Olha CM, partindo do principio que países não tem 'amigos' e sim interesses... é aguardar mesmo.Carlos Mathias escreveu:Huuuuum CB, não acho não...
Veja bem quem tem mais problemas em TODOS os lugares do planeta... Veja quem anda se miscuindo em problemas aqui na região e tem o péssimo hábito de passar por cima de tratados e da ONU para impor suas vontades.
Lembremo-nos que a associação não será Brasil + Rússia, será Brasil + Rússia + Índia e talvez+ A do S. A China tá meio por fora dado o mal costume de passar a perna-de-pau-de-pirata nos outros.
Pense no futuro quem vai precisar desesperadamente de petróleo, minérios, e etc, etc, etc. Esse alguém é dado a gentilezas e sacrifícios do seu próprio povo para economizar um mínimo que seja de energia em pro, de si e do planeta?
Onde você acha que vão surgir atritos quando nós começarmos a aparecer cada vez mais no mercado mundial?
Pense bem em quem não é dado a dividir o poder e em quem tem interesse estratégico nisso.
Quem perde mais largando o Brasil na merda? Quem realmente precisa mais do brasil? Ora, quem precisa faz tudo para manter o "amigo" do seu lado, correto?
Alguns sinais de "amizade" já pipocam na imprensa mundial, e vem de onde as animosidades?
Cara, isso eu já li faz uns 20/30 anos, o escript estava certinho. Prá ser mais exato, em 1978 eu li um artigo que previa tudo isso quando começássemos a subir a escada econômica(que é a que interessa nesse caso), e já previa também o caminho a ser seguido, mas infelizmente jogaram todo o planejamento da época no esgoto.
Nada disso que estão fazendo, PAC da defesa, PEND, nada disso é novidade, já tinha tudo pronto lá naquela época.
Por isso que eu não duvido de Rafale aqui não, depois que fizeram todas essas cagadas, nada mais me surpreeende.
Para mim o que falta é criar essa 'cola' entre essas 2 nações e ver isso acontecer em diversos níveis... assim eu fico mais tranquilo... do contrário eu continuo observando com cautela...
Estamos falando de países que apesar da sua soberania possuem muitas fragilidades e setores 'influenciaveis" a ponto de estragar futuros planos conjuntos (isso está melhorando porém).
Por isso que para mim a evolução das relações e o alinhamento em várias áreas além de caças é mais importante para os momentos de 'tremores' (e eles virão nos 2 lados... pode contar com isso)
Nesse ponto a França (Rafale) leva realmente vantagem na minha opnião.
[]s
CB_Lima