Jin Jones escreveu:Soultrain
Quanto eu me referi a Espanha, Canadá e Australia, estava falando dos operadores da familia Hornet ( A/C/E )
Eu não misturo ideologia com com assuntos militares.
Questionar a qualidade dos caças de 1ª linha dos EUA é o mesma coisa de falar que os Russos não sabem fabricar fuzis de assalto ou Bat. AA, como tambem dizer que os alemães não entendem nada de SSK ou mesmo dizer que os pilotos israelenses são muito amadores.
As caracteristicas dos F-18 foram desenvolvidas encima de requisitos tecnicos da NAVY, que por muitas vezes são bem mais rigidos que os da USAF.
Literalmente ele foi o 1º caça, realmete multi-role, ainda na versão C à 20 anos atraz, e é justamente essa versatilidade que o BR busca, coisa que poucos dos seus concorrente REALMENTE TEM.
Se a NAVY concluiu que a versão E estava a altura de substituir o potente F-14 Toncat ( que tinha como par, o F-15 da USAF ), seria cômico dizer que ele não tem capacidade de defender o BR contra os "temíveis" SU-30 (genéricos ) do Chavez.
Ele seria uma ótima aquisição para a FAB, da mesma maneira que o SU-35, EFA e o Rafale tambem seriam.
Mas classifica-lo como um caça inferior ou como gambiarra, só por que vem do GRANDE SATÃ ou IMPÉRIO DO MAL, como queiram
Por favor, troquem o disco, que esse já deu o que tinha que dar
Jin
Bem observado Jin.
O projeto do SH poe enfase em confiabilidade, munutenabilidade e capacidade de sobrevivencia. Realmente os dados supertrunfo nao saltam a vista, porem de acordo com certos autores (Mike Spick, Bill Gunston e outros), o limite (ou fronteira) do envelope de voo tem utilidade proximo a zero em situacoes reais. Posto isso, pode-se dizer que o SH e a sua asa trapezoidal hibida com grande LEX (solucao desenvolvida pela Northrop), que gera uma grande sustentacao adicional em altos AoA, eh otimizada para situacoes que, aprendidas nos conflitos do Vietna e Oriente Medio, prevalecem em situacoes reais de combate (velocidades ate Mach 1,2 – com o advento do supercruzeiro sustentado as coisas mudam).
“The LEX allow the Hornet to remain controllable at high angles of attack. This is because the LEX produce powerful vortices over the wings, creating turbulent airflow over the wings and thus delaying or eliminating the aerodynamic separation responsible for stall, allowing the Hornet's wings to generate lift several times the aircraft's weight, despite high angles of attack. The Hornet is therefore capable of extremely tight turns over a large range of speeds.”
(O mesmo vale para o SH)
OBS.: A US Navy analisou o YF-16 e o YF-17 e escolheu o ultimo como o mais adequado para as suas necessidades.
O SH devido a sua configuracao e seu FCS possui caracteristicas de alta autoridade direcional e controlabilidade sem limites de angulo de ataque com a maioria das cargas de combate, alta resistencia a stol e parafuso e facilidade de pilotagem, que segundo muitos relatos pertence a uma categoria superior e que em situacoes de combate e stress fazem grande diferenca (e no final tendo que pousar em porta avioes, muitas vezes a noite, ainda mais). Outro detalhe importante, o comportamente de um caca carregado ou com cargas assimentricas eh muito distinto do seu comportamento quase vazio e sem cargas uteis. Outro ponto que o SH tem sido elogiado por pilotos que estao a voa-lo nos esquadroes da USN.
Avaliar um caca nestas situacoes que ocorrem no mundo real estao alem do nivel de informacoes que o publico geral tem acesso (supertrunfo na maioria das vezes). Dai a grande complexidade dos processos de selecao de uma caca.
Dados supertrunfo do SH (que sempre aponta as fronteiras do envelope de voo de de cada caca):
- Vmax: Mach
+1,8 (US Navy, Boeing). Na pagina da US Navy a velocidade maxima do F/A-18A/C eh de Mach +1,7 e nao ha queixas. Nem ha queixas quanto ao Rafale (1,8) e nem quanto ao F-35 (1,6+).
- Vmax lo: Mach 1,01 (fontes oficiosas), dado nao diponivel oficialmente.
- Rate of climb: 50.000ft/min (fontes oficiosas), dado nao diponivel oficialmente. Esse valor esta na classe de qualquer caca de 3ª/4ª geracao.
- Altitude maxima:
+50.000ft
- Taxa de curva: in excess of 30°/sec (US Navy)
- Combustivel interno: 6,8t de combustivel internamente
- Combustivel externo: 7,4t (ate 5 tanques externos)
- Alcance apenas com combustivel interno: 2.380km (US Navy)
- Alcance: CAP: 380 NM (703km) de raio + 2 h em patrulha de combate com 3 tanques externos (US Navy).
O F/A-18C possui uma aceleracao ate Mach 1,2 superior a maioria dos cacas contemporaneos, segundo Mike Spick e Bill Gunston. O SH eh um pouco mais lento neste item, porem segundo relatos de pilotos da US Navy recentemente publicados em revistas especializadas, isto nao afeta a capacidade de combate em nada, pois ha muitos outros fatores envolvidos e o conjunto tem sido altamente satisfatorio.
Para que gosta de supertrunfo sem maiores detalhes, de acordo com o site oficial da Eurofighter (
http://www.eurofighter.com/et_sr_me_sb.asp), no olhometro o grafico mostra que o F/A-18C eh superior ao Mirage 2000-5, Mig-29, F-16 e F-15 em taxa de giro sustentado subsonico. Eh superior ao Mirage 2000-5, Mig-29 e Su-27 em taxa de giro sustentado supersonico e melhor que o Mirage 2000-5 e Mig-29 em aceleracao. Os regimes deste comparativo devem ser naqueles que mais beneficiam o Typhoon.
Um detalhe interessante, publicado na revista britanica AFM (april 2007) sobre o SH, cita que a USN tem obtido excelentes resultados em exercicios ar-ar no programa que substituiu o Top Gun:
“
As a squadron we got to see what the F can really do up against a lot of adversaries and surface -to-air emitters. I was impressed - the average kill ratio between squadrons was approaching 20:1”, Cdr Burnham told AFM, adding “Considering VFA-2 crews were brand-new guys on the first SFARP on Super Hornet, I think to run a score that high is probably a testament to aircraft’s systems more than the aircrew, with the technology MIDS, etc. The capability the F/A-18F brings to the fight is eye-watering”
O tamanho do SH tem haver com o espaco necessario para os sistemas que a US Navy queria equipa-lo no presente e no futuro, alem do incremento de carga util (em relacao ao Hornet). Para incorporacao de novos sistemas e futuros e constantes upgrades, esta incluido refrigeracao e geracao de energia compativeis com este fim.
Adicionalmente a estas consideracoes, e somado a sistemas e armas de 1ª categoria operacionais e testadas HOJE e planejados para o futuro e o dolar desvalorizado perante a maioria das moedas, colocam o SH numa situacao muito competitiva no cenario atual.
Acho que se os EUA atenderem aos requisitos da FAB, o SH pode estar no pareo. Isso vale para qq outra opcao. A partir deste ponto entra em campo a dimensao politica.