Em vez de comprar, FAB vai construir caça

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Carlos Mathias

Re: Em vez de comprar, FAB vai construir caça

#196 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Mai 19, 2008 11:32 pm

Impõe um certo respeito, não?

Imagem




Editado pela última vez por Carlos Mathias em Seg Mai 19, 2008 11:34 pm, em um total de 1 vez.
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: Em vez de comprar, FAB vai construir caça

#197 Mensagem por orestespf » Seg Mai 19, 2008 11:33 pm

FIGHTERCOM escreveu:Já não estou entendendo mais nada...Vou dormir, quem sabe amanhã eu acordo e tudo isso não tenha passado de um pesadelo.

Abraços,

WEsley
Pode descansar, Wesley, aliás bom descanso, mas saiba que nada que rolou de ontem pra cá é novidade no DB, nada mudou. :wink:




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: Em vez de comprar, FAB vai construir caça

#198 Mensagem por orestespf » Seg Mai 19, 2008 11:39 pm

Carlos Mathias escreveu:E se viesse Rafale, ele teria de explicar: uma linha logística totalmente adversa, armas diferentes do PAK e de todas as que temos hoje, motores, sensores, absolutamente tudo teria de ser comprado novamente, até treinamento e doutrina, pagar mais do dobro do preço e ter todo esse "mico" na mão.
Vejam bem, não estou aqui avaliando as qualidades do caça em si, essa fase já passamos.

A lógica diz que seria/será SU-35-1 agora, cujas partes poderão ser usadas no PAK, e o próprio PAK no futuro.
Juntemos as peças.
- A EMBRAER declarou que estava de fora da disputa e aguardaria decisão do governo. Ora, se ela já era "amiga" da Dassault, porque sair da frente? Se o caça é o Rafale, na verdade ela estaria mais dentro do que nunca.
- A assinatura do acordo com a Rússia em que o MU fala declarada e publicamente que estamos entrando no PAK.
- A última reunião dos BRIC, com declarações mais firmes que nunca sobre multipolaridade e intercâmbio maior entre Brasil, Índia e Rússia.
- Aquela visita à Índia, lembram?
- Tia Dilma acaba de estrear a guilhotina, mas o pescoço foi outro. Mas mostrou-se que a máquina funciona e está pronta para ser usada.
- O padrinho do Rafale anda agora de protetor cervical e mordaça, o tempo todo. "O peixe morre pela boca".
- Andaram visitando o Viegas esses dias , lembram?

E tem mais, mas vamos ficar só nisso. A França vai ficar muito feliz com os SUBs e escoltas. Até as "notícias" sobre o Rafale aqui, que antes eram escancaradas e quase diárias esfriaram, passando a uma coisa mais genérica e nebulosa. Talvez quem plantou essas "notícias' tenha colhido uma tempestade.

Não creio que seja pouco um programa de submarinos e navios de combate de 6000ton.

Agora é esperar e ver quem vai bancar.

Perfeito, Carlos, perfeito.


Abração,

Orestes




Carlos Mathias

Re: Em vez de comprar, FAB vai construir caça

#199 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Mai 19, 2008 11:41 pm

Mestre, a tia Dilma tá demais, ne não? Não sei bem porque, mas tenho muita simpatia por ela, muita mesmo.




Avatar do usuário
Jin Jones
Sênior
Sênior
Mensagens: 1005
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 2:18 pm
Localização: Santos/SP

Re: Em vez de comprar, FAB vai construir caça

#200 Mensagem por Jin Jones » Ter Mai 20, 2008 12:01 am

O que me intriga é o fato de ter sido citado a Índia com participante.
Como a Índia esta também com o seu FX-ligth e entrando no PAK, seria bem capaz que um pacote BR+Índia para a produção local de um 4ª geração ( ocasionando uma redução nas valores finais ) e ambos se preparando para a principal trabalho que é o PAK.

Se por acaso isso vier acontecer, então o caça pré-PAK deve ser MIG-35, o famoso BBB ( bom + bonito + barato ) ou se preferirem " Azarão" ou "Patinho Feio", que a principio me parece ser o favorito de vencer o FX Indú.

Para um caça que vai ter a missão de ser um abre-alas do PAK, até que está muito bom, porque o preço de um MIG-35 é bem mais acessível que os outros badalados 4ªG, o que faria sobrar mais verba para o principal programa que o 5ªG.

E lembremos q. MIG-35 tem a versão naval para NA's.

Jin




Carlos Mathias

Re: Em vez de comprar, FAB vai construir caça

#201 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Mai 20, 2008 12:10 am

Não deixa de ser uma interpretação válida sim, mas...
A Índia já opera o SU-30MKI e eleverá este ao padrão BM futuramente, através de MLU e etc. Logo, será mais um operador de sistemas do SU-35-1, ou seja, o avião pode ter partes feitas nestes três países.
Também pode-se obter informações sobre o uso destes caças com eles, que os usam inclusive com sistemas ocidentais.
Para a MB acho que vai demorar, porque os A-4 vão tomar uma bela guaribada à lá F-5M. Logo ficarão em uso bom tempo ainda.




Avatar do usuário
Booz
Sênior
Sênior
Mensagens: 2495
Registrado em: Seg Ago 15, 2005 3:36 am

Re: Em vez de comprar, FAB vai construir caça

#202 Mensagem por Booz » Ter Mai 20, 2008 12:29 am

Putz! Tava fora e quando volto...
Deixa ver se entendi: O PAK-X é o F-Raflanker a ser construído pela Mahindra?
É isto?
Blu-blá-blu-blá-blá-bá!!!




Imagem
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Em vez de comprar, FAB vai construir caça

#203 Mensagem por Bolovo » Ter Mai 20, 2008 12:41 am

Pela mor de Deus! Acabem com essa novela! Assinem essa joça logo com os russos, estão esperando o que?!?!




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Carlos Mathias

Re: Em vez de comprar, FAB vai construir caça

#204 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Mai 20, 2008 2:12 am

Alguém daqui pular da ponte. Tem um bolão lá no MinDef prá ver quem pula.




Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: Em vez de comprar, FAB vai construir caça

#205 Mensagem por Skyway » Ter Mai 20, 2008 3:12 am

Hehehehe, só digo que, na "minha" humilde "opinião"...Pak-Fa aqui no Brasil, só se for de passagem para a FIDAE....rs

Mas deixa rolar, a praia aqui ta booooa.




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
Booz
Sênior
Sênior
Mensagens: 2495
Registrado em: Seg Ago 15, 2005 3:36 am

Re: Em vez de comprar, FAB vai construir caça

#206 Mensagem por Booz » Ter Mai 20, 2008 5:55 am

Bolovo escreveu:Pela mor de Deus! Acabem com essa novela! Assinem essa joça logo com os russos, estão esperando o que?!?!
Bolovo, "alguém" está esperando o que dizer para nossa Marinha.
Se o escolhido for o Flanker... adeus SubN com aporte francês.

A gente não precisa de inimigos, e ainda bem que não os temos a curto prazo, nossos políticos nos derrotam antes de ser disparado primeiro tiro. [004]




Imagem
Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

Re: Em vez de comprar, FAB vai construir caça

#207 Mensagem por soultrain » Ter Mai 20, 2008 7:05 am

Carlos Mathias escreveu:E se viesse Rafale, ele teria de explicar: uma linha logística totalmente adversa, armas diferentes do PAK e de todas as que temos hoje, motores, sensores, absolutamente tudo teria de ser comprado novamente, até treinamento e doutrina, pagar mais do dobro do preço e ter todo esse "mico" na mão.
Vejam bem, não estou aqui avaliando as qualidades do caça em si, essa fase já passamos.

A lógica diz que seria/será SU-35-1 agora, cujas partes poderão ser usadas no PAK, e o próprio PAK no futuro.
Juntemos as peças.
- A EMBRAER declarou que estava de fora da disputa e aguardaria decisão do governo. Ora, se ela já era "amiga" da Dassault, porque sair da frente? Se o caça é o Rafale, na verdade ela estaria mais dentro do que nunca.
- A assinatura do acordo com a Rússia em que o MU fala declarada e publicamente que estamos entrando no PAK.
- A última reunião dos BRIC, com declarações mais firmes que nunca sobre multipolaridade e intercâmbio maior entre Brasil, Índia e Rússia.
- Aquela visita à Índia, lembram?
- Tia Dilma acaba de estrear a guilhotina, mas o pescoço foi outro. Mas mostrou-se que a máquina funciona e está pronta para ser usada.
- O padrinho do Rafale anda agora de protetor cervical e mordaça, o tempo todo. "O peixe morre pela boca".
- Andaram visitando o Viegas esses dias , lembram?

E tem mais, mas vamos ficar só nisso. A França vai ficar muito feliz com os SUBs e escoltas. Até as "notícias" sobre o Rafale aqui, que antes eram escancaradas e quase diárias esfriaram, passando a uma coisa mais genérica e nebulosa. Talvez quem plantou essas "notícias' tenha colhido uma tempestade.

Não creio que seja pouco um programa de submarinos e navios de combate de 6000ton.

Agora é esperar e ver quem vai bancar.
Embora numa lógica puramente economicista, as suas premissas são correctas, do ponto de vista militar e estratégico são erradas.

Um país como o Brasil, não pode depender de um só fornecedor neste equipamento critico para a manutenção da sua soberania.

Eu acho acertado o PAK mais um 4ª geração de proviniência diferente e pelos vistos sou o unico.

[[]]'s





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
Avatar do usuário
Luiz Bastos
Sênior
Sênior
Mensagens: 1842
Registrado em: Qui Out 06, 2005 12:40 pm
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceram: 25 vezes
Contato:

Re: Em vez de comprar, FAB vai construir caça

#208 Mensagem por Luiz Bastos » Ter Mai 20, 2008 9:00 am

Matias.

Excelente analise. Certamente temos militares da Fab lendo por aqui e passando para o comando o que rola no fórum, tal a rapidez do desmentido da FAB acerca da matéria do Estadão. Fui




PRick

Re: Em vez de comprar, FAB vai construir caça

#209 Mensagem por PRick » Ter Mai 20, 2008 9:23 am

orestespf escreveu:
PRick escreveu: Impossível, porque tem que ser construido aqui com transferência de tecnologia, porque ambo NJ e MU não cansam de repetir, nada de compra de pratileira, aí eles morrem pela boca. E construção local com transferência de tecnologias são 72 caças pelos menos, nada de tampão.

[ ]´s
NOTA PROJETO F- X2 - 19/05/2008

A respeito de notícias publicadas recentemente sobre o encerramento do Projeto F- X2, o Comando da Aeronáutica presta as seguintes informações:

1) O desenvolvimento de um caça brasileiro de quinta geração, atualmente em estudo, faz parte de um planejamento estratégico de longo prazo; e

2) No dia 15 de maio de 2008, o Comando da Aeronáutica instituiu Comissão Gerencial do Projeto F- X2, com o objetivo de efetuar os processos de aquisição de aeronaves de superioridade aérea a serem incorporadas ao acervo da Força Aérea Brasileira.

Brig Ar ANTONIO CARLOS MORETTI BERMUDEZ

Chefe do CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA AERONÁUTICA

Então... :twisted: :twisted: :lol: :lol: :lol:


Abração,

Orestes
Ora o que essa nota afirmar é que existe um ESTUDO para um caça brasileiro de quinta geração, somente, um ESTUDO para o FUTURO. Portanto, uma POSSIBILIDADE.

A realidade vem depois, a FAB irá comprar um caça para o F-X2, quer dizer o programa não acabou. O que estou falando, e repito, é que o MG e o NJ falaram de modo bem claro é que NÃO HAVERIA COMPRA DE PRATILEIRA, em NENHUM dos casos.

E seja lá qual for o caça, muitos dos armamentos serão brasileiros, assim, se torna obrigatório a transferência de tecnologia.

[ ]´s




PRick

Re: Em vez de comprar, FAB vai construir caça

#210 Mensagem por PRick » Ter Mai 20, 2008 9:28 am

soultrain escreveu:
Carlos Mathias escreveu:E se viesse Rafale, ele teria de explicar: uma linha logística totalmente adversa, armas diferentes do PAK e de todas as que temos hoje, motores, sensores, absolutamente tudo teria de ser comprado novamente, até treinamento e doutrina, pagar mais do dobro do preço e ter todo esse "mico" na mão.
Vejam bem, não estou aqui avaliando as qualidades do caça em si, essa fase já passamos.

A lógica diz que seria/será SU-35-1 agora, cujas partes poderão ser usadas no PAK, e o próprio PAK no futuro.
Juntemos as peças.
- A EMBRAER declarou que estava de fora da disputa e aguardaria decisão do governo. Ora, se ela já era "amiga" da Dassault, porque sair da frente? Se o caça é o Rafale, na verdade ela estaria mais dentro do que nunca.
- A assinatura do acordo com a Rússia em que o MU fala declarada e publicamente que estamos entrando no PAK.
- A última reunião dos BRIC, com declarações mais firmes que nunca sobre multipolaridade e intercâmbio maior entre Brasil, Índia e Rússia.
- Aquela visita à Índia, lembram?
- Tia Dilma acaba de estrear a guilhotina, mas o pescoço foi outro. Mas mostrou-se que a máquina funciona e está pronta para ser usada.
- O padrinho do Rafale anda agora de protetor cervical e mordaça, o tempo todo. "O peixe morre pela boca".
- Andaram visitando o Viegas esses dias , lembram?

E tem mais, mas vamos ficar só nisso. A França vai ficar muito feliz com os SUBs e escoltas. Até as "notícias" sobre o Rafale aqui, que antes eram escancaradas e quase diárias esfriaram, passando a uma coisa mais genérica e nebulosa. Talvez quem plantou essas "notícias' tenha colhido uma tempestade.

Não creio que seja pouco um programa de submarinos e navios de combate de 6000ton.

Agora é esperar e ver quem vai bancar.
Embora numa lógica puramente economicista, as suas premissas são correctas, do ponto de vista militar e estratégico são erradas.

Um país como o Brasil, não pode depender de um só fornecedor neste equipamento critico para a manutenção da sua soberania.

Eu acho acertado o PAK mais um 4ª geração de proviniência diferente e pelos vistos sou o unico.

[[]]'s
:lol: :lol: :lol: Eu diria que não existe lógica nenhuma nesse post do CM, porque para a construção de qualquer coisa por aqui, dependemos da Embraer, falar de caças de quinta geração sem a viabilidade comercial, geoplítica e econômica é chutar no vazio. E Su-35-1 fabricado por aqui é ainda mais nebuloso, sobre a compatibilidade de armamento, a maioria será brasileiro, estamos gastando uma fortuna para desenvolver mísseis. A lógica da dependência tem que ser quebrada pela fabricação local dos armamentos, não pela dependência de vários fornecedores. 8-]

[ ]´s




Responder