Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
-
FIGHTERCOM
- Sênior
- Mensagens: 4960
- Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
- Agradeceu: 1172 vezes
- Agradeceram: 713 vezes
#31
Mensagem
por FIGHTERCOM » Dom Mai 18, 2008 12:55 pm
Edu Lopes escreveu:FIGHTERCOM escreveu:Caro Edu,
Depois de 10 longos anos esperando o desfecho dessa novela cheguei a seguinte conclusão: "o que vier é lucro". No FX-1 fizemos críticas ao M2000BR, ao Gripen e ao SU-35 e anos depois ficamos com o M2000C.
Melhor sermos realistas e optarmos pelo Rafale/SU-35 do que sonharmos com com F-35/PAK-FA e não termos nada.
Abraços,
Wesley
É verdade. E ficamos com o Mirage errado. Se fossem
-5 estaríamos bem servidos de tampão.
Mas será que o governo vai abrir mão de todo conhecimento tecnológico que nós teríamos participando de um projeto 5G? Mesmo que fosse uma participação ínfima como seria no caso do F-35?
E quando partiríamos para um caça 5G? Em 2050? Quando os principais atores do planeta estiverem partindo pra 6ª ou, sei lá, 7ª geração? Vamos ficar pra trás de novo.
Caro Edu,
O problema da Reformulação da Defesa no Brasil é como uma casa em reforma profunda em que não consertamos a base e queremos logo consertar a lage!
Abraços,
Wesley
"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
-
PRick
#32
Mensagem
por PRick » Dom Mai 18, 2008 1:05 pm
jacquessantiago escreveu:Edu Lopes escreveu:[quote="FIGHTERCOM
Caro Edu,
Na verdade não somente o Rafale, ainda podemos considerar o Gripen e o Su-35 (-1 ou BM, nem sei qual a denominação corrente).
Abraços,
Wesley
É mesmo, Wesley, esqueci que o SU-35 é um 4G. Mas o Gripen eu duvido. Não pela qualidade do vetor, mas pelo seu curto alcance. A menos que operemos uns 600 deles
. Ai valia a pena.
Mas a França tá doida pra desencalhar o Rafale:
Sarkozy está empenhado em firmar parceria com indústria bélica do Brasil
Os franceses estão visivelmente mais adiantados nas negociações para saber que país vai ser o parceiro estratégico para montar no Brasil uma verdadeira indústria de defesa. Os outros dois países que levam a sério as negociações são a Rússia e a Índia.
A vantagem francesa é técnica, de logística e diplomática, tamanho é o empenho do próprio presidente, Nicolas Sarkozy. O governo francês aceita transferir tecnologia quase sem restrições e sabe que a parceria da Dassault, que fabrica os Mirage e o Rafale, com a brasileira Embraer lhe dá uma vantagem extra sobre a concorrência.
Depois das assinaturas do presidente Lula e de Sarkozy, em fevereiro, na Guiana, do protocolo de intenções, militares brasileiros e franceses já definiram que até novembro a Defesa dos dois países deve listar onde e como será o intercâmbio para construir de aviões a submarinos. E na agenda do Itamaraty, o Planalto já reservou a data de 22 de dezembro para um encontro de chefes de Estado, em Brasília. Lula e Sarkozy devem, então, assinar a parceria estratégica da política de defesa entre os dois países.
Os russos têm um memorando assinado pelo ministro Mangabeira Unger (Assuntos Estratégicos) para cooperar na fabricação do caça. Os indianos têm pouco a oferecer em matéria de tecnologia original.
Fonte: http://www.estadao.com.br/estadaodehoje ... 4504,0.php
(...) Os caças mortíferos de quarta e quinta gerações disponíveis no mercado têm uma
combinação indigesta: barreiras para a transferência de tecnologia, preços estratosféricos e performance marcadamente de ataque -
o que passaria uma mensagem de ameaça aos vizinhos sul-americanos se o Brasil tivesse dinheiro para comprar, por exemplo, o F-22/Raptor, um caça “made in USA” com preço unitário que, dependendo da tecnologia agregada, pode variar entre US$ 130 milhões e US$ 240 milhões. (...)
O Rafale se ancaixa como uma luva nesta passagem do artigo.
Vamos ter 02 datas para assinaturas das compras, 07 de setembro(menos provável, mas poderá vir uma parte) e dia 22 de dezembro, a escolha do Rafale e dos resto.
[ ]´s
-
ric_strike
- Júnior
- Mensagens: 38
- Registrado em: Seg Set 24, 2007 6:57 pm
- Localização: São Paulo
#33
Mensagem
por ric_strike » Dom Mai 18, 2008 1:07 pm
Meu amigo, do jeito que as coisas andam, qualquer coisa que vier é lucro...
-
bruno mt
- Sênior
- Mensagens: 1274
- Registrado em: Qua Mar 12, 2008 2:26 pm
- Localização: Cuiabá-MT
- Agradeceu: 4 vezes
#34
Mensagem
por bruno mt » Dom Mai 18, 2008 1:11 pm
ric_strike escreveu:Meu amigo, do jeito que as coisas andam, qualquer coisa que vier é lucro...
Não,devemos comprar ou fabricar mas sempre com responsabilidade para não perder dinheiro
-
Francisco Carlos Dutzig
- Júnior
- Mensagens: 91
- Registrado em: Sáb Set 01, 2007 9:50 pm
- Agradeceram: 8 vezes
-
Contato:
#35
Mensagem
por Francisco Carlos Dutzig » Dom Mai 18, 2008 1:12 pm
Caros colegas foristas esta foi pra mata, depois de tanto lenga lenga e ver uma notícia destas, nós que já estavamos com caça de 5ªgeração, recuar para 2016 ou seja na verdade pra 2100 porque é isto que irá ocorrer, fico pensando se os EUA ganharam esta depois de tanta pressão, temo pela Amazônia depois desta noticia e da noticia do FT sobre a mesma.Será que já nos rendemos será questão de tempo para as pontencias arrajarem uma desculpa de como internazionalizar a nossa Amazônia.Aonde anda o Orestes e cia.Fuentes quentes por favor, acho que vo toma lexotan.Fui
-
knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18710
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1952 vezes
- Agradeceram: 2474 vezes
#36
Mensagem
por knigh7 » Dom Mai 18, 2008 2:19 pm
Ei, pessoal, vocês estão fazendo tempestade num copo d'agua.
Por acaso a jornalista Tânia Monteiro sabediferenciar um caça de 4ªgeração de um de 5ª?
Não se viu o Jobim ou o Saito mensionar se será um caça de 5ª ou um de 4ª.
Apenas que não está definido.
Será Rafale mesmo? É uma aeronave que está pronta, já desenvolvida. O que a FAB poderia agregar?
Oras, até a Revista Istoé, que puxa a Sardinha para a Dassault, no ano passado disse que o Saito preferia o Sukoi..Pows. Se fosse a Revista Asas poderíamos suspeitar, mas a Istoé, não.
O SAMURAI DA AVIAÇÃO
A nomeação do brigadeiro Juniti Saito para a Aeronáutica esvaziou um novo apagão aéreo. Quem é esse nissei que chegou ao topo da hierarquia militar?
ADRIANA NICACIO
Uma imperícia da Polícia Federal, que às vésperas do Carnaval deixou vazar que os controladores de vôo seriam indiciados pelo acidente com o Boeing da Gol, acendeu a luz vermelha no Cindacta I, em Brasília. Minutos depois, a Agência Nacional de Aviação Civil, (Anac) foi avisada que haveria uma operação-padrão no feriado para lembrar aos passageiros que as condições de trabalho nos centros de controle são difíceis. A movimentação fervilhava, quando o presidente Lula arrefeceu o caos anunciado. Antecipou a troca de comando nas Forças Armadas e nomeou o tenente-brigadeiro-do-ar Juniti Saito para o Comando da Aeronáutica. Os controladores foram incapazes de se indispor com o novo comandante. O feriado estava salvo. Mas, afinal, quem é o brigadeiro Saito, o homem capaz de furar uma bolha de rebelião? É um nissei que até os sete anos não falava uma palavra em português. Oficial-general quatro estrelas, aviador com seis mil horas de vôos, habilitado para pilotar os caças F-5 e o Mirage III, uma raridade na aviação militar brasileira. Saito é um homem firme e disciplinado. Por isso mesmo, o destino dos controladores de vôo está traçado. O novo comandante não é a favor da desmilitarização nem da quebra de hierarquia. O problema, dentro da Força, é visto como uma questão técnica e assim será tratado. Aos insubordinados, o regulamento. Essa é a lei militar.
O brigadeiro Saito chega ao mais alto posto da hierarquia aos 63 anos, 47 depois de entrar para a Escola Preparatória de Cadetes do Ar, em Barbacena (MG). Da turma de 120 alunos, dois chegaram a oficial-general. E apenas Saito, a comandante da Aeronáutica. O primeiro nissei a comandar a FAB também é o atual chefe do Estado Maior da Aeronáutica. Já ocupou os mais importantes cargos da Aeronáutica e foi adido militar na Inglaterra, Suécia e Noruega. Mas engana-se quem pensa que o oficial promoverá mudanças drásticas;. Assim como o atual comandante, o brigadeiro Luiz Carlos Bueno, Saito defende o projeto FX e pende para os caças russos Sukhoi Su-35, no projeto de caças de superioridade aérea. Mas não se opõe a negociar o Rafale, com a Embraer/Dassault, se for melhor para o País.
Entre os especialistas é consenso que o comandante Bueno fez uma bela gestão. Não fosse o episódio dos controladores, sairia sem uma mancha em seu currículo. Mas justamente a inabilidade com os controladores que derrubou o comandante. A primeira-dama, Marisa Letícia, sugeriu que seu amigo, o brigadeiro José Carlos Pereira, ex-presidente da Infraero, assumisse o Comando. Lula, que há tempos tenta evitar problemas com os militares, ouviu os conselhos do ministro da Defesa, Waldir Pires, para que se respeitasse a hierarquia. "Antiguidade é posto", enfatizou o ministro. "Lula decidiu pelo óbvio. Assim, o almirante-de-esquadra Júlio Soares de Moura Neto será empossado comandante da Marinha, em 10 de março, o general-de-exército Enzo Peri, assumirá o Exército, em 9 de março, e Saito receberá a Aeronáutica de Bueno na quarta-feira 28. Numa demonstração de que o ex-comandante continua com prestígio, durante a troca de comando, sobrevoarão a Base Aérea de Brasília somente os aviões que foram comprados durante seu mandato. Saito não se opôs. Afinal o lema é único: "Voar, combater e vencer."
http://www.fab.mil.br/imprensa/enotimp/enotimp_capa.htm / IstoÉ/Dinheiro
Att
Knight7
-
Immortal Horgh
- Sênior
- Mensagens: 7038
- Registrado em: Qui Nov 22, 2007 1:59 am
#37
Mensagem
por Immortal Horgh » Dom Mai 18, 2008 2:36 pm
Uma coisa está muito estranha: como o caça irá entrar em serviço em 2016 partindo do zero o projeto? Impossível, logo a opção deve ter sido pelo caça de quinta geração já em desenvolvimento.
[ ]s
Slavsya, Otechestvo nashe svobodnoye,
Druzhby narodov nadyozhny oplot,
Znamya sovetskoye, znamya narodnoye
Pust' ot pobedy k pobede vedyot!
-
spygandrew
- Júnior
- Mensagens: 71
- Registrado em: Seg Mar 06, 2006 7:23 pm
- Agradeceram: 1 vez
#38
Mensagem
por spygandrew » Dom Mai 18, 2008 2:56 pm
marino a reportagem é seria mesmo ? sobre reformulaçao dos oficias generais?
entao acabou-se as forças armadas , eles vao querer que os praças que sejam punidos tenham abers-corpus (nao sei se escreve-se assim), vai acabar a hierarquia
ou estousendo muito drastico? o que na opiniao dos mais informados aqui isso causaria?
grato
interesses sobre defesa e tecnologia
-
Brasileiro
- Sênior
- Mensagens: 9400
- Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
- Agradeceu: 234 vezes
- Agradeceram: 539 vezes
#39
Mensagem
por Brasileiro » Dom Mai 18, 2008 2:58 pm
Isso está me cheirando a PAK-FA.
-5ª geração (não faz sentido injetar 2 bilhões em um projeto quase pronto como o Rafale, a reportagem está errada, o que ela quis dizer é 5ª geração, tanto é que deixa bem claro que será um NOVO avião).
-Entrada em 2016 (prazo parecido com o do PAK-FA).
abraços]
----------------
amor fati
-
Marino
- Sênior
- Mensagens: 15667
- Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
- Agradeceu: 134 vezes
- Agradeceram: 630 vezes
#40
Mensagem
por Marino » Dom Mai 18, 2008 2:59 pm
spygandrew escreveu:marino a reportagem é seria mesmo ? sobre reformulaçao dos oficias generais?
entao acabou-se as forças armadas , eles vao querer que os praças que sejam punidos tenham abers-corpus (nao sei se escreve-se assim), vai acabar a hierarquia
ou estousendo muito drastico? o que na opiniao dos mais informados aqui isso causaria?
grato
Não tenho confirmação se a reportagem é séria. Vamos ter que aguardar um pouco mais.
"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
-
knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18710
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1952 vezes
- Agradeceram: 2474 vezes
#41
Mensagem
por knigh7 » Dom Mai 18, 2008 3:13 pm
Brasileiro escreveu:Isso está me cheirando a PAK-FA.
-5ª geração (não faz sentido injetar 2 bilhões em um projeto quase pronto como o Rafale, a reportagem está errada, o que ela quis dizer é 5ª geração, tanto é que deixa bem claro que será um NOVO avião).
-Entrada em 2016 (prazo parecido com o do PAK-FA).
abraços]
É isso, Brasileiro. Leia esta parte do artigo:
"Em janeiro, a Aeronáutica baixou uma diretriz para o Estado-Maior pedindo uma análise dos passos a dar para conceber um caça de uma nova geração. Na quarta-feira, o Estado-Maior entregou o estudo, eu coloquei uns requisitos, e ontem (quinta-feira) assinei o documento", relatou o brigadeiro Saito ao Estado, na sexta-feira. Segundo o comandante, "agora vai ser criada uma comissão especial para definir, ao longo de um ano de trabalho, o que seria um caça para a FAB, características, performance, armas etc".
fonte:
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje ... 4503,0.php
Knight7
-
Skyway
- Sênior
- Mensagens: 11166
- Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
- Agradeceu: 24 vezes
- Agradeceram: 266 vezes
#42
Mensagem
por Skyway » Dom Mai 18, 2008 3:23 pm
Hehehehehe, não entendo o pessoal do DB, a dupla MU e NJ disse naquela última coletiva que o objetivo era esse, agora que sai uma notícia assim o pessoal pipoca pra tudo que é lado sem saber o que fazer ou falar.
Gente, é por isso que estou aqui na cadeira de praia só observando, por que isso é a melhor coisa a fazer. Não tem sentido tentar adivinhar o que é que vai vir.
O que se quer é tecnologia, e quem puder oferecer mais vai levar...vamos ver quem oferece mais...
Opinião pessoal(e pelo amor de deus, não é torcida), o Pak-fa não me parece ter a ver com essa notícia meeesmo.
AD ASTRA PER ASPERA
-
Carlos Mathias
#43
Mensagem
por Carlos Mathias » Dom Mai 18, 2008 4:28 pm
Enquanto isso...
O Rafale já tem mísseis anti-radar e anti-navios prontos assim????
-
PRick
#44
Mensagem
por PRick » Dom Mai 18, 2008 4:30 pm
Como o Sarokozy já abriu, se trata de um versão do Rafale produzido aqui, deve ter umas diferenças de sistemas.
[ ]´s
-
Carlos Mathias
#45
Mensagem
por Carlos Mathias » Dom Mai 18, 2008 4:31 pm