MARINHA PORTUGUESA - CLASSE JOÃO BELO

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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Miguel
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#61 Mensagem por Miguel » Qua Jun 22, 2005 3:43 pm

Rui Elias Maltez escreveu:O mais triste é pensar que as 4 João Belo e as corvetas das 2 classes vieram para Portugal novas, e cumpriram bem as suas missões durante décadas.

Agora, compram-se duas "latas" com 25 anos, sem se saber ao certo em que estado (para não falar do tempo em que chegarão - estarão à espera que façam 30 anos de idade :mrgreen: ?), e viva o velho.

O "ZERO NAVAL" para daqui a 10 anos está francamente à vista, e não será o NavPol e os 2 submarinos que disfarçarão esse estado.

Dos NPO's nem falo, porque ter 10 NPO para uma ZEE das maiores da UE é como ter um FIAT-600 para patrulhar o deserto do Saara.

E agora que a Marinha parece apostada em substituir o NRP Bérrio antes do up-grade das Vasco da Gama, parece que estas chegarão a 2015 ou 2020, em pior estado do que chegaram até aos dias de hoje as fiáveis e bonitas João Belo.
_________

Quanto à medalha para Paulo Portas, eu julgo que foi a recompensa que lhe deram para aliviar os EUA dessa sucata sem que eles tivessem a despesa de as desmantelar, ou acreditam que se estivesem em bom estado, um outro país qualquer não as teria já levado desde o momento em que foram descomissionadas da US Navy?


seria talvez melhor economicamente manter as 3 Vasco da Gama com os 2 Submarinos novos e 12 NPO e abdicar completamente de adqirir esse 2 tachos OHP "OsHidroPodre"???

eu pessoalmente acredito que podia-se artilhar melhor os NPO com os dinheiros dos OHP, por exemplo........
1 Peça de 76 e 2 metrelhadoras de 12,7(douze-sept :lol: comme a la légion)

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#62 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qui Jun 23, 2005 5:50 am

Migeul:

Concordo consigo num aspecto:

Acho que dos 10 NPO's alguns (4 ou 5) poderiam/deveriam ser melhor artilhados, com um peça de maior calibre na vante e até um pequeno lançador de mísseis mar-mar, para além da instalação de metrelhadoras pesadas.

Mas não posso concordar com a sua proposta de manter apenas as 3 fragatas Vasco da Gama.

Um país com a área marítima sob a sua responsabilidade e com desafios que se deparam à sua política externa, no quadro da NATO e com interesses na costa africana, terá que ter mais que apenas 3 fragatas.

No mínimo 5, mas idealmente 7 ou 8.

Por isso acho uma pena que em vez das OHP Portugal não tivesse adquirido as 4 fragatas holandesas que irão (tudo o indica) para o Chile ou as 3 Type-23 inglesas que estão no mercado (e que tudo indica que também irão para o Chile.

Termos as 3 Vasco da Gama, mais as 2 OHP que vêem baratas, apesar de serem velhas, e mais 3 Type-23, a juntar ao NavPol e aos 2 submarinos U.212 PN daria uma capacidade nunca vista na nossa Marinha.

Mas infelizmente as dificuldades orçamentais do Estado são mais uma vez determinantes para o minimalismo e para os atrasos nos programas de reequipamento.

Eu neste momento até já duvido que seja em 2006 que começem a chegar os PANDUR II para o Exército, do andamento do concurso para a arma ligeira para os 3 ramos das FA's nada mais se falou, e em relação a à FAP de nada de concreto se vai falando, excepto no processo de recepção dos EH-101.

Quanto aos NH-90, acreditam mesmo que chegarão a partir de 2008?




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#63 Mensagem por P44 » Qui Jun 23, 2005 9:52 am

3008? é capaz....

Olha o Miguel :D Tens andado desaparecido!

Gostei dessa, OHP="OsHidroPodres" :lol:

Rui Elias escreveu:No mínimo 5, mas idealmente 7 ou 8.


Rui, delirios não :mrgreen:...alguma vez teriamos $$$$ para tanto...até para comprar sucata hidro-podre parece que não há guitovsky...




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#64 Mensagem por Nautilus » Qui Jun 23, 2005 4:20 pm

Segundo ouvi dizer, alguns sistemas electrónicos montados nas JB são MAIS SOFISTICADOS dos que os instalados nas OHPs

Tens razão mas tambem estava previsto passar esses mesmos sistemas para as OHP tornando-as assim em bons navios de AAw bem como equipados com o melhor sonar de todos os paisses NATO.

Rui ja agora a proposito de patrular o deserto com um Fiat 600 lembro o meu amigo que ja aqui a uns anos um Ilustricimo Renault 4L (ou 4latas) termino o Paris Dakar.
:D :D

Seja bem REAPARECIDO amigo Miguel :wink: , pronto para infernizar aqui algumas pessoas (tais como fazer uma famosa Tempestade ali para os lados de Sintra) [082]




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#65 Mensagem por P44 » Sex Jun 24, 2005 6:30 am

Nautilus escreveu:Tens razão mas tambem estava previsto passar esses mesmos sistemas para as OHP tornando-as assim em bons navios de AAw bem como equipados com o melhor sonar de todos os paisses NATO.



Referes-te aos SQS-510, certo?

Ou há algo mais que se possa aproveitar das JB?




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#66 Mensagem por Rui Elias Maltez » Sex Jun 24, 2005 6:42 am

E sempre é certo que esses sistemas electrónicios das JB irão ser transferidos para as 2 OHP?

Se asssim for, seria bom.

Nautilus:

Rui ja agora a proposito de patrular o deserto com um Fiat 600 lembro o meu amigo que ja aqui a uns anos um Ilustricimo Renault 4L (ou 4latas) termino o Paris Dakar.


A história não é muito conhecida, mas 2 portugueses em 1955 a bordo de um VW carocha, deram literalmente a volta ao continente africano, entrando por Ceuta, e indo pelo norte de África até ao Egipto, aí desceram ao longo da costa oriental africana (naquele tempo eram tudo colónias e havia mais segurança) até à idade do Cabo (passando por Moçambique onde ficaram quase 2 meses), e depois voltaram a subir em direcção a Angola, inflectiram para o interior, pelo antigo Congo Belga e daí para o golfo da Guiné, até que depois voltaram a atravessar o deserto pela Argélia e Marrocos.

Só na Argélia é que tiveram problemas mecânicos complicados o que os obrigou a mais uma paragem de quase um mês para receber umas peças

A viagem durou mais de 2 anos, e na altura foram uns herois aventureiros.

Foi publicado um livro sobre essa viagem de 1955, quando nessa altura, praticamente só havia alcatrão na África do Sul.




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#67 Mensagem por JNSA » Sex Jun 24, 2005 6:57 am

Rui Elias Maltez escreveu:(naquele tempo eram tudo colónias e havia mais segurança)


Essa foi politicamente incorrecta... :mrgreen: :lol: :wink:




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#68 Mensagem por P44 » Sex Jun 24, 2005 7:00 am

JNSA escreveu:
Rui Elias Maltez escreveu:(naquele tempo eram tudo colónias e havia mais segurança)


Essa foi politicamente incorrecta... :mrgreen: :lol: :wink:


:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Agora o RUI ELIAS revelou a sua faceta de COLONIALISTA!!!! [082] :mrgreen:




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#69 Mensagem por Rui Elias Maltez » Sex Jun 24, 2005 7:25 am

Não, eu não gosto do colonialismo.

Mas não conheciam essa viagem?

O autor do livro foi o condutor principal, Fernando Laidley (julgo que ainda é vivo) e o acompanhante era mecânico.

Partiram do Marquês de Pombal, e regressaram 2 anos depois como uns herois.

Quando refiro maior segurança, é porque nos dias de hoje não seria possível fazer essa viagem por terra, dadas as guerras e instabilidade em muitos pontos de África.

Por exemplo, seria impossível descer pelo Egipto em direcção à costa oriental, atravessando o Sudão.

Outra:

Quem se atreveria a atravessar a actual Rep. Dem. do Congo?

Foi só nesse sentido que referi a segurança. :oops:




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#70 Mensagem por Nautilus » Sex Jun 24, 2005 8:18 pm

Referes-te aos SQS-510, certo?

Correcto upgrade de 2005
Mais aproveitamentos so se for ao nivel das comms ja que são do melhor que se vai fabricando por esse mundo, veja-se o caso do sistema de comms do futuro "Hercules" europeu.
Mais aproveitamentos so se for ao nivel do bar. [082] [009]




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#71 Mensagem por Nautilus » Sex Jun 24, 2005 8:22 pm

Rui lembro-me perfeitamente dessa historia do carocha contada pelo meu pai em que ele louvava a capacidade de desenrascanso do mecanico reparando pequenos problemas com coisas que não lembra ao diabo.
Enfim e o engenho dos portugueses no seu melhor.




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#72 Mensagem por P44 » Sáb Jun 25, 2005 12:50 pm

Nautilus escreveu:
Referes-te aos SQS-510, certo?

Correcto upgrade de 2005
Mais aproveitamentos so se for ao nivel das comms ja que são do melhor que se vai fabricando por esse mundo, veja-se o caso do sistema de comms do futuro "Hercules" europeu.
Mais aproveitamentos so se for ao nivel do bar. [082] [009]


Não me digas que também está previsto a instalação da CISTERNA DA VINHAÇA?!!!!????!!!!!


Será por isso que os Americanos estão com dificuldades?
Devem estar a estudar a navegabilidade dos navios, e onde colocar a sisterna...
Talvez se removerem o Lançador Mk-13... [082] [082] [082]




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#73 Mensagem por Nautilus » Sáb Jun 25, 2005 7:41 pm

Não me digas que também está previsto a instalação da CISTERNA DA VINHAÇA?!!!!????!!!!!


Sabes que isso foi um dos problemas da Vdg quando vieram?
Alem de terem dado muitas dores de cabeça aos projectistas não aprovaram ao fim da primeira navegação com malagueiro o vinho azedou.
Ao menos nãohouve problema com a cerveja. [082]




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#74 Mensagem por P44 » Dom Jun 26, 2005 7:13 am

Pois!

E depois de se ter definido o local da sisterna da pingarola, ainda temos o problema da cadeia logistica, se SAGRES, se SUPER-BOCK....[082]

Será que as OHP trazem BUDWEISER????? :mrgreen:




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#75 Mensagem por Nautilus » Dom Jun 26, 2005 3:56 pm

Para mim basta cheia e estupidamente bem gelada, quente so as mulheres. [082] [082] [082]




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