Plinio Jr escreveu:
Embora a resposta seja para o Crubens , Orestes, gostaria de discutir contigo alguns pontos.
Muito atribui-se os sucessos dos israelenses sobre os arabes com o treinamento superior dos judeus, isto é verdade, mas foi um dos pontos determinantes para tal sucesso, temos que reconhecer tbm do total apoio logistico que os EUA deram a eles e que tbm foi igualmente importante e decisivo, vale ressaltar que os árabes tbm tiveram o mesmo apoio da então URSS, nas mesmas proporções e isto não é marketing, é história, são fatos reais.
Ninguém duvida que os árabes receberam apoio russo, o que se questiona é o "quanto" e o "como".
Vale lembrar tbm, que os iraquianos tbm tiveram total apoio e suporte dos soviéticos contra os iranianos e jamais conseguiram obter a supremacia aérea destes, com todos os problemas logisticos (embargos) e falta de tripulação bem treinada, pois boa parte delas havia sido executada/presa pelos expurgos promovidos pelos Aiatolas.
Idem.
Graças aos soviéticos, o Iraque havia formado uma respitável Força Aérea na regiao, mas ambos, iraquianos e soviéticos, teimaram em não absorver as lições do Vale de Beeka de 1982 e da guerra contra o Irã e os iraquianos pagaram ¨o pato¨ em 1991, levando uma surra dos americanos.
Você acabou de dizer que os iraquianos são cabeças de bagre, pois foram treinados pelos russos e não aprenderam a lição. Quanto a guerra Iraque x EUA, brincadeira, né Plínio? Alguns país do mundo não levaria uma surra dos americanos? Por aí já se percebe nitidamente o seu preconceito contra os russos, pois quer comparar a maior potência militar do pós-guerra pra cá com um Iraque da vida. Putz! E é justamente isso que critiquei posts atrás.
Os líbios, tbm com muito suporte soviético, tiveram seu puxão de orelhas no confronto com os americanos em 1986, no Golfo de Sidra e ficaram quietinhos desde então.
Idem.
Os soviéticos sentiram isto na carne, tiveram vários aparelhos (Mig-21, Mig-23, Mig-27, Su-22 e Su-25/helis.) abatidos por F-16s paquistaneses nos conflitos na fronteira com o Afeganistão
Compare a geração dos caças, Plínio.
Em 1967-1973, os israelenses abateram alguns Hunters ingleses, mas a grande maioria foram aparelhos de origem soviética, no Beeka em 1982, eram somente aparelhos soviéticos, a grande maioria dos aparelhos abatidos pelos iranianos era da mesma procedencia, com alguns Mirage F-1s, o mesmo vale para a guerra do Golfo em 1991...ou seja, novamente a história está aí para provar, não é preconceito ou marketing.
E por que os Hunters ou os caças russos foram abatidos? Pense! Veja o problema das doutrinas e logísticas envolvida no conflito. Você acha que os árabes tinha doutrinas diferentes para cada aparelho??
Diga-se de passagem, preconceito aqui no DB é uma via de mão dupla, pois tbm vejo com muita frequencia em relação a equipamentos ocidentais, mas são totalmente inuteis, quando analisamos fatos históricos como os citados acima.
Não tenho "via", sou contra qualquer tipo de preconceito, não se justifica um erro com outro, achando que se pode ser preconceituoso só porque o interlocutor é em relação o que o primeiro pensa. Péssimo argumento, amigo Plínio, podia me deixar sem essa.
Estamos em 2008, os russos são os maiores herdeiros da então URSS...será que eles mudaram em relação ao conflitos citados acima no que refere-se a conceitos, doutrinas e inovações ??
O mundo pode evoluir e a Rússia não? É essa a sua conclusão?? Então tá! PRECONCEITUOSO!!!
Sinceramente espero que sim, mas não posso afirmar isto com total convicção, até porque nossas FA´s não operam equipamentos tecnologicos de ponta deles, usuários/clientes eles tem e vem-vão dentro daquilo que é conveniente em termos financeiros/políticos, não importo com os outros e sim no dever de casa.
Está vendo? Você julga, mas sem ter convicção. Isso é sério! Você pode ser juri em um tribunal, vota favorável ao incriminação do réu, passa-se um tempo e percebe-se que o cara falava a verdade, mas você botou o cara na cadeia. :wink:
Veja o que quero dizer, se alguém não tem uma informação ou conhecimento sobre um dado assunto, não pode julgar. Se fizer isso está sendo preconceituoso, e este parece ser o seu comportamento no que diz respeito aos russos. Nada de mais em criticar os equipamentos, não gostar, achar inadequado, achar que não é adequado para um dado cenário ou país, mas daí querer julgar um equipamento pelo um passado cheio de dúvidas e que não se pode concluir nada, é dose.
Você fala dos israelenses, fantásticos, adoro os caras, pilotos excepcionais, mas convenhamos, Israel é um país conhecido por "mentir" quando se fala em guerra, não aceita derrota alguma. Não faz muito tempo e conseguiu-se provar que Israel já teve alguns caças abatidos. Procuraram os israelenses e estes negaram, disseram que é armação. Você acredita neles? Eu, não! E se eles mentem, então houveram derrotas naturalmente. Quais caças foram abatidos? E por quais caças árabes? Sacou o dilema?
Disse isto antes e volto a repetir, caso venha equipamentos russos para nossas FA´s, desde que de ótima qualidade e totalmente aptos para nossas FA´s, ótimo, caso contrário, que fiquem por lá, isto vale tbm para americanos e europeus.
Sem acreditei nisso que você fala, Plínio, mas já faz um bom tempo que me convenci que você não ficaria satisfeito se os equipamentos russos fossem escolhidos. Ficaria feliz pela compra, pelo fato da FAB ter caças novos, mas não pela escolha. Você ficaria muito tempo questionando se não existiriam opções melhores, se os caras compraram sabem o que estariam levando, se não houve propina, etc. Desculpe-me amigão, mas estas sua célebre frase não está condizente com a prática percebida em seus posts (pelo menos em relação aos russos).
Sds
Grande abraço,
Orestes