Existe a necessidade helicópteros de ataque pra FAB?

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Existe a necessidade helicópteros de ataque pra FAB?

SIM
62
63%
NÃO
37
37%
 
Total de votos: 99

Mensagem
Autor
Sideshow
Sênior
Sênior
Mensagens: 2834
Registrado em: Ter Nov 15, 2005 10:30 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: Existe a necessidade helicópteros de ataque pra FAB?

#76 Mensagem por Sideshow » Qua Jun 25, 2008 3:07 pm

Oreste é minha, do Zero4, Bolovo, Vinicius e até sua....ela é de todos os Brasileiros.


Thor obrigado pelas informações :wink:

Tenho uma dúvida, o seu nick tem alguma referência a uma bomba que o CTA está desenvolvendo? essa sim que colocaria medo em qualquer país do mundo 8-]




Avatar do usuário
ZeRo4
Sênior
Sênior
Mensagens: 4005
Registrado em: Dom Mar 14, 2004 5:03 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: Existe a necessidade helicópteros de ataque pra FAB?

#77 Mensagem por ZeRo4 » Qua Jun 25, 2008 3:10 pm

Orestes, quem começou com essa história não fui eu ou o sideshow, mas o próprio Vinicius dizendo ironizando que os Burros estavam na FAB e os inteligentes aqui... Eu não chamo ninguém de burro, na FAB há erros e acertos, assim como no EB e como na MB.

Quanto a PRIORIDADES, é claro que é bem provavel que alguém que trabalhe na FAB e que ganhe a vida com isso esteja muito mais por dentro do que nós que somos meros entusiastas... mas como diriam alguns: "Há algo de podre no subúrbio..."

Nesses termos, paro por aqui pq não acho que chegaremos a um denominador comum... na minha opinião a função principal da FAB, assim como a maioria das forças aéreas no mundo, é justamente proteger o nosso espaço aéreo... e isso se faz primariamente com C2, Aviões e Sistemas de defesa aérea e não com Helis de ataque.




As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Existe a necessidade helicópteros de ataque pra FAB?

#78 Mensagem por Bolovo » Qua Jun 25, 2008 3:31 pm

Ah, oi.

Esqueci de deixar mais um argumento meu: sou radicalmente contra a introdução de mais um meio aéreo, ainda mais quando é bem diferente do resto da frota, inchando ainda mais a atual estrutura, sendo que no meu modo de ver, deveria ser o contrário, padronizando e diminuindo ainda mais os meios. Aceito um avião novo quando é para substituir um antigo e não para somar.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: Existe a necessidade helicópteros de ataque pra FAB?

#79 Mensagem por orestespf » Qua Jun 25, 2008 3:40 pm

Sideshow escreveu:Oreste é minha, do Zero4, Bolovo, Vinicius e até sua....ela é de todos os Brasileiros.


Thor obrigado pelas informações :wink:

Tenho uma dúvida, o seu nick tem alguma referência a uma bomba que o CTA está desenvolvendo? essa sim que colocaria medo em qualquer país do mundo 8-]
Não Side, as prioridades são da FAB, não tenho nada com isso, nem mesmo por ser brasileiro e contribuinte, estas condições não me permitem dizer as prioridades pra FAB.


Abração,

Orestes




Avatar do usuário
Plinio Jr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5278
Registrado em: Qui Fev 20, 2003 10:08 pm
Localização: São Paulo - SP
Agradeceram: 1 vez

Re: Existe a necessidade helicópteros de ataque pra FAB?

#80 Mensagem por Plinio Jr » Qua Jun 25, 2008 4:09 pm

Sideshow escreveu:
ZeRo4 escreveu:Hummm... 300mi dava pra comprar uns 20 sistemas Pantsir montados em chassis de lagartas... se for montado em chassis de caminhões é mais barato ainda!!! será que 20 sistema desses dava um boost legal na aaae nacional?!
2X
X 3




¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
hviana
Júnior
Júnior
Mensagens: 122
Registrado em: Qua Mar 26, 2008 11:12 pm

Re: Existe a necessidade helicópteros de ataque pra FAB?

#81 Mensagem por hviana » Qua Jun 25, 2008 4:20 pm

Esse negócio de padronização da frota sempre me lembra o McNamara, o secretário de defesa americano... entre outras coisas, para reduzir "custos", ele queria que o avião de ataque a baixo nível da USAF e o interfeptador da USNavy fossem iguais... isso levou ao F-111 A e B, sendo que ele não era (a priori) um otimo aviao de ataque e era um pessimo interceptador embarcado, tanto que foi cancelado em favor do.. tomcat
Acho que existem máquinas que se adaptam a diferentes tipos de funções dentro de uma força, mesmo que as mesmas tenham requerimentos semelhantes. Por isso eu acho que a chegada do C-390 não mata (ou não devia matar) o Hercules na FAB, pq há coisas que o Hercules faz e o C-390 não faz. Além disso, é fato que os helicópteros de ataque são bastante importantes sim, e mais letais que os utilitários com um par de lançador de foguetes e 2 metralhadoras... Estes primeiros 12, como dito, criam doutrina nas Forças Armadas Brasileiras e isso faz com que meu voto seja SIM.
Agora, off-topic, que papo de Python 5 na FAB é esse?
Abraços!




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: Existe a necessidade helicópteros de ataque pra FAB?

#82 Mensagem por orestespf » Qua Jun 25, 2008 4:26 pm

ZeRo4 escreveu:Orestes, quem começou com essa história não fui eu ou o sideshow, mas o próprio Vinicius dizendo ironizando que os Burros estavam na FAB e os inteligentes aqui... Eu não chamo ninguém de burro, na FAB há erros e acertos, assim como no EB e como na MB.

Quanto a PRIORIDADES, é claro que é bem provavel que alguém que trabalhe na FAB e que ganhe a vida com isso esteja muito mais por dentro do que nós que somos meros entusiastas... mas como diriam alguns: "Há algo de podre no subúrbio..."

Nesses termos, paro por aqui pq não acho que chegaremos a um denominador comum... na minha opinião a função principal da FAB, assim como a maioria das forças aéreas no mundo, é justamente proteger o nosso espaço aéreo... e isso se faz primariamente com C2, Aviões e Sistemas de defesa aérea e não com Helis de ataque.

Zero4, tente acessar este link: https://www.defesa.gov.br/bdlegis/index ... a_pesquisa

Se a página abrir, escolha a opção: 13 de 2007 - Dispõe sobre a "Doutrina Militar de Defesa - MD51-M-04" (Deve ser a última listada).

Abrirá uma pequena janela onde é possível baixar o PDF "DOUTRINA MILITAR DE DEFESA" (norma.pdf). Este documento exibe a atual doutrina para as FFAA, pena que muita gente o desconhece (e é aberto a todos).

Neste PDF é possível tomar conhecimento sobre o verdadeiro papel de cada uma das Forças, bem como a doutrina geral elaborada no âmbito do MD. Não se trata de doutrinas específicas de cada Força, muito menos do uso de equipamentos e as doutrinas que ele proporciona.

A partir deste conhecimento é possível discutir melhor o papel da FAB, pode-se comprovar que a mesma não é responsável apenas pela defesa aérea do País, sua abrangência é muito maior. No mesmo link é possível acessar outros documentos, mais específicos e com outros detalhamentos.

Espero ter ajudado, espero que os brasileiros, colegas e amigos do DB possam saber, pelo menos em linhas gerais, qual o papel de cada Força, o que podemos esperar e exigir delas. Sem este conhecimento é o mesmo que falar no vazio.


Abração,

Orestes




hviana
Júnior
Júnior
Mensagens: 122
Registrado em: Qua Mar 26, 2008 11:12 pm

Re: Existe a necessidade helicópteros de ataque pra FAB?

#83 Mensagem por hviana » Qua Jun 25, 2008 4:45 pm

Orestes, a instrução normativa é a 113 de 2007 :)
Baixando, valeu!




Avatar do usuário
Plinio Jr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5278
Registrado em: Qui Fev 20, 2003 10:08 pm
Localização: São Paulo - SP
Agradeceram: 1 vez

Re: Existe a necessidade helicópteros de ataque pra FAB?

#84 Mensagem por Plinio Jr » Qua Jun 25, 2008 4:57 pm

orestespf escreveu:
Plínio, não estou pegando em seu pé, na verdade no pé de ninguém. Porém, tenho alguns questionamentos, principalmente pelos argumentos que tenho visto recentemente no DB. Desculpe-me antecipadamente por tomar-lhe como exemplo, sabe que não é pessoal, pelo contrário, faço isso por achar que temos liberdade o bastante para tal.
S/ problemas Orestes....
Veja, você disse ter votado NÃO, ok, respeito isso. Por outro lado, você justifica seu voto dizendo que a FAB tem outras prioridades. Puxa, não é justamente a FAB que deve dizer quais são suas prioridades e não nós pobres mortais??? Agindo assim nós estamos querendo ser mais perfeitos do que a senhora majestadade, ora!

Talvez, ao invés de afirmar tal coisa com tamanha convicção, fosse mais natural tentar compreender o motivo que faz com que a FAB coloque o héli de ataque em prioridade superior a outros meios. Mesmo que a FAB tenha outras prioridades que antecedem o héli de ataque não pode-se usar isso como argumento para dizer que é contra a mesma ter tal meio. Se somos contrários, então não importa a ordem da prioridade, não se aceita o mesmo nunca.

Dito de outra forma, suponha que a FAB tenha como prioridade comprar caças primeiro e lá pelas tantas comprar héli de ataque. Então neste hipotético cenário a FAB receberá seus caças e lá pelas tantas começará a receber seus hélis de ataque. Veja, a mesma comprou héli de ataque assim mesmo, logo a mesma compreendeu que precisa de tais meios. E nós, vamos ou não questionar a real necessidade de equipamentos desta natureza na FAB? Só porque os caças vieram antes é que não se vê problemas em ter hélis de ataque? Este é o ponto, assim vejo, assim penso.
Para aquilo que a FAB pretende fazer com estes helis ou para o que cogita-se o que poderia ser, ao meu ver, temos vetores capazes de faze-lo no momento.

Seria para transporte de soldados ou C-SAR ?? Já temos os BH para isto, que poderiam ser complementados por exemplo, com a grana que será gasta na aquisição destes vetores de ataque.

Seria para COIN / ataque a guerrilheiros/traficantes entrando em nossas fronteiras ??
Temos o A-29 para isto, aliás, fora projetado para isto....

SEAD ??
A introdução dos MAR-1 em serviço, teriamos os A-1s e F-5s aptos para tal função.

Dentro das hipotéticas possibilidades de atuação deste heli de ataque, já temos vetores capacitados para estas missões, ou seja, este dinheiro poderia ser injetado em outras prioridades da FAB...Quais ??

- Compra de armamentos para atual aviação de combate da FAB, mísseis e bombas para diversos fins, pods para aquisição de alvos, pods para ECM, sei a FAB comprou alguns deles...mas sempre é bom ter um pouco mais..

- O que temos em termos de SAM´s hj em operação ??
Não temos nada que realmente imponha respeito, somente Iglas...que ao meu ver, são insuficientes, o ZeRo4 deu uma ótima sugestão para compra de de sistemas Pantsir .

- Com esta verba, poderia tbm compra outro lote de Black Hamks para substituir os cansados Sapões que estão em operação.

Tudo o que citei acima, ao meu ver, são muito mais prioridade que a compra destes helis de ataque e sequer citei o famigerado FX e o início/término das modernizações de A-1/F-5s respectivamente....

Sinceramente Orestes, até o presente momento, nem na FAB e muito menos aqui no DB, consegui ver justificativa plausível para aquisição destes vetores.

Um grande abraço




¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: Existe a necessidade helicópteros de ataque pra FAB?

#85 Mensagem por orestespf » Qua Jun 25, 2008 5:04 pm

2.2.1 Poder Nacional é a capacidade que tem o conjunto dos homens e dos meios que constituem a Nação, atuando em conformidade com a vontade nacional, de alcançar e manter os objetivos nacionais. Alguns desses objetivos estão expressos na Constituição Federal, no Artigo 3o do Título I, como objetivos fundamentais.

2.2.2 O Poder Nacional manifesta-se em cinco expressões: a política, a econômica, a psicossocial, a militar e a científico-tecnológica.

2.2.3 Os Poderes Marítimo, Terrestre e Aeroespacial constituem projeções do Poder Nacional.

.......................


2.2.3.3 Poder Aeroespacial resulta da integração dos recursos que a Nação dispõe para a utilização do espaço aéreo e do espaço exterior, quer como instrumento de ação política e militar, quer como fator de desenvolvimento econômico e social, visando a conquistar e a manter os objetivos nacionais.

.......................

2.3.1 Expressão Militar do Poder Nacional é a manifestação, de natureza
preponderantemente militar, do conjunto dos homens e dos meios de que a Nação dispõe
que, atuando em conformidade com a vontade nacional e sob a direção do Estado,
contribui para alcançar e manter os objetivos nacionais.
2.3.2 Os componentes da Expressão Militar do Poder Nacional são o Poder Naval, o
Poder Militar Terrestre e o Poder Militar Aeroespacial.

........................

2.3.5 Poder Militar Aeroespacial

2.3.5.1 É a parte integrante do Poder Aeroespacial que compreende a Força Aérea, suas bases e suas estruturas de C2, logísticas e administrativas, bem como os meios adjudicados pelos poderes naval e militar terrestre e outros meios, quando vinculados ao cumprimento da missão do Poder Militar Aeroespacial e submetidos a algum tipo de orientação, comando ou controle de autoridade militar aeroespacial.

2.3.5.2 O Poder Militar Aeroespacial deve dispor de capacidade para cumprir as
seguintes operações:
a) aeroestratégicas;
b) de defesa aeroespacial;
c) aerotáticas; e
d) especiais.

2.3.5.3 Contribui para a dissuasão estratégica, por meio das suas capacidades de pronta-defesa e de projetar poder, com velocidade, a longas distâncias.

..........................

O tal PDF detalha muito mais este fragmento do mesmo, sem falar que cita outros documentos igualmente importante e que podem ser baixados também.


Saudações,

Orestes




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Existe a necessidade helicópteros de ataque pra FAB?

#86 Mensagem por Carlos Lima » Qua Jun 25, 2008 5:14 pm

Plinio Jr escreveu:
orestespf escreveu:
Plínio, não estou pegando em seu pé, na verdade no pé de ninguém. Porém, tenho alguns questionamentos, principalmente pelos argumentos que tenho visto recentemente no DB. Desculpe-me antecipadamente por tomar-lhe como exemplo, sabe que não é pessoal, pelo contrário, faço isso por achar que temos liberdade o bastante para tal.
S/ problemas Orestes....
Veja, você disse ter votado NÃO, ok, respeito isso. Por outro lado, você justifica seu voto dizendo que a FAB tem outras prioridades. Puxa, não é justamente a FAB que deve dizer quais são suas prioridades e não nós pobres mortais??? Agindo assim nós estamos querendo ser mais perfeitos do que a senhora majestadade, ora!

Talvez, ao invés de afirmar tal coisa com tamanha convicção, fosse mais natural tentar compreender o motivo que faz com que a FAB coloque o héli de ataque em prioridade superior a outros meios. Mesmo que a FAB tenha outras prioridades que antecedem o héli de ataque não pode-se usar isso como argumento para dizer que é contra a mesma ter tal meio. Se somos contrários, então não importa a ordem da prioridade, não se aceita o mesmo nunca.

Dito de outra forma, suponha que a FAB tenha como prioridade comprar caças primeiro e lá pelas tantas comprar héli de ataque. Então neste hipotético cenário a FAB receberá seus caças e lá pelas tantas começará a receber seus hélis de ataque. Veja, a mesma comprou héli de ataque assim mesmo, logo a mesma compreendeu que precisa de tais meios. E nós, vamos ou não questionar a real necessidade de equipamentos desta natureza na FAB? Só porque os caças vieram antes é que não se vê problemas em ter hélis de ataque? Este é o ponto, assim vejo, assim penso.
Para aquilo que a FAB pretende fazer com estes helis ou para o que cogita-se o que poderia ser, ao meu ver, temos vetores capazes de faze-lo no momento.

Seria para transporte de soldados ou C-SAR ?? Já temos os BH para isto, que poderiam ser complementados por exemplo, com a grana que será gasta na aquisição destes vetores de ataque.

Seria para COIN / ataque a guerrilheiros/traficantes entrando em nossas fronteiras ??
Temos o A-29 para isto, aliás, fora projetado para isto....

SEAD ??
A introdução dos MAR-1 em serviço, teriamos os A-1s e F-5s aptos para tal função.

Dentro das hipotéticas possibilidades de atuação deste heli de ataque, já temos vetores capacitados para estas missões, ou seja, este dinheiro poderia ser injetado em outras prioridades da FAB...Quais ??

- Compra de armamentos para atual aviação de combate da FAB, mísseis e bombas para diversos fins, pods para aquisição de alvos, pods para ECM, sei a FAB comprou alguns deles...mas sempre é bom ter um pouco mais..

- O que temos em termos de SAM´s hj em operação ??
Não temos nada que realmente imponha respeito, somente Iglas...que ao meu ver, são insuficientes, o ZeRo4 deu uma ótima sugestão para compra de de sistemas Pantsir .

- Com esta verba, poderia tbm compra outro lote de Black Hamks para substituir os cansados Sapões que estão em operação.

Tudo o que citei acima, ao meu ver, são muito mais prioridade que a compra destes helis de ataque e sequer citei o famigerado FX e o início/término das modernizações de A-1/F-5s respectivamente....

Sinceramente Orestes, até o presente momento, nem na FAB e muito menos aqui no DB, consegui ver justificativa plausível para aquisição destes vetores.

Um grande abraço
x2 Concordo Plinio!

[100]

'E claro que nao temos como influenciar a FAB, mas isso nao nos impede de ver esse tipo de compra e nos colocarmos contra ela diante do que vemos no resto da FAB.

Estou curioso para saber qual o papel do Min. da Defesa nisso... :(

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: Existe a necessidade helicópteros de ataque pra FAB?

#87 Mensagem por orestespf » Qua Jun 25, 2008 5:26 pm

Plinio Jr escreveu:
orestespf escreveu:
Plínio, não estou pegando em seu pé, na verdade no pé de ninguém. Porém, tenho alguns questionamentos, principalmente pelos argumentos que tenho visto recentemente no DB. Desculpe-me antecipadamente por tomar-lhe como exemplo, sabe que não é pessoal, pelo contrário, faço isso por achar que temos liberdade o bastante para tal.
S/ problemas Orestes....
Veja, você disse ter votado NÃO, ok, respeito isso. Por outro lado, você justifica seu voto dizendo que a FAB tem outras prioridades. Puxa, não é justamente a FAB que deve dizer quais são suas prioridades e não nós pobres mortais??? Agindo assim nós estamos querendo ser mais perfeitos do que a senhora majestadade, ora!

Talvez, ao invés de afirmar tal coisa com tamanha convicção, fosse mais natural tentar compreender o motivo que faz com que a FAB coloque o héli de ataque em prioridade superior a outros meios. Mesmo que a FAB tenha outras prioridades que antecedem o héli de ataque não pode-se usar isso como argumento para dizer que é contra a mesma ter tal meio. Se somos contrários, então não importa a ordem da prioridade, não se aceita o mesmo nunca.

Dito de outra forma, suponha que a FAB tenha como prioridade comprar caças primeiro e lá pelas tantas comprar héli de ataque. Então neste hipotético cenário a FAB receberá seus caças e lá pelas tantas começará a receber seus hélis de ataque. Veja, a mesma comprou héli de ataque assim mesmo, logo a mesma compreendeu que precisa de tais meios. E nós, vamos ou não questionar a real necessidade de equipamentos desta natureza na FAB? Só porque os caças vieram antes é que não se vê problemas em ter hélis de ataque? Este é o ponto, assim vejo, assim penso.
Para aquilo que a FAB pretende fazer com estes helis ou para o que cogita-se o que poderia ser, ao meu ver, temos vetores capazes de faze-lo no momento.

Seria para transporte de soldados ou C-SAR ?? Já temos os BH para isto, que poderiam ser complementados por exemplo, com a grana que será gasta na aquisição destes vetores de ataque.

Seria para COIN / ataque a guerrilheiros/traficantes entrando em nossas fronteiras ??
Temos o A-29 para isto, aliás, fora projetado para isto....

SEAD ??
A introdução dos MAR-1 em serviço, teriamos os A-1s e F-5s aptos para tal função.

Dentro das hipotéticas possibilidades de atuação deste heli de ataque, já temos vetores capacitados para estas missões, ou seja, este dinheiro poderia ser injetado em outras prioridades da FAB...Quais ??

- Compra de armamentos para atual aviação de combate da FAB, mísseis e bombas para diversos fins, pods para aquisição de alvos, pods para ECM, sei a FAB comprou alguns deles...mas sempre é bom ter um pouco mais..

- O que temos em termos de SAM´s hj em operação ??
Não temos nada que realmente imponha respeito, somente Iglas...que ao meu ver, são insuficientes, o ZeRo4 deu uma ótima sugestão para compra de de sistemas Pantsir .

- Com esta verba, poderia tbm compra outro lote de Black Hamks para substituir os cansados Sapões que estão em operação.

Tudo o que citei acima, ao meu ver, são muito mais prioridade que a compra destes helis de ataque e sequer citei o famigerado FX e o início/término das modernizações de A-1/F-5s respectivamente....

Sinceramente Orestes, até o presente momento, nem na FAB e muito menos aqui no DB, consegui ver justificativa plausível para aquisição destes vetores.

Um grande abraço
Olá Plínio,

agora gostei, você apresentou vários argumentos e coerentes. A verdade é que não posso abrir o bico com os detalhes, mas dou uma pista central: a grana para os hélis não é do orçamento da FAB, portanto não tem nada comprometido com "aventuras". Digamos que a grana é um extra do Governo, assim fiquei sabendo, e que iria para o EB, mas a idéia se mostrou bem mais cara do que pra FAB. Digamos (novamente) que ficou decidido que o País precisava adquirir algumas doutrinas e que naturalmente não possuía, uma delas passa pelos hélis de ataque. Observe que se trata de doutrina para o País (ligada a parte do documento que postei agora a pouco e sobre um novo que está sendo elaborado e em fase de finalização) e não para uma dada Força em particular. "Alguém" deveria absorvê-la e depois repassá-la se fosse o caso. Ficou definido que seria a FAB a primeira das Forças, o restante vem depois.

Como o assunto é estratégico, não é de domínio público, não é aberto. Como tive portas abertas recentemente, tive a oportunidade de ver muita coisa. Posso dizer que as pessoas envolvidas são sérias, algo muito bom está sendo feito, mas o impacto real será praticamente transparente para o cidadão comum, ou seja, as coisas acontecerão, mas poucos perceberão. Isso é típico de ambiente militar, nada de mais.

Assim sendo, analisar os hélis de ataque pra FAB de forma isolada é realmente encontrar aparentes contradições, mas quando analisamos um sistema de defesa para o país, não, definitivamente não existe contradição nenhuma, não existe desperdício de dinheiro, não está se usando mal a grana. O que está sendo feito é uma espécie de operação global, buscando uma única Força Armada, mas segmentada em três partes, poder terrestre, poder naval e poder aeroespacial. Assim sendo, não importa quem opera, mas que se opere algo que não se tem, desde que traga ganhos em termos de doutrinas e em plenas condições para um efetivo sistema defensivo.

Então, por que a FAB e não o EB? Porque o objetivo é ter certas doutrinas, mas sem jogar grana pelo ralo e com a FAB, nesta fase inicial, os custos se mostraram muito menores. O EB terá seus hélis de ataque também, já disse isso aqui várias vezes, mas digamos que é secundário no momento, pois o EB (bem como a MB) estão encarregados de "outras missões" do mesmo porte que esta da FAB com seus hélis de ataque.

Alguns ainda poderão dizer que tudo isso não passa de fachada para maquiar a tentativa do Governo em melhorar as relações com os russos, etc. Bem, ninguém falou oficialmente que o Mi-35 ganhou a disputa (rsrsrs), pode dar Mangusta, logo este argumento pode falhar. Mas esta questão é de outra natureza, não tem ligação com assuntos militares, FFAA e MD, aí eu não quero entrar nela.


Abração,

Orestes




Avatar do usuário
ZeRo4
Sênior
Sênior
Mensagens: 4005
Registrado em: Dom Mar 14, 2004 5:03 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: Existe a necessidade helicópteros de ataque pra FAB?

#88 Mensagem por ZeRo4 » Qua Jun 25, 2008 5:34 pm

Agora sim Orestes, por mais que eu permanece CONTRA a idéia, ela se torna no mínimo auto-explicável.




As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: Existe a necessidade helicópteros de ataque pra FAB?

#89 Mensagem por orestespf » Qua Jun 25, 2008 5:43 pm

ZeRo4 escreveu:Agora sim Orestes, por mais que eu permanece CONTRA a idéia, ela se torna no mínimo auto-explicável.
[009] [009]




Avatar do usuário
Jin Jones
Sênior
Sênior
Mensagens: 1005
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 2:18 pm
Localização: Santos/SP

Re: Existe a necessidade helicópteros de ataque pra FAB?

#90 Mensagem por Jin Jones » Qua Jun 25, 2008 5:45 pm

Thor escreveu:
Sideshow escreveu:Deixa eu resmungar mais um pouco.....

Essa prioridade e perfeição nos critérios da FAB é a mesma que quis construir 50 C-212? a mesma que comprou o C-295? a mesma que comprou R99A/B sem sonda de REVO, a mesma que desenvolve dois mísseis ar-ar ao mesmo tempo e compra um terceiro? a mesma que gasta dinheiro desenvolvendo em uma arma que não temos capacidade de usar no lugar de desenvolver kits de guiagem laser para bombas burras? A mesma que está montado um GTE de luxo? a mesma que gastou uma fortuna na modernização dos P-3?........
México, Grécia (NATO), Suécia, Pakistão e Brasil possuem sistema Erieye, instalados em ERJ-145 ou Saab340/2000. Quantos destes possuem sonda de revo?? Todos burros, não é??
Aí vão falar que o grego possui Chaff/Flare... alguém sabe como foi o processo de financiamento do SIVAM?? Alguém sabe como foram as cláusulas de financiamento impostas pelo Eximbank, arbitradas pelo DoD americano?? Alguém sabe que foi uma obrigação para usarmos como meio estritamente civil??
Os requisitos possíveis para a época eram de cerca de 8hs de autonomia... infelizmente não cabem muitos operadores/tripulação reserva num R-99, nem podíamos pedir isso, além de encarecer o valor do orçamento para o projeto.
Acredito que todos sabiam que o contrato inicial era para ser instalada a antena em um EMB-120 (contrato 01/95), o qual após vários acordos e estudos com a FAB possibilitaram evoluir para o EMB-145 (contrato 014/97).
É claro que a FAB não é perfeita, longe disso... tem muita gente incompetente, assim como em várias outras instituições brasileiras, mas pode ser exagero de sua parte falar isso tudo. Mesmo porque a imprensa publica muita atrocidade e nós compramos essas idéias como verdadeiras. Por exemplo, você falou do C-212, quantos foram comprados pela FAB?? Sobre o Casa, diga-me um substituto a altura do Bufalo. Existe?? Mas o Casa faz o meio termo entre o C-130 e os Brasília/Caravan, ainda com moderna aviônica, disponibilidade de suporte logístico mundo afora, chaff, flare, MAWS, datalink, comunicação segura, etc... desenvolvimento de mísseis é por puro fomento a indústria nacional, pois realmente é muito fácil comprar no mercado, em tempos de paz, 500 Derby, 1000 AIM-9xx, AIM-120xx, etc... se você acha que fomentar essa capacidade interna de produção de artefatos de guerra um erro, não tenho palavras para argumentar...
você sabe quantos países têm a tecnologia de desenvolver um guiamento laser?? não venha me dizer que o MSS que a Mectron fez é isso... o buraco é muito mais embaixo, designação laser de alta potência e feixe estreito, codificação e outros envolvimentos requer muito conhecimento. Lembra quando o americano lançou as Paveway?? quanto tempo demorou para os Israelenses desenvolverem as deles?? Têm muitos outros?? É, realmente a FAB é burra neste aspecto...
GTE é extra FAB, outra verba, outras prioridades. Já comentei isso em outros posts... O pessoal sabe qual aeronave que a dama de ferro brasileira gosta de voar?? e o presidente, por que trocou suas aeronaves?? aí é mole!!!
Ops, esqueci, esse tópico era sobre necessidade de helicópteros de ataque na FAB. Já comentei sobre minha opinião que mais pesa para SIM, com algumas ressalvas como muitos aqui expuseram.
Abraços

[009] [009]




Responder