Helicópteros de Ataque e Transporte

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Carlos Mathias

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#2701 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Jun 24, 2008 7:48 pm

E não adianta colocar casos e caso, tem sempre um justificativa para pagar duas a três vezes mais num caso ou noutro, desde que seja "de lá".

Soultrain, continue colocando estas pitadas de bom senso, talvez alguém de fora consiga mais consideração ao que diz, eu desisto.
:)

faterra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 89 vezes
Agradeceram: 79 vezes

#2702 Mensagem por faterra » Ter Jun 24, 2008 7:48 pm

Cadê o lexotan? :roll: 8-] :mrgreen:

Imagem

Um abraço!
Fernando Augusto Terra
Carlos Mathias

#2703 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Jun 24, 2008 7:51 pm

A sombra soviética deixa os Macartistas alterados, exaltados. :lol:

orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#2704 Mensagem por orestespf » Ter Jun 24, 2008 7:53 pm

alexandre lemos escreveu:Olha, Bolovo, depende do interlocutor com quem tu dialogas.

"A beleza está nos olhos de quem a vê".

Isso vale para a virtude e, também, para a eleição de vetores para defesa de um país. Em ambientes de franca radicalização (e não estou extrapolando, ao dizer que as coisas estão enveredando para este lado), opiniões por demais veementes podem ser interpretadas como afrontosas.

Jamais vou pensar que és malvadão, até porque a expressão é meio bichoca. [057] Mas posso crer, sinceramente no meu entender (friso ainda mais: sob o meu referencial ideológico), que tuas escolhas são sempre as mesmas, pouco importando a forma de aquisição do material. Ora feita diretamente, ora sob licitação, desde que de fontes ocidentais, mormente se americanas.

E são sempre estas escolhas (sempre as mesmas, faça chuva ou sol), a desprezar particularidades e matizes, que me preocupam. As coisas são complexas demais. "Não basta ser bonzinho e fazer o dever de casa que eu ganharei um doce (F 15) no final do ano".

Por isso que acho que o post do James Brown, digo, Soulman, digo Soultrain, este gajo, é tão importante. É um olhar externo, que percebe uma facção aqui presente.

Facção que para boa parte dos foristas, nem sempre atenderá aos interesses do Brasil.

Aí tu me rebaterás: "pows, mas para mim as escolhas do Mathias colocam em risco a operacionalidade e eficácia da Defesa Brasileira".

Então, concordaremos na beleza de um foro de discussão, democrático e livre.

Mas a questão é não radicalizar. E não se auto-intitular "malvadão". Chato, no máximo ... [051] [100] [048]

Salu2, jovem. És novo demais para ser tão pragmático.

alexandre.

[009] [009] [009]

soultrain
Sênior
Sênior

#2705 Mensagem por soultrain » Ter Jun 24, 2008 8:05 pm

Caros,

Eu não vi nada unico, é só relerem o tópico, lembro-me de algumas explicações do Orestes e do Thor, que para mim fazem muito sentido só isso, mas continuam a insistir no mesmo... O Mi-35 vai ter funções bem especificas.

Relembro que todas as escolhas são criticaveis e o DB serve para isso mesmo, questionar, comparar, aprender ou aprofundar o conhecimento.

O que me levou a postar foi a memória fresca do tópico do SH-70, postei algumas questões técnicas e levei um "chega para lá" e acreditem que há muitas outras até mais importantes. Aqui não se discute técnica, mas missões???

Mais uma vez, vocês por um lado menosprezam a FAB, a MB e o EB, por outro lado acham que os politicos são responsáveis por todos os males das FA e reina a perfeição dentro das mesmas. Eta relação dificil, a verdade deve andar aí no meio.

[[]]'s

"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:

NJ
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#2706 Mensagem por Vinicius Pimenta » Ter Jun 24, 2008 8:19 pm

Perfeito Soultrain! Tem vezes que a coerência passa longe.

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Plinio Jr
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#2707 Mensagem por Plinio Jr » Ter Jun 24, 2008 8:42 pm

orestespf escreveu:
Quanto ao héli de ataque pra FAB eu não tenho preferência, nenhuma opinião formada sobre qual seria o mais interessante. Por outro lado, vejo o seguinte, se for o italiano, tudo bem, mas se for o russo, nada feito. Interessante esta linha de pensamento, visto que os contrários (maioria, descontando os imparciais) a produto russo me parecem ser os mesmos que questionam hélis de ataque pra FAB. Ou seja, vejo o seguinte: a FAB não deve ter nenhum héli de ataque, um absurdo, mas já que comprará um que seja o italiano. Veja a contradição, se nenhum serve porque a FAB não deve ter tal equipamento, como se demonstra preferência por um dado equipamento sem saber o que a FAB fará com o mesmo??? Não consigo entender mesmo...
Orestes, o que questionamos é o uso de heli de ataque na FAB.

Disse isto anteriormente: O que a FAB quer ??

Um vetor fortemente protegido com capacidade para transportar soldados ??

Temos os Black Hamks e S.Cougars como helis definidos na força, poderiam adquirir algumas unidades modificadas de algum deles, com blindagem/proteção adicional, vide os exemplares de Black Hamk colombianos (Harpia), teriamos um vetor em compatibilidade com o restante da frota de asas rotativas da FAB, traria muitos beneficios em termos de logistica, manutenção e treinamento, algo que não vai ocorrer adquirindo um vetor diferente deles (Mi-35).

A FAB quer um heli de ataque para SEAD, COIN, escolta a outros helis ??

O problema do Hind é aquilo que o Piffer postou na página anterior, é um vetor com mais de 35 anos de projeto, vai agregar muito pouco em termos técnicos, inovações e tecnologias, ao meu ver, o vetor russo que pode oferecer isto é o Mi-28, como o Mangusta, ambos são vetores genuínos de ataque e diga-se de passagem o Mi-28 gradualmente substituirá o Hind nas FA´s russas e ao meu ver, é quem deveria participar desta concorrencia na FAB :idea:

¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#2708 Mensagem por Carlos Lima » Ter Jun 24, 2008 8:43 pm

Plinio Jr escreveu:
orestespf escreveu:
Quanto ao héli de ataque pra FAB eu não tenho preferência, nenhuma opinião formada sobre qual seria o mais interessante. Por outro lado, vejo o seguinte, se for o italiano, tudo bem, mas se for o russo, nada feito. Interessante esta linha de pensamento, visto que os contrários (maioria, descontando os imparciais) a produto russo me parecem ser os mesmos que questionam hélis de ataque pra FAB. Ou seja, vejo o seguinte: a FAB não deve ter nenhum héli de ataque, um absurdo, mas já que comprará um que seja o italiano. Veja a contradição, se nenhum serve porque a FAB não deve ter tal equipamento, como se demonstra preferência por um dado equipamento sem saber o que a FAB fará com o mesmo??? Não consigo entender mesmo...
Orestes, o que questionamos é o uso de heli de ataque na FAB.

Disse isto anteriormente: O que a FAB quer ??

Um vetor fortemente protegido com capacidade para transportar soldados ??

Temos os Black Hamks e S.Cougars como helis definidos na força, poderiam adquirir algumas unidades modificadas de algum deles, com blindagem/proteção adicional, vide os exemplares de Black Hamk colombianos (Harpia), teriamos um vetor em compatibilidade com o restante da frota de asas rotativas da FAB, traria muitos beneficios em termos de logistica, manutenção e treinamento, algo que não vai ocorrer adquirindo um vetor diferente deles (Mi-35).

A FAB quer um heli de ataque para SEAD, COIN, escolta a outros helis ??

O problema do Hind é aquilo que o Piffer postou na página anterior, é um vetor com mais de 35 anos de projeto, vai agregar muito pouco em termos técnicos, inovações e tecnologias, ao meu ver, o vetor russo que pode oferecer isto é o Mi-28, como o Mangusta, ambos são vetores genuínos de ataque e diga-se de passagem o Mi-28 gradualmente substituirá o Hind nas FA´s russas e ao meu ver, é quem deveria participar desta concorrencia na FAB :idea:
[009] [100]

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
faterra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 89 vezes
Agradeceram: 79 vezes

#2709 Mensagem por faterra » Ter Jun 24, 2008 8:49 pm

Alguém deve deixar os neurologistas de sobreaviso. Se der equipamento russo vamos ter muita gente surtando por aqui. 8-] :twisted:

Imagem

Um abraço!
Fernando Augusto Terra
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#2710 Mensagem por Bolovo » Ter Jun 24, 2008 9:14 pm

Ninguém sabe o que a FAB quer, por isso a revolta mutua por aqui, principalmente a minha.

Mas é só usar o bom senso, não faz sentido algum usar Hind ou Mangusta para tal coisa (pegar traficante!!?!) No Iraque estão até usando Kiowa para pegar insurgente com RPG-7. Nós precisamos mesmo disso?! Eu já acho que não é por aí. Se fosse um heli para fazer escolta CSAR eu até entenderia, mas não com Mil Mi-35... daí eu faria diferente, escolheria um heli de ataque de verdade, algo como o Mi-28, AH-64, Mangusta, Ka-52, etc. Mas também acho que isso não é tão urgente assim, visto que nem a USAF tem heli de ataque para escolta CSAR. Temos outras prioridades, só isso. Acho uma completa bobagem de mal gosto gastar 300 milhões de verdinhas em algo com objetivos não tão esclarecidos ainda, sendo que a existe tantas outras coisas em vista, nem precisamos sair do ramo das asas rotativas: o Esquadrão Harpia ainda tem uns Huey voando por lá, o Esq Pantera com seus Huey ex-Heer também já surrados, o Esq Pelicano (o mais importante da FAB, especializado em CSAR) voando com os Huey mais antigos! Sem contar os Super Puma de Afonsos que uma vez ou outra vai para a região amazônica devido a sua deficiencia em potencia em climas equatorianos. Com 300 milhas dá pra comprar mais um lote de BH e adiantar um pouco o processo de substituição da velha frota. Os próximos BH só vem em 2009 ou 2010 pro Pelicano. Com essas 300 verdinhas dava para adiantar já pra esse ano.

Esse pesadelo de helis russos me assombra desde 2005, ô praga!

Fizeram essa concorrencia faz de conta só pra oficializar a coisa, pois ano passado já era dada como certo a compra de uns Mi-35 e 17. Os 17 já não vem, ainda bem! Agora os 35!

Caçar traficante? Piloto se caga todo de medo em derrubar teco-teco na Amazonia, imagina uma operação complexa dessas...

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Carlos Mathias

#2711 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Jun 24, 2008 9:14 pm

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

O povo não sbe o que a FAB quer, não sabe nada. Mas mesmo assim mete o malho na escolha, mesmo sem saber de nada.

Soultrain, fica daí analisando nossos Macartistas. :lol:

Carlos Mathias

#2712 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Jun 24, 2008 9:16 pm

BUÚÚÚÚÚÚÚÚÚ!!!!!!!!

OLHA O HELICÓPTERO COMUNISTAAAAAAAA!!!!! :lol:

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#2713 Mensagem por Bolovo » Ter Jun 24, 2008 9:24 pm

E o Carlos ainda achando que eu A-D-O-R-O o Mangusta... :|

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Carlos Mathias

#2714 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Jun 24, 2008 9:27 pm

Você adora qualquer coisa desde que não seja russa.

Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#2715 Mensagem por Penguin » Ter Jun 24, 2008 9:28 pm

Essa licitacao no meu entender foi para la de estranha.

Se a aquisicao faz (ou fazia) parte de uma acerto para compensar o defict comercial russo com o Brasil, a FAB poderia ter escolhido o que quisesse? Sera que o Hind nao foi uma escolha da propria FAB? Talvez o Havoc fosse muito sofisticado/especializado para as necessidades fabianas. E nao teria serventia para transportar indios, funcionarios da FUNAI, etc nas "horas vagas" :twisted:

Jah que a coisa esta tao direcionada, para que enrolar os russos por causa de 12 helicopteros? Poderiam seguir o exemplo da MB. Poderiam aproveitar e adquirir tb os supostamente necessitados Mi-26 e quem sabe um lote de Igla de quebra.

Sera que este pacote contemplara tb armas para os helos?

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Responder