NOTÍCIAS DO RAFALE

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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rcolistete
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Re: Rafale News

#1186 Mensagem por rcolistete » Seg Jun 23, 2008 10:08 pm

orestespf escreveu: A sua opinião sobre o RBE-2 AESA ou não, é sua mesmo (redundância?), mas a minha é minha mesmo(redundância 2?), cada um com a sua, pois já tenho a minha formada é não é textos de domínio público que vão mudar a minha opinião formada sobre tudo. Você tem textos ao seu lado, eu tenho além deles algumas opiniões de técnicos. Posso apresentá-los, será um prazer fazer isso.
Olá Orestes,

Se foram as opiniões dos mesmos técnicos que disseram para ti que o Grifo-X do F-5EM tem alcance igual ou melhor que o RBE-2 PESA... 8-] :roll: Bem, aí então farei questão mesmo de ser apresentado, para rir um bocado. :lol:

[]s, Roberto




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Re: Rafale News

#1187 Mensagem por rcolistete » Seg Jun 23, 2008 10:11 pm

Immortal Horgh escreveu:Roberto não citastes números, foi sutil, de forma que muitos não perceberiam, mas fizestes indicações claras para um aluno da área de exatas 8-]
[ ]s
Mas contrato de caças é tudo, menos algo de exatas. Está mais para astrologia... 8-]




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Re: Rafale News

#1188 Mensagem por Immortal Horgh » Seg Jun 23, 2008 10:13 pm

rcolistete escreveu:
Immortal Horgh escreveu:Roberto não citastes números, foi sutil, de forma que muitos não perceberiam, mas fizestes indicações claras para um aluno da área de exatas 8-]
[ ]s
Mas contrato de caças é tudo, menos algo de exatas. Está mais para astrologia... 8-]
Concordo, mas podemos sim estimar baseados em outros "contratos oficiosos" 8-]


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Re: Rafale News

#1189 Mensagem por orestespf » Seg Jun 23, 2008 10:19 pm

rcolistete escreveu:
orestespf escreveu: Roberto, não estou disputando nada aqui no DB, logo não tem este papo de primeiro você faz isso e em seguida eu faço aqui outro, ok? :wink:
Ok, faço então por ti :

- Irbis-E : desenvolvimento iniciado em 2004, 1o vôo em um Su-30MK2 de teste em 2007. Estamos em 2008 e restam mais alguns anos de testes, desenvolvimento, pré-série, integração de armamentos e sistemas com o radar, produção, entrada operacional, etc;

- o 1o radar demonstrador RBE2 PESA teve em 04/2002 seu desenvolvimento encomendado pela DGA, na forma de um demonstrador DRAA (Demonstrador Radar a Antena Ativa) com módulos emissores e receptores de GaAs (Gallium Arsenide, GaAs, monolithic microwave integrated circuit - MMIC) importados dos EUA , tendo voado em 12/2002 o 1o DRAA em um Mystere XX de testes, depois no Rafale B301 em 05/2003, sendo a troca da antena PESA para AESA feita em menos de 3 horas. Esse 1o demonstrador serviu para testar a viabilidade de mudança PESA->AESA e vários outros aspectos, enquanto não se tinha módulos T/R europeus.

Em 07/2004 foi assinado contrato de EUR 85 mi entre o governo francês e a Thales para desenvolver um 2o demonstrador de RBE-2 AESA, o programa DRAAMA (Demonstrador Radar a Antena Ativa Modo Avançado), optimizado para produção em larga escala e com tecnologia mais moderna. O arranjo do DRAAMA será inteiramente novo e construído na Europa, pela UMS que é uma parceria da EADS e Thales.

O cronograma do RBE-2 AESA DRAAMA já está definido nos contratos assinados : 1os vôos em Falcon e Rafale em 2007/8, qualificação em 2009, avaliação e integração pela Dassault em 2010 de 2 protótipos, entrega do 1o RBE-2 AESA de produção em série em 2011. Os 2 primeiros radares de série (para mim são pré-série) RBE-2 AESA foram encomendados em 06/10/2006.

Enfim, caso se queira criticar o RBE-2 AESA por não estar pronto, somente voando protótipo, então, por coerência, tem que falar o mesmo do Irbis-E.

[]s, Roberto
Em minhas mãos está a revista Air Fleet (Aerospace Technologies Review) 2.2088 (69), onde a mesma possui uma matéria de 4 páginas com o título "Irbis-E - Para los Nuevos Aviones de Caza de Sukohoi" (a revista está em espanhol, mas originalmente é em russo, que a tenho também).

Em uma das várias páginas é possível ler:

El diseño del sistema radar de control "Irbis-E" se realiza en NIIP a partir de 2004. Ya estan hechos cuatro juegos de los equipos, uno de los cuales pasa las pruebas en el laborario volante, dos otros preparan para instalar en el segundo y el cuarto aviones SU-35, y el cuarto se usa para las pruebas previas de las unidades para preparar la producción en la fábrica productora en serie. En octubre del año en curso (2008) será entregado el quinto juego, también fabricado en la producción experimental del NIIP, y empezando con el sexto, los demáis "Irbis-E" serán fabricados en serie en GRPZ.

La única diferencia del sistema "Irbis-E" instalado el labotorio volante, del reglamentario, es falta en el bordo del laboratorio volante de etapa de salida del canal transmissor con la potencia promedio de 5 kW, lo que está relacionado con la energética del avión, en el cual se utiliza la etapa de salida con la Ppr= 1 kW.

Aquí se necessita una pequeña aclaración.

...

(O texto vai longe explicando os detalhes. rsrsrs Mas tem-se essa parte:) El gran coeficiente de ampliación del radar de barrido electrónico, pérdidas mínimas en las líneas de alta frecuencia, tratamiento digital óptimo de señales con acumulación larga por cuenta de utilizar un processador de señales potente (Solo-35,01) y presencia del amplificador de potencia de salida sin igual en el mundo (Ppr = 5 kW), son partes principales del éxito. Los resultados previos, obtenidos en el laboratorio volante contra el blanco aéreo Su-27, lo confirman mui convincentemente. El alcance de detección constituyó ~300 Km, y el alcance de captación ~250 km. Son las cifras obtenidas con el transmissor de un kilowatio...

...

Bem, a matéria tem fotos e mais fotos, detalhes técnicos e mais detalhes técnicos, e até detalhes da data de finalização do programa. Deixemos então o benefício da dúvida, até porque, aqui no DB o que não falta são pessoas bem informadas, então não faz sentido eu dizer o óbvio, né?


Abraços,

Orestes

PS: observe bem, amigo Roberto, o que você escreveu acima, pois na mesma matéria que mencionei tem uma parte interessante falando dos... Franceses e australianos (especialmente, como eles disseram. rsrsr). Precisa ver os detalhes... rsrsrs Pena que é muito longo o texto pra eu digitar aqui e reproduzir é ferir dos direitos autorais, então...




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Re: Rafale News

#1190 Mensagem por orestespf » Seg Jun 23, 2008 10:29 pm

rcolistete escreveu:
orestespf escreveu: A sua opinião sobre o RBE-2 AESA ou não, é sua mesmo (redundância?), mas a minha é minha mesmo(redundância 2?), cada um com a sua, pois já tenho a minha formada é não é textos de domínio público que vão mudar a minha opinião formada sobre tudo. Você tem textos ao seu lado, eu tenho além deles algumas opiniões de técnicos. Posso apresentá-los, será um prazer fazer isso.
Olá Orestes,

Se foram as opiniões dos mesmos técnicos que disseram para ti que o Grifo-X do F-5EM tem alcance igual ou melhor que o RBE-2 PESA... 8-] :roll: Bem, aí então farei questão mesmo de ser apresentado, para rir um bocado. :lol:

[]s, Roberto
Sim, foram os mesmos, mas os mesmos que defendem o Rafale pra FAB, mesmo dizendo que o radar é uma m. Os caras pelo menos são consciente, são os que comprarão ou baterão o martelo sobre o caça pra FAB, apesar disso tudo. Por que será??? rsrsrs

Estou com um relatório em mãos sobre o Rafale, mais de 300 páginas. Advinha de onde veio este relatório? Advinha o que li no mesmo?

Repito o que sempre disse aqui, amigo Roberto, plagiando um famoso projetista de caça inglês: um caça tem 4 dimensões, as três físicas mais a dimensão política.

O "peso" e a importância do radar do Rafale se encontra na dimensão política, acredite ou não.

A parte mais lamentável não é você rir dos caras (tente imaginar de quem falo) que dizem tais coisas sobre o radar do Rafale (e o pior, os caras documentaram e assinaram! Como pode fazer tais coisas, né? Ainda mais deixando cair intencionalmente nas mãos do Orestes. rsrs), a parte mais lamentável é que eles (repito, eles) dão mais risadas do que eu e você juntos sobre o radar do Rafale (pode???).

O resto eu ainda não posso comentar, pois é mais sórdido do que parece. Mas tem uma turma aqui que não acredita no que falo, então tudo bem, deixemos assim, minhas falas contra as dos "entendidos".


Abração,

Orestes




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Re: Rafale News

#1191 Mensagem por Immortal Horgh » Seg Jun 23, 2008 10:34 pm

E com este tipo de comentário, onde mostras a podridão da política brasileira, Professor, que sinto cada vez mais raiva desta corja de aproveitadores.


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Re: Rafale News

#1192 Mensagem por rcolistete » Seg Jun 23, 2008 10:41 pm

orestespf escreveu:
rcolistete escreveu: Ok, faço então por ti :

- Irbis-E : desenvolvimento iniciado em 2004, 1o vôo em um Su-30MK2 de teste em 2007. Estamos em 2008 e restam mais alguns anos de testes, desenvolvimento, pré-série, integração de armamentos e sistemas com o radar, produção, entrada operacional, etc;

- o 1o radar demonstrador RBE2 PESA teve em 04/2002 seu desenvolvimento encomendado pela DGA, na forma de um demonstrador DRAA (Demonstrador Radar a Antena Ativa) com módulos emissores e receptores de GaAs (Gallium Arsenide, GaAs, monolithic microwave integrated circuit - MMIC) importados dos EUA , tendo voado em 12/2002 o 1o DRAA em um Mystere XX de testes, depois no Rafale B301 em 05/2003, sendo a troca da antena PESA para AESA feita em menos de 3 horas. Esse 1o demonstrador serviu para testar a viabilidade de mudança PESA->AESA e vários outros aspectos, enquanto não se tinha módulos T/R europeus.

Em 07/2004 foi assinado contrato de EUR 85 mi entre o governo francês e a Thales para desenvolver um 2o demonstrador de RBE-2 AESA, o programa DRAAMA (Demonstrador Radar a Antena Ativa Modo Avançado), optimizado para produção em larga escala e com tecnologia mais moderna. O arranjo do DRAAMA será inteiramente novo e construído na Europa, pela UMS que é uma parceria da EADS e Thales.

O cronograma do RBE-2 AESA DRAAMA já está definido nos contratos assinados : 1os vôos em Falcon e Rafale em 2007/8, qualificação em 2009, avaliação e integração pela Dassault em 2010 de 2 protótipos, entrega do 1o RBE-2 AESA de produção em série em 2011. Os 2 primeiros radares de série (para mim são pré-série) RBE-2 AESA foram encomendados em 06/10/2006.

Enfim, caso se queira criticar o RBE-2 AESA por não estar pronto, somente voando protótipo, então, por coerência, tem que falar o mesmo do Irbis-E.

[]s, Roberto
Em minhas mãos está a revista Air Fleet (Aerospace Technologies Review) 2.2088 (69), onde a mesma possui uma matéria de 4 páginas com o título "Irbis-E - Para los Nuevos Aviones de Caza de Sukohoi" (a revista está em espanhol, mas originalmente é em russo, que a tenho também).

Em uma das várias páginas é possível ler:

El diseño del sistema radar de control "Irbis-E" se realiza en NIIP a partir de 2004. Ya estan hechos cuatro juegos de los equipos, uno de los cuales pasa las pruebas en el laborario volante, dos otros preparan para instalar en el segundo y el cuarto aviones SU-35, y el cuarto se usa para las pruebas previas de las unidades para preparar la producción en la fábrica productora en serie. En octubre del año en curso (2008) será entregado el quinto juego, también fabricado en la producción experimental del NIIP, y empezando con el sexto, los demáis "Irbis-E" serán fabricados en serie en GRPZ.

La única diferencia del sistema "Irbis-E" instalado el labotorio volante, del reglamentario, es falta en el bordo del laboratorio volante de etapa de salida del canal transmissor con la potencia promedio de 5 kW, lo que está relacionado con la energética del avión, en el cual se utiliza la etapa de salida con la Ppr= 1 kW.

Aquí se necessita una pequeña aclaración.

...

(O texto vai longe explicando os detalhes. rsrsrs Mas tem-se essa parte:) El gran coeficiente de ampliación del radar de barrido electrónico, pérdidas mínimas en las líneas de alta frecuencia, tratamiento digital óptimo de señales con acumulación larga por cuenta de utilizar un processador de señales potente (Solo-35,01) y presencia del amplificador de potencia de salida sin igual en el mundo (Ppr = 5 kW), son partes principales del éxito. Los resultados previos, obtenidos en el laboratorio volante contra el blanco aéreo Su-27, lo confirman mui convincentemente. El alcance de detección constituyó ~300 Km, y el alcance de captación ~250 km. Son las cifras obtenidas con el transmissor de un kilowatio...

...

Bem, a matéria tem fotos e mais fotos, detalhes técnicos e mais detalhes técnicos, e até detalhes da data de finalização do programa. Deixemos então o benefício da dúvida, até porque, aqui no DB o que não falta são pessoas bem informadas, então não faz sentido eu dizer o óbvio, né?


Abraços,

Orestes

PS: observe bem, amigo Roberto, o que você escreveu acima, pois na mesma matéria que mencionei tem uma parte interessante falando dos... Franceses e australianos (especialmente, como eles disseram. rsrsr). Precisa ver os detalhes... rsrsrs Pena que é muito longo o texto pra eu digitar aqui e reproduzir é ferir dos direitos autorais, então...
Tudo o que você disse acima eu não contesto : o Irbis-E começou em 2004, 1o vôo em 2007, em 2008 continua a ser testado, etc. Ressalto isso para contradizer a sugestão de algumas pessoas que o Irbis-E está pronto. Estará daqui poucos anos (2010 ?), junto com o Su-35BM.

Ahhh, agora entendi como o Irbis-E consegue 300 km de alcance de detecção : é contra um Su-27 ! 8-] Pô, até AMX detecta um Su-27 a 150 km... [018]

Sobre você não querer postar aqui dados relevantes sobre a discussão, bem, é escolha sua.

[]s, Roberto




Carlos Mathias

Re: Rafale News

#1193 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Jun 23, 2008 10:43 pm

Cheguei atrasado, mas as datas sobre o IRBIS que o RC colocou estão erradas mesmo.

Tá vendo pessoal que maravilha? Com 1Kw o radar pega outro caça à 300Km quando estiver com os 20Kw, será que vai aumentar com vinte vezes mais potência???? :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

RC, você precisa estudar mais sobre o SU-35-1. :lol: :lol: :lol: :lol:

Cara, é muito esculacho no Rafinha. Mas o pior disso tudo são as razões pelas quais vamos acabar entrando nessa canoa francesa sem fundo. Fazer o quê, né?

Não é à toa que o Saito gosta do bichinho siberiano. 8-]




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Re: Rafale News

#1194 Mensagem por rcolistete » Seg Jun 23, 2008 10:55 pm

orestespf escreveu: Sim, foram os mesmos, mas os mesmos que defendem o Rafale pra FAB, mesmo dizendo que o radar é uma m. Os caras pelo menos são consciente, são os que comprarão ou baterão o martelo sobre o caça pra FAB, apesar disso tudo. Por que será??? rsrsrs

Estou com um relatório em mãos sobre o Rafale, mais de 300 páginas. Advinha de onde veio este relatório? Advinha o que li no mesmo?

Repito o que sempre disse aqui, amigo Roberto, plagiando um famoso projetista de caça inglês: um caça tem 4 dimensões, as três físicas mais a dimensão política.

O "peso" e a importância do radar do Rafale se encontra na dimensão política, acredite ou não.

A parte mais lamentável não é você rir dos caras (tente imaginar de quem falo) que dizem tais coisas sobre o radar do Rafale (e o pior, os caras documentaram e assinaram! Como pode fazer tais coisas, né? Ainda mais deixando cair intencionalmente nas mãos do Orestes. rsrs), a parte mais lamentável é que eles (repito, eles) dão mais risadas do que eu e você juntos sobre o radar do Rafale (pode???).

O resto eu ainda não posso comentar, pois é mais sórdido do que parece. Mas tem uma turma aqui que não acredita no que falo, então tudo bem, deixemos assim, minhas falas contra as dos "entendidos".

Abração,

Orestes
Caro Orestes,

Estás falando sério mesmo ? Pois se estiver, então :

- temos brigadeiros entregando relatório(s) de 300 páginas, confidenciais, sobre assunto estratégico nacional, o FX-2, de importância de US$ bi, etc, a um civil, prof. universitário da área de exatas (também o sou, não estou te desmerecendo). Em qualquer país zeloso, tais documentos de análise de um caça candidato a tão vultosa e importante concorrência seriam restritos a uma dúzia de militares de alta patente e só. Se ocorre o contrário na FAB, então é um erro gravíssimo, que talvez explique porque o FX foi o que foi, é o que é;

- se os que escolherão o FX-2 forem os mesmos que disseram que o Grifo-X é igual ou melhor que o RBE-2 PESA... putz... estamos ferrados... sinceramente.

Eu postei recentemente notícia do FX-2 (da revista FlightGlobal) no fórum AeroBrasil e ninguém respondeu. Está todo mundo de saco cheio/descrente/etc com o FX/FX-2/FX-3/FX-4, etc. Não é à toa.

[]s, Roberto




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Re: Rafale News

#1195 Mensagem por orestespf » Seg Jun 23, 2008 11:00 pm

rcolistete escreveu:
orestespf escreveu:
Em minhas mãos está a revista Air Fleet (Aerospace Technologies Review) 2.2088 (69), onde a mesma possui uma matéria de 4 páginas com o título "Irbis-E - Para los Nuevos Aviones de Caza de Sukohoi" (a revista está em espanhol, mas originalmente é em russo, que a tenho também).

Em uma das várias páginas é possível ler:

El diseño del sistema radar de control "Irbis-E" se realiza en NIIP a partir de 2004. Ya estan hechos cuatro juegos de los equipos, uno de los cuales pasa las pruebas en el laborario volante, dos otros preparan para instalar en el segundo y el cuarto aviones SU-35, y el cuarto se usa para las pruebas previas de las unidades para preparar la producción en la fábrica productora en serie. En octubre del año en curso (2008) será entregado el quinto juego, también fabricado en la producción experimental del NIIP, y empezando con el sexto, los demáis "Irbis-E" serán fabricados en serie en GRPZ.

La única diferencia del sistema "Irbis-E" instalado el labotorio volante, del reglamentario, es falta en el bordo del laboratorio volante de etapa de salida del canal transmissor con la potencia promedio de 5 kW, lo que está relacionado con la energética del avión, en el cual se utiliza la etapa de salida con la Ppr= 1 kW.

Aquí se necessita una pequeña aclaración.

...

(O texto vai longe explicando os detalhes. rsrsrs Mas tem-se essa parte:) El gran coeficiente de ampliación del radar de barrido electrónico, pérdidas mínimas en las líneas de alta frecuencia, tratamiento digital óptimo de señales con acumulación larga por cuenta de utilizar un processador de señales potente (Solo-35,01) y presencia del amplificador de potencia de salida sin igual en el mundo (Ppr = 5 kW), son partes principales del éxito. Los resultados previos, obtenidos en el laboratorio volante contra el blanco aéreo Su-27, lo confirman mui convincentemente. El alcance de detección constituyó ~300 Km, y el alcance de captación ~250 km. Son las cifras obtenidas con el transmissor de un kilowatio...

...

Bem, a matéria tem fotos e mais fotos, detalhes técnicos e mais detalhes técnicos, e até detalhes da data de finalização do programa. Deixemos então o benefício da dúvida, até porque, aqui no DB o que não falta são pessoas bem informadas, então não faz sentido eu dizer o óbvio, né?


Abraços,

Orestes

PS: observe bem, amigo Roberto, o que você escreveu acima, pois na mesma matéria que mencionei tem uma parte interessante falando dos... Franceses e australianos (especialmente, como eles disseram. rsrsr). Precisa ver os detalhes... rsrsrs Pena que é muito longo o texto pra eu digitar aqui e reproduzir é ferir dos direitos autorais, então...
Tudo o que você disse acima eu não contesto : o Irbis-E começou em 2004, 1o vôo em 2007, em 2008 continua a ser testado, etc. Ressalto isso para contradizer a sugestão de algumas pessoas que o Irbis-E está pronto. Estará daqui poucos anos (2010 ?), junto com o Su-35BM.

Ahhh, agora entendi como o Irbis-E consegue 300 km de alcance de detecção : é contra um Su-27 ! 8-] Pô, até AMX detecta um Su-27 a 150 km... [018]

Sobre você não querer postar aqui dados relevantes sobre a discussão, bem, é escolha sua.

[]s, Roberto
Roberto... Roberto... Você estudou, sabe ler... O tal alcance é com potência de 1 kW, e sim, para o Su-27. A potência de 5 kW não foi postada, ou ainda não sacou a coisa? Sim, é isto mesmo, com 1 kW um Irbis-E "adaptado" pode detectar um F-15 (RCS tão grande quanto um Su-27) atual sem problema algum e com a distância anunciada. Com 5 kW ele pode detectar o mesmo caça a distâncias maiores, ou ainda, detectar "certos caças" a distâncias muito maiores do que o que existe por aí.

Quanto ao início dos testes e o prazo final dos mesmos para encerramento do programa, bem, omiti esta informação de uma revista (nada extra-oficial, isso foi intencional, entenda) intencionalmente, pois na mesma diz exatamente o que teremos em breve. Mas como o amigo é bem informado, nem preciso dizer, não é mesmo?

Assim sendo, espero que você poste a data que você acha/sabe/tem certeza que o Irbis-E ficará pronto, em seguida em posto o que existe noticiado em uma revista de fevereiro último. Você fala que está em desenvolvimento, sim, correto, mas não fala quando o mesmo estará pronto (previsão?), o mesmo se aplica ao RBE-2 AA (AESA). Quando ambos estarão prontos, finalizados, disponibilizados pra venda de fato???

Dou-lhe uma dica sobre o RBE-2 AESA: não terá tempo suficiente para concorrer no FX-2. :wink:


Abração,

Orestes




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Re: Rafale News

#1196 Mensagem por rcolistete » Seg Jun 23, 2008 11:06 pm

Carlos Mathias escreveu:Cheguei atrasado, mas as datas sobre o IRBIS que o RC colocou estão erradas mesmo.
Caro Carlos Mathias,

Então nos ilumine e mostre as datas corretas, fórum é para isso. Início em 2004, 1o vôo em 2007, 2008 em andamento, final em 20??.
Carlos Mathias escreveu: Tá vendo pessoal que maravilha? Com 1Kw o radar pega outro caça à 300Km quando estiver com os 20Kw, será que vai aumentar com vinte vezes mais potência???? :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Aí alguém viajou na maionese : daqui a pouco o Irbis-E terá alcance de detecção de 600 km, 1.000 km. Explicando o porquê da aposentadoria em breve dos AEW's russos... :wink:
Carlos Mathias escreveu: Cara, é muito esculacho no Rafinha. Mas o pior disso tudo são as razões pelas quais vamos acabar entrando nessa canoa francesa sem fundo. Fazer o quê, né?

Não é à toa que o Saito gosta do bichinho siberiano. 8-]
Rafale é canoa furada ? Caramba, só aqui no Brasil que se tem esse tipo de opinião. Incrível. Até os ingleses respeitam pacas o Rafale. Nós, ilustres operadores de imponentes F-5E/EM, AMX, Mirage 2000C, etc, somos esnobes, Rafale é caça fraco para nós...

Torço para o Su-35BM ficar pronto 100% como prometido (e nesse caso, inclusive a FAB o comprar, caso tenha grana para mantê-lo), porém sem viajar na maionese como alguns aqui, dizendo que o bicho está pronto, etc.

[]s, Roberto




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Re: Rafale News

#1197 Mensagem por Bourne » Seg Jun 23, 2008 11:07 pm

O pessoal, estou preocupado com fatores exógenos (assistência técnica, transferência de tecnológia, benefícios ao país, contrapartidas comerciais e políticas, compromissos de longo prazo, etc...) ao caça em si. Até mesmo, por que o preço e os custos decorrentes tem que ser justificados pelos benefícios inerentes a deteminada escolha, não importa se o valor monetário é maior ou menor.

No fundo, acredito que qualquer caça que entre na futura concorrência é tecnicamente melhor do que qualquer coisa que a FAB tenha e, ao mesmo tempo cumpre o básico exigido. E, assim, a defesa aérea estará bem servida, como nunca esteve.

Entretanto, as mesmas preocupações que manifesto em relação ao Rafale, as tenho em relação ao Su-35BM. Aliás, até mais em relação ao Su-35BM




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Re: Rafale News

#1198 Mensagem por orestespf » Seg Jun 23, 2008 11:11 pm

rcolistete escreveu:
orestespf escreveu: Sim, foram os mesmos, mas os mesmos que defendem o Rafale pra FAB, mesmo dizendo que o radar é uma m. Os caras pelo menos são consciente, são os que comprarão ou baterão o martelo sobre o caça pra FAB, apesar disso tudo. Por que será??? rsrsrs

Estou com um relatório em mãos sobre o Rafale, mais de 300 páginas. Advinha de onde veio este relatório? Advinha o que li no mesmo?

Repito o que sempre disse aqui, amigo Roberto, plagiando um famoso projetista de caça inglês: um caça tem 4 dimensões, as três físicas mais a dimensão política.

O "peso" e a importância do radar do Rafale se encontra na dimensão política, acredite ou não.

A parte mais lamentável não é você rir dos caras (tente imaginar de quem falo) que dizem tais coisas sobre o radar do Rafale (e o pior, os caras documentaram e assinaram! Como pode fazer tais coisas, né? Ainda mais deixando cair intencionalmente nas mãos do Orestes. rsrs), a parte mais lamentável é que eles (repito, eles) dão mais risadas do que eu e você juntos sobre o radar do Rafale (pode???).

O resto eu ainda não posso comentar, pois é mais sórdido do que parece. Mas tem uma turma aqui que não acredita no que falo, então tudo bem, deixemos assim, minhas falas contra as dos "entendidos".

Abração,

Orestes
Caro Orestes,

Estás falando sério mesmo ? Pois se estiver, então :

- temos brigadeiros entregando relatório(s) de 300 páginas, confidenciais, sobre assunto estratégico nacional, o FX-2, de importância de US$ bi, etc, a um civil, prof. universitário da área de exatas (também o sou, não estou te desmerecendo). Em qualquer país zeloso, tais documentos de análise de um caça candidato a tão vultosa e importante concorrência seriam restritos a uma dúzia de militares de alta patente e só. Se ocorre o contrário na FAB, então é um erro gravíssimo, que talvez explique porque o FX foi o que foi, é o que é;

- se os que escolherão o FX-2 forem os mesmos que disseram que o Grifo-X é igual ou melhor que o RBE-2 PESA... putz... estamos ferrados... sinceramente.

Eu postei recentemente notícia do FX-2 (da revista FlightGlobal) no fórum AeroBrasil e ninguém respondeu. Está todo mundo de saco cheio/descrente/etc com o FX/FX-2/FX-3/FX-4, etc. Não é à toa.

[]s, Roberto
Roberto, o meu tom jocoso é porque tenho certa liberdade com o amigo e não o chamaria de amigo de não fosse de fato (pra mim pelo menos, assim o tenho de fato). Compreenda, falo sério, não estou brincando, não estou mesmo.

Não se trata de ser ou não professor universitário, os motivos são outros, e que fique bem claro que não sou "especial". Não tem brigadeiro distribuindo relatórios para professores universitários e outros profissionais por aí, não mesmo. Aliás, que fique bem claro, não recebi material algum de brigadeiro (de nenhuma "patente" da FAB), mas...

Conto-lhe uma estorinha básica, recentemente conversei com uma figura importante de uma das Forças. O cara pra lá de desconfiado chegou perto de mim e pergunto o seguinte: foi-me pedido para falar tudo pra você, mas você sabe como são as coisas... Não sei se estou sendo testado ou não, então lhe pergunto o quanto você sabe? Só quero saber o que falar... Eu disse o seguinte, se não quiser falar, não fale, não é porque ouviu tal coisa que tem obrigação, aliás não sei o que lhe dizer sobre o que sei, não sei mensurar tal coisa, mas o senhor conhece este documento aqui? Ele deu um leve sorriso, me perguntou onde tinha conseguido tal coisa e em seguida me pediu uma cópia, pois o assunto era pertinente ao setor dele e ele desconhecia completamente o assunto. Deixo claro que não tem nada com compras de caça este caso. Bem, a figura se sentiu a vontade pra conversar comigo abertamente, viu que a diferença entre ele e eu é que ele usa fardas e eu não, mas que estamos no mesmo time.



Grande abraço,


Orestes


PS: tenho que parar aqui, compreenda-me.




rcolistete
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Re: Rafale News

#1199 Mensagem por rcolistete » Seg Jun 23, 2008 11:17 pm

orestespf escreveu: Quanto ao início dos testes e o prazo final dos mesmos para encerramento do programa, bem, omiti esta informação de uma revista (nada extra-oficial, isso foi intencional, entenda) intencionalmente, pois na mesma diz exatamente o que teremos em breve. Mas como o amigo é bem informado, nem preciso dizer, não é mesmo?

Assim sendo, espero que você poste a data que você acha/sabe/tem certeza que o Irbis-E ficará pronto, em seguida em posto o que existe noticiado em uma revista de fevereiro último. Você fala que está em desenvolvimento, sim, correto, mas não fala quando o mesmo estará pronto (previsão?), o mesmo se aplica ao RBE-2 AA (AESA). Quando ambos estarão prontos, finalizados, disponibilizados pra venda de fato???

Dou-lhe uma dica sobre o RBE-2 AESA: não terá tempo suficiente para concorrer no FX-2. :wink:

Abração,

Orestes
Olá Orestes,

Eu não tenho a data de previsão de término do Irbis-E. Encontrei as datas que disse aqui : início em 2004, 1o vôo em 2007, em andamento atualmente. Lembrando que a "finalização" do Irbis-E envolveria/rá integração com vários armamentos e sistemas, o que toma muito tempo, muitos vôos, etc. Como o Su-35BM voou pela 1a vez em 02/2008, então faltam ainda muitos vôos para fazer toda essa certificação do radar com armamento, etc.

Sobre o RBE-2 AESA, já postei acima todas as datas oficiais, assinadas em contrato, valor de contrato incluído, etc. É só procurar.

Como não sei detalhes do FX-2 e seu cronograma exigido dos fabricantes de caças, não ouso dizer se o Rafale F3+, Gripen NG, etc, poderão concorrer.

[]s, Roberto




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Re: Rafale News

#1200 Mensagem por Bourne » Seg Jun 23, 2008 11:24 pm

Sem sacanagem, mas essa história de "relatório secreto" tá parecendo coisa de James Bond e/ou parte de uma conspiração orquestrada por forças ocultas, do tipo que estavam envolvido no caso JFK. :roll: :roll: :roll: :roll:




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