Em vez de comprar, FAB vai construir caça

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: Em vez de comprar, FAB vai construir caça

#166 Mensagem por Skyway » Seg Mai 19, 2008 7:57 pm

Fernando Teles escreveu:Eu estou acompanhando toda a movimentação gerada pela reportagem no Estadão, e sinceramento, eu estou achando a cúpula da FAB, opinião pessoal, um pouco "perdida", sem saber o que vai fazer. Essa coisa de "definir" os requisitos para "iniciar um projeto", dentro de uma atividade comum, do dia, eu acho muito estranho, a FAB, sabe muito bem o que ela precisa, e o que espera de um avião.
Estou achando que vamos entrar, se confirmado, o que esta na reportagem, em uma situação difícil, dinheiro para manter os programas em curso, e para tocar esse novo "projeto".
Dois bilhões? suficiente?
Fernando e os demais...

A FAB não está a mais de dez anos perdida sem saber o que fazer, a FAB está a dez anos sem poder fazer o que quer. Agora ela pode, e agora ela vai fazer.

Notícias vem e vão, jornalistas e entendidos no assunto tambem, então temos que aprender a filtrar e MUITO tudo que aparece, temos que aprender onde podemos apoiar nossa opinião e onde o terreno nao é firme.

Essa notícia está muito de orelhada, tem muita coisa presumida nela, seja presumida por quem forneceu a notícia ou pelo proprio jornalista.E isso acaba arrastando quem está só esperando uma luz no fim do túnel, leva a crer em várias coisas, a conclusões erradas e até fantasiosas.

Temos que saber o seguinte....o que vale é o que dizem as pessoas e instituições envolvidas no processo, por que elas ficam a maior parte do tempo quietas, mas quando falam é coisa certa e pronto. Declaração de um militar aqui e outro acolá não tem a credibilidade da declaração de alguem em nome da cúpula da FAB.

Assim como uma coletiva de imprenssa dada por ministros tem muito mais credibilidade que qualquer um abaixo dele, mesmo que esse bote palavras na boca dos tais ministros.
Um ministro não vai botar a cara dele na televisão falando uma coisa que não tenho no minimo certeza de que é o que vai fazer, ele não vai falar uma coisa e fazer outra.

O que o NJ e o MU falaram, está ai nessa notícia, mas essa noticia foi misturada com outro assunto, e esse outro assunto foi esclarecido pela instituição FAB. Junta as duas e pronto, tem-se a VERDADE.

Os ministros deixaram claro como água:queremos tecnologia(falaram até nesses mesmos termos)

E a FAB falou que quer avião novo, agora.

O Brasil está em um bom momento, um momento que permite as duas coisas, e se não bastasse, o brasil está num atrase que impões que no mínimo essas duas coisas sejam feitas.

Só isso.

Agora, não tem como querer adivinhar que avião vai vir, isso sim é desespero de torcida, só se vai ter a certeza quando a FAB botar a nota lá bonitinha dizendo "Compramos tal avião", e pronto, ta aí.

Pé no chão é uma coisa muito boa, quando se começa a flutuar que as coisas complicam. :mrgreen:




AD ASTRA PER ASPERA
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: Em vez de comprar, FAB vai construir caça

#167 Mensagem por orestespf » Seg Mai 19, 2008 8:13 pm

rcolistete escreveu:
orestespf escreveu: Olá Roberto,

mais do que nunca aqui cabe meu pedido formal de desculpas, errei e errei feio com o amigo. Só agora que respondeu o meu post é que pude ler com calma o que você escreveu anteriormente. Possivelmente não entendi o que você queria dizer, mas isso não pode ser interpretado como uma desculpa esfarrapada, é um erro mesmo (meu). Mais uma vez, queira me desculpar, você estava corretíssimo desde o início.

Abraços "desculposos",

Orestes
Relaxa, sem problemas. :D

O que se passa na cabeça da FAB sobre o FX é tão difícil quanto saber o que se passa na cabeça das mulheres... e tão volúvel quanto 8-]

[]s, Roberto

[009] [009]

Obrigado pela compreensão, Roberto. :wink:

Quanto a FAB, falta uma coisa básica: capacidade para se antecipar aos problemas, como a MB faz muito bem.

O Governo vem falando faz tempo: capacidade dissuasória para as FFAA. Já a FAB: precisamos de um novo caça. Aí a ficha caiu de vez... Isso porque os "meninos maluquinhos" adoram fazer "perguntas", uma delas deve ter sido: como deve ser o caça adequado ao Brasil? A resposta deve ter sido: precisamos de um caça novo, qualquer um, pode ser de 4ª ou 5ªG, desde que venha, porque a tropa...

Não seria razoável pedir mais explicações considerando as "qualidades" das respostas apresentadas??? Eu falaria assim: vocês têm um mês para me dar uma resposta completa! Aí se escuta: só um mês??? Logo em seguida o trovão: não, claro que não, acertamos tudo no prazo de um ano, ok? E o diálogo se encerra assim: ah! Agora sim! Dentro de um ano o senhor terá as respostas que procura, faremos o melhor possível!!! :| :| :|


Abração,

Orestes




Avatar do usuário
Wolfgang
Sênior
Sênior
Mensagens: 7805
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
Agradeceram: 45 vezes

Re: Em vez de comprar, FAB vai construir caça

#168 Mensagem por Wolfgang » Seg Mai 19, 2008 8:15 pm

Esse trovao tem lingua presa... :mrgreen:




Bender

Re: Em vez de comprar, FAB vai construir caça

#169 Mensagem por Bender » Seg Mai 19, 2008 8:49 pm

O tópico me parece morto,mas eu vou postar pra relembrar mais uma vez,sobre outros momentos iguais a este que nós vivemos aqui no forum,em função de noticias vindas da midia "leiga", distorcidas,tendenciosas,injetadas por grupos de interesses,econômicos,politicos e ideológicos,que se movimentam incessantemente nessa briga de foice de bilhões,que em algum momento vai ter que ser definida. Lutam todos pelo maior naco,usando todas as informações e c.informações,despistes e sujeiradas possíveis pra se manter vivos na disputa.
Muito foi falado,por alguns membros desse forum sobre sabermos filtrar esse tipo de "arrastão" de palavras.
Está na hora de todos aqui darmos a imprensa "diária" o valor que ela merece como divulgadora dos assuntos referentes a defesa:produtora de "fatos dúbios e tecnicamente imprestáveis". Está na hora de acreditar-mos em nós mesmos e nas boas análises que nós fazemos dos fatos,aqui no Forum,e nas lógicas possiveis que imaginamos e debatemos.

Alguns mataram a charada com tranquilidade.

Tigershark
Sei não,isto parece notícia "plantada".As duas juntas e em um mesmo Jornal...
Orestes
Opinião pessoal: tudo isso não passa de jogo político para se conseguir melhores condições nas negociações. Tal investimento previsto (novo caça) pelo NJ é muito superior do que ele queria inicialmente (produção local com transferência). Projetar e desenvolver é caríssimo, logo este papo está meio estranho, pois contradiz o que ele mesmo fala sobre os custos elevados. A loucura apresentada nesta matéria é tamanha que não dá para levar a sério nada do que se lê, é contradição que não acaba mais, tanto das jornalistas, quanto do NJ.
Eu ainda não estou tão ligeiro,mas afirmo categoricamente que estou com o saco cheio da imprensa diária,já a algum tempo e 50% dessa conta pode debitar nos créditos do Janio de Freitas,catanhede e etc.

Abraços a todos.




Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: Em vez de comprar, FAB vai construir caça

#170 Mensagem por Skyway » Seg Mai 19, 2008 9:05 pm

Tudo bem Bender, gosto e opinião são duas coisas que não se discute, por isso que posso apenas afirmar aqui que na minha pelo menos, não existe charada nas notícias dadas nesse tópico.

Não existe notícia nesse tópico dizendo isso mas que na verdade é aquilo. Existe é notícia firme e notícia inconsistente, e essas foram claramente inconsistentes. E na hora em que acreditamos que existe charada,contrainformação e etc que acabamos entrando nas viagens hellmans, discussões de torcidas e pessoas sedentas de respostas e perguntando para os entendidos tão desesperadas como passarinhos novos no ninho pedindo comida de boca aberta.

Sendo simples, lógico e principalmente racional, a única notícia firme é a da FAB. :wink:

O resto se descarta como papel higiênico sujo.
Desculpe a franquesa.

Um abraço!




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

Re: Em vez de comprar, FAB vai construir caça

#171 Mensagem por Vinicius Pimenta » Seg Mai 19, 2008 9:13 pm

Senhores, a nota oficial (em outro tópico, trancado pra centralizar aqui) é clara. Essa notícia é furada.

Quarta geração mais quinta geração.

Coloquei no DB:

http://defesabrasil.com/site/index.php/ ... icial.html




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4910
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 666 vezes

Re: Em vez de comprar, FAB vai construir caça

#172 Mensagem por FIGHTERCOM » Seg Mai 19, 2008 9:18 pm

Vinicius Pimenta escreveu:Senhores, a nota oficial (em outro tópico, trancado pra centralizar aqui) é clara. Essa notícia é furada.

Quarta geração mais quinta geração.

Coloquei no DB:

http://defesabrasil.com/site/index.php/ ... icial.html
É esperar (e torcer) pra ver.

Nisso daqui eu acredito com 100% de certeza. Quanto ao resto, só Deus sabe...

Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9365
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 525 vezes

Re: Em vez de comprar, FAB vai construir caça

#173 Mensagem por Brasileiro » Seg Mai 19, 2008 9:38 pm

Quem bom então. Fico mais aliviado... apenas um engando do jornal, a FAB não desistiu de comprar seus caças. Como já era de se prever.



abraços]




----------------
amor fati
Avatar do usuário
Delta Dagger
Sênior
Sênior
Mensagens: 844
Registrado em: Qui Fev 19, 2004 11:51 pm
Localização: Petrópolis - RJ

Re: Em vez de comprar, FAB vai construir caça

#174 Mensagem por Delta Dagger » Seg Mai 19, 2008 9:46 pm

Vinicius Pimenta escreveu:Senhores, a nota oficial (em outro tópico, trancado pra centralizar aqui) é clara. Essa notícia é furada.

Quarta geração mais quinta geração.

Coloquei no DB:

http://defesabrasil.com/site/index.php/ ... icial.html
Agora está explicado, realmente faz muito mais sentido planejar um caça de 5ª para o futuro e adquirir um de 4ª em médio prazo. A mídia mostra que realmente entende muito pouco destes assuntos. Percebam a confusão que a tal notícia causou! Só aqui no DB, são 12 páginas no tópico em 24 horas apenas.

Segundo a nota oficial, percebo que a coisa tenderia a SU-30 (35?) de 4ª e PAK-FA de 5ª por uma questão de concentrar em um fornecedor apenas.

OU

F-16 de 4ª e F-35 de 5ª ?

Fora estas hipóteses a FAB teria que optar por 2 fornecedores diferentes.

Abs




I've seen things you people wouldn't believe. Attack ships on fire off the shoulder of Orion. I watched c-beams glitter in the dark near Tanhauser Gate. All those moments will be lost in time, like tears in rain
Roy Batty - Blade Runner
Avatar do usuário
Anderson TR
Sênior
Sênior
Mensagens: 767
Registrado em: Qui Mar 13, 2008 10:20 pm

Re: Em vez de comprar, FAB vai construir caça

#175 Mensagem por Anderson TR » Seg Mai 19, 2008 9:49 pm

FIGHTERCOM escreveu:
Vinicius Pimenta escreveu:Senhores, a nota oficial (em outro tópico, trancado pra centralizar aqui) é clara. Essa notícia é furada.

Quarta geração mais quinta geração.

Coloquei no DB:

http://defesabrasil.com/site/index.php/ ... icial.html
É esperar (e torcer) pra ver.

Nisso daqui eu acredito com 100% de certeza. Quanto ao resto, só Deus sabe...

Abraços,

Wesley
Como eu disse!!!!É pak-fa e su-35bm na cabeça!!! :lol: :lol:




Imagem
Jesus Cristo meu Senhor -"O Leão da tribo de Judah"!!!
Avatar do usuário
Tigershark
Sênior
Sênior
Mensagens: 4098
Registrado em: Seg Jul 09, 2007 3:39 pm
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Agradeceram: 1 vez

Re: Em vez de comprar, FAB vai construir caça

#176 Mensagem por Tigershark » Seg Mai 19, 2008 9:53 pm

BlInDaDo-BR escreveu:
FIGHTERCOM escreveu: É esperar (e torcer) pra ver.

Nisso daqui eu acredito com 100% de certeza. Quanto ao resto, só Deus sabe...

Abraços,

Wesley
Como eu disse!!!!É pak-fa e su-35bm na cabeça!!! :lol: :lol:

:D :D :D :D :D :D




Avatar do usuário
Immortal Horgh
Sênior
Sênior
Mensagens: 7038
Registrado em: Qui Nov 22, 2007 1:59 am

Re: Em vez de comprar, FAB vai construir caça

#177 Mensagem por Immortal Horgh » Seg Mai 19, 2008 9:55 pm

Como a coisa vinha se delineando: o caça de quinta geração deverá ser o PAK, mas, apesar de minha preferência ser pelo SU-35-1 para a quarta geração, penso que iremos de Rafale.


[ ]s




Slavsya, Otechestvo nashe svobodnoye,
Druzhby narodov nadyozhny oplot,
Znamya sovetskoye, znamya narodnoye
Pust' ot pobedy k pobede vedyot!
Avatar do usuário
ric_strike
Júnior
Júnior
Mensagens: 38
Registrado em: Seg Set 24, 2007 6:57 pm
Localização: São Paulo

Re: Em vez de comprar, FAB vai construir caça

#178 Mensagem por ric_strike » Seg Mai 19, 2008 9:57 pm

Que venha o Rafale ou o SU-35 BM e etc...o fato é que esse esclarecimento me deixou bem aliviado.




Flávio Rocha Vieira
Sênior
Sênior
Mensagens: 1663
Registrado em: Dom Dez 30, 2007 5:49 pm
Localização: Araruama-RJ
Agradeceram: 2 vezes

Re: Em vez de comprar, FAB vai construir caça

#179 Mensagem por Flávio Rocha Vieira » Seg Mai 19, 2008 10:05 pm

Sinceramente, depois desse susto o que vier é lucro. :mrgreen:
E parabéns a FAB pela rapidez e transparência da Nota Oficial.




.'.
"... E, obviamente, esses meios de comunicação estão fazendo de fato a posição oposicionista deste país, já que a oposição está profundamente fragilizada. ... "

Maria Judith Brito, Presidente da ANJ (Associação Nacional de Jornais).
Sniper
Sênior
Sênior
Mensagens: 9654
Registrado em: Dom Fev 15, 2004 9:28 pm
Localização: Contagem - MG
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

Re: Em vez de comprar, FAB vai construir caça

#180 Mensagem por Sniper » Seg Mai 19, 2008 10:12 pm

Se formos seguir uma lógica minimamente razoável (o que anda muito difícil de acontecer neste governo), o Rafale (in)felizmente não tem chances nenhuma. Não por deficiência técnica mais sim por questões óbvias de política e estratégia.

Os Russos estão com a faca e o queijo na mão. :wink:

E a coisa pode sair melhor do que a encomenda para a FAB. Se sair do papel mesmo essa história de 4ª geração agora + 5ª num futuro próximo, creio que terá valido a pena tanta espera! [009]




Imagem
Responder