Aviões A-4 da MB serão modernizados?

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Bender

Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#331 Mensagem por Bender » Sáb Jun 21, 2008 11:40 am

Só pra ilustrar o que comentaram um pouco antes.


Fonte: Gazeta Mercantil/Caderno C - Pág. 3-Fernando Exman.


Brasília, 31 de Janeiro de 2007 - Empreendimento de US$ 750 milhões deve empregar 900 pessoas altamente qualificadas. O governo brasileiro foi procurado por um grupo de investidores estrangeiros interessado em construir no País uma fábrica de componentes para aviões de fabricação da Boeing, confirmaram fontes oficiais a este jornal.
O empreendimento, que prevê US$ 750 milhões em investimentos, deverá empregar 900 pessoas "altamente qualificadas".
O assunto já foi tratado pelo Itamaraty. Os investidores estrangeiros fizeram o primeiro contato com o governo por meio do Ministério das Relações Exteriores. Em seguida, o assunto passou a ser tratado de forma confidencial pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. O Itamaraty e o Ministério do Desenvolvimento não confirmam o tema de forma oficial, assim como o Ministério da Defesa e a Aeronáutica.
O grupo de investidores procurou o governo para prospectar potenciais lugares para a construção da fábrica. O empreendimento demanda um local com boas condições logísticas e de infra-estrutura. Deve estar próximo a um aeroporto de grande porte, por exemplo. Durante as conversas entre governo e investidores, as cidades de São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro foram citadas como locais ideais que poderiam receber a fábrica. As instalações dos aeroportos de Guarulhos e Viracopos, em Campinas, já foram inclusive visitadas pelos investidores.
O rumor de que o Brasil é sondado para abrigar uma nova fábrica de fornecedores da Boeing circula no mercado. Um dos mais notáveis executivos da aviação brasileira o escutou e consultou seus amigos na Boeing para verificar a veracidade da informação. Segundo relatou na semana passada a este jornal o engenheiro aeronáutico, que prefere o anonimato, o assunto vazou ao mercado provavelmente por causa da pesquisa mundial feita periodicamente pela Boeing na busca de novos fornecedores. Como o parque aeronáutico nacional está em franco crescimento e dispõe de tecnologia altamente avançada, o Brasil foi incluído no levantamento.
O Brasil detém mão-de-obra qualificada e barata, se comparada aos padrões internacionais. O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e a Faculdade de Engenharia de São Carlos - pertencente à Universidade de São Paulo (USP) - formam técnicos considerados de primeira linha.
Lobbies
O boato de que a Boeing poderia investir no Brasil tem agitado prefeitos e deputados paulistas. Políticos e assessores já realizam lobbies junto ao governador José Serra para tentar atrair os recursos para suas cidades. Instigados por informações divulgadas pelo deputado estadual eleito Roberto Massafera (PSDB-SP), os políticos acreditam que a própria Boeing é quem poderá fazer os investimentos no Brasil. O próprio Massafera revelou, no entanto, que recebeu um comunicado em que a empresa nega o interesse de investir de forma direta no país nos próximos anos.
kicker: Local deve ter grande aeroporto, boa logística e infra-estrutura; Rio, São Paulo eBelo Horizonte são áreas cotadas.




Pir
Novato
Novato
Mensagens: 12
Registrado em: Seg Mar 10, 2008 11:43 am

Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#332 Mensagem por Pir » Sáb Jun 21, 2008 11:56 am

Então, nessa fumaça há fogo mesmo...




Carlos Mathias

Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#333 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Jun 21, 2008 1:55 pm

Pode ter até incêndio, se não abrir o miolo dos F-18E acho difícil.




Sniper
Sênior
Sênior
Mensagens: 9654
Registrado em: Dom Fev 15, 2004 9:28 pm
Localização: Contagem - MG
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#334 Mensagem por Sniper » Sáb Jun 21, 2008 4:46 pm

Numa boa, não vejo muita ligação disso com uma possível compra do F-18...




Imagem
brisa

Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#335 Mensagem por brisa » Sáb Jun 21, 2008 6:25 pm

Concordo com o Carlos Mathias

Se nao houver uma Lobotomia. nao tem nenhum sentido

sds




Carlos Mathias

Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#336 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Jun 21, 2008 10:54 pm

Gostei dessa, caça no Brasil, só com lobotomia. :lol:




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18477
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2375 vezes

Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#338 Mensagem por knigh7 » Dom Jun 22, 2008 1:10 am

Ei, pessoal, alguém sabe qual será o provável novo radar dos A-4M?




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#339 Mensagem por orestespf » Dom Jun 22, 2008 10:37 am

knigh7 escreveu:Ei, pessoal, alguém sabe qual será o provável novo radar dos A-4M?
Knigh7, conversei com um marinheiro importante recentemente, e entre vários assuntos, falamos da modernização dos A-4 (assunto puxado por ele). Aí perguntei como seria tal modernização e ouvi o seguinte: será feita pela Embraer e nos mesmíssimos moldes do F-5M. Em seguida perguntei sobre o radar e ele disse que terá radar sim. Perguntei qual seria e ele disse assim: o mesmo do F-5M, ora!

Não estiquei o assunto, pois confesso que estranhei e muito o fato do A-4 poder usar o mesmo Grifo do F-5M, mas talvez com uma antena menor, sei lá. Outro ponto é que não senti muita firmeza no diálogo (neste ponto específico), pois o assunto não é de domínio da pessoa que conversei.

Mas está aí, mais um assunto para especularmos e analisarmos se é possível e se é uma boa escolha.


Abração,

Orestes




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18477
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2375 vezes

Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#340 Mensagem por knigh7 » Dom Jun 22, 2008 10:52 am

Obrigado Orestes!

P. S. Você foi ao enterro (simbólico rrrssrsr) do prefeito da sua cidade? :lol: :lol: :lol:
Estava dando no UOL :lol: :lol: :lol:




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#341 Mensagem por orestespf » Dom Jun 22, 2008 10:58 am

knigh7 escreveu:Obrigado Orestes!

P. S. Você foi ao enterro (simbólico rrrssrsr) do prefeito da sua cidade? :lol: :lol: :lol:
Estava dando no UOL :lol: :lol: :lol:
Não, não fui, perdi o "evento solene". :lol: :lol: :lol:

A história política da figura demonstra que ele sempre foi assim, não consegui entender porque ele venceu a disputa pela prefeitura pela segunda vez, mas o povo... :mrgreen: :mrgreen:

Abração,

Orestes




Carlos Mathias

Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#342 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Jun 22, 2008 11:12 am

Será que ele venceu mesmo? Olha que mesmo com urna eletrônica andam falando que ainda há venda de votos, votação de transplante...Mas deixa essas coisas relativas a esgoto prá lá.

Bem, se for o mesmo Grifo do F-5M, então podemos supor desde já que vai ser armado com Derby e P-V, uma ótima escolha em termos de padronização. Eu acho que é o mais lógico mesmo, afinal não cabe muita coisa naquele nariz.

Agora fica faltando o MAN, Gabriel-III, Harpoon, Exocet? Certeza apenas o MAN-1. Mas já vai ser uma máquina que vai dar trabalho aqui na região, como vai.




Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#343 Mensagem por Alcantara » Dom Jun 22, 2008 7:31 pm

Bem, se for o mesmo Grifo do F-5M, então podemos supor desde já que vai ser armado com Derby e P-V, uma ótima escolha em termos de padronização. Eu acho que é o mais lógico mesmo, afinal não cabe muita coisa naquele nariz.
Hummm... e não daria para colocar os aviônicos que não couberem no nariz na "corcova"? Aliás, não foi para isso que ela foi criada? 8-]
Nos tempos atuais, com grande miniaturização dos meios eletrônicos, creio que deve caber um volume interessante de equipamentos lá.

O Grifo-BR me parece ter se saído muito bem nos últimos exercícios internacionais. Se a MB conseguir adotar também alguma aeronave AEW&C que use alguma versão do Eryeie, creio que os bom resultados apareceram na MB também. :wink:


Abraços!!! :lol:




"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#344 Mensagem por Bolovo » Dom Jun 22, 2008 7:38 pm

A corcova foi criada para a suite ECM, inexistente nas versões anteriores.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Luiz Bastos
Sênior
Sênior
Mensagens: 1842
Registrado em: Qui Out 06, 2005 12:40 pm
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceram: 25 vezes
Contato:

Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#345 Mensagem por Luiz Bastos » Dom Jun 22, 2008 8:40 pm

Aí galera.

Posso estar louco, mas juro que li num fórum argentino que a MB já estava negociando a compra de vários F-18 para o S.Paulo. Vi até uma foto do avião com a ancora e o VF2 no leme e a bolacha auriverde na lateral (Arte de um dos integrantes do fórum). Achei lindo demais, mas como aqui ninguém está falando nada sobre o assunto. fiquei em duvida. Lembro de ter visto até a foto dos aviões no deserto americano cobertos por capas. Não sei bem, mas parece que os Argies entregaram 2 motores de A4 para a MB que pretende modernizar apenas 4 células e completar com os F-18. Procede ou devo me internar no Pinel? :mrgreen: O Fórum era o ZM.

Fui :wink:




Responder