Mirage III x F-E na FAB

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Delta Dagger
Sênior
Sênior
Mensagens: 844
Registrado em: Qui Fev 19, 2004 11:51 pm
Localização: Petrópolis - RJ

Mirage III x F-E na FAB

#1 Mensagem por Delta Dagger » Ter Fev 26, 2008 8:33 pm

Algum ilustre forista saberia informar quais dos protagonistas citados levavam vantagens nos embates Ar-Ar WVR na época em que ambos estavam operacionais na FAB? Existem relatos destes encontros?

O Mirage III E não fora projetado propriamente para combate a curta distância, sendo seu projeto priorizado para interceptar bombardeiros a grande altitude. Já o F5-E foi desenvolvido como um caça polivalente leve e de baixo custo para ser oferecido às nações amigas dos EUA.

Eu levo mais fé no F-5, mas não tenho dados que comprovem minha suspeita.

Quem souber informar, muito agradeço.

Abs.




I've seen things you people wouldn't believe. Attack ships on fire off the shoulder of Orion. I watched c-beams glitter in the dark near Tanhauser Gate. All those moments will be lost in time, like tears in rain
Roy Batty - Blade Runner
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61275
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

#2 Mensagem por Túlio » Ter Fev 26, 2008 9:15 pm

Em WVR o Mirage teria poucas chances reais contra o manobrável F-5E, bastava o Francês curvar para perder velocidade e, com sua turbina paupérrima em SEP, a recuperação da velocidade era lenta, deixando-o exposto a um ataque. Ademais, era um (péssimo) R-530 contra dois (péssimos) AIM-9B, creio que a kôza se decidiria entre a habilidade do piloto, a sorte com os mísseis e, finalmente, os canhões...

Lembro da ocasião em que um balaio de MIII Israelenses levaram OITO minutos para abaterem um único Hunter SUBSÔNICO árabe, por não conseguirem acompanhar suas manobras...




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Thor
Sênior
Sênior
Mensagens: 1558
Registrado em: Dom Set 23, 2007 10:17 pm
Agradeceram: 185 vezes

Re: Mirage III x F-E na FAB

#3 Mensagem por Thor » Ter Fev 26, 2008 9:18 pm

Delta Dagger escreveu:Algum ilustre forista saberia informar quais dos protagonistas citados levavam vantagens nos embates Ar-Ar WVR na época em que ambos estavam operacionais na FAB? Existem relatos destes encontros?

O Mirage III E não fora projetado propriamente para combate a curta distância, sendo seu projeto priorizado para interceptar bombardeiros a grande altitude. Já o F5-E foi desenvolvido como um caça polivalente leve e de baixo custo para ser oferecido às nações amigas dos EUA.

Eu levo mais fé no F-5, mas não tenho dados que comprovem minha suspeita.

Quem souber informar, muito agradeço.

Abs.
Qualquer Jaguar vai negar, mas na maioria dava Tiger. Alguns pilotos de jaca, com bom treinamento e tática, conseguiam vantagem manobrando na vertical com o F-103, devido maior potência e velocidade. Isso variava de piloto para piloto, mas na média F-5 era melhor.




Brasil acima de tudo!!!
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

#4 Mensagem por Bolovo » Ter Fev 26, 2008 9:21 pm

Dependia bastante.

No entretanto, os dois eram bem ruizinhos e totalmente obsoletos para a guerra moderna.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
nemesis
Avançado
Avançado
Mensagens: 610
Registrado em: Sáb Jan 29, 2005 7:57 pm
Localização: palotina-pr
Contato:

#5 Mensagem por nemesis » Ter Fev 26, 2008 10:03 pm

lembro de ter visto em uma aeromagazine que o f-5 tem um desempenho muito prejudicado abaixo de 300 nós.




sempre em busca da batida perfeita
Outro Lado Rock:
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61275
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

#6 Mensagem por Túlio » Ter Fev 26, 2008 10:13 pm

NINGUÉM voaria a 300 nós contra um MIIIE... :wink:




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Delta Dagger
Sênior
Sênior
Mensagens: 844
Registrado em: Qui Fev 19, 2004 11:51 pm
Localização: Petrópolis - RJ

#7 Mensagem por Delta Dagger » Qua Fev 27, 2008 8:31 am

Túlio escreveu: Lembro da ocasião em que um balaio de MIII Israelenses levaram OITO minutos para abaterem um único Hunter SUBSÔNICO árabe, por não conseguirem acompanhar suas manobras...
Eu vi isto no Combates aéreos do History Channel, o único Hunter abatido foi devido ao piloto israelense persegui-lo longo tempo após os Hunters terem se evadido do combate. O Hunter não conseguia se distanciar do Mirage na perseguição e ao primeiro erro o Mirage disparou os canhões, destruindo-o.




I've seen things you people wouldn't believe. Attack ships on fire off the shoulder of Orion. I watched c-beams glitter in the dark near Tanhauser Gate. All those moments will be lost in time, like tears in rain
Roy Batty - Blade Runner
Avatar do usuário
Adriano
Sênior
Sênior
Mensagens: 742
Registrado em: Sex Nov 25, 2005 3:51 pm

#8 Mensagem por Adriano » Qua Fev 27, 2008 11:01 am

O M-III em teoria levaria vantagem em altitudes elevadas e na capacidade de aceleração, podendo inclusive deixar o combate com maior facilidade, se assim achasse conveniente.

O F-5, apesar de mais manobrável em baixas e médias altitudes, teria sérios problemas em sustentar energia (velocidade) por algum tempo em manobra caso estivesse levando o tanque central e os dois sidewinders nas pontas das asas.

Ambos, na verdade, só podiam confiar na capacidade de seu piloto de atrair o adversário para o sua arena de combate e ali fazer bom uso de seus canhões, única arma que realmente essas m%rd@as de caças possuiam. :D

Abraços!




O rio da minha aldeia não faz pensar em nada.
Quem está ao pé dele está só ao pé dele.
(Fernando Pessoa)
thiago
Júnior
Júnior
Mensagens: 55
Registrado em: Sáb Mar 29, 2008 4:49 pm

Re: Mirage III x F-E na FAB

#9 Mensagem por thiago » Dom Mai 04, 2008 8:20 pm

briga feia [004]




Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

Re: Mirage III x F-E na FAB

#10 Mensagem por joao fernando » Seg Mai 05, 2008 12:12 pm

Eu aposto tudo no F5, o melhor caça para a Fab ainda hoje.




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

Re: Mirage III x F-E na FAB

#11 Mensagem por talharim » Seg Mai 05, 2008 12:26 pm

Os 2 são péssimos.Na configuração padrão com 2 tanques subalares eu apostaria num 747 armado com 2 mísseis mais manobrável.

Até na época deles eles seriam péssimos..........levariam trolha facilmente de F-8 Crusaders,F-4 Phantom,Mig-23,English Lightning and F-101 Voodoo.




"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
Carlos Mathias

Re: Mirage III x F-E na FAB

#12 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Mai 05, 2008 6:54 pm

Talha, você hoje tá sutil cara... Tomou Maracujina? :lol:




Responder