orestespf escreveu:
Roberto, não estou disputando nada aqui no DB, logo não tem este papo de primeiro você faz isso e em seguida eu faço aqui outro, ok?
Ok, faço então por ti :
- Irbis-E : desenvolvimento iniciado em 2004, 1o vôo em um Su-30MK2 de teste em 2007. Estamos em 2008 e restam mais alguns anos de testes, desenvolvimento, pré-série, integração de armamentos e sistemas com o radar, produção, entrada operacional, etc;
- o 1o radar demonstrador RBE2 PESA teve em 04/2002 seu desenvolvimento encomendado pela DGA, na forma de um demonstrador DRAA (Demonstrador Radar a Antena Ativa) com módulos emissores e receptores de GaAs (Gallium Arsenide, GaAs, monolithic microwave integrated circuit - MMIC) importados dos EUA , tendo voado em 12/2002 o 1o DRAA em um Mystere XX de testes, depois no Rafale B301 em 05/2003, sendo a troca da antena PESA para AESA feita em menos de 3 horas. Esse 1o demonstrador serviu para testar a viabilidade de mudança PESA->AESA e vários outros aspectos, enquanto não se tinha módulos T/R europeus.
Em 07/2004 foi assinado contrato de EUR 85 mi entre o governo francês e a Thales para desenvolver um 2o demonstrador de RBE-2 AESA, o programa DRAAMA (Demonstrador Radar a Antena Ativa Modo Avançado), optimizado para produção em larga escala e com tecnologia mais moderna. O arranjo do DRAAMA será inteiramente novo e construído na Europa, pela UMS que é uma parceria da EADS e Thales.
O cronograma do RBE-2 AESA DRAAMA já está definido nos contratos assinados : 1os vôos em Falcon e Rafale em 2007/8, qualificação em 2009, avaliação e integração pela Dassault em 2010 de 2 protótipos, entrega do 1o RBE-2 AESA de produção em série em 2011. Os 2 primeiros radares de série (para mim são pré-série) RBE-2 AESA foram encomendados em 06/10/2006.
Enfim, caso se queira criticar o RBE-2 AESA por não estar pronto, somente voando protótipo, então, por coerência, tem que falar o mesmo do Irbis-E.
[]s, Roberto