Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
-
Immortal Horgh
- Sênior
Mensagem
por Immortal Horgh » Ter Jun 24, 2008 11:47 am
Slavsya, Otechestvo nashe svobodnoye,
Druzhby narodov nadyozhny oplot,
Znamya sovetskoye, znamya narodnoye
Pust' ot pobedy k pobede vedyot!
-
Immortal Horgh
- Sênior
Mensagem
por Immortal Horgh » Ter Jun 24, 2008 11:49 am
-
Immortal Horgh
- Sênior
Mensagem
por Immortal Horgh » Ter Jun 24, 2008 11:51 am
Carlos Mathias escreveu:Beleza CB, tá tudo na boa, pelo menos da minha parte, e creio o RC também.
Eu questiono esse 20 kW, só acredito vendo. É muita potência. Os 5 kW citados pelo Orestes parecem mais factíveis para um radar.
5Kw é a potência de pico do BARS, o Irbis tem dois transmissores de 10Kw, que somados dá...20Kw de potência de pico. Enquanto no Bars a potência média/baixa era de 1Kw, no IRBIS esse valor sobe para 5Kw.
Eu já li uma discussão/debate num fórum lá de fora onde dois exatos calculavam isso tudo, baseados nos dados públicos é claro. E bateu certinho o aumento do alcance coma potência e as melhorias no radar. Não foi só potência, é claro, houveram muitos outros aperfeiçoamentos no equipamento.
Mas tome como base o radar do F-22. Veja que não difere muito, mas o APG tem mais capacidade de acompanhamento, bem mais. São 100 alvos e o IRBIS "só" acompanha 30.
Essa discussão sobre é ou não é que ocorre aqui, também ocorre lá fora, só que as vezes eu acho umas coisas interessantes sobre os métodos russos e etc.
E qual a desvantagem de acompanhar 30 alvos com relação a 100? À meu ver nenhuma, afinal nenhum caça irá enfrentar tal número de ameaças sozinho.
[ ]s
-
FIGHTERCOM
- Sênior
- Agradeceu: 1222 vezes
- Agradeceram: 734 vezes
Mensagem
por FIGHTERCOM » Ter Jun 24, 2008 11:54 am
Immortal Horgh escreveu:
E qual a desvantagem de acompanhar 30 alvos com relação a 100? À meu ver nenhuma, afinal nenhum caça irá enfrentar tal número de ameaças sozinho.
[ ]s
Aí cabe outra pergunta: Por que desenvolver então um radar com capacidade para acompanhar 100 alvos
Abraços,
Wesley
"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
-
Immortal Horgh
- Sênior
Mensagem
por Immortal Horgh » Ter Jun 24, 2008 12:08 pm
Em tese ao que parece é para dar ao Raptor uma capacidade de ser um mini-AWACS.
[ ]s
-
Carlos Mathias
Mensagem
por Carlos Mathias » Ter Jun 24, 2008 12:34 pm
Exatamente isso, um mini-AWACS. Mesmo o SU-35-1 pode realizar esta tarefa quando linkado a outros caças num dado cenário, que se não me engano, podem chegar a 18 caças ligados num único SU-35-1 com o radar ligado. Como o ângulo de varredura do IRBIS-E chega nos 120º e varre todo este arco a cada 1 segundo, haveria um ótima cobertura. Como cada caça pode atacar oito alvos simultâneamente, uma formação de 4 SU-35-1 poderia atacar então 36 alvos, ou seja , a FACh inteira.
Ah, e ainda sobram mais 4 mísseis em cada SU-35-1 para o rescaldo.
-
FIGHTERCOM
- Sênior
Mensagem
por FIGHTERCOM » Ter Jun 24, 2008 1:16 pm
Carlos Mathias escreveu:Exatamente isso, um mini-AWACS. Mesmo o SU-35-1 pode realizar esta tarefa quando linkado a outros caças num dado cenário, que se não me engano, podem chegar a 18 caças ligados num único SU-35-1 com o radar ligado. Como o ângulo de varredura do IRBIS-E chega nos 120º e varre todo este arco a cada 1 segundo, haveria um ótima cobertura. Como cada caça pode atacar oito alvos simultâneamente, uma formação de 4 SU-35-1 poderia atacar então 36 alvos, ou seja , a FACh inteira.
Caro Carlos,
Somente um esclarecimento, um único Su-35 BM guiaria esses 36 mísseis? Ou na fase final os demais ligariam os seus respectivos radares?
Abraços,
Wesley
"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
-
FIGHTERCOM
- Sênior
Mensagem
por FIGHTERCOM » Ter Jun 24, 2008 1:17 pm
Immortal Horgh escreveu:Em tese ao que parece é para dar ao Raptor uma capacidade de ser um mini-AWACS.
[ ]s
É justamente esse o ponto.
Abraços,
Wesley
-
Immortal Horgh
- Sênior
Mensagem
por Immortal Horgh » Ter Jun 24, 2008 3:13 pm
FIGHTERCOM escreveu:Carlos Mathias escreveu:Exatamente isso, um mini-AWACS. Mesmo o SU-35-1 pode realizar esta tarefa quando linkado a outros caças num dado cenário, que se não me engano, podem chegar a 18 caças ligados num único SU-35-1 com o radar ligado. Como o ângulo de varredura do IRBIS-E chega nos 120º e varre todo este arco a cada 1 segundo, haveria um ótima cobertura. Como cada caça pode atacar oito alvos simultâneamente, uma formação de 4 SU-35-1 poderia atacar então 36 alvos, ou seja , a FACh inteira.
Caro Carlos,
Somente um esclarecimento, um único Su-35 BM guiaria esses 36 mísseis? Ou na fase final os demais ligariam os seus respectivos radares?
Abraços,
Wesley
Não, Wesley, os mísseis são BVR, logo tem orientação por próprio radar, o caça só passa os parâmetros iniciais, depois é com ele o serviço.
[ ]s
-
Immortal Horgh
- Sênior
Mensagem
por Immortal Horgh » Ter Jun 24, 2008 3:15 pm
-
FIGHTERCOM
- Sênior
Mensagem
por FIGHTERCOM » Ter Jun 24, 2008 3:28 pm
Immortal Horgh escreveu:FIGHTERCOM escreveu:
Caro Carlos,
Abraços,
Wesley
Não, Wesley, os mísseis são BVR, logo tem orientação por próprio radar, o caça só passa os parâmetros iniciais, depois é com ele o serviço.
[ ]s
Preciso me atualizar
Mas alguns mísseis BVR possuem datalink, certo? O mesmo não é usado para repassar informações e atualizar a trajetória quando necessário?
Abraços,
Wesley
-
Immortal Horgh
- Sênior
Mensagem
por Immortal Horgh » Ter Jun 24, 2008 3:34 pm
Os mísseis BVR recebem atualização de dados até o "meio do caminho", depois usam seu radar interno. No caso do AIM-120 a atualização é feita por INS.
[ ]s
-
Carlos Lima
- Sênior
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Mensagem
por Carlos Lima » Ter Jun 24, 2008 3:42 pm
Carlos Mathias escreveu:Exatamente isso, um mini-AWACS. Mesmo o SU-35-1 pode realizar esta tarefa quando linkado a outros caças num dado cenário, que se não me engano, podem chegar a 18 caças ligados num único SU-35-1 com o radar ligado. Como o ângulo de varredura do IRBIS-E chega nos 120º e varre todo este arco a cada 1 segundo, haveria um ótima cobertura. Como cada caça pode atacar oito alvos simultâneamente, uma formação de 4 SU-35-1 poderia atacar então 36 alvos, ou seja , a FACh inteira.
Isso tudo no papel, é claro...
Na prática isso já é complicado com uma aeronave AEW&C, imagina um caça.
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
-
Immortal Horgh
- Sênior
Mensagem
por Immortal Horgh » Ter Jun 24, 2008 3:42 pm