Aviões A-4 da MB serão modernizados?

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#316 Mensagem por orestespf » Qui Jun 19, 2008 8:41 pm

Belíssimos posts do Pir e do mano Marino, sem comentários para não passar a idéia de tentativa de tirar o brilho dos dois. Meus parabéns!!!

Forte abraço aos dois,

Orestes




Carlos Mathias

Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#317 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Jun 20, 2008 12:23 am

Realmente, alto nível mesmo. :D




Avatar do usuário
Corsário01
Sênior
Sênior
Mensagens: 3508
Registrado em: Ter Jun 05, 2007 10:07 am
Agradeceram: 176 vezes

Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#318 Mensagem por Corsário01 » Sex Jun 20, 2008 7:25 am

Um bom debatedor e o DB ganhou muito com isso. Qualidade.

Seja bem vindo Pir e vamos em frente! :wink:




Abraços,

Padilha
Pir
Novato
Novato
Mensagens: 12
Registrado em: Seg Mar 10, 2008 11:43 am

Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#319 Mensagem por Pir » Sex Jun 20, 2008 9:46 am

Valeu galera, o que eu passei a ganhar de conhecimento aqui não está escrito, acho que um diferencial na formação nossa é que um dos coordenadores do curso da faculdade foi da Marinha e é analista do Pentagono, então, a veia militar é forte!

Agora fiquei sabendo de uma noticia que pode ter algo a acrescentar. Há uns dois anos atrás aqui em minha cidade (Limeira- SP) foi noticiado que a Boeing estava analisando a proposta de 3 cidades (Piracicaba, Limeira e uma 3º) para instalar uma unidade sua, fiquei eufórico, mas tudo se acalmou. No começo desse ano iniciaram-se a construção de um aeroporto em Limeira, e ontem uma fonte de Piracicaba disse que Limeira ganhou a concorrência e que a Boeing virá! Será?! Será que tem algo de militar por ai?! Modernizações?! Manutenção?!


Abraços! :?:




brisa

Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#320 Mensagem por brisa » Sex Jun 20, 2008 10:10 am

Pir escreveu:Valeu galera, o que eu passei a ganhar de conhecimento aqui não está escrito, acho que um diferencial na formação nossa é que um dos coordenadores do curso da faculdade foi da Marinha e é analista do Pentagono, então, a veia militar é forte!

Agora fiquei sabendo de uma noticia que pode ter algo a acrescentar. Há uns dois anos atrás aqui em minha cidade (Limeira- SP) foi noticiado que a Boeing estava analisando a proposta de 3 cidades (Piracicaba, Limeira e uma 3º) para instalar uma unidade sua, fiquei eufórico, mas tudo se acalmou. No começo desse ano iniciaram-se a construção de um aeroporto em Limeira, e ontem uma fonte de Piracicaba disse que Limeira ganhou a concorrência e que a Boeing virá! Será?! Será que tem algo de militar por ai?! Modernizações?! Manutenção?!




Abraços! :?:

Pir, parabens pelos seus posts e seja bem vindo :P

Se esta noticia se confirmar......

Olha o F-18 ai genteeeeee :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

abracos




Avatar do usuário
Brigadeiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 2138
Registrado em: Qua Dez 21, 2005 10:54 am
Localização: Porto Velho/RO
Agradeceram: 12 vezes

Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#321 Mensagem por Brigadeiro » Sex Jun 20, 2008 10:14 am

Pensei na mesma coisa... Será?! :shock: :? :roll:

Até mais!




Thiago
--------------
"O respeito e a educação são garantia de uma boa discussão. Só depende de você!"
Avatar do usuário
Immortal Horgh
Sênior
Sênior
Mensagens: 7038
Registrado em: Qui Nov 22, 2007 1:59 am

Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#322 Mensagem por Immortal Horgh » Sex Jun 20, 2008 12:53 pm

O que mais temíamos pode estar acontecendo: a força ianque nos bastidores.



[ ]s




Slavsya, Otechestvo nashe svobodnoye,
Druzhby narodov nadyozhny oplot,
Znamya sovetskoye, znamya narodnoye
Pust' ot pobedy k pobede vedyot!
Avatar do usuário
Brigadeiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 2138
Registrado em: Qua Dez 21, 2005 10:54 am
Localização: Porto Velho/RO
Agradeceram: 12 vezes

Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#323 Mensagem por Brigadeiro » Sex Jun 20, 2008 2:02 pm

É meu caro, cada vez mais parece que teremos a coleirinha americana. Se o F-18 vier, ficaríamos a mercê dos interesses deles...
Agora, se isso for verdade e se o caça americano vier a ser montado no país, muita gente virá a ressurgir das cinzas, como o Degan por exemplo. Malhamos ele por causa do F-16 e também por causa do Scorpène... Se o caça americano e o sub francês vier, vamos ter que aguentar muitos posts...

Até mais!




Thiago
--------------
"O respeito e a educação são garantia de uma boa discussão. Só depende de você!"
Avatar do usuário
crubens
Sênior
Sênior
Mensagens: 1864
Registrado em: Seg Set 17, 2007 4:05 pm
Localização: Fortaleza, Ce
Agradeceram: 9 vezes

Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#324 Mensagem por crubens » Sex Jun 20, 2008 2:55 pm

Só que ao contrário do Chile serão fabricados (ou montados, sei lá) aqui pelo que pude perceber. :D




"Tudo que é necessário para que o mal triunfe, é que os homens de bem nada façam". Edmund Burke

'O que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons.' Martin Luther King

Imagem
Avatar do usuário
Lucius Clay
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 156
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 6:21 pm

Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#325 Mensagem por Lucius Clay » Sex Jun 20, 2008 3:28 pm

Pir escreveu:Olá, sou estudante relações internacionais e economia, acompanho o fórum a um bom tempo, mas por não ter grande conhecimento em material bélico preferi ficar como "ouvinte" e utilizar este espaço como ferramental para "reajustar" os cenários, e é justamente neste ponto que gostaria de fazer minha primeira e humilde mensagem.

O Brasil no contexto internacional esta passando por uma completa revisão de seu papel como ator global, nós por estarmos vivendo o processo in loco não conseguimos abstrair de forma adequada as variáveis que podem distorcer a construção de uma analise, e o "tempo", que reparei, é o motivo de inúmeras mensagens pessimistas, negativas, e não que as perspectivas devam ser positivas, podem sim serem negativas, mas por acharmos que o nosso tempo, o de que todo dia abro o fórum e leio mensagens esperando ver um "furo" como: FAB compra 36 Su-35, não é o tempo do Estado. Há uns 2 anos atrás o gabinete da presidência solicitou um estudo de caso sobre uma possível corrida armamentista, conflito no norte da AS.
O Brasil vem de um processo de redemocratização (que leva muito tempo), estabilização financeira (que muito tempo), alavancagem social (que leva muito tempo), e por fim o novo status como portentor de riquezas energéticas, nova precificação das commodities, tudo isso soma para reavaliar o "peso Brasil" no cenário global, e as Forças Armadas devem ser um a projeção desse poder. Lastreada pela barganha que de fato o Brasil exercerá no cenário global, logo, se ainda não temos um consenso sobre a "força" do Brasil, as Forças Armadas tem e devem ter tempo necessário para produzir este plano de reposicionamento.

O tempo do Estado não é o tempo do indivíduo.

Valeu!
:oops:
Olá Pir! Seja Bem-vindo!

Assim como vc eu já acompanho o Fórum há muito tempo, mas procuro mais "ouvir" que "falar", para poder expor meus pontos de vista. Já q vc identificou sua área de formação, sou Administrador e estou Gerente de Projetos num órgão público de TI de meu estado e achei muito interessante o que falou a respeito do tempo.

Realmente o tempo do Estado/Governante é diferente do do cidadão, contudo, somos todos curiosos e fazemos uso de muitas fontes a fim de formar nossas opiniões, exatamente por isso, eu discordo de sua colocação.

É papel do Estado planejar, e em se tratando de Forças Armadas é erro dos mais graves esperar para ver se algum inimigo vai surgir no horizonte. O ideal seria que algumas coisas já estivessem ocorrendo, dentro do processo de planejamento da defesa do país, que em grande parte sofre influência dos projetos das três Armas, que já planejam suas aquisições e a estratégia de defesa há mais tempo que qualquer governo, assim não faz sentido esperar para o afamado Plano de Defesa Nacional a ser lançado somente em setembro do corrente ano, para que aquisições importantes ocorram. MInha linha de pensamento segue o registro da fala de Rui Barbosa: "Uma esquadra não se improvisa".

Cordialmente,




"A televisão, essa última luz que te salva da solidão e da noite, é a realidade. Porque a vida é um espetáculo: para os que se comportem bem, o sistema promete uma boa poltrona".(Eduardo Galeano)
Pir
Novato
Novato
Mensagens: 12
Registrado em: Seg Mar 10, 2008 11:43 am

Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#326 Mensagem por Pir » Sex Jun 20, 2008 9:38 pm

E ae Lucius Clay ?! tudo certo? Obrigado e somos da turma do fundão, hahaha

Então, sobre a questão do tempo que eu disse é que a nossa ansiedade se resume a um espaço de tempo na ordem de meses, ou de poucos anos, e o tempo do ESTADO, não governo, estes são variáveis distintas em uma análise, compreende o período de meses de estudos e prospecções para formular e depois para execução, a sua velocidade é determinada pelas prioridades governamentais, dado a corrente de pensamento, a famosa relevância x prioridade.
Parece-me que há de fato um plano de ESTADO para readequar o soft e o hard power do Brasil no mundo, um tipo de "recalibração" (não sei se existe essa palavra), pois as cartas do Brasil mudaram, melhoram e muito, desde democracia, marco regulatório confiável na economia até estoques energéticos, e acho que compras significativas nesse período de construção de um projeto mais extenso não convêm, pois logo tal atitude negaria a necessidade de um plano de longo prazo e de projeção de poder inédita. Acho que não se trata de inimigos, mas sim de parecermos pouco amigo, no meu ver são pré-requisitos para, como disse, participar da festinha VIP do mundo.


F-18 , será??? será???? ixi

vou fuçar com alguns políticos daqui para melhorar essa informação.

Abraços, Pir




Avatar do usuário
Lucius Clay
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 156
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 6:21 pm

Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#327 Mensagem por Lucius Clay » Sáb Jun 21, 2008 12:37 am

Bem, digamos que somos antigos observadores do que acontece por aqui...

Não sei se compreendi tudo o que me disseste...

Você se refere as relações comerciais, políticas e até culturais envolvidas entre nações para efetivar qualquer negócio nessa área (de defesa)?

Certamente, você deve ter elementos substanciosos para mencionar isso. Tenho certeza que considera que não se trata simplesmente de selecionar o equipamento e por no orçamento do tesouro, há certa profundidade nesse processo de reequipamento das FAs de nosso país.

Abraços,




"A televisão, essa última luz que te salva da solidão e da noite, é a realidade. Porque a vida é um espetáculo: para os que se comportem bem, o sistema promete uma boa poltrona".(Eduardo Galeano)
binfa
Sênior
Sênior
Mensagens: 3584
Registrado em: Dom Jul 31, 2005 7:34 am
Localização: Rio Claro/SP
Agradeceram: 98 vezes

Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#328 Mensagem por binfa » Sáb Jun 21, 2008 8:19 am

Pir bom dia! Como estão as coisas por ai, espero que esteja td em ordem conforme a vontade de DEUS, aqui graças a DEUS as coisas estão bem e vão melhorar ainda mais , dentro em breve vou atualizar a tópico “Pedido de oração para um amigo do DB” com boas noticias....

Pir, meu nome é Alexandre Rubin (binfa) e moro aqui em RC (± 30km de Limeira), minha esposa fez POS ai no ISCA, meu tio é delegado ai e contribui para manter Limeira limpa da vagabundagem...costumava a freqüentar com mais freqüência sua terra, mais especificamente a churrascaria Rei dos Pampa, mais de uns tempo para cá em virtude do pedágio bidirecional ficou um pouco caro fazer este turismo gastronomico....

Mitos e Verdade sobre o aeroporto Regional de RC
Pir, a questão de dois anos atrás a INFRAERO liberou uma area para a construção de um aeroporto regional entre RC e Piracicaba (campo do coxo), porem este projeto deu uma esfriada, a duas semanas atrás, foi autorizado a ampliação do campo de futebol que fica na trajetória da pista do aeroclube local, até então este projeto de ampliação do campo de futebol não era permitido em virtude do mesmo atrapalhar as atividades do aeroclube!!!??? (moro na outra cabeceira do aeroclube e vejo como é intenso o trafego de teco-teco aqui!!!! Uns dois pousos e decolagens por dia!!!). No começo de Junho, a INFRAERO fez uma nova inspeção e aprovou uma área entre RC e Ipeuna para construir este aeroporto regional, conforme conversa de político, uma das novas exigências da INFRAERO para este novo aeroporto seria uma área maior para acomodar uma pista auxiliar e um espaço para um parque fabril ou um mini distrito industrial anexado a este aeroporto, até onde é verdade ou mito eu não sei, a única coisa que sabemos é que o campo de futebol será ampliado e provavelmente o aeroclube terá que sair do local atual....


Um abraço cordial
Alexandre Rubin (binfa)




att, binfa
DOE VIDA, DOE MEDULA!
REgistro Nacional de DOadores de MEdula nº 1.256.762
UMA VIDA SEM DESAFIOS NÃO VALE A PENA SER VIVIDA. Sócrates
Depoimento ABRALE :arrow: http://www.abrale.org.br/apoio_paciente ... php?id=771
Pir
Novato
Novato
Mensagens: 12
Registrado em: Seg Mar 10, 2008 11:43 am

Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#329 Mensagem por Pir » Sáb Jun 21, 2008 11:15 am

E ae Lucius, tudo certo?!

Em minha opinião a estrutura de defesa de um Estado está relacionada com uma conjuntura de variáveis que se somam para determinar o peso de um país como ator global (não é da Globo, haha). Então todas as formas de relações internacionais compõe um perfil, e esse perfil acredito deve ser radiografado e assim projeta-se ele, para então construir uma política de defesa. Por isso sou contra o comprar o quanto antes.


E ae Binfa bom dia, pô! Somos da região do centro caipira! vizinhos, haha.

Esse problema de aeroportos ta que ta, será que Rio Claro é a terceira cidade na disputa? Limeira desativou o antigo aeroclube e vai construir no local um distrito industrial de lotes pequenos, pois este ficou cercado de bairros populares e a logística não é favorável para indústrias maiores. Então ficou faltando uma pista de pouso, surgiu a intenção de se construir um aeroporto. Então lançaram o projeto e de início parecia exagerado, mas como Piracicaba também teve negado a ampliação de seu aeroporto, pois a Esalq não autorizou a expansão sobre a sua área, Limeira iniciou a construção do novo aeroporto, ele já esta em construção, fica após o termino da pista de teste de automóveis da TRW, na baixada do Tabajara, a OAS ganhou a licitação. A primeira etapa permitirá aeronaves no porte do ERJ 145, e a 2° etapa estenderá a pista para aeronaves no porte de 737, pode ser que o "caso Boieng" tenha consistência mesmo.

Eu decidi por isso nesse tópico porque é inevitável que o F-18 venha em mente não é?! É um total devaneio meu, posso estar redondamente enganado, mas... não está sobrando uns por ai?!

Opa, tem retaliação de U$ 4 bi para o Brasil fazer contra os gringos...

Abraços, Pir




Pir
Novato
Novato
Mensagens: 12
Registrado em: Seg Mar 10, 2008 11:43 am

Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#330 Mensagem por Pir » Sáb Jun 21, 2008 11:37 am

Atualizando, acabei de ler na Folha de S.Paulo, as retaliações tendem a ser na questão de quebra de patentes de medicamentos, bem que poderia ser na Defesa...




Responder