metralhadora lateral, tanques de translado e já estão todos felizes.

Pra ter idéia, os UH-60L do EB são bem mais equipados que os UH-60L do exército americano. Os americanos não tem radar meteorológico, VOR, uma boa parte não tem a opção de tanques externos. Sem contar que uma boa parte dos BH americanos ainda são UH-60A, mais simples ainda.

Não podemos nos impressionar com os MH-60, EH-60, HH-60, AH-60, Jayhawk, Pavehawk, DAP que aparecem nas unidades de operações especiais e achar que todos são assim.

Abraços




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#2763 Mensagem por RenaN » Qua Jun 25, 2008 11:49 pm

Se todo debate fosse igual a essas últimas 4 páginas desse tópico, o DB seria outro. [009]




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#2764 Mensagem por Sd Young Guns 2 » Qui Jun 26, 2008 12:18 am

Piffer escreveu:
rcolistete escreveu:Poxa, a FAB e EB só compram Super Puma/Cougar "pé-de-boi", com opção de motor fraco, tipo de hélice, etc. Aí depois reclama que não sobra potência na Amazônia... Aliás, os UH-60 da FAB e EB também são pé-de-boi... os nossos F-5E/F sempre o foram (comparados aos da Suíça, etc)... os nossos AMX também... os AT-26 idem (comparados aos sul-africanos)... Paro por aqui para não criar crises coletivas de choro [032]

[]s, Roberto
Ninguém da AvEx nunca reclamou de problemas de potência nos Cougar. Na verdade, nem sei se existe a opção de motor forte e motor fraco.

Quanto ao modelo das aeronaves, temos que ver qual a finalidade da mesma. A AvEx precisa de aeronaves para carregar gente para lá e para cá. É queixo-duro mesmo. Uma metralhadora lateral, tanques de translado e já estão todos felizes.

Pra ter idéia, os UH-60L do EB são bem mais equipados que os UH-60L do exército americano. Os americanos não tem radar meteorológico, VOR, uma boa parte não tem a opção de tanques externos. Sem contar que uma boa parte dos BH americanos ainda são UH-60A, mais simples ainda.

Não podemos nos impressionar com os MH-60, EH-60, HH-60, AH-60, Jayhawk, Pavehawk, DAP que aparecem nas unidades de operações especiais e achar que todos são assim.

Abraços
Mais uma vez o Grande piffer e sua lucidez!
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Parabens Muito bem escrito e didatico!

Sd Volcom

Vlws abraços




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#2765 Mensagem por Alcantara » Qui Jun 26, 2008 8:52 am

RenaN escreveu:Se todo debate fosse igual a essas últimas 4 páginas desse tópico, o DB seria outro. [009]
Mas de início o DB era assim. Depois veio o marasmo do F-X "Eterno" e pronto, descambou tudo.
Existe muita gente inteligente e de muito conhecimento aqui, mas ninguém é imune a falta de assunto. Aí, nesse caso, eu acho que o DB seria como se fosse uma sala de aula em um grande colégio, mas sem professor em sala, sem matéria para copiar, sem nada para fazer... ou seja, vira uma grande guerra de bolinhas de papel (Flanker vs Gripen, russo vs ocidental, etc)... :wink:


Abraços!!! 8-]




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#2766 Mensagem por crubens » Qui Jun 26, 2008 10:55 am

Piffer escreveu:
rcolistete escreveu:Poxa, a FAB e EB só compram Super Puma/Cougar "pé-de-boi", com opção de motor fraco, tipo de hélice, etc. Aí depois reclama que não sobra potência na Amazônia... Aliás, os UH-60 da FAB e EB também são pé-de-boi... os nossos F-5E/F sempre o foram (comparados aos da Suíça, etc)... os nossos AMX também... os AT-26 idem (comparados aos sul-africanos)... Paro por aqui para não criar crises coletivas de choro [032]

[]s, Roberto
Ninguém da AvEx nunca reclamou de problemas de potência nos Cougar. Na verdade, nem sei se existe a opção de motor forte e motor fraco.

Quanto ao modelo das aeronaves, temos que ver qual a finalidade da mesma. A AvEx precisa de aeronaves para carregar gente para lá e para cá. É queixo-duro mesmo. Uma metralhadora lateral, tanques de translado e já estão todos felizes.

Pra ter idéia, os UH-60L do EB são bem mais equipados que os UH-60L do exército americano. Os americanos não tem radar meteorológico, VOR, uma boa parte não tem a opção de tanques externos. Sem contar que uma boa parte dos BH americanos ainda são UH-60A, mais simples ainda.

Não podemos nos impressionar com os MH-60, EH-60, HH-60, AH-60, Jayhawk, Pavehawk, DAP que aparecem nas unidades de operações especiais e achar que todos são assim.

Abraços
Pois é, essa história de falta de potência nos Cougar é mais um mito criado, que nem com despacho na encruzilhada sai. Por mais que se desminta vira e mexe alguém vem com essa de novo. :evil:

Valeu Piffer!!




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#2767 Mensagem por Pedro Gilberto » Qui Jun 26, 2008 11:12 am

RenaN escreveu:Se todo debate fosse igual a essas últimas 4 páginas desse tópico, o DB seria outro. [009]
Faço as minhas as palavras do RenaN....Esse últimos dias aqui nesse tópico tem sido um debate de alto nível com excelente argumentações.

Como diria o Túlio véio, CONGRATZ a TODOS!!!

[009]

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"O homem erra quando se convence de ver as coisas como não são. O maior erro ainda é quando se persuade de que não as viu, tendo de fato visto." Alexandre Dumas
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#2768 Mensagem por Immortal Horgh » Qui Jun 26, 2008 11:29 am

Alcantara escreveu:
RenaN escreveu:Se todo debate fosse igual a essas últimas 4 páginas desse tópico, o DB seria outro. [009]
Mas de início o DB era assim. Depois veio o marasmo do F-X "Eterno" e pronto, descambou tudo.
Existe muita gente inteligente e de muito conhecimento aqui, mas ninguém é imune a falta de assunto. Aí, nesse caso, eu acho que o DB seria como se fosse uma sala de aula em um grande colégio, mas sem professor em sala, sem matéria para copiar, sem nada para fazer... ou seja, vira uma grande guerra de bolinhas de papel (Flanker vs Gripen, russo vs ocidental, etc)... :wink:


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Tudo culpa de nossa lentidão cúbica.


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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#2769 Mensagem por Pedro Gilberto » Qui Jun 26, 2008 12:08 pm

Pir escreveu:A "tática" de embargar produtos como commodities e que parecem inexplicáveis por barreiras não tarifárias, as fito-sanitárias, tem como principal desejo forçar pra baixo o preço do produto, quando a Rússia embargou a carne brasileira, o preço caiu e ela ganhou lá na frente. No Oriente Médio é praxe alguns paises contestarem os níveis de agrotóxicos dos produtos nossos, dai o navio fica em "quarentena", e pra ele voltar com a carga é mais prejuízo, assim consegue "barganhar" valores, vocês se lembram da suspensão de importação que a China fez a nossa soja contestando os níveis de agrotóxicos, o que ocorreu? Queda no preço, puramente tática. Não acho que a compra de helis estariam ligadas a equilibrar balança comercial, na verdade a Rússia quer vender e o Brasil quer comprar, logo, vamos negociar.

A industria bélica russa parece mais bem escolada que a italiana, o "bojo" russo é mais rico.


Ou não?! eheheh
Excenlente essa aporte do Pir.....é um exemplo que nem sempre as coisas são o que parecem. O DB de vez em quando ta precisando de uns Mythbusters.... [008]

E mesmo que houvesse uma possível pressão russa para equilibrar saldo da balança comercial era muito melhor tanto pra eles como para nós ter negociado com eles ser fornecedor preferencial de Fosforo, importante insumo na fabricação de fertilizantes.
Fósforo é recurso natural não renovável e matéria-prima básica dos fertilizantes.Para que as reservas do minério sejam bem utilizadas, é necessário vencer desafios tecnológicos, como a separação mais eficiente de impurezas.

A experiência do Brasil em beneficiamento de fosfato, embora recente se comparada a de outros países do mundo, pode contribuir para otimizar a concentração deste minério. Por isso, o País foi escolhido para sediar a 5º edição da Conferência Internacional sobre Beneficiamento de Fosfato, que acontecerá no Rio de Janeiro, de 11 a 16 de fevereiro de 2008. Organizado pela americana Engineering Conferences Foundation, é o principal evento internacional sobre o assunto.

Um dos mais importantes segmentos da indústria de mineração no mundo, a extração de fosfato ocupa, hoje, o terceiro lugar, em tonelagem, entre os recursos minerais utilizados. O Brasil é o 7º colocado no ranking dos produtores mundiais, atrás dos Estados Unidos (26,7%) da China (18,1%), do Marrocos (16,7%), da Rússia (8%), da Tunísia (5,8%) e da Jordânia (4,9%) que respondem por 80,3% de todo fosfato produzido no mundo.

http://www.revistafator.com.br/ver_noti ... ?not=15494
Os depósitos de rochas ricas em fosfatos em todo o Mundo estimam-se em 50 mil milhões de toneladas. Destas cerca de 2/3 encontra-se no Norte de África e o restante 1/3 distribuído pelos territórios dos EUA e da Rússia.

O seu principal mineral é a Apatita O maior depósito de apatita do mundo está localizado na península de Kola, próximo a Kirovsky, na Rússia.

http://www.ff.up.pt/toxicologia/monogra ... ge0003.htm
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#2770 Mensagem por alcmartin » Qui Jun 26, 2008 12:17 pm

ZeRo4 escreveu:
Sideshow escreveu:Então compre um sistema de defesa anti-aérea que necessitamos tanto.

Ou compre o Mi-28 para o EB.

Feche o programa Cruzeiro do Sul com os russos.

Desenvolva mísseis, radares, bombas...com eles.


Se é para diminuir o superávit do Brasil com a Russia existem melhores formas.
Perfeito... se a questão é essa que se compre um sistema de defesa anti-aéreo para a FAB/EB se for Russo tem várias opções ;D
Side, zero4, bom dia!

É inegável os problemas que voces levantam quanto as deficiencias, tanto da FAB, quanto da defesa antiaérea. Mas lembrem-se que decisões são sempre no andar de cima. Como bem lembrou e citou o Vinicius.
Os russos usam sempre seus helis como ponto de troca comercial. Misseis SAm são outras conversa. Claro que venderiam, mas sob outro prisma. E nossos governantes, será que topam explicar na mídia que estão comprando mísseis? Helicoptero é fácil justificar, carregam doentes, pegam traficantes, carregam urnas...(genericamente falando). Fora o lado politico a nivel de posicionamento global, implicito numa negociação dessas. E nisso o BR vem tentando ficar em cima do muro...

É claro que num mundo ideal muitas coisas poderiam ser diferentes e armas e momentos mais adequados, mas lembremos que a verdade É QUE NÃO TEMOS NADA, em equipamento. Em qualificação, temos muito a aprender. Então, qualquer incremento em defesa, seja pelas mãos do EB, da FAb ou MB, já é um bruto avanço...

Abs!!

PS- eu também adoraria ver uns Thor por aqui, mas isso não impede de dar boas vindas a outros equip. ... :wink:




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#2771 Mensagem por Lucius Clay » Sex Jun 27, 2008 9:12 am

Acredito que se a FAB escolher o Mi-35, para o Exército fica mais interessante adquirir o Mi-28, é mais lógico, pois a parte de motorização guarda muitas semelhanças.

Muito coisa vai acontecer a partir do segundo semestre, acredito, mas sobretudo em 2009.




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#2772 Mensagem por Alcantara » Sex Jun 27, 2008 10:40 am

Lucius Clay escreveu:Acredito que se a FAB escolher o Mi-35, para o Exército fica mais interessante adquirir o Mi-28, é mais lógico, pois a parte de motorização guarda muitas semelhanças.

Muito coisa vai acontecer a partir do segundo semestre, acredito, mas sobretudo em 2009.
Sim, faz todo o sentido, porque aí sim seria usado como caça-tanques. O Mi-28 é muito mais efetivo pra isso. O Mi-35 já deu o que tinha que dar nessa função, acredito que agora vá começar a ser usado em funções "secundárias" (entre elas, C-SAR).




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#2773 Mensagem por rcolistete » Sex Jun 27, 2008 7:43 pm

crubens escreveu:
Piffer escreveu: Ninguém da AvEx nunca reclamou de problemas de potência nos Cougar. Na verdade, nem sei se existe a opção de motor forte e motor fraco.

Quanto ao modelo das aeronaves, temos que ver qual a finalidade da mesma. A AvEx precisa de aeronaves para carregar gente para lá e para cá. É queixo-duro mesmo. Uma metralhadora lateral, tanques de translado e já estão todos felizes.

Pra ter idéia, os UH-60L do EB são bem mais equipados que os UH-60L do exército americano. Os americanos não tem radar meteorológico, VOR, uma boa parte não tem a opção de tanques externos. Sem contar que uma boa parte dos BH americanos ainda são UH-60A, mais simples ainda.

Não podemos nos impressionar com os MH-60, EH-60, HH-60, AH-60, Jayhawk, Pavehawk, DAP que aparecem nas unidades de operações especiais e achar que todos são assim.

Abraços
Pois é, essa história de falta de potência nos Cougar é mais um mito criado, que nem com despacho na encruzilhada sai. Por mais que se desminta vira e mexe alguém vem com essa de novo. :evil:

Valeu Piffer!!
Olá pessoal,

Minha opinião : segundo alguns com fontes dizem, há divergências nesses relatos, de oficiais reclamando ou não da potência dos Super Puma/Cougar nas forças armadas brasileiras. O que eu ataquei foi o seguinte : na hora de comprar há requisitos, a versão do Cougar atendeu tais requisitos e ponto final, qualquer reclamação deve ser feita com o comprador (EB/FAB/MB). Se há reclamação ou não de verdade, não sei.

Mas um fato é o seguinte : compramos Super Puma ou Cougar (532Mk1 e 532UE) com motor Makila 1A1, etc. Sim, Piffer, há outras variantes de Cougar com motores Makila 1A2, 1A4, etc, transmissão para maior potência, hélice de 5 pás no rotor principal, etc. Tudo questão de compromisso, pagamos pouco, uns US$8-11 mi por cada Courgar comprado, por aí.

Cougar 532/725 e UH-60 Black Hawk são excelentes helicópteros, diferentes, com vantagens e desvantagens. Acho exageradas as críticas contra os mesmos.

[]s, Roberto




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#2774 Mensagem por faterra » Sex Jun 27, 2008 10:03 pm

Bolovo escreveu:Ninguém sabe o que a FAB quer, por isso a revolta mutua por aqui, principalmente a minha.

Mas é só usar o bom senso, não faz sentido algum usar Hind ou Mangusta para tal coisa (pegar traficante!!?!) No Iraque estão até usando Kiowa para pegar insurgente com RPG-7. Nós precisamos mesmo disso?! Eu já acho que não é por aí. Se fosse um heli para fazer escolta CSAR eu até entenderia, mas não com Mil Mi-35... daí eu faria diferente, escolheria um heli de ataque de verdade, algo como o Mi-28, AH-64, Mangusta, Ka-52, etc. Mas também acho que isso não é tão urgente assim, visto que nem a USAF tem heli de ataque para escolta CSAR. Temos outras prioridades, só isso. Acho uma completa bobagem de mal gosto gastar 300 milhões de verdinhas em algo com objetivos não tão esclarecidos ainda, sendo que a existe tantas outras coisas em vista, nem precisamos sair do ramo das asas rotativas: o Esquadrão Harpia ainda tem uns Huey voando por lá, o Esq Pantera com seus Huey ex-Heer também já surrados, o Esq Pelicano (o mais importante da FAB, especializado em CSAR) voando com os Huey mais antigos! Sem contar os Super Puma de Afonsos que uma vez ou outra vai para a região amazônica devido a sua deficiencia em potencia em climas equatorianos. Com 300 milhas dá pra comprar mais um lote de BH e adiantar um pouco o processo de substituição da velha frota. Os próximos BH só vem em 2009 ou 2010 pro Pelicano. Com essas 300 verdinhas dava para adiantar já pra esse ano.

Esse pesadelo de helis russos me assombra desde 2005, ô praga!

Fizeram essa concorrencia faz de conta só pra oficializar a coisa, pois ano passado já era dada como certo a compra de uns Mi-35 e 17. Os 17 já não vem, ainda bem! Agora os 35!

Caçar traficante? Piloto se caga todo de medo em derrubar teco-teco na Amazonia, imagina uma operação complexa dessas...
O amor está a um passo do ódio. 8-] :twisted: :mrgreen:




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Um abraço!
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#2775 Mensagem por Piffer » Sex Jun 27, 2008 11:03 pm

Mas um fato é o seguinte : compramos Super Puma ou Cougar (532Mk1 e 532UE) com motor Makila 1A1, etc. Sim, Piffer, há outras variantes de Cougar com motores Makila 1A2, 1A4, etc, transmissão para maior potência, hélice de 5 pás no rotor principal, etc. Tudo questão de compromisso, pagamos pouco, uns US$8-11 mi por cada Courgar comprado, por aí.
Todos os 532 tem motor Makila 1A. o segundo número se refere ao tipo de injeção de combustível. Os nossos são 1A1, com FCU. Os demais (1A2 pra frente) são com FADEC. Tem suas vantagens em termos de manutenção, mas continua com a mesma potência.

O rotor de 5 pás e o motor Makila 2A (com dois FADECs redundantes) são do EC725. O primeiro deles só foi entregue à França em 2005, bem depois das compras brasileiras.

Abraços,




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