NOTÍCIAS DO RAFALE

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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orestespf
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Re: Rafale News

#1201 Mensagem por orestespf » Seg Jun 23, 2008 11:27 pm

rcolistete escreveu:
orestespf escreveu: Quanto ao início dos testes e o prazo final dos mesmos para encerramento do programa, bem, omiti esta informação de uma revista (nada extra-oficial, isso foi intencional, entenda) intencionalmente, pois na mesma diz exatamente o que teremos em breve. Mas como o amigo é bem informado, nem preciso dizer, não é mesmo?

Assim sendo, espero que você poste a data que você acha/sabe/tem certeza que o Irbis-E ficará pronto, em seguida em posto o que existe noticiado em uma revista de fevereiro último. Você fala que está em desenvolvimento, sim, correto, mas não fala quando o mesmo estará pronto (previsão?), o mesmo se aplica ao RBE-2 AA (AESA). Quando ambos estarão prontos, finalizados, disponibilizados pra venda de fato???

Dou-lhe uma dica sobre o RBE-2 AESA: não terá tempo suficiente para concorrer no FX-2. :wink:

Abração,

Orestes
Olá Orestes,

Eu não tenho a data de previsão de término do Irbis-E. Encontrei as datas que disse aqui : início em 2004, 1o vôo em 2007, em andamento atualmente. Lembrando que a "finalização" do Irbis-E envolveria/rá integração com vários armamentos e sistemas, o que toma muito tempo, muitos vôos, etc. Como o Su-35BM voou pela 1a vez em 02/2008, então faltam ainda muitos vôos para fazer toda essa certificação do radar com armamento, etc.

Sobre o RBE-2 AESA, já postei acima todas as datas oficiais, assinadas em contrato, valor de contrato incluído, etc. É só procurar.

Como não sei detalhes do FX-2 e seu cronograma exigido dos fabricantes de caças, não ouso dizer se o Rafale F3+, Gripen NG, etc, poderão concorrer.

[]s, Roberto
Início de 2010 o Irbis-E estará totalmente operacional e disponível para venda e integração aos SU´s da família Flanker. Fonte: a revista que citei acima, mas existem outras por aí.

Término do RBE-2AA (AESA): não se fala ainda. Bem, pelo menos não achei nada por aí, mas talvez exista.


Abração,

Orestes




Carlos Mathias

Re: Rafale News

#1202 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Jun 23, 2008 11:29 pm

RC, você está Prickando cara, não vá cair no mesmo redemoinho. :wink: :)
Caro Carlos Mathias,

Então nos ilumine e mostre as datas corretas, fórum é para isso. Início em 2004, 1o vôo em 2007, 2008 em andamento, final em 20??.
Quem me iluminou foi o GOOGLE e algumas horas de pesquisa. É uma maravilha o que se acha na NET. Mas eu desconfio que tem um tópico aqui mesmo, bem antigo, que eu criei, onde coloquei muitas informações deste tipo...
Aí alguém viajou na maionese : daqui a pouco o Irbis-E terá alcance de detecção de 600 km, 1.000 km. Explicando o porquê da aposentadoria em breve dos AEW's russos... :wink:
Pô RC, assim você se enrola. Nenhum radar aerotransportado pode chegar a ter 600 ou 1000Km de alcance, nem com Itaipu nas costas. É por causa da curvatura terrestre, sabe? Se você quiser eu coloco um site bom prá checar isso. :wink:

Mas como você é da área de exatas, procurando no GOOGLE vais achar umas equações onde se pode calcular aproximadamente quanto se ganha com a elevação da potência. Tipo, aumentando 20 vezes a potência, quanto aumenta o alcance de detecção? Garanto que é mais do dobro, e nem sou professor de exatas, sou é meio torto mesmo.
Rafale é canoa furada ? Caramba, só aqui no Brasil que se tem esse tipo de opinião. Incrível. Até os ingleses respeitam pacas o Rafale. Nós, ilustres operadores de imponentes F-5E/EM, AMX, Mirage 2000C, etc, somos esnobes, Rafale é caça fraco para nós...
Tá vendo, tá Prickando. Olha o que eu escrevi...

"Mas o pior disso tudo são as razões pelas quais vamos acabar entrando nessa canoa francesa sem fundo. Fazer o quê, né?"

Percebeu que não se trata do avião em si, mas do que está/estaria por trás????
Então, não tem nada de incrível nem de ingleses, tem/teria a velha prática bem brasileira na verdade. Qual? Aí tem que mastigar. :wink:
Torço para o Su-35BM ficar pronto 100% como prometido (e nesse caso, inclusive a FAB o comprar, caso tenha grana para mantê-lo), porém sem viajar na maionese como alguns aqui, dizendo que o bicho está pronto, etc.
Cara, já que você se prende tanto às fontes públicas- digamos assim- poderias me mostrar os contratos de compra dos SU-34, SU-27SKM, SU-25M, MIG-29S/SMT TU-160(fizeram dois novinhos), Borei, TOPOL-M... Qualquer um já basta. Você tem isso documentado?

Abraços!




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Re: Rafale News

#1203 Mensagem por rcolistete » Seg Jun 23, 2008 11:30 pm

orestespf escreveu: Roberto, o meu tom jocoso é porque tenho certa liberdade com o amigo e não o chamaria de amigo de não fosse de fato (pra mim pelo menos, assim o tenho de fato). Compreenda, falo sério, não estou brincando, não estou mesmo.

Não se trata de ser ou não professor universitário, os motivos são outros, e que fique bem claro que não sou "especial". Não tem brigadeiro distribuindo relatórios para professores universitários e outros profissionais por aí, não mesmo. Aliás, que fique bem claro, não recebi material algum de brigadeiro (de nenhuma "patente" da FAB), mas...

PS: tenho que parar aqui, compreenda-me.
Caro Orestes,

Não tenho nada contra ti, deixo claro isso.

Independentemente de como você obteve o documento, o fato de um relatório (300 páginas sobre Rafale) importante da FAB estar nas mãos de um civil que participa e compartilha (parte das) informações em fóruns é um grave erro de gerenciamento de informações.

Também acho melhor pararmos por aqui. Você tem algo que não devia ter, não pode provar que tem e não pode/deve citar o seu conteúdo. Temos um impasse. Voltemos a "Rafale News", que é o tópico.

[]s, Roberto




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Re: Rafale News

#1204 Mensagem por orestespf » Seg Jun 23, 2008 11:33 pm

born escreveu:Sem sacanagem, mas essa história de "relatório secreto" tá parecendo coisa de James Bond e/ou parte de uma conspiração orquestrada por forças ocultas, do tipo que estavam envolvido no caso JFK. :roll: :roll: :roll: :roll:
Born, relatório por definição é algo classificado ou sigiloso, a abertura das informações contraditória a priori. Observe, eu não disse que relatórios são secretos, disse que não é algo para "vazar". Observe mais alguma coisa, se alguém participa da elaboração do mesmo, então tal assunto não é sigiloso, secreto, confidencial ou classificado para o dito cujo, não é?

Para quem questionou os doutores da vida, achei que tais assuntos seriam primários e naturais. Sarcasmo, ignorância no assunto ou ingenuidade????


Abração,

Orestes


PS: quem tem língua nervosa, uma hora morde nela. :wink:




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Re: Rafale News

#1205 Mensagem por orestespf » Seg Jun 23, 2008 11:37 pm

rcolistete escreveu:
orestespf escreveu: Roberto, o meu tom jocoso é porque tenho certa liberdade com o amigo e não o chamaria de amigo de não fosse de fato (pra mim pelo menos, assim o tenho de fato). Compreenda, falo sério, não estou brincando, não estou mesmo.

Não se trata de ser ou não professor universitário, os motivos são outros, e que fique bem claro que não sou "especial". Não tem brigadeiro distribuindo relatórios para professores universitários e outros profissionais por aí, não mesmo. Aliás, que fique bem claro, não recebi material algum de brigadeiro (de nenhuma "patente" da FAB), mas...

PS: tenho que parar aqui, compreenda-me.
Caro Orestes,

Não tenho nada contra ti, deixo claro isso.

Independentemente de como você obteve o documento, o fato de um relatório (300 páginas sobre Rafale) importante da FAB estar nas mãos de um civil que participa e compartilha (parte das) informações em fóruns é um grave erro de gerenciamento de informações.

Também acho melhor pararmos por aqui. Você tem algo que não devia ter, não pode provar que tem e não pode/deve citar o seu conteúdo. Temos um impasse. Voltemos a "Rafale News", que é o tópico.

[]s, Roberto
Sim, Roberto, tem razão, voltemos ao assunto central do tópico.

Abraços,

Orestes


PS: dá pra provar sim, não veio a toa. rsrrsrsrsrs




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Re: Rafale News

#1206 Mensagem por rcolistete » Seg Jun 23, 2008 11:40 pm

orestespf escreveu: Início de 2010 o Irbis-E estará totalmente operacional e disponível para venda e integração aos SU´s da família Flanker. Fonte: a revista que citei acima, mas existem outras por aí.
Olá Orestes,

2010 ? Data bem factível e razoável. 2004-2010. O que eu contesto é que em fóruns (aqui e em outros) se fala no Irbis-E como já pronto hoje, o que não é o caso.
orestespf escreveu: Término do RBE-2AA (AESA): não se fala ainda. Bem, pelo menos não achei nada por aí, mas talvez exista.
Essa eu tenho, repito o que escrevi acima :

"O cronograma do RBE-2 AESA DRAAMA já está definido nos contratos assinados : 1os vôos em Falcon e Rafale em 2007/8, qualificação em 2009, avaliação e integração pela Dassault em 2010 de 2 protótipos, entrega do 1o RBE-2 AESA de produção em série em 2011. Os 2 primeiros radares de série (para mim são pré-série) RBE-2 AESA foram encomendados em 06/10/2006."

Ou seja, pronto para valer em 2011. Fontes : alguns documentos dos fabricantes e revistas francesas.

Mesmo que a FAB feche contrato no final de 2008 ou 2009 (duvido, mas torço para isso), seriam tipicamente 3 anos para entrega (quer sejam caças dos EUA, França, Suécia, Rússia, etc) : 2009 + 3 = 2012. Já poderíamos receber desde os 1os Rafales o RBE-2 AESA, talvez até o Rafale F3+ completo (que além de RBE-2 AESA tem mais melhorias).

Viu, agora o debate ficou mais interessante : contribuição de informação que se complementa, permitindo a todos do fórum ter uma visão mais ampla do assunto (radares Irbis-E e RBE-2 AESA em termos de andamento do programa).

[]s, Roberto




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Re: Rafale News

#1207 Mensagem por rcolistete » Seg Jun 23, 2008 11:49 pm

Carlos Mathias escreveu:RC, você está Prickando cara, não vá cair no mesmo redemoinho. :wink: :)
O Prick é gente fina, você está me elogiando, pô ! O pessoal aqui pegou pesado demais co m ele.
Carlos Mathias escreveu: Quem me iluminou foi o GOOGLE e algumas horas de pesquisa. É uma maravilha o que se acha na NET. Mas eu desconfio que tem um tópico aqui mesmo, bem antigo, que eu criei, onde coloquei muitas informações deste tipo...
Pô, cadê as datas ? Ok, o Orestes já postou...
Carlos Mathias escreveu:
Aí alguém viajou na maionese : daqui a pouco o Irbis-E terá alcance de detecção de 600 km, 1.000 km. Explicando o porquê da aposentadoria em breve dos AEW's russos... :wink:
Pô RC, assim você se enrola. Nenhum radar aerotransportado pode chegar a ter 600 ou 1000Km de alcance, nem com Itaipu nas costas. É por causa da curvatura terrestre, sabe? Se você quiser eu coloco um site bom prá checar isso. :wink:

Mas como você é da área de exatas, procurando no GOOGLE vais achar umas equações onde se pode calcular aproximadamente quanto se ganha com a elevação da potência. Tipo, aumentando 20 vezes a potência, quanto aumenta o alcance de detecção? Garanto que é mais do dobro, e nem sou professor de exatas, sou é meio torto mesmo.
Sim, eu sei, mas para um caça com radar de 1.000 km, basta voar muito alto (30 km, por que não ? 8-] ) para obter esse alcance...

Falando sério, tem alunos meus de Física se matando para calcular o alcance de comunicação via ondas eletromagnéticas, de questão que fiz para trabalho em casa : potência de emissão, intensidade, alcance, etc. Eu questiono esse 20 kW, só acredito vendo. É muita potência. Os 5 kW citados pelo Orestes parecem mais factíveis para um radar.
Carlos Mathias escreveu:
Torço para o Su-35BM ficar pronto 100% como prometido (e nesse caso, inclusive a FAB o comprar, caso tenha grana para mantê-lo), porém sem viajar na maionese como alguns aqui, dizendo que o bicho está pronto, etc.
Cara, já que você se prende tanto às fontes públicas- digamos assim- poderias me mostrar os contratos de compra dos SU-34, SU-27SKM, SU-25M, MIG-29S/SMT TU-160(fizeram dois novinhos), Borei, TOPOL-M... Qualquer um já basta. Você tem isso documentado?

Abraços!
Poxa, é obrigação sua ter todos os contratos em cirílico desde a compra do 1o MiG-21. Você é que o fã de Flanker, ora ! 8-]

[]s, Roberto




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Re: Rafale News

#1208 Mensagem por Carlos Lima » Seg Jun 23, 2008 11:51 pm

Srs,

So venho aqui pedir para que o papo se mantenha ao assunto em questao...

Controlem-se por favor com relacao aos comentarios pessoais e continuemos a conversa. Senao fica desagradavel... e todos perdemos com isso!

:wink:

[]s
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Re: Rafale News

#1209 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Jun 24, 2008 12:00 am

Beleza CB, tá tudo na boa, pelo menos da minha parte, e creio o RC também.
Eu questiono esse 20 kW, só acredito vendo. É muita potência. Os 5 kW citados pelo Orestes parecem mais factíveis para um radar.
5Kw é a potência de pico do BARS, o Irbis tem dois transmissores de 10Kw, que somados dá...20Kw de potência de pico. Enquanto no Bars a potência média/baixa era de 1Kw, no IRBIS esse valor sobe para 5Kw.

Eu já li uma discussão/debate num fórum lá de fora onde dois exatos calculavam isso tudo, baseados nos dados públicos é claro. E bateu certinho o aumento do alcance coma potência e as melhorias no radar. Não foi só potência, é claro, houveram muitos outros aperfeiçoamentos no equipamento.

Mas tome como base o radar do F-22. Veja que não difere muito, mas o APG tem mais capacidade de acompanhamento, bem mais. São 100 alvos e o IRBIS "só" acompanha 30.

Essa discussão sobre é ou não é que ocorre aqui, também ocorre lá fora, só que as vezes eu acho umas coisas interessantes sobre os métodos russos e etc.




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Re: Rafale News

#1210 Mensagem por orestespf » Ter Jun 24, 2008 12:08 am

rcolistete escreveu:
orestespf escreveu: Início de 2010 o Irbis-E estará totalmente operacional e disponível para venda e integração aos SU´s da família Flanker. Fonte: a revista que citei acima, mas existem outras por aí.
Olá Orestes,

2010 ? Data bem factível e razoável. 2004-2010. O que eu contesto é que em fóruns (aqui e em outros) se fala no Irbis-E como já pronto hoje, o que não é o caso.
orestespf escreveu: Término do RBE-2AA (AESA): não se fala ainda. Bem, pelo menos não achei nada por aí, mas talvez exista.
Essa eu tenho, repito o que escrevi acima :

"O cronograma do RBE-2 AESA DRAAMA já está definido nos contratos assinados : 1os vôos em Falcon e Rafale em 2007/8, qualificação em 2009, avaliação e integração pela Dassault em 2010 de 2 protótipos, entrega do 1o RBE-2 AESA de produção em série em 2011. Os 2 primeiros radares de série (para mim são pré-série) RBE-2 AESA foram encomendados em 06/10/2006."

Ou seja, pronto para valer em 2011. Fontes : alguns documentos dos fabricantes e revistas francesas.

Mesmo que a FAB feche contrato no final de 2008 ou 2009 (duvido, mas torço para isso), seriam tipicamente 3 anos para entrega (quer sejam caças dos EUA, França, Suécia, Rússia, etc) : 2009 + 3 = 2012. Já poderíamos receber desde os 1os Rafales o RBE-2 AESA, talvez até o Rafale F3+ completo (que além de RBE-2 AESA tem mais melhorias).

Viu, agora o debate ficou mais interessante : contribuição de informação que se complementa, permitindo a todos do fórum ter uma visão mais ampla do assunto (radares Irbis-E e RBE-2 AESA em termos de andamento do programa).

[]s, Roberto

Roberto, nada que uma provocação de ambos os lados não produzam boas informações para os colegas e amigos de fórum. Agradeço a informação sobre o AESA francês, não a tinha mesmo. Opinião pessoal: acho que os dois radares ficarão prontos (comercialização) na mesma época (intuição pura, nenhuma informação extra).


Grande abraço,

Orestes




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Re: Rafale News

#1211 Mensagem por orestespf » Ter Jun 24, 2008 12:10 am

cb_lima escreveu:Srs,

So venho aqui pedir para que o papo se mantenha ao assunto em questao...

Controlem-se por favor com relacao aos comentarios pessoais e continuemos a conversa. Senao fica desagradavel... e todos perdemos com isso!

:wink:

[]s
CB_Lima
Recado dado, recado compreendido, o mesmo será cumprido. :wink:


Forte abraço, Lima véio.

Orestes




Carlos Mathias

Re: Rafale News

#1212 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Jun 24, 2008 12:16 am

Beleza CB, tá tudo na boa, pelo menos da minha parte, e creio o RC também.
Eu questiono esse 20 kW, só acredito vendo. É muita potência. Os 5 kW citados pelo Orestes parecem mais factíveis para um radar.
5Kw é a potência de pico do BARS, o Irbis tem dois transmissores de 10Kw, que somados dá...20Kw de potência de pico. Enquanto no Bars a potência média/baixa era de 1Kw, no IRBIS esse valor sobe para 5Kw.

Eu já li uma discussão/debate num fórum lá de fora onde dois exatos calculavam isso tudo, baseados nos dados públicos é claro. E bateu certinho o aumento do alcance coma potência e as melhorias no radar. Não foi só potência, é claro, houveram muitos outros aperfeiçoamentos no equipamento.

Mas tome como base o radar do F-22. Veja que não difere muito, mas o APG tem mais capacidade de acompanhamento, bem mais. São 100 alvos e o IRBIS "só" acompanha 30.

Essa discussão sobre é ou não é que ocorre aqui, também ocorre lá fora, só que as vezes eu acho umas coisas interessantes sobre os métodos russos e etc.




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Re: Rafale News

#1213 Mensagem por Penguin » Ter Jun 24, 2008 8:40 am

rcolistete escreveu:
Carlos Mathias escreveu:RC, você está Prickando cara, não vá cair no mesmo redemoinho. :wink: :)
O Prick é gente fina, você está me elogiando, pô ! O pessoal aqui pegou pesado demais co m ele.
Carlos Mathias escreveu: Quem me iluminou foi o GOOGLE e algumas horas de pesquisa. É uma maravilha o que se acha na NET. Mas eu desconfio que tem um tópico aqui mesmo, bem antigo, que eu criei, onde coloquei muitas informações deste tipo...
Pô, cadê as datas ? Ok, o Orestes já postou...
Carlos Mathias escreveu: Pô RC, assim você se enrola. Nenhum radar aerotransportado pode chegar a ter 600 ou 1000Km de alcance, nem com Itaipu nas costas. É por causa da curvatura terrestre, sabe? Se você quiser eu coloco um site bom prá checar isso. :wink:

Mas como você é da área de exatas, procurando no GOOGLE vais achar umas equações onde se pode calcular aproximadamente quanto se ganha com a elevação da potência. Tipo, aumentando 20 vezes a potência, quanto aumenta o alcance de detecção? Garanto que é mais do dobro, e nem sou professor de exatas, sou é meio torto mesmo.
Sim, eu sei, mas para um caça com radar de 1.000 km, basta voar muito alto (30 km, por que não ? 8-] ) para obter esse alcance...

Falando sério, tem alunos meus de Física se matando para calcular o alcance de comunicação via ondas eletromagnéticas, de questão que fiz para trabalho em casa : potência de emissão, intensidade, alcance, etc. Eu questiono esse 20 kW, só acredito vendo. É muita potência. Os 5 kW citados pelo Orestes parecem mais factíveis para um radar.
Carlos Mathias escreveu: Cara, já que você se prende tanto às fontes públicas- digamos assim- poderias me mostrar os contratos de compra dos SU-34, SU-27SKM, SU-25M, MIG-29S/SMT TU-160(fizeram dois novinhos), Borei, TOPOL-M... Qualquer um já basta. Você tem isso documentado?

Abraços!
Poxa, é obrigação sua ter todos os contratos em cirílico desde a compra do 1o MiG-21. Você é que o fã de Flanker, ora ! 8-]

[]s, Roberto

a) Gerenciamento de Potência
Aparentemente, parece impossível para um radar
evitar ser detectado por um alvo antes de conseguir
detectá-lo. Contudo, matematicamente, existem faixas
numéricas onde isso pode ocorrer. O Quadro 1 revisa
noções importantes sobre a Equação Radar. Já o Quadro
2 demonstra um exemplo numérico de como é possível
que isso ocorra.
O exemplo dado nos sugere a introdução de sistemas
de controle de potência, ou seja, dispositivos que emitiriam
somente a quantidade estritamente necessária de
energia para acompanhar um alvo de acordo com a
variação da distância. Entretanto, para um radar de busca,
é inviável controlar a potência transmitida em função do
alcance desejado, pois sua tarefa é detectar alvos em
qualquer ponto da escala. Já radares que têm como
função adquirir um alvo para posterior engajamento,
como nas aeronaves de interceptação, podem incorporar
tal recurso. No que tange aos radares de busca, a solução
é encontrar artifícios que permitam obter a detecção com
a menor potência possível.

Ver pag. 41
http://www.mar.mil.br/caaml/Revista/200 ... -Pag40.pdf




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
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Re: Rafale News

#1214 Mensagem por starf104 » Ter Jun 24, 2008 10:25 am

orestespf escreveu:
born escreveu:Sem sacanagem, mas essa história de "relatório secreto" tá parecendo coisa de James Bond e/ou parte de uma conspiração orquestrada por forças ocultas, do tipo que estavam envolvido no caso JFK. :roll: :roll: :roll: :roll:
Born, relatório por definição é algo classificado ou sigiloso, a abertura das informações contraditória a priori. Observe, eu não disse que relatórios são secretos, disse que não é algo para "vazar". Observe mais alguma coisa, se alguém participa da elaboração do mesmo, então tal assunto não é sigiloso, secreto, confidencial ou classificado para o dito cujo, não é?

Para quem questionou os doutores da vida, achei que tais assuntos seriam primários e naturais. Sarcasmo, ignorância no assunto ou ingenuidade????


Abração,

Orestes


PS: quem tem língua nervosa, uma hora morde nela. :wink:
opa,erro




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Re: Rafale News

#1215 Mensagem por Bourne » Ter Jun 24, 2008 10:28 am

orestespf escreveu:
born escreveu:Sem sacanagem, mas essa história de "relatório secreto" tá parecendo coisa de James Bond e/ou parte de uma conspiração orquestrada por forças ocultas, do tipo que estavam envolvido no caso JFK. :roll: :roll: :roll: :roll:
Born, relatório por definição é algo classificado ou sigiloso, a abertura das informações contraditória a priori. Observe, eu não disse que relatórios são secretos, disse que não é algo para "vazar". Observe mais alguma coisa, se alguém participa da elaboração do mesmo, então tal assunto não é sigiloso, secreto, confidencial ou classificado para o dito cujo, não é?

Para quem questionou os doutores da vida, achei que tais assuntos seriam primários e naturais. Sarcasmo, ignorância no assunto ou ingenuidade????


Abração,

Orestes


PS: quem tem língua nervosa, uma hora morde nela. :wink:

Não questionei os doutores. Mas os mediocres e picaretas que se espalham por todos os setores e lados, independente do título que ostentam. Aliás, um dos meus projetos muito bem encaminhados é o o meu futuro doutorado na França, em boa parte creditado ao meu "blablabla" e as minhas idéias rebeldes.

Obs: a expressão "quem tem lingua nervosa, uma hora morde ela" faz muito sentido. Já sentiu isso na pele, não???? E, adimito, foi muito reveladora sobre a sua verdadeira face.




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