O que acho, Brisa? Achei deselegante o seu post, ou seja, o tom usado por você, mas deixo claro que respeito sua opinião, apesar de discordar em tudo.brisa escreveu:Prezado BrigadeiroBrigadeiro escreveu: Compartilhando com a democracia que brilha na Constituição deste glorioso país, então eu posso discordar de você Brisa.
Hoje, o A-12 não bota medo em ninguém mesmo, afinal, quem teria medo de um navio docado? Por isso, acho que ainda é cedo para tirar conclusões. A MB tem pouco menos de 10 anos que vem tentando criar sua própria doutrina operacional, começando do zero. Mesmo assim, quem tem uma Esquadra como a nossa? A Venezuela? Argentina? Chile?
O que a MB quer é poder de dissuasão e projeção de poder. Nossos interesses estão dentro do Atlântico Sul, nos limites que vão até o Trópico de Câncer (segundo a Associação Brasileira de Equipagens de Aviação de Patrulha) e para exercer esse domínio, é preciso ter uma arma que tenha projeção além dos canhões. Os vecinos não podem ter medo do A-12, mas numa crise, uma força tarefa fazendo "exercícios" próximo à costa daria-os bom assunto para discutir. Quem tem o poder de dissuadí-lo? Os mísseis da Venezuela? Talvez, mas basta um exercício conjunto FAB/EB na fronteira e outro passeio da MB próximo à costa e terão uma boa dor de cabeça para medirem quem terá prioridade em que.
Bom do fórum é avaliar as opiniões. Tá muito boa a discussão.
Até mais!
O Belíssimo A-12 Sao Paulo nao esta docado.
Os interesses da MB nao necessariamente sao os interesses desta Associasao Brasileira de Equipagens de Aviacao de Patrulha (nao a conheco... eu einnnnnn ).
Atlantico Sul ate o tropico de câncer??????
O apoio da FAB e do EB......Super Tucanos com R-99 apoiados por F-5M, Mirages 2000, e Amxs, fora a logistica dos C-130 com os C295, Black Hawks, Panteras etc..
Do outro Lado MI-35, MI-28 Havoc, F-16, Mirages 50, F-5, SU 30MKV.
Nossa forca Tarefa negando o mar do Caribe com nossas Temiveis Fragatas, a uma boa distancia para evitar os terriveis misseis dos temíveis Sukhois com seu avassalador raio de acao...
Seria uma excelente ideia para um filme do Babenco
Finalmente, para fazer exercícios, o melhor é dar uma caminhada "no plano"perto de casa....apenas treinamento.
sds.
Ps. Orestes....o que achas????
Brisa
Da mesma forma que você acha que seu roteiro é uma excelente idéia para um filme do Babenco, eu vejo este roteiro como uma crítica de jogador de games de guerra em computador ou consoles, ou ainda de quem assiste filmes de guerra dos "terríveis" americanos que só vencem as batalhas, que sempre são os mais importantes na história recente mundial.
Pelo seus comentários, vejo que você é fã do "hardware" (o equipamento em si), acaba idolatrando o mesmo, acaba achando que o mais novo e moderno é o melhor, o mais eficiente, o que intimida todos. Este é um erro primário, típico de nós entusiastas que adoram tecnologias e que gostaríamos de ver tais coisas em nosso País.
Você fala do SU-30 da Venezuela de forma até assustada (com o poder do caça), mas lhe dou um exemplo: no conflito entre o Equador e Peru os peruanos possuíam o M-2000, mas que não serviu de nada na época, pois ainda não sabiam como usá-lo efetivamente em combates. E o resultado é pra lá de conhecido, o Equador venceu de lavada.
Em suma, não basta ter um equipamento moderno e poderoso, não basta ter o armamento em solo, é preciso ter as doutrinas dominadas, é preciso ter a máquina dominada e isso não se obtém da noite para o dia. Vou além, dizem os entendidos (militares brasileiros) que a Venezuela precisará de cerca de 10 para dominar e ter os SU-30 full operational. O que preocupa não é o caça em si, mas a possibilidade de um irresponsável tentar usá-los de qualquer forma, ou seja, o equipamento ainda não assusta, mas uma pseudo-coragem pode levar a loura de uma guerra. Este é o ponto.
E para encerrar, você falou pejorativamente de nossas "terríveis fragatas", ok, discordo, mas aceito, mas pergunto: por que você não comentou sobre os meios navais da Venezuela da mesma forma que falou dos meios aéreos? Não precisa, eu respondo: porque não existem, não são eficientes, estão em péssimo estado. Assim sendo, nossas fragatas ainda são terríveis sim, mas para os nossos potenciais inimigos.
Abraços cordiais,
Orestes