Aviões A-4 da MB serão modernizados?

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#286 Mensagem por orestespf » Qui Jun 19, 2008 11:24 am

brisa escreveu:
Brigadeiro escreveu: Compartilhando com a democracia que brilha na Constituição deste glorioso país, então eu posso discordar de você Brisa.

Hoje, o A-12 não bota medo em ninguém mesmo, afinal, quem teria medo de um navio docado? Por isso, acho que ainda é cedo para tirar conclusões. A MB tem pouco menos de 10 anos que vem tentando criar sua própria doutrina operacional, começando do zero. Mesmo assim, quem tem uma Esquadra como a nossa? A Venezuela? Argentina? Chile?
O que a MB quer é poder de dissuasão e projeção de poder. Nossos interesses estão dentro do Atlântico Sul, nos limites que vão até o Trópico de Câncer (segundo a Associação Brasileira de Equipagens de Aviação de Patrulha) e para exercer esse domínio, é preciso ter uma arma que tenha projeção além dos canhões. Os vecinos não podem ter medo do A-12, mas numa crise, uma força tarefa fazendo "exercícios" próximo à costa daria-os bom assunto para discutir. Quem tem o poder de dissuadí-lo? Os mísseis da Venezuela? Talvez, mas basta um exercício conjunto FAB/EB na fronteira e outro passeio da MB próximo à costa e terão uma boa dor de cabeça para medirem quem terá prioridade em que.

Bom do fórum é avaliar as opiniões. Tá muito boa a discussão.

Até mais!
Prezado Brigadeiro

O Belíssimo A-12 Sao Paulo nao esta docado.

Os interesses da MB nao necessariamente sao os interesses desta Associasao Brasileira de Equipagens de Aviacao de Patrulha (nao a conheco... :roll: eu einnnnnn ).

Atlantico Sul ate o tropico de câncer?????? :lol:

O apoio da FAB e do EB......Super Tucanos com R-99 apoiados por F-5M, Mirages 2000, e Amxs, fora a logistica dos C-130 com os C295, Black Hawks, Panteras etc..

Do outro Lado MI-35, MI-28 Havoc, F-16, Mirages 50, F-5, SU 30MKV.

Nossa forca Tarefa negando o mar do Caribe com nossas Temiveis Fragatas, a uma boa distancia para evitar os terriveis misseis dos temíveis Sukhois com seu avassalador raio de acao... :mrgreen: :mrgreen:

Seria uma excelente ideia para um filme do Babenco :lol: :mrgreen:

Finalmente, para fazer exercícios, o melhor é dar uma caminhada "no plano"perto de casa....apenas treinamento.


sds.

Ps. Orestes....o que achas????

Brisa
O que acho, Brisa? Achei deselegante o seu post, ou seja, o tom usado por você, mas deixo claro que respeito sua opinião, apesar de discordar em tudo.

Da mesma forma que você acha que seu roteiro é uma excelente idéia para um filme do Babenco, eu vejo este roteiro como uma crítica de jogador de games de guerra em computador ou consoles, ou ainda de quem assiste filmes de guerra dos "terríveis" americanos que só vencem as batalhas, que sempre são os mais importantes na história recente mundial.

Pelo seus comentários, vejo que você é fã do "hardware" (o equipamento em si), acaba idolatrando o mesmo, acaba achando que o mais novo e moderno é o melhor, o mais eficiente, o que intimida todos. Este é um erro primário, típico de nós entusiastas que adoram tecnologias e que gostaríamos de ver tais coisas em nosso País.

Você fala do SU-30 da Venezuela de forma até assustada (com o poder do caça), mas lhe dou um exemplo: no conflito entre o Equador e Peru os peruanos possuíam o M-2000, mas que não serviu de nada na época, pois ainda não sabiam como usá-lo efetivamente em combates. E o resultado é pra lá de conhecido, o Equador venceu de lavada.

Em suma, não basta ter um equipamento moderno e poderoso, não basta ter o armamento em solo, é preciso ter as doutrinas dominadas, é preciso ter a máquina dominada e isso não se obtém da noite para o dia. Vou além, dizem os entendidos (militares brasileiros) que a Venezuela precisará de cerca de 10 para dominar e ter os SU-30 full operational. O que preocupa não é o caça em si, mas a possibilidade de um irresponsável tentar usá-los de qualquer forma, ou seja, o equipamento ainda não assusta, mas uma pseudo-coragem pode levar a loura de uma guerra. Este é o ponto.

E para encerrar, você falou pejorativamente de nossas "terríveis fragatas", ok, discordo, mas aceito, mas pergunto: por que você não comentou sobre os meios navais da Venezuela da mesma forma que falou dos meios aéreos? Não precisa, eu respondo: porque não existem, não são eficientes, estão em péssimo estado. Assim sendo, nossas fragatas ainda são terríveis sim, mas para os nossos potenciais inimigos.


Abraços cordiais,

Orestes




Avatar do usuário
Corsário01
Sênior
Sênior
Mensagens: 3508
Registrado em: Ter Jun 05, 2007 10:07 am
Agradeceram: 176 vezes

Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#287 Mensagem por Corsário01 » Qui Jun 19, 2008 12:49 pm

É aquela velha máxima: Ter não significa operar(bem, com excelência).

Para o nosso teatro, as Fragatas da Classe Niterói ainda são muito respeitadas, pois não há neste teatro, nada superior. Não digo que elas sejam o supra sumo, mas inspiram respeito sim.
A classe Lupo da Armada venezuelana não é superior a nossa nem com reza forte! 8-]

Desculpem se me intrometi, mas foi só para pontuar o post do Orestes acima.




Abraços,

Padilha
Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#288 Mensagem por talharim » Qui Jun 19, 2008 1:09 pm

A MB tem um arsenal imenso para escolher no AMARC.

Pode comprar uma quantidade pequena de F-4N,ou A-7P ou F-8 Crusader ou F-18A que seria o ideal.

Compra umas 6 unidades e moderniza ao gosto do fregues.

A MB tem uma posição confortável pode comprar a hora que quiser e escolher o que quiser.

Mas antes ela vai fazer questão de modernizar alguns A-4 e finalizar o pacotão FREMM ITALIANO.




"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
Avatar do usuário
Immortal Horgh
Sênior
Sênior
Mensagens: 7038
Registrado em: Qui Nov 22, 2007 1:59 am

Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#289 Mensagem por Immortal Horgh » Qui Jun 19, 2008 1:28 pm

talharim escreveu:A MB tem um arsenal imenso para escolher no AMARC.

Pode comprar uma quantidade pequena de F-4N,ou A-7P ou F-8 Crusader ou F-18A que seria o ideal.

Compra umas 6 unidades e moderniza ao gosto do fregues.

A MB tem uma posição confortável pode comprar a hora que quiser e escolher o que quiser.

Mas antes ela vai fazer questão de modernizar alguns A-4 e finalizar o pacotão FREMM ITALIANO.

Fremm Italiana? Olha, gostei de ver Talha, até que enfim parou com aquela história daqueles lixos flutuantes (=OHP) :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:



[ ]s




Slavsya, Otechestvo nashe svobodnoye,
Druzhby narodov nadyozhny oplot,
Znamya sovetskoye, znamya narodnoye
Pust' ot pobedy k pobede vedyot!
Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#290 Mensagem por talharim » Qui Jun 19, 2008 1:31 pm

Mas o futuro da MB será de 6 FREMM Italianas e 30 OHPs BR.

Produziremos OHPs em massa em nossos estaleiros.




"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
Avatar do usuário
Immortal Horgh
Sênior
Sênior
Mensagens: 7038
Registrado em: Qui Nov 22, 2007 1:59 am

Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#291 Mensagem por Immortal Horgh » Qui Jun 19, 2008 1:32 pm

Ué, mas já temos tantos lixões, precisamos de mais?



[ ]s




Slavsya, Otechestvo nashe svobodnoye,
Druzhby narodov nadyozhny oplot,
Znamya sovetskoye, znamya narodnoye
Pust' ot pobedy k pobede vedyot!
Avatar do usuário
Brigadeiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 2138
Registrado em: Qua Dez 21, 2005 10:54 am
Localização: Porto Velho/RO
Agradeceram: 12 vezes

Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#292 Mensagem por Brigadeiro » Qui Jun 19, 2008 1:35 pm

talharim escreveu:Mas o futuro da MB será de 6 FREMM Italianas e 30 OHPs BR.

Produziremos OHPs em massa em nossos estaleiros.
Não sabia que era urgente a necessidade de recifes artificiais... :roll:

Até mais!




Thiago
--------------
"O respeito e a educação são garantia de uma boa discussão. Só depende de você!"
Avatar do usuário
Tigershark
Sênior
Sênior
Mensagens: 4098
Registrado em: Seg Jul 09, 2007 3:39 pm
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Agradeceram: 1 vez

Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#293 Mensagem por Tigershark » Qui Jun 19, 2008 1:39 pm

Brigadeiro escreveu:
talharim escreveu:Mas o futuro da MB será de 6 FREMM Italianas e 30 OHPs BR.

Produziremos OHPs em massa em nossos estaleiros.
Não sabia que era urgente a necessidade de recifes artificiais... :roll:

Até mais!
Como não posso rir mais em público expresso meus sentimentos de simpatia em relação à sua resposta de forma mais contida,Thiago!

HAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAAHAHAHA!




Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#294 Mensagem por talharim » Qui Jun 19, 2008 1:41 pm

Óh infames!

8-]

Las hermosas OHP com Sisconta ,mage,flares,sistema torpedico,datalink nacionais ficariam um teteuzinho.

Muito mais barato de construir um navio do zero.

Assim liberamos verbas para nosso SSN e USS Kitty Hawk com F-22 Naval/Super Tomcat 2000.

Eu acho sinceramente que as OHP ainda podem ser excelentes navios escolta basta equipá-las adequadamente.




"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
Pir
Novato
Novato
Mensagens: 12
Registrado em: Seg Mar 10, 2008 11:43 am

Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#295 Mensagem por Pir » Qui Jun 19, 2008 1:44 pm

Olá, sou estudante relações internacionais e economia, acompanho o fórum a um bom tempo, mas por não ter grande conhecimento em material bélico preferi ficar como "ouvinte" e utilizar este espaço como ferramental para "reajustar" os cenários, e é justamente neste ponto que gostaria de fazer minha primeira e humilde mensagem.

O Brasil no contexto internacional esta passando por uma completa revisão de seu papel como ator global, nós por estarmos vivendo o processo in loco não conseguimos abstrair de forma adequada as variáveis que podem distorcer a construção de uma analise, e o "tempo", que reparei, é o motivo de inúmeras mensagens pessimistas, negativas, e não que as perspectivas devam ser positivas, podem sim serem negativas, mas por acharmos que o nosso tempo, o de que todo dia abro o fórum e leio mensagens esperando ver um "furo" como: FAB compra 36 Su-35, não é o tempo do Estado. Há uns 2 anos atrás o gabinete da presidência solicitou um estudo de caso sobre uma possível corrida armamentista, conflito no norte da AS.
O Brasil vem de um processo de redemocratização (que leva muito tempo), estabilização financeira (que muito tempo), alavancagem social (que leva muito tempo), e por fim o novo status como portentor de riquezas energéticas, nova precificação das commodities, tudo isso soma para reavaliar o "peso Brasil" no cenário global, e as Forças Armadas devem ser um a projeção desse poder. Lastreada pela barganha que de fato o Brasil exercerá no cenário global, logo, se ainda não temos um consenso sobre a "força" do Brasil, as Forças Armadas tem e devem ter tempo necessário para produzir este plano de reposicionamento.

O tempo do Estado não é o tempo do indivíduo.

Valeu!
:oops:




Avatar do usuário
Tigershark
Sênior
Sênior
Mensagens: 4098
Registrado em: Seg Jul 09, 2007 3:39 pm
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Agradeceram: 1 vez

Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#296 Mensagem por Tigershark » Qui Jun 19, 2008 1:45 pm

talharim escreveu:Óh infames!

8-]

Las hermosas OHP com Sisconta ,mage,flares,sistema torpedico,datalink nacionais ficariam um teteuzinho.

Muito mais barato de construir um navio do zero.

Assim liberamos verbas para nosso SSN e USS Kitty Hawk com F-22 Naval/Super Tomcat 2000.

Eu acho sinceramente que as OHP ainda podem ser excelentes navios escolta basta equipá-las adequadamente.

Uma pequena correção,Talha:No caso das OHP o sistema seria ortopédico,já que elas estão em processo degenerativo avançado.




Avatar do usuário
Immortal Horgh
Sênior
Sênior
Mensagens: 7038
Registrado em: Qui Nov 22, 2007 1:59 am

Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#297 Mensagem por Immortal Horgh » Qui Jun 19, 2008 1:50 pm

talharim escreveu:Óh infames!

8-]

Las hermosas OHP com Sisconta ,mage,flares,sistema torpedico,datalink nacionais ficariam um teteuzinho.

Muito mais barato de construir um navio do zero.

Assim liberamos verbas para nosso SSN e USS Kitty Hawk com F-22 Naval/Super Tomcat 2000.

Eu acho sinceramente que as OHP ainda podem ser excelentes navios escolta basta equipá-las adequadamente.

É, Talha, tú és doido mesmo :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:



[ ]s




Slavsya, Otechestvo nashe svobodnoye,
Druzhby narodov nadyozhny oplot,
Znamya sovetskoye, znamya narodnoye
Pust' ot pobedy k pobede vedyot!
Avatar do usuário
Wolfgang
Sênior
Sênior
Mensagens: 7805
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
Agradeceram: 45 vezes

Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#298 Mensagem por Wolfgang » Qui Jun 19, 2008 1:52 pm

Pir escreveu:Olá, sou estudante relações internacionais e economia, acompanho o fórum a um bom tempo, mas por não ter grande conhecimento em material bélico preferi ficar como "ouvinte" e utilizar este espaço como ferramental para "reajustar" os cenários, e é justamente neste ponto que gostaria de fazer minha primeira e humilde mensagem.

O Brasil no contexto internacional esta passando por uma completa revisão de seu papel como ator global, nós por estarmos vivendo o processo in loco não conseguimos abstrair de forma adequada as variáveis que podem distorcer a construção de uma analise, e o "tempo", que reparei, é o motivo de inúmeras mensagens pessimistas, negativas, e não que as perspectivas devam ser positivas, podem sim serem negativas, mas por acharmos que o nosso tempo, o de que todo dia abro o fórum e leio mensagens esperando ver um "furo" como: FAB compra 36 Su-35, não é o tempo do Estado. Há uns 2 anos atrás o gabinete da presidência solicitou um estudo de caso sobre uma possível corrida armamentista, conflito no norte da AS.
O Brasil vem de um processo de redemocratização (que leva muito tempo), estabilização financeira (que muito tempo), alavancagem social (que leva muito tempo), e por fim o novo status como portentor de riquezas energéticas, nova precificação das commodities, tudo isso soma para reavaliar o "peso Brasil" no cenário global, e as Forças Armadas devem ser um a projeção desse poder. Lastreada pela barganha que de fato o Brasil exercerá no cenário global, logo, se ainda não temos um consenso sobre a "força" do Brasil, as Forças Armadas tem e devem ter tempo necessário para produzir este plano de reposicionamento.

O tempo do Estado não é o tempo do indivíduo.

Valeu!
:oops:
Wow! Um belo início no fórum, caro Pir! sinta-se à vontada para escrever sempre sobre relações internacionais, que parece ser o seu forte. Bela análise.

Abs

Fabio




Avatar do usuário
Brigadeiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 2138
Registrado em: Qua Dez 21, 2005 10:54 am
Localização: Porto Velho/RO
Agradeceram: 12 vezes

Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#299 Mensagem por Brigadeiro » Qui Jun 19, 2008 1:55 pm

2 x :wink:

Até mais!




Thiago
--------------
"O respeito e a educação são garantia de uma boa discussão. Só depende de você!"
Avatar do usuário
Tigershark
Sênior
Sênior
Mensagens: 4098
Registrado em: Seg Jul 09, 2007 3:39 pm
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Agradeceram: 1 vez

Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#300 Mensagem por Tigershark » Qui Jun 19, 2008 1:56 pm

Benvindo ao DB,Pir!estou de acordo com a sua análise,definitivamente o tempo do indivíduo não é o tempo do Estado.

Abs,

Tigershark




Responder