Brasileiro poderá viajar de trem-bala do Rio para São Paulo por R$ 130
Publicada em 20/05/2008 às 10h44m
O Globo Online
RIO - A passagem do trem-bala que deve ser construído ligando o Rio de Janeiro a São Paulo pode sair por apenas R$ 130 para os brasileiros, uma média entre os preços atuais do tíquete de ônibus (na faixa dos R$ 90) e de avião (entre R$ 150 a R$ 400). A informação é do Secretário de Transportes do Estado do Rio de Janeiro, Júlio Lopes, com base em um estudo de mercado realizado pela empresa italiana Itauplan.
Lopes comentou o valor durante a apresentação da primeira proposta para o Trem de Alta Velocidade (TAV), pelo consórcio japonês Jorsa, formado por Mitsubishi, Mitsui, Kawasaki e Toshiba. O secretário destacou a segurança deste meio de transporte e disse acreditar que com a ligação entre Rio e São Paulo será criada uma megalópole. Também devem apresentar propostas grupos coreanos, franceses e alemães.
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O TAV, no Japão, quando registra atraso é de no máximo 18 segundos. Aqui no Brasil será uma nova maneira da população se locomover, mais segura, confortável e confiável - garantiu o secretário, acrescentando que este trará novas possibilidades de crescimento econômico nas regiões por onde o traçado passar.
Os representantes das empresas japonesas definiram, através de estudos, que a velocidade comercial máxima do TAV brasileiro seria de 320 km/h. A linha poderia operar cinco trens por hora, com oito carros, atendendo aproximadamente três mil passageiros/hora. A viagem entre Rio e São Paulo teria uma duração de 80 minutos.
O projeto deve ter investimentos entre US$ 9 e US$ 17 bilhões. Em outubro, será apresentada a versão final do estudo de viabilidade e a licitação para o início das obras deve ser realizada no início de 2009. O governo federal, um dos financiadores do empreendimento, tem pressa, pois o projeto deve ficar pronto para a Copa do Mundo de 2014, que acontece no Brasil.
De acordo com o plano de investimento em transportes para o evento, apresentado nesta segunda-feira pela ministra Marta Suplicy , serão destinados R$ 15,3 bilhões ao trem-bala.
Prazo só pode ser definido a partir do estudo de viabilidade
Entretanto, um dos representantes do grupo japonês que apresentou a proposta para o trem-bala RJ-SP lembrou que o governo deve definir o traçado que será utilizado e tratar a questão da desapropriação e a licença ambiental. Só depois disso será possível calcular em quanto tempo o projeto ficará pronto.
O estudo de viabilidade está sendo feito pelo consórcio que venceu a licitação realizada pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) em janeiro deste ano. Este é formado pelas empresas brasileiras Balman Consultores Associados e Sinergia Estudos e Projetos, e a inglesa Halcrow Group, que fez estudo para Eurotúnel (que liga Inglaterra e França sob o Canal da Mancha).
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Para que o Shinkansen (trem-bala)
tenha sucesso no Brasil, como foi no Japão, é necessário que os usuários tenham confiança no TAV. Isso se consegue através de segurança, estabilidade e flexibilidade na operação do sistema, pontualidade, conforto, e a redução da poluição ambiental - afirmou Massao Suzuki, vice-presidente da Mitsui no Brasil.
Para Suzuki, para o sucesso do empreendimento é importante que se explore outras receitas além da renda obtida com a venda de passagens, como shopping centers, escritórios e edifícios comerciais, hotelaria e publicidade.
Fonte: http://oglobo.globo.com/economia/mat/20 ... 451807.asp