TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Immortal Horgh
Sênior
Sênior
Mensagens: 7038
Registrado em: Qui Nov 22, 2007 1:59 am

Re: FX DE 5A. GERAÇÃO? DE 4A. MESMO ? DE 3A.???? OH INDECISÃO !!

#4396 Mensagem por Immortal Horgh » Sex Jun 20, 2008 7:46 pm

jp escreveu:
Tigershark escreveu:Cuidado,amigo Immortal!Nunca diga nunca!!!
Excetuando-se a afirmação da ajuda no sub nuclear,do AEGIS ,que não vejo como acontecer,o resto até que é bem factível,Immortal.Claro,nada de graça,mas em condições bem especiais,como fizeram com o Marrocos.
Concordo, quanto à negativa americana quanto a tecnologia para o SNA. Não creio em nada americano quanto a isto, nem que seja uma "BIC" para o cmd rabiscar.
Agora, uma pergunta tola de um estúpido no assunto: porque não o AEGIS? O Japão não o tem?


O AEGIS é possível sim.


[ ]s




Slavsya, Otechestvo nashe svobodnoye,
Druzhby narodov nadyozhny oplot,
Znamya sovetskoye, znamya narodnoye
Pust' ot pobedy k pobede vedyot!
Avatar do usuário
Immortal Horgh
Sênior
Sênior
Mensagens: 7038
Registrado em: Qui Nov 22, 2007 1:59 am

Re: FX DE 5A. GERAÇÃO? DE 4A. MESMO ? DE 3A.???? OH INDECISÃO !!

#4397 Mensagem por Immortal Horgh » Sex Jun 20, 2008 7:47 pm

Carlos Mathias escreveu:Olhemos a cena de fora, como um todo... Pensem bem se nosso destino é na aba americana.

Nosso destino é não ficar na aba de ninguém, por isso esse negócio de pacotão é um risco imenso para nós.



[ ]s




Slavsya, Otechestvo nashe svobodnoye,
Druzhby narodov nadyozhny oplot,
Znamya sovetskoye, znamya narodnoye
Pust' ot pobedy k pobede vedyot!
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: FX DE 5A. GERAÇÃO? DE 4A. MESMO ? DE 3A.???? OH INDECISÃO !!

#4398 Mensagem por Carlos Lima » Sex Jun 20, 2008 8:38 pm

Immortal Horgh escreveu:
cb_lima escreveu: Bom CM,

Então já que é assim, não custaria nada então colocar todo mundo em um pegar para capar... só para estarmos 100% certos, correto?

Já que tanto o EF-2000 quanto o Gripen NG ou mesmo o F-18E/F, não tem como competir em vários aspectos contra o SU-35 e o Rafale que deixem a porrada comer entre eles... e que vença o melhor e não essa postura de chamarmos todos para a festa mas servimos o Whisky nacional para aqueles 'outros' convidados e o "Balla 12 para aqueles 2 ali". :mrgreen:

Será mesmo que ganhamos algo com isso? :| Afinal são "pelo menos" uns 30 anos de casamento que estamos prometendo com essa história... é só isso que me preocupa quando vejo um casamento 'arranjado'.

[]s
CB_Lima

CB, isto que você colocou sobre o casamento de 30 anos, é o que mais me preocupa. Há um tempinho atrás coloquei em um post, o porquê defenderia a aquisição do Rafale + SU-35-1/PAK, mesmo parecendo uma certa incoerência para muitos, pensei no futuro: suponhamos que ambos coloquem no papel tudo que ofereceram "de boca". Logo estaríamos "colhendo" tecnologia de dois lados distintos, mas que poderiam se agregar e em um todo nos trazer mais benefícios, mesmo sendo uma opção que instantaneamente é mais cara. Colocando a coisa em uma escala de tempo menor, evitaríamos também o problema de um único fornecedor.

[ ]s
Pois é cara... entendo mesmo o que você está dizendo e concordo com a idéia. Eu acho que isso estaria sendo 'tratado' com aquela história toda de "projeto de 5º Geração" (sendo esse o caça "High") e o que compraríamos agora sendo o 'Low' (se é que alguém pode chamar SU-35 e Rafale de Low - Hehehehehehehe).

Vamos ver no que isso vai dar... :wink:

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Carlos Mathias

Re: FX DE 5A. GERAÇÃO? DE 4A. MESMO ? DE 3A.???? OH INDECISÃO !!

#4399 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Jun 20, 2008 8:47 pm

Mais uma vez CB, não tem ninguém sendo preterido não. Quem não pode cumprir com as exigências do RFP não pode reclamar, afinal estamos comprando e somos nós a escolher.

Se no desenrolar dos fatos os menos cotados em termos de transferência de tecnologias sensíveis se mostraram tão acessíveis quanto os outros, ótimo, tá na briga. Só que eu acho que a FAB e o governo já estão carecas de saber quem é quem e quem vai mesmo assinar as bondades.

Faz-se uma concorrência meia-bomba e verifica-se no final e afinal quem falou a verdade, pronto. E isso vale para absolutamente todos meu bom amigo, todos.

Antes que comecem as porradas, eu já cansei de repetir que se os EUA cumprirem com os requisitos do Brasil, ótimo, perfeito. Mas nós sabemos que o histórico deles não ajuda juito, né? Mas quem sabe? Quem sabe?




Avatar do usuário
Immortal Horgh
Sênior
Sênior
Mensagens: 7038
Registrado em: Qui Nov 22, 2007 1:59 am

Re: FX DE 5A. GERAÇÃO? DE 4A. MESMO ? DE 3A.???? OH INDECISÃO !!

#4400 Mensagem por Immortal Horgh » Sex Jun 20, 2008 9:14 pm

E a coisa deve estar muito bem escrita no papel, senão fica como na promessa do Supertucano se no SIVAM vencesse a Raytheon.



[ ]s




Slavsya, Otechestvo nashe svobodnoye,
Druzhby narodov nadyozhny oplot,
Znamya sovetskoye, znamya narodnoye
Pust' ot pobedy k pobede vedyot!
Carlos Mathias

Re: FX DE 5A. GERAÇÃO? DE 4A. MESMO ? DE 3A.???? OH INDECISÃO !!

#4401 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Jun 20, 2008 9:43 pm

Aaaaaaaaaaaaah , pensei que era só eu que lembrava deste "meros detalhes". :)




Bender

Re: FX DE 5A. GERAÇÃO? DE 4A. MESMO ? DE 3A.???? OH INDECISÃO !!

#4402 Mensagem por Bender » Sex Jun 20, 2008 10:37 pm

Na realidade os americanos são os comerciantes de sempre e que todo mundo conhece. São pragmáticos ,bons de negócio e seus limites de "concessões" vão ao sabor dos interesses específicos de cada momento. Existe um unico manual de instruções:Se der pra levar,vamos fazer o máximo pra levar.
Baseado nisso,a grande questão para avaliar o tal limite de concessões capaz de serem feitas no nosso caso,baseia-se praticamente em um só dilema:

"O quão relevante para eles será o fato de ter um antigo aliado,o Brasil, sendo mais um operador de material Russo(no caso de) na América do Sul"

Decifra-me ou te devoro!




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: FX DE 5A. GERAÇÃO? DE 4A. MESMO ? DE 3A.???? OH INDECISÃO !!

#4403 Mensagem por Bolovo » Sáb Jun 21, 2008 1:15 am

Carlos Mathias escreveu:Olhemos a cena de fora, como um todo... Pensem bem se nosso destino é na aba americana.
É foda... se o Jobim fala que vai sei lá, passear e comprar um ursinho em NY já é motivo para sermos capachos dos EUA.

Calma homi!




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: FX DE 5A. GERAÇÃO? DE 4A. MESMO ? DE 3A.???? OH INDECISÃO !!

#4404 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Jun 21, 2008 3:29 am

Bender escreveu:Na realidade os americanos são os comerciantes de sempre e que todo mundo conhece. São pragmáticos ,bons de negócio e seus limites de "concessões" vão ao sabor dos interesses específicos de cada momento. Existe um unico manual de instruções:Se der pra levar,vamos fazer o máximo pra levar.
Baseado nisso,a grande questão para avaliar o tal limite de concessões capaz de serem feitas no nosso caso,baseia-se praticamente em um só dilema:

"O quão relevante para eles será o fato de ter um antigo aliado,o Brasil, sendo mais um operador de material Russo(no caso de) na América do Sul"

Decifra-me ou te devoro!
Pois 'e... oportunidades.. oportunidades... e 'e por isso que temos que ser s'erios e levarmos os concorrentes a serio. Seja eles de onde vierem.

Estejamos certos de uma coisa... ninguem 'e bonzinho... e todos querem tirar vantagens de quem tem grana (e outros atributos) para dispor.

Seja de qual pais for... n'os temos que saber muito bem o que queremos.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Tchelo
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 321
Registrado em: Qua Out 10, 2007 7:01 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: FX DE 5A. GERAÇÃO? DE 4A. MESMO ? DE 3A.???? OH INDECISÃO !!

#4405 Mensagem por Tchelo » Sáb Jun 21, 2008 8:25 am

Matéria do Jornal Valeparaibano de 21/06/2008 - São José dos Campos

Jato Supersônico
FAB faz parceria com Embraer
O comando da Aeronáutica anunciou ontem que a compra de caças supersônicos para modernização da frota da FAB (Força Aérea Brasileira) será condicionada pela transferência de tecnologia e conhecimento avançado para a Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica), de São José dos Campos.

O programa FX-2 já está em estudo no Ministério da Defesa e deve operar por consulta direta, um procedimento que permite dar preferência à aeronave adequada à necessidade do governo federal sem os limites da concorrência formal.

Estão sendo avaliados seis modelos de aviões, que estão entre os mais modernos e desenvolvidos do mundo. São eles o europeu Eurofighter, os norte-americanos F-35 Lightning e F-18A, o sueco Gripen JAS-39, o russo Sukhoi-35 e o francês Rafale.

Esses três últimos são remanescentes da licitação anterior --a FX-1, cancelada em 2005 pela União--, sendo que o Rafale foi o representante do consórcio formado pela Embraer e pela Dassault. À ocasião, a também joseense Avibras participou de um consórcio com a russa Rosoboronextport.

O tamanho da frota pretendida pela FAB é estimado em 36 aviões e os recursos do investimento, da ordem de US$ 2,2 bilhões --US$ 70 milhões por unidade.

Durante a Feira Aeronautica que está acontecendo no CTA, o Saito disse que 'não terá nem conversa com quem não quiser transferir tecnologia."

Agora, uma pergunta de um leigo para os meus colegas mais especializados. Isso não está com cara de EMBLOMATION??? VALE A PENA VER DE NOVO (FX1)??
Afinal, quem vai transferir tecnologia para o Brasil por causa de uma MÍSERA COMPRA DE 36 CAÇAS???? Acho que também estou entrando para a seita dos DESCRENTES DO DB. Acho que vai se empurrar com a barriga e deixar novamente para o próximo governo. É triste?...é...mas....

Sds..

Tchelo




rcolistete
Sênior
Sênior
Mensagens: 1537
Registrado em: Sex Mai 20, 2005 6:25 pm
Localização: Vitória - ES - Brasil

Re: FX DE 5A. GERAÇÃO? DE 4A. MESMO ? DE 3A.???? OH INDECISÃO !!

#4406 Mensagem por rcolistete » Sáb Jun 21, 2008 9:22 am

Carlos Mathias escreveu:
Do jeito que saiu a "solicitação" podemos fazer uma leitura singela: se o fabricante oferecer um AESA será um brinde, mas não estamos exigindo isso. Por quê? A resposta passa pela França...
Porque o Rafale não tem um AESA pronto?
Reformule para : por que só os EUA tem um AESA pronto (operacional e não protótipos) ? 8-]

[]s, Roberto




Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: FX DE 5A. GERA??O? DE 4A. MESMO ? DE 3A.???? OH INDECIS?O !!

#4407 Mensagem por Penguin » Sáb Jun 21, 2008 9:51 am

rcolistete escreveu:
Carlos Mathias escreveu: Porque o Rafale não tem um AESA pronto?
Reformule para : por que só os EUA tem um AESA pronto (operacional e não protótipos) ? 8-]

[]s, Roberto
Meu palpite...
Os americanos jah estao na 3a geracao de radares AESA, fruto de massivos investimentos que comecaram a mais tempo que os demais.

[]S




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Bender

Re: FX DE 5A. GERAÇÃO? DE 4A. MESMO ? DE 3A.???? OH INDECISÃO !!

#4408 Mensagem por Bender » Sáb Jun 21, 2008 11:13 am

Tchelo, essas matérias são todas repetitivas,muitas vezes repetitivas até nos equivocos.
Ultimamente nehuma tem acrescentado nada de novo,mas as vezes "desacrescentam" alguma coisa :mrgreen:
Pelo que já rolou nas 770 pg. deste tópico é 36 agora de um total de +-100/120 :shock:
Se estamos levando 20 anos pra comprar 36 [000] com mais 60 anos completamos o projeto :mrgreen:
Brincadeirinha galera :mrgreen:

Nota do Defesa Brasil

Recomendamos cautela na análise das notícias referentes ao Projeto F-X. Daqui até o final do processo veremos muitas notícias e informações sobre o assunto carregadas de interesses dos fabricantes e do governo brasileiro.


Tive que editar quando vi que era minha mensagem de numero 200 ao completar 3 anos de participação no Forum DB. :lol:
Te cuida Carlos Mathias estou na sua cóla pronto pra ultrapassar :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:




Carlos Mathias

Re: FX DE 5A. GERAÇÃO? DE 4A. MESMO ? DE 3A.???? OH INDECISÃO !!

#4409 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Jun 21, 2008 1:52 pm

É foda... se o Jobim fala que vai sei lá, passear e comprar um ursinho em NY já é motivo para sermos capachos dos EUA.

Calma homi!
Bolovo, você é um cara inteligente, equilibrado e etc, etc, etc. Portanto, achava que não precisaria expor aqui os motivos da minha preocupação com estas bondades americanas. Na minha família acompanhamos assuntos militares desde a II-GM. Sem querer desmerecer você, até porque não tenho essa capacidade, te digo com a minha sincera alma que devemos sim desconfiar das bondades americanas. Por quê?

Bolovo, os EUA precisam da gente exatamente prá quê? NADA, absolutamente nada, nem petróleo, nem materiais, nem nada. Isso está provado por quase um século de descaso conosco e com a região. Não vai ser o petróleo que vai mudar isso, a menos que queiramos nos tornar uma Arábia Saudita, que depende em tudo dos EUA, ou tantos outros países que assim se posicionam. Fora o fato incontestável de que mesmo que venhamos a comprar 500 SU-35-1, não deixaremos de ser amigos e parceiros dos EUA.

Mas vamos ver por outro prisma essa questão. Se nós somos amigos, aliados, parceiros e tudo mais dos EUA a tanto tempo, porque diabos a FAB+GOV já não comprou caças americanos desde sempre? Ora, se não existe absolutamente nenhum motivo para receios, porque titubear diante de caças excelentes e armas idem? Porque desde o FX-1 nenhum caça americano passou da fase das intenções?
Porque estamos abrindo mão da maravilhosa parceria americana para sequer olhar para caças russos????
Por que estamos tentados a comprar aviões "ruins, velhos, mal acabados, com armas que não funcionam e de um país falido e na merda"? Qual a razão de abrirmos mão de F-35FFBR+AIM-120C7(que ninguém tem ainda)+AEGIS+etc+etc+etc ?????

Cara, é muita vantagem, é muita coisa boa, muito filé, tem de haver alguma razão lógica para isso, não pode ser porque temos "comunistas" no governo, ou porque o Lula gosta de fazer beicinho para os EUA. Aliás nosso relacionamento com eles só melhorou depois do Lula.

Então Bolovo, tem caroço nesse angú e já se sabe disso desde tempos imemoriais, desde antes de eu e você nascermos já se sabia disso. O ponto é que nos dias de hoje temos opções, temos escolhas, tão boas ou até melhores.

Como disse o Orestes, agora é a hora de vermos quem coloca as bondades no papel e assina.

E olha, não pense nem por um segundo que ficaria triste com F-18E aqui. Ficaria triste sim, se junto não vierem as oportunidades que estamos tendo em termos de acesso a tecnologias sensíveis e de desenvolvimento de nosso parque industrial como um todo.

Sou flankeiro mas não sou burro, ou muito burro.

Abraços!!!!!




Avatar do usuário
Plinio Jr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5278
Registrado em: Qui Fev 20, 2003 10:08 pm
Localização: São Paulo - SP
Agradeceram: 1 vez

Re: FX DE 5A. GERAÇÃO? DE 4A. MESMO ? DE 3A.???? OH INDECISÃO !!

#4410 Mensagem por Plinio Jr » Sáb Jun 21, 2008 3:09 pm

cb_lima escreveu:
Pois 'e... oportunidades.. oportunidades... e 'e por isso que temos que ser s'erios e levarmos os concorrentes a serio. Seja eles de onde vierem.

Estejamos certos de uma coisa... ninguem 'e bonzinho... e todos querem tirar vantagens de quem tem grana (e outros atributos) para dispor.

Seja de qual pais for... n'os temos que saber muito bem o que queremos.

[]s
CB_Lima
Que nada ,tem país muito bonzinho afim de transferir tudo, só o Brasil que não vê .... :roll:




¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
Responder