Submarinos modernos

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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LeandroGCard
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Re: Submarinos modernos

#31 Mensagem por LeandroGCard » Sex Jun 06, 2008 10:39 pm

brisa escreveu:Nao consegui entender o sistema AIP espanhol; a quantidade de etanol requerida deve ser astronomica e para uma autonomia navegando em AIP destas....mmmmnn :? :?
este sub devera ter o tamanho de um Thyphon :roll: :lol:
Na verdade não, porque o sistema AIP tem como objetivo gerar apenas uma quantidade muito limitada de energia, apenas o suficiente para manter o sub navegando à baixa velocidade (3 ou 4 nós). Assim o consumo de etanol é pequeno, e realmente dá para ficar debaixo d'agua muito tempo com uma quantidade apenas razoável de etanol.

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Re: Submarinos modernos

#32 Mensagem por WalterGaudério » Dom Jun 08, 2008 6:59 pm

[quote="old"]Botadura U214 Korea del forero MANPAL


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Bonito e imponente é claro que é. Quero ver é sua assinatura IR com vai ser (...)




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Re: Submarinos modernos

#33 Mensagem por LeandroGCard » Dom Jun 08, 2008 9:06 pm

cicloneprojekt escreveu:
old escreveu:Botadura U214 Korea del forero MANPAL


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Bonito e imponente é claro que é. Quero ver é sua assinatura IR com vai ser (...)
Não entendi a sua dúvida Ciclone,

É claro que com um sistema de craqueamento de etanol para gerar hidrogênio para suas células de combustível este sub gerará mais calor que outro SSK funcionando apenas com baterias. Mas um sub nuclear gera muito mais calor ainda, e nunca vi ninguém apontar isso como uma desvantagem.

Mas talvez seja. Você tem conhecimento de algum sistema prático que permita rastrear um sub em imersão pelo calor dissipado na água?

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Re: Submarinos modernos

#34 Mensagem por Sniper » Seg Jun 09, 2008 11:25 am

Submarinos a hetanol?!

Alguém apresente esse projeto ao Lula! :mrgreen:




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Re: Submarinos modernos

#35 Mensagem por Tigershark » Seg Jun 09, 2008 11:42 am

Um incêndio a bordo seria uma tragédia..... :shock: :?




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Re: Submarinos modernos

#36 Mensagem por LeandroGCard » Seg Jun 09, 2008 12:23 pm

Tigershark escreveu:Um incêndio a bordo seria uma tragédia..... :shock: :?
É verdade, mas seria ainda pior com hidrogênio puro, ainda mais que este vaza com uma facilidade... .

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Re: Submarinos modernos

#37 Mensagem por old » Seg Jun 09, 2008 1:28 pm

LeandroGCard escreveu:
Tigershark escreveu:Um incêndio a bordo seria uma tragédia..... :shock: :?
É verdade, mas seria ainda pior com hidrogênio puro, ainda mais que este vaza com uma facilidade... .

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Extacto.

Los AIP embarcan Hidrogeno a bordo. Embarcar hidrogeno es una tarea muy delicada y que requiere de infraestructuras especiales que no encontraran en cualquier arsenal naval. Al margen de que es un material muy peligroso.

El AIP Espanhol fabrica el hidrogeno a bordo mediante una planta capaz de extraerlo del Etanol. Material muchisimo mas facil de encontrar y almacenar.




brisa

Re: Submarinos modernos

#38 Mensagem por brisa » Ter Jun 10, 2008 11:12 am

old escreveu:
LeandroGCard escreveu: É verdade, mas seria ainda pior com hidrogênio puro, ainda mais que este vaza com uma facilidade... .

Leandro G. Card
Extacto.

Los AIP embarcan Hidrogeno a bordo. Embarcar hidrogeno es una tarea muy delicada y que requiere de infraestructuras especiales que no encontraran en cualquier arsenal naval. Al margen de que es un material muy peligroso.

El AIP Espanhol fabrica el hidrogeno a bordo mediante una planta capaz de extraerlo del Etanol. Material muchisimo mas facil de encontrar y almacenar.
Por isso quando se cogitava o U-214 a MB nao queria o AIP por esta falta da infra estrutura de abastecimento do Hidrogenio




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Re: Submarinos modernos

#39 Mensagem por Brasileiro » Ter Jun 10, 2008 2:39 pm

Informação de Pepê Rezende

Os Scorpène e o C-390 poderão ser incluídos no PAC.

Meu palpite: Deveriam incluir todo um plano de "vitaminação" da indústria naval contemplando a Petrobrás e a MB.



abraços[




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Re: Submarinos modernos

#40 Mensagem por Tigershark » Ter Jun 10, 2008 4:06 pm

Brasileiro escreveu:Informação de Pepê Rezende

Os Scorpène e o C-390 poderão ser incluídos no PAC.

Meu palpite: Deveriam incluir todo um plano de "vitaminação" da indústria naval contemplando a Petrobrás e a MB.



abraços[
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Re: Submarinos modernos

#41 Mensagem por WalterGaudério » Ter Jun 10, 2008 4:42 pm

LeandroGCard escreveu:
cicloneprojekt escreveu:
Não entendi a sua dúvida Ciclone,

É claro que com um sistema de craqueamento de etanol para gerar hidrogênio para suas células de combustível este sub gerará mais calor que outro SSK funcionando apenas com baterias. Mas um sub nuclear gera muito mais calor ainda, e nunca vi ninguém apontar isso como uma desvantagem.

Mas talvez seja. Você tem conhecimento de algum sistema prático que permita rastrear um sub em imersão pelo calor dissipado na água?

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Leandro Boa tarde. Começam a aparecer alguns dados dos testes dos submarinos gregos e principalmente so Sul coreano. Acredite, ao rejeitar o sub alemão COM AIP MB fez um excelente negócio. No plano teórico o sistema espanhol é a melhor solução técnica AIP atual. Esperemos que tenha êxito.

E lembre-se: Uma coisa é o fabricante dizer que o seu sistema faz..., outra é o sistema fazer na sua frente...

Os alemães estão vacilando...




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Re: Submarinos modernos

#42 Mensagem por A-29 » Ter Jun 10, 2008 11:34 pm

Ora, ora, vejam só!

Quer dizer então que o Degan tinha razão quando malhava o U-214 dizendo que os gregos haviam encontrados muitos problemas nele?

Muitos de nós defendemos o sub alemão naquela época. Ainda bem que o Degan não anda mais por aqui, senão agente ia sofrer agora :mrgreen:




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Re: Submarinos modernos

#43 Mensagem por WalterGaudério » Ter Jun 10, 2008 11:42 pm

A-29 escreveu:Ora, ora, vejam só!

Quer dizer então que o Degan tinha razão quando malhava o U-214 dizendo que os gregos haviam encontrados muitos problemas nele?

Muitos de nós defendemos o sub alemão naquela época. Ainda bem que o Degan não anda mais por aqui, senão agente ia sofrer agora :mrgreen:
Na verdade os alemães já resolveram a maior parte dos problemas pequenos e médios do Papanikolis. Agora faltam os Grandes. Um deles é justamente o sistema AIP. Ele simplesmente não rende o que o fabricante promeeteu (...) No caso do IKL-214 Sul Coreano a coisa é menos pior, mas o AIP tb está dando problemas..., já se imaginou em um sub debaixo dágua com temperatura que já chegou aos 40o.? :x :shock: :shock: :? :? :? :? :? :?

Pois é... gregos e sul coreanos estão diminuindo o ritmo de contrução de seus submarinos até que os problemas nos cabeças-de-série sejam resolvidos. Já imaginou qto. tempo e dinheiro vão levar para coseguir resolver os bodes?




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Re: Submarinos modernos

#44 Mensagem por A-29 » Qua Jun 11, 2008 9:10 am

Realmente fico estarrecido com esses problemas, pois sempre tive os subs alemães na mais alta conta.

Enquanto isso, o Scorpene da Malasia está passando por testes e ajustes para ser entregue:

http://www.defense-aerospace.com/cgi-bi ... ele=jdc_34




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Re: Submarinos modernos

#45 Mensagem por LeandroGCard » Qua Jun 11, 2008 11:44 am

A-29 escreveu:Realmente fico estarrecido com esses problemas, pois sempre tive os subs alemães na mais alta conta.

Enquanto isso, o Scorpene da Malasia está passando por testes e ajustes para ser entregue:

http://www.defense-aerospace.com/cgi-bi ... ele=jdc_34
Este Scòrpene da Malásia tem AIP? Porque os do Chile não tem, nem os nossos teriam. O desenvolvimento destes sistemas realmente parece ser bastante mais complicado do que se imagina, pois os atrasos na construção do sub espanhol também se devem principalmente ao desenvolvimento do sistema AIP.

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