ingresso na FAB!

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
MarceloRS
Novato
Novato
Mensagens: 14
Registrado em: Sáb Ago 11, 2007 12:24 am

ingresso na FAB!

#1 Mensagem por MarceloRS » Qua Mai 28, 2008 1:00 pm

e aí pessoa, beleza?

então.. to com 16 anos, e acho que farei a prova pra EPCAR!

mas vi um monte de noticias, entrevistas, de gente se decepcionando muito com a FAB e tal..

alguem pode comentar?

grande abraço!




Sniper
Sênior
Sênior
Mensagens: 9654
Registrado em: Dom Fev 15, 2004 9:28 pm
Localização: Contagem - MG
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

Re: ingresso na FAB!

#2 Mensagem por Sniper » Qua Mai 28, 2008 1:11 pm

Depende...

Decepção em que sentido? Se você pensa em ganhar muito dinheiro, não é a carreira mais indicada.

Agora se você busca satisfação pessoal e com um salário razoável, é uma excelente carreira. :wink:




Imagem
MarceloRS
Novato
Novato
Mensagens: 14
Registrado em: Sáb Ago 11, 2007 12:24 am

Re: ingresso na FAB!

#3 Mensagem por MarceloRS » Qua Mai 28, 2008 1:14 pm

então, queria saber dessa satisfação pessoal, se ela vem mesmo, entende!

meu sonho mesmo é pilotar caças , mas não sei da frequencia disso.. se são poucas vezes, etc..

entendem o que quero dizer? hauhauhauha

grande abraço, obrigado!




Jacobs
Sênior
Sênior
Mensagens: 2060
Registrado em: Dom Jan 07, 2007 10:29 am
Localização: São Paulo - SP

Re: ingresso na FAB!

#4 Mensagem por Jacobs » Qua Mai 28, 2008 1:28 pm

Até você chegar perto de um avião vai demorar viu cara... e não é todo mundo que sai da EPCAR direto pra AFA. Logo, tem que se dedicar.

Eu prestei a EPCAR 2 vezes e por burrice aguda não passei. A prova é bem difícil, exigem muito mais coisa do que é esinado no ensino fundamental.




Imagem
Avatar do usuário
R.A.Barros
Sênior
Sênior
Mensagens: 2248
Registrado em: Seg Ago 20, 2007 2:53 pm
Localização: Ponta Porã - MS
Agradeceram: 2 vezes

Re: ingresso na FAB!

#5 Mensagem por R.A.Barros » Qua Mai 28, 2008 1:30 pm

Eu comecei igual você, hoje com 14, estudando para a EPCAr.

Não há dinheiro que pague você pilotar um avião pelo Brasil, um tucano, um T-25, um f-5, que seja, vale muito a pena, em vida militar você vive fazendo exercícios físicos e leva uma vida saudável, já o salário não tem problemas não, é um bom salário, ainda mais com os 50% de aumento.




VALENTE , GUERREIRO E AUDAZ;
NÃO RECUAMOS JAMAIS;
CONTE COMIGO BRASIL , BRASIL !
SEJA NA GUERRA OU NA PAZ.
PARA-SAR
Jacobs
Sênior
Sênior
Mensagens: 2060
Registrado em: Dom Jan 07, 2007 10:29 am
Localização: São Paulo - SP

Re: ingresso na FAB!

#6 Mensagem por Jacobs » Qua Mai 28, 2008 1:34 pm

RENN_Akino escreveu:Eu comecei igual você, hoje com 14, estudando para a EPCAr.

Não há dinheiro que pague você pilotar um avião pelo Brasil, um tucano, um T-25, um f-5, que seja, vale muito a pena, em vida militar você vive fazendo exercícios físicos e leva uma vida saudável, já o salário não tem problemas não, é um bom salário, ainda mais com os 50% de aumento.
Pois é, mas tem que ter em mente que até chegar perto de um F-5 ou A-1, vão uns 10 anos.




Imagem
Avatar do usuário
R.A.Barros
Sênior
Sênior
Mensagens: 2248
Registrado em: Seg Ago 20, 2007 2:53 pm
Localização: Ponta Porã - MS
Agradeceram: 2 vezes

Re: ingresso na FAB!

#7 Mensagem por R.A.Barros » Qua Mai 28, 2008 1:38 pm

Hoje é muito mais difícil entrar na EPCAr, estamos no século da computação, videogame, os novos "garotos" preferem transformarem sua vida em um jogo.

Eu depois que descobri a EPCAr e vi o nível de dificuldade comecei a estudar matemática, o que eu mais gosto é problemas do 1° grau, que tem que pensar bastante, por isso, em vez de gastar meu dinheiro com bobagem, comprei uma apostila de 230 reais para estudar apenas para a EPCAr, será meu primeiro ano, tenho certeza que não estou preparado, mas tem o ano que vem ainda :D

Ah e todos querem pilotar caças, mas quando você entra pro AFA e começa a voar ve que não é bem assim, um ex piloto de Mirage-III disse que prefere muito mais o Tucano do que o Mirage, outros preferem os helicopteros do que os aviões, ou seja, o que tiver pra pilotar, tenho certeza que você terá muito prazer. (Eu vou pilotar alguma coisa na FAB neim se for um passarinho ahuahuahua) abraços




VALENTE , GUERREIRO E AUDAZ;
NÃO RECUAMOS JAMAIS;
CONTE COMIGO BRASIL , BRASIL !
SEJA NA GUERRA OU NA PAZ.
PARA-SAR
Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8399
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: ingresso na FAB!

#8 Mensagem por Glauber Prestes » Qua Mai 28, 2008 3:04 pm

Vou postar alguns prós e contras:
Prós:
-Você seguramente vai conhecer uma parcela enorme do país;
-Vai ser pago pra pilotar;
-Vai ter oportunidades de ir para outros países de quando em vez;
-Vai usar uniforme (acredite, um uniforme faz milagres com o sexo oposto!);
-Vai fazer algo que gosta.
-Algo realmente legal, são os companheiros de outros estados. Conhecer outras culturas, só entrando na casa do vizinho, é maravilhoso.
Contras:
-Vai estudar mais que 90% da população;
-Não sei como você lida com hierarquia e disciplina, mas vai ter que engulir uns dobrados;
-Nunca vai parar em uma cidade (eu já mudei mais de 18 vezes... 4 vezes dentro da cidade, de uma casa para outra a 300 metros de distância por exemplo)
-O salário deve ser muito bem administrado, porque não é muito;
-Vai ser transferido para as chamadas "fronteiras" (que não necessáriamente são em fronteiras mesmo). Na FAB não tem tantas bocas-de-porco, mas elas existem;
-Vai enfrentar baixa disponibilidade de meios, mas com o tempo, você arruma uma certa manha...


Já prestei a EPCAr, mas não passei no exame físico... Como esse é o último ano que eu posso prestar, vou prestar EsPCEx, além do vesibular pra medicina. Se conselho fosse bom, a gente vendia, não dava, mas eu vou te dar um:
Não crie expectativas. Nunca. E se possível, tenha uma rota alternativa. As minhas são presta medicina, e tentar a PF quando der também.




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
R.A.Barros
Sênior
Sênior
Mensagens: 2248
Registrado em: Seg Ago 20, 2007 2:53 pm
Localização: Ponta Porã - MS
Agradeceram: 2 vezes

Re: ingresso na FAB!

#9 Mensagem por R.A.Barros » Qua Mai 28, 2008 5:10 pm

glauberprestes escreveu:Vou postar alguns prós e contras:
Prós:
-Você seguramente vai conhecer uma parcela enorme do país;
-Vai ser pago pra pilotar;
-Vai ter oportunidades de ir para outros países de quando em vez;
-Vai usar uniforme (acredite, um uniforme faz milagres com o sexo oposto!);
-Vai fazer algo que gosta.
-Algo realmente legal, são os companheiros de outros estados. Conhecer outras culturas, só entrando na casa do vizinho, é maravilhoso.
Contras:
-Vai estudar mais que 90% da população;
-Não sei como você lida com hierarquia e disciplina, mas vai ter que engulir uns dobrados;
-Nunca vai parar em uma cidade (eu já mudei mais de 18 vezes... 4 vezes dentro da cidade, de uma casa para outra a 300 metros de distância por exemplo)
-O salário deve ser muito bem administrado, porque não é muito;
-Vai ser transferido para as chamadas "fronteiras" (que não necessáriamente são em fronteiras mesmo). Na FAB não tem tantas bocas-de-porco, mas elas existem;
-Vai enfrentar baixa disponibilidade de meios, mas com o tempo, você arruma uma certa manha...


Já prestei a EPCAr, mas não passei no exame físico... Como esse é o último ano que eu posso prestar, vou prestar EsPCEx, além do vesibular pra medicina. Se conselho fosse bom, a gente vendia, não dava, mas eu vou te dar um:
Não crie expectativas. Nunca. E se possível, tenha uma rota alternativa. As minhas são presta medicina, e tentar a PF quando der também.
Falou tudo.
Também tem o lance de morar na base para qualquer alerta.




VALENTE , GUERREIRO E AUDAZ;
NÃO RECUAMOS JAMAIS;
CONTE COMIGO BRASIL , BRASIL !
SEJA NA GUERRA OU NA PAZ.
PARA-SAR
Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8399
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: ingresso na FAB!

#10 Mensagem por Glauber Prestes » Qua Mai 28, 2008 5:15 pm

Mas isso acontece no EB tb... sempre morei praticamente dentro do quartel... Vila militar comanda!




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
MarceloRS
Novato
Novato
Mensagens: 14
Registrado em: Sáb Ago 11, 2007 12:24 am

Re: ingresso na FAB!

#11 Mensagem por MarceloRS » Qua Mai 28, 2008 6:56 pm

agora eu desanimei.. verdade que só 20% dos caças brasileiros funcionam? :evil: :evil: :evil:




Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

Re: ingresso na FAB!

#12 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qua Mai 28, 2008 7:42 pm

Não, não é verdade.

Uma coisa que você tem que colocar na cabeça é que, antes de tudo, você será um militar. Depois você será um piloto. Se você tem na idéia apenas o sonho de pilotar caças, aliás, sonho de 10 entre 10 entusiastas no mundo, sugiro que pense mais no assunto. Senão você pode se frustrar. Apenas uma pequena parte voam caças, há diversos outros tipos de aviação na FAB.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
alcmartin
Sênior
Sênior
Mensagens: 3249
Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
Agradeceram: 59 vezes

Re: ingresso na FAB!

#13 Mensagem por alcmartin » Qua Mai 28, 2008 8:33 pm

2X!! Vinicius, falou tudo...

Marcelo, pense como futebol: quando voce gosta, vai jogar! As vezes queria ser o artilheiro, mas descobre que seu talento é para goleiro, ou beque. Mas o importante é estar lá, no campo. E mais importante ainda, nunca dê chance p/ dizer que poderia ter dado mais de si, mas não deu...

sds e boa sorte!




MarceloRS
Novato
Novato
Mensagens: 14
Registrado em: Sáb Ago 11, 2007 12:24 am

Re: ingresso na FAB!

#14 Mensagem por MarceloRS » Qua Mai 28, 2008 9:34 pm

o que deve ser muito show também é pilotar helicoptero.. aaaaaaaaaah vou pedir pro meu pai me levar lá em pirassununga :mrgreen:

ver como são as coisas e tal..

mas valeu galera!

brigadão pelas dicas ae! :wink:




traquinas
Júnior
Júnior
Mensagens: 77
Registrado em: Seg Dez 11, 2006 10:59 pm

Re: ingresso na FAB!

#15 Mensagem por traquinas » Sáb Mai 31, 2008 11:32 pm

Vocês que querem entrar na AFA ou na EPCAR tem que tomar alguns cuidados neste ano. A AFA unificou os concursos para aviador, infantaria e intendência e adiantou a prova em duas semanas (16 e 17 de agosto :evil: :evil: ). A EPCAR não vai abrir concurso para o 3°ano. Também houve mudanças na EsPCex(colocaram de volta :roll: química e física) e EN(tiraram a redação em inglês)




O inferno é gelado e o diabo se chama catarina!!!
Responder