G-LOC escreveu:PRick escreveu:
O Canard´s para operar em skijump apresenta nítida vantagem, dada as características do lançamento.
O requisito que eu conheço é simplesmente ter uma boa relação peso potencia. Das aeronaves citadas o Su-25 não tem, mas voa vazio por ser só usado para treinamento e o E-2 decola até sem rampa.
PRick escreveu:
Quanto a lista que você colocou é uma salada, primeiro, estamos falando de caças de decolagem convencional. Assim parte dela está fora. Quanto a F-14 e F-18A nunca foram operacionais, e não serão operacionais. Os dois já sairam de serviço ativo. Mig-27?!
Protótipo, também não pode ser levado em consideração.
Os caças de decolagem vertical tem uma grande relação peso potencia como citado antes. É o requisito principal e não o canard.
O fato da lista citar aeronaves que só usaram ski jump em teste ou serem protótipos também não ér argumento para invalidar o raciocínio.
PRick escreveu:
Resta o Mig-29-K em sua versão final, como não vi nenhum ainda, vamos aguardar se, realmente, será fabricado. Tem o Tejas, o nome já diz tudo, uma novela mexicana.
Não viu ou esqueceu que viu? Concorreu com o Su-33 e agora os protótipos indianos já estão sendo entregues.
O fato do Tejas estar com problemas de desenvolvimento também não é argumento para provar que precisa de canard.
G-LOC
Fabio continuo achando que você está ampliando sua capacidade de responder aquilo que não falei
. Você leu o que escrevi? Disse que as aeronaves com configuração em canard´s apresentam vantagem em face as aeronaves que não tem esta configuração para decolar em rampas do tipo skijump.
Mas evidentemente estava falando de caças convencionais e operacionais, afinal, trata-se de uma escolha que os indianos tem que fazer agora, e assim, somente caças que estejam disponíveis, e novos, porque o requisito é para caça novo. Sua resposta foi um enorme lista, com um monte de aviões, uns foram protótipos e outros não são caças, etc...
Não estou falando em requisitos, ESTOU DIZENDO QUE OS CANARD´S SÃO A CONFIGURAÇÃO IDEAL PARA AS SKIJUMP`S, mas nada impede que a aeronave não tenha canard´s, afinal, diversos tipos de aviões podem ser operados usando esse sistema, porém, NÃO COM A MESMA PERFORMANCE. Aviões STOL não são considerados, porque os indianos querem um caça multifuncional, e não foram oferecidos F-35B. Por hora o único caça de decolagem vertical que será disponibilizado no planeta.
Quanto ao Mig-29K, perdeu na comparação com o SU-33, e um dos motivos é a falta do canard, não o único, foram os russos que descobriram as vantagens do uso de canard´s para as skijumps. Isso ocorre porque o tipo de decolagem força a estrutura do caça, seu trem de pouso dianteiro, fazendo com que sua atitude de vôo, ao deixar a rampa, seja melhor controlada com um canard móvel.
O Mig-29K vai ser entregue, mas o NAE que ele deveria operar, vai demorar muito pelo jeito.
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