Brasileiro escreveu:Olha...eu tenho minhas dúvidas.
A Marinha quer um submarino convencional.
Mas o que eu sei é que não existem Scorpene ou U-214 convencionais.
abraços]
O Scorpene é convencional (vide o do Chile), o AIP é um módulo, como um "plug", que pode ser acrescentado ao casco ou não.
no caso do U214 o buraco é mais embaixo, pois o sistema de alojamento dos tanques de hidrogênio e oxigênio é feito de tal forma que é como se fosse inserido na estrutura, dificultando ($$$$) o reprojeto.
Hoje não existe mais Scorpene para a venda pela DCNS, mas sim o Marlin, que é o Scorpene ligeiramente modificado (atualizado).... Está prevista uma versã de AIP do Marlin para 2-3 anos que utilizará o próprio diesel dos motores para converter os elementos necessários para funcionar suas células de combustível, tornando desnecessários os tanques de gases: não é o MESMA e nem um motor Stirling, é um novo processo químico-físico, meio que revolucionário... vamos ver no que dá.