Super Hornet News

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: Super Hornet News

#631 Mensagem por Penguin » Sáb Jun 21, 2008 9:28 pm

rcolistete escreveu:
Jin Jones escreveu:Voce não faz questão nenhuma em esconder o seu desabrado com o F-18E, então pelo menos arrume melhores argumentos para classificalo como CAÇA MEIA BOCA ou IMPROVISADO e que só burros, como Espanha, Australia e Canadá compram :roll:

Jin
Você quem ?

Algo fundamental para um caça e um combate aéreo é a energia do mesmo. Hoje, o alcance de mísseis BVR depende da energia do vetor lançador : altitude (energia potencial gravitacional) e velocidade (energia cinética). Um F/A-18E/F lançando um AMRAAM C-7 tem alcance substancialmente menor que um F-15C fazendo o mesmo, ambos em velocidade máxima e altitude máxima.

[]s, Roberto
Nao se acelera ate a velocidade maxima. Isto provocaria uma pane seca antes do termino da missao.

[]'s




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Re: Super Hornet News

#632 Mensagem por Penguin » Sáb Jun 21, 2008 9:34 pm

Bender escreveu:rcolistete
Enfim, usar F/A-18E/F baseado em terra como caça principal de um país seria herdar vários compromissos de projeto de um caça naval para um uso terrestre em que tais compromissos não existiriam se o projeto fosse outro...
A grande questão pra mim esta ai,se fosse possível operar no S.P(e não é)tava pulando desde já :mrgreen:
Pra interceptação e defesa aérea...hummmmm...não é a lança afiada que eu imagine que precisemos :wink
Todos os paises que utlizam o F/A-18A e C, e SH, o fazem tb para defesa aerea e interceptacao. Em alguns eh o unico caca:
Canada (os russos sobre o Artico que o digam)
Espanha (60% das missoes sao defesa aerea)
Finlandia (principal funcao eh defesa aerea)
Australia (eh o caca da Australia, que nao costuma brincar com defesa)
Suica
USN (quem complementava e por fim susbtituiu o Tomcat?)
Kuwait




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Re: Super Hornet News

#633 Mensagem por Penguin » Sáb Jun 21, 2008 9:54 pm

Jin Jones escreveu:Soultrain

Quanto eu me referi a Espanha, Canadá e Australia, estava falando dos operadores da familia Hornet ( A/C/E )

Eu não misturo ideologia com com assuntos militares.

Questionar a qualidade dos caças de 1ª linha dos EUA é o mesma coisa de falar que os Russos não sabem fabricar fuzis de assalto ou Bat. AA, como tambem dizer que os alemães não entendem nada de SSK ou mesmo dizer que os pilotos israelenses são muito amadores.

As caracteristicas dos F-18 foram desenvolvidas encima de requisitos tecnicos da NAVY, que por muitas vezes são bem mais rigidos que os da USAF.

Literalmente ele foi o 1º caça, realmete multi-role, ainda na versão C à 20 anos atraz, e é justamente essa versatilidade que o BR busca, coisa que poucos dos seus concorrente REALMENTE TEM.

Se a NAVY concluiu que a versão E estava a altura de substituir o potente F-14 Toncat ( que tinha como par, o F-15 da USAF ), seria cômico dizer que ele não tem capacidade de defender o BR contra os "temíveis" SU-30 (genéricos ) do Chavez.

Ele seria uma ótima aquisição para a FAB, da mesma maneira que o SU-35, EFA e o Rafale tambem seriam.

Mas classifica-lo como um caça inferior ou como gambiarra, só por que vem do GRANDE SATÃ ou IMPÉRIO DO MAL, como queiram :D :D :D

Por favor, troquem o disco, que esse já deu o que tinha que dar
[002]

Jin
Bem observado Jin.

O projeto do SH poe enfase em confiabilidade, munutenabilidade e capacidade de sobrevivencia. Realmente os dados supertrunfo nao saltam a vista, porem de acordo com certos autores (Mike Spick, Bill Gunston e outros), o limite (ou fronteira) do envelope de voo tem utilidade proximo a zero em situacoes reais. Posto isso, pode-se dizer que o SH e a sua asa trapezoidal hibida com grande LEX (solucao desenvolvida pela Northrop), que gera uma grande sustentacao adicional em altos AoA, eh otimizada para situacoes que, aprendidas nos conflitos do Vietna e Oriente Medio, prevalecem em situacoes reais de combate (velocidades ate Mach 1,2 – com o advento do supercruzeiro sustentado as coisas mudam).

“The LEX allow the Hornet to remain controllable at high angles of attack. This is because the LEX produce powerful vortices over the wings, creating turbulent airflow over the wings and thus delaying or eliminating the aerodynamic separation responsible for stall, allowing the Hornet's wings to generate lift several times the aircraft's weight, despite high angles of attack. The Hornet is therefore capable of extremely tight turns over a large range of speeds.”
(O mesmo vale para o SH)


OBS.: A US Navy analisou o YF-16 e o YF-17 e escolheu o ultimo como o mais adequado para as suas necessidades.

O SH devido a sua configuracao e seu FCS possui caracteristicas de alta autoridade direcional e controlabilidade sem limites de angulo de ataque com a maioria das cargas de combate, alta resistencia a stol e parafuso e facilidade de pilotagem, que segundo muitos relatos pertence a uma categoria superior e que em situacoes de combate e stress fazem grande diferenca (e no final tendo que pousar em porta avioes, muitas vezes a noite, ainda mais). Outro detalhe importante, o comportamente de um caca carregado ou com cargas assimentricas eh muito distinto do seu comportamento quase vazio e sem cargas uteis. Outro ponto que o SH tem sido elogiado por pilotos que estao a voa-lo nos esquadroes da USN.

Avaliar um caca nestas situacoes que ocorrem no mundo real estao alem do nivel de informacoes que o publico geral tem acesso (supertrunfo na maioria das vezes). Dai a grande complexidade dos processos de selecao de uma caca.

Dados supertrunfo do SH (que sempre aponta as fronteiras do envelope de voo de de cada caca):

- Vmax: Mach +1,8 (US Navy, Boeing). Na pagina da US Navy a velocidade maxima do F/A-18A/C eh de Mach +1,7 e nao ha queixas. Nem ha queixas quanto ao Rafale (1,8) e nem quanto ao F-35 (1,6+).

- Vmax lo: Mach 1,01 (fontes oficiosas), dado nao diponivel oficialmente.

- Rate of climb: 50.000ft/min (fontes oficiosas), dado nao diponivel oficialmente. Esse valor esta na classe de qualquer caca de 3ª/4ª geracao.
- Altitude maxima: +50.000ft

- Taxa de curva: in excess of 30°/sec (US Navy)

- Combustivel interno: 6,8t de combustivel internamente
- Combustivel externo: 7,4t (ate 5 tanques externos)

- Alcance apenas com combustivel interno: 2.380km (US Navy)
- Alcance: CAP: 380 NM (703km) de raio + 2 h em patrulha de combate com 3 tanques externos (US Navy).

O F/A-18C possui uma aceleracao ate Mach 1,2 superior a maioria dos cacas contemporaneos, segundo Mike Spick e Bill Gunston. O SH eh um pouco mais lento neste item, porem segundo relatos de pilotos da US Navy recentemente publicados em revistas especializadas, isto nao afeta a capacidade de combate em nada, pois ha muitos outros fatores envolvidos e o conjunto tem sido altamente satisfatorio.

Para que gosta de supertrunfo sem maiores detalhes, de acordo com o site oficial da Eurofighter (http://www.eurofighter.com/et_sr_me_sb.asp), no olhometro o grafico mostra que o F/A-18C eh superior ao Mirage 2000-5, Mig-29, F-16 e F-15 em taxa de giro sustentado subsonico. Eh superior ao Mirage 2000-5, Mig-29 e Su-27 em taxa de giro sustentado supersonico e melhor que o Mirage 2000-5 e Mig-29 em aceleracao. Os regimes deste comparativo devem ser naqueles que mais beneficiam o Typhoon.

Um detalhe interessante, publicado na revista britanica AFM (april 2007) sobre o SH, cita que a USN tem obtido excelentes resultados em exercicios ar-ar no programa que substituiu o Top Gun:
As a squadron we got to see what the F can really do up against a lot of adversaries and surface -to-air emitters. I was impressed - the average kill ratio between squadrons was approaching 20:1”, Cdr Burnham told AFM, adding “Considering VFA-2 crews were brand-new guys on the first SFARP on Super Hornet, I think to run a score that high is probably a testament to aircraft’s systems more than the aircrew, with the technology MIDS, etc. The capability the F/A-18F brings to the fight is eye-watering

O tamanho do SH tem haver com o espaco necessario para os sistemas que a US Navy queria equipa-lo no presente e no futuro, alem do incremento de carga util (em relacao ao Hornet). Para incorporacao de novos sistemas e futuros e constantes upgrades, esta incluido refrigeracao e geracao de energia compativeis com este fim.

Adicionalmente a estas consideracoes, e somado a sistemas e armas de 1ª categoria operacionais e testadas HOJE e planejados para o futuro e o dolar desvalorizado perante a maioria das moedas, colocam o SH numa situacao muito competitiva no cenario atual.

Acho que se os EUA atenderem aos requisitos da FAB, o SH pode estar no pareo. Isso vale para qq outra opcao. A partir deste ponto entra em campo a dimensao politica.




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Re: Super Hornet News

#634 Mensagem por rcolistete » Sáb Jun 21, 2008 11:39 pm

Santiago escreveu: Bem observado Jin.

O projeto do SH poe enfase em confiabilidade, munutenabilidade e capacidade de sobrevivencia. Realmente os dados supertrunfo nao saltam a vista, porem de acordo com certos autores (Mike Spick, Bill Gunston e outros), o limite (ou fronteira) do envelope de voo tem utilidade proximo a zero em situacoes reais. Posto isso, pode-se dizer que o SH e a sua asa trapezoidal hibida com grande LEX (solucao desenvolvida pela Northrop), que gera uma grande sustentacao adicional em altos AoA, eh otimizada para situacoes que, aprendidas nos conflitos do Vietna e Oriente Medio, prevalecem em situacoes reais de combate (velocidades ate Mach 1,2 – com o advento do supercruzeiro sustentado as coisas mudam).

“The LEX allow the Hornet to remain controllable at high angles of attack. This is because the LEX produce powerful vortices over the wings, creating turbulent airflow over the wings and thus delaying or eliminating the aerodynamic separation responsible for stall, allowing the Hornet's wings to generate lift several times the aircraft's weight, despite high angles of attack. The Hornet is therefore capable of extremely tight turns over a large range of speeds.”
(O mesmo vale para o SH)


OBS.: A US Navy analisou o YF-16 e o YF-17 e escolheu o ultimo como o mais adequado para as suas necessidades.

O SH devido a sua configuracao e seu FCS possui caracteristicas de alta autoridade direcional e controlabilidade sem limites de angulo de ataque com a maioria das cargas de combate, alta resistencia a stol e parafuso e facilidade de pilotagem, que segundo muitos relatos pertence a uma categoria superior e que em situacoes de combate e stress fazem grande diferenca (e no final tendo que pousar em porta avioes, muitas vezes a noite, ainda mais). Outro detalhe importante, o comportamente de um caca carregado ou com cargas assimentricas eh muito distinto do seu comportamento quase vazio e sem cargas uteis. Outro ponto que o SH tem sido elogiado por pilotos que estao a voa-lo nos esquadroes da USN.

Avaliar um caca nestas situacoes que ocorrem no mundo real estao alem do nivel de informacoes que o publico geral tem acesso (supertrunfo na maioria das vezes). Dai a grande complexidade dos processos de selecao de uma caca.

Dados supertrunfo do SH (que sempre aponta as fronteiras do envelope de voo de de cada caca):

- Vmax: Mach +1,8 (US Navy, Boeing). Na pagina da US Navy a velocidade maxima do F/A-18A/C eh de Mach +1,7 e nao ha queixas. Nem ha queixas quanto ao Rafale (1,8) e nem quanto ao F-35 (1,6+).

- Vmax lo: Mach 1,01 (fontes oficiosas), dado nao diponivel oficialmente.

- Rate of climb: 50.000ft/min (fontes oficiosas), dado nao diponivel oficialmente. Esse valor esta na classe de qualquer caca de 3ª/4ª geracao.
- Altitude maxima: +50.000ft

- Taxa de curva: in excess of 30°/sec (US Navy)

- Combustivel interno: 6,8t de combustivel internamente
- Combustivel externo: 7,4t (ate 5 tanques externos)

- Alcance apenas com combustivel interno: 2.380km (US Navy)
- Alcance: CAP: 380 NM (703km) de raio + 2 h em patrulha de combate com 3 tanques externos (US Navy).

O F/A-18C possui uma aceleracao ate Mach 1,2 superior a maioria dos cacas contemporaneos, segundo Mike Spick e Bill Gunston. O SH eh um pouco mais lento neste item, porem segundo relatos de pilotos da US Navy recentemente publicados em revistas especializadas, isto nao afeta a capacidade de combate em nada, pois ha muitos outros fatores envolvidos e o conjunto tem sido altamente satisfatorio.

Para que gosta de supertrunfo sem maiores detalhes, de acordo com o site oficial da Eurofighter (http://www.eurofighter.com/et_sr_me_sb.asp), no olhometro o grafico mostra que o F/A-18C eh superior ao Mirage 2000-5, Mig-29, F-16 e F-15 em taxa de giro sustentado subsonico. Eh superior ao Mirage 2000-5, Mig-29 e Su-27 em taxa de giro sustentado supersonico e melhor que o Mirage 2000-5 e Mig-29 em aceleracao. Os regimes deste comparativo devem ser naqueles que mais beneficiam o Typhoon.

Um detalhe interessante, publicado na revista britanica AFM (april 2007) sobre o SH, cita que a USN tem obtido excelentes resultados em exercicios ar-ar no programa que substituiu o Top Gun:
As a squadron we got to see what the F can really do up against a lot of adversaries and surface -to-air emitters. I was impressed - the average kill ratio between squadrons was approaching 20:1”, Cdr Burnham told AFM, adding “Considering VFA-2 crews were brand-new guys on the first SFARP on Super Hornet, I think to run a score that high is probably a testament to aircraft’s systems more than the aircrew, with the technology MIDS, etc. The capability the F/A-18F brings to the fight is eye-watering

O tamanho do SH tem haver com o espaco necessario para os sistemas que a US Navy queria equipa-lo no presente e no futuro, alem do incremento de carga util (em relacao ao Hornet). Para incorporacao de novos sistemas e futuros e constantes upgrades, esta incluido refrigeracao e geracao de energia compativeis com este fim.

Adicionalmente a estas consideracoes, e somado a sistemas e armas de 1ª categoria operacionais e testadas HOJE e planejados para o futuro e o dolar desvalorizado perante a maioria das moedas, colocam o SH numa situacao muito competitiva no cenario atual.

Acho que se os EUA atenderem aos requisitos da FAB, o SH pode estar no pareo. Isso vale para qq outra opcao. A partir deste ponto entra em campo a dimensao politica.
Olá pessoal,

Algumas observações :

- F/A-18C/D Hornet e F/A-18E/F Super Hornet são dois aviões distintos. As críticas aqui são sobre o Super Hornet, logo não se deve usar dados Hornet para defender o SH;

- todos os caças listados no FX-2 na matéria da FlightGlobal de 16/06/2008 satisfazem os requisitos da FAB, incluindo o Super Hornet. Eu arriscaria mais ainda, até F-16 C/D, Mirage 2000-5Mk2 e MiG-29 também seriam adequados ao Brasil;

- só questiono afirmações de que o SH seria o melhor caça em desempenho para o FX-2 da FAB. Assim como Gripen C/D/NG não seria.

O forte do SH, na minha opinião :

- usuário (US Navy) de grande quantidade e algumas décadas ainda de uso, com suporte garantido até 2030/40;

- maior leque de armamentos e sensores dos EUA entre todos os concorrentes ao FX-2;

- o radar (AESA) mais sofisticado hoje. Talvez em 2014 isso tenha mudado com radares AESA europeus e russos.

[]s, Roberto




Bender

Re: Super Hornet News

#635 Mensagem por Bender » Dom Jun 22, 2008 11:21 am

Santiago
Todos os paises que utlizam o F/A-18A e C, e SH, o fazem tb para defesa aerea e interceptacao. Em alguns eh o unico caca:
Canada (os russos sobre o Artico que o digam)
Espanha (60% das missoes sao defesa aerea)
Finlandia (principal funcao eh defesa aerea)
Australia (eh o caca da Australia, que nao costuma brincar com defesa)
Suica
USN (quem complementava e por fim susbtituiu o Tomcat?)
Kuwait
Pra interceptação e defesa aérea...hummmmm...não é a lança afiada que eu imagine que precisemos
Eu imagino outra coisa Santiago :mrgreen:




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Re: Super Hornet News

#636 Mensagem por Luís Henrique » Seg Jun 23, 2008 12:40 pm

Apenas para pensar:

Nos dias de hoje, em um combate BVR:

Temos 2 caças:

Um deles tem o melhor conjunto radar/rcs
O segundo tem o melhor conjunto velocidade/manobrabilidade

Em qual você apostaria???

E agora em um combate WVR:

Temos 2 caças:

Um tem o melhor conjunto Visor no Capacete/missil wvr
e o segundo tem o melhor conjunto velocidade/manobrabilidade

Em qual você apostaria???

Apenas para refletir...




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
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Re: Super Hornet News

#637 Mensagem por Immortal Horgh » Seg Jun 23, 2008 1:39 pm

Não vou dizer qual situação é melhor, mas o melhor para a FAB seria ter os Flankers e para ontem.



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Re: Super Hornet News

#638 Mensagem por Tigershark » Seg Jun 23, 2008 2:17 pm

Vão reclamar de nossa redundância em relação à este assunto,mas não posso deixar de reafirmar que na minha opinião o melhor seriam Flankers agora e já bem atrasados.




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Re: Super Hornet News

#639 Mensagem por Immortal Horgh » Seg Jun 23, 2008 2:22 pm

rcolistete escreveu:
- o radar (AESA) mais sofisticado hoje. Talvez em 2014 isso tenha mudado com radares AESA europeus e russos.

o problema é que em 2014 os europeus estarão entrando na primeira geração de radares AESA e os ianques na terceira.



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Re: Super Hornet News

#640 Mensagem por Wolfgang » Seg Jun 23, 2008 2:28 pm

O melhor AESA hoje é o do Raptor, em minha opinião.




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Re: Super Hornet News

#641 Mensagem por Tigershark » Seg Jun 23, 2008 2:29 pm

Alguém tem dúvida disso?????




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Re: Super Hornet News

#642 Mensagem por Penguin » Seg Jun 23, 2008 3:07 pm

Immortal Horgh escreveu:
rcolistete escreveu:
- o radar (AESA) mais sofisticado hoje. Talvez em 2014 isso tenha mudado com radares AESA europeus e russos.

o problema é que em 2014 os europeus estarão entrando na primeira geração de radares AESA e os ianques na terceira.



[ ]s
- Ultra Reliable Radar - URR (1985)
- Advanced Tactical Fighter - ATF (1989)
- APG-63(V)2, APG-77 (1996), APQ-181 AESA (B-2)
- APG-80 (F-16), APG-77(V)1 (F-22), APG-81 (F-35), Scalable Agile Beam Radar-SABR (F-16), APG-79 (F/A-18E/F), APG-63(V)3 (F-15)




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Re: Super Hornet News

#643 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Jun 23, 2008 4:19 pm

Quando foi mesmo que o Zaslon entrou em serviço com os MIG-31????
Temos 2 caças:

Um deles tem o melhor conjunto radar/rcs
O segundo tem o melhor conjunto velocidade/manobrabilid
Eu apostaria num SU-35-1, porque tem RCS compatível com caças que carregam tudo pendurado nas asas e na barriga, e assim o RCS vai lááááá prá cima, tornando essa questão de 0,5m2 ou 1m2 irrelevante diante de radares potentes. Tem um radar extremamente potente e moderno, com elevada capacidade de "burn thrugh". E tem alta velocidade, manobrabilidade e alcance.
Um tem o melhor conjunto Visor no Capacete/missil wvr
e o segundo tem o melhor conjunto velocidade/manobrabilidade
Eu gostaria de estar num SU-35-1 outra vez, com HMS, R-74, OLS-35, TVC-3D e elevada manobrabilidade.

Só para mostrar minha preferência. :wink: :D




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Re: Super Hornet News

#644 Mensagem por Tigershark » Seg Jun 23, 2008 4:21 pm

Nem precisava,CM! :D 8-]




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Re: Super Hornet News

#645 Mensagem por Immortal Horgh » Seg Jun 23, 2008 4:26 pm

O bom é que o tio CM é bem imparcial :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:


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