TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Jin Jones
Sênior
Sênior

Re: F35 :MANGA/BIM QUEREM FX DE 5A. GERAÇÃO ? RUSSOS NA ÁREA ?

#2431 Mensagem por Jin Jones » Sex Abr 18, 2008 11:13 pm

Uma copia desse memorando já deve estar na mesa do Secretario de Estado dos EUA. :wink:

Esse blefe do MU, foi o penultimo ato da novela, com a palavra Tio San....

É aguardar pra ver.
Jin

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#2432 Mensagem por Bolovo » Sex Abr 18, 2008 11:23 pm

Edu Lopes escreveu:A matéria do Pepê foi reproduzida no Sala de Imprensa, da FAB (http://www.fab.mil.br/Imprensa/enotimp/ ... tm#correio) e no Sinopse Diária, da MB (https://www.mar.mil.br/menu_v/sinopse/2 ... m#not25617). Se fosse furada será que a matéria seria reproduzida nesses órgãos? Uma barrigada deste tamanho?
Sim, porque eu já vi matéria falando que Mig é caça francês no mesmo lugar. Se tem a palavra "FAB" no meio do texto, eles colocam aí, não importando se é verdade ou não conteúdo. Não cabe a eles julgar isso, eles só a colocam...

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Anderson TR
Sênior
Sênior

#2433 Mensagem por Anderson TR » Sex Abr 18, 2008 11:28 pm

Bolovo escreveu:
Edu Lopes escreveu:A matéria do Pepê foi reproduzida no Sala de Imprensa, da FAB (http://www.fab.mil.br/Imprensa/enotimp/ ... tm#correio) e no Sinopse Diária, da MB (https://www.mar.mil.br/menu_v/sinopse/2 ... m#not25617). Se fosse furada será que a matéria seria reproduzida nesses órgãos? Uma barrigada deste tamanho?
Sim, porque eu já vi matéria falando que Mig é caça francês no mesmo lugar. Se tem a palavra "FAB" no meio do texto, eles colocam aí, não importando se é verdade ou não conteúdo. Não cabe a eles julgar isso, eles só a colocam...
Esse é do site do governo direto!!!

Rússia propõe discutir transferência de tecnologia em várias áreas da Defesa

O subsecretário do Conselho da Segurança da Federação da Rússia, Vladimir Nazarov, manifestou, nesta terça-feira, em reunião com o ministro da Defesa do Brasil, Nelson Jobim, a disposição de seu país em discutir projetos que envolvam transferência de tecnologias em diversas áreas de Defesa e espacial. “Temos proposta inclusive para negociar tecnologias de uso dual”, afirmou. Pela manhã, o líder da comitiva Russa assinou com o ministro Extraordinário de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger, um memorando de entendimento para iniciar as conversas sobre projetos comuns.

Na lista de projetos que a Rússia estaria disposta a conversar destacam-se a construção do submarino de propulsão nuclear, um caça de quinta geração, o veículo lançador de satélites, um sistema de posicionamento global, complementar ao GPS, aperfeiçoamento de blindados sobre rodas, entre outros. O ministro Jobim mostrou-se satisfeito com os avanços das conversas entre a Rússia e o Brasil, e explicou que ele e Mangabeira Unger estão trabalhando de forma afinada. “ Os entendimentos feitos com o ministro Mangabeira são entendimentos feitos comigo, e a recíproca é verdadeira”.
Neste momento, um piloto e um engenheiro da aeronáutica estão na Rússia para testar helicópteros de ataque daquele país, visando a uma eventual compra para a Força Aérea Brasileira. As aeronaves se destinarão a resgate de pilotos das três Forças eventualmente abatidos em combate, enquanto os helicópteros do Exército se destinam ao combate propriamente dito.

Nazarov também pediu mais esclarecimentos do ministro Jobim sobre a proposta de criação do Conselho Sul-Americano de Defesa. Ouviu que já há consenso, inclusive com a Venezuela, que não será uma aliança militar clássica, como a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). A autoridade russa apoiou a proposta do Conselho, por ser uma forma de aumentar a confiança e a transparência entre os países da América do Sul.

https://www.defesa.gov.br/

Imagem
Jesus Cristo meu Senhor -"O Leão da tribo de Judah"!!!
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#2434 Mensagem por WalterGaudério » Sex Abr 18, 2008 11:49 pm

Olá amigos e colegas,

estive fora o dia inteiro hoje, mas em um "excelente ambiente". Existem alguns que odeiam o que vou fazer, mas não deixarei de dizer o que ouvi (ouvi e li) hoje e de gente lá de cima.
Espero que o coquetel tenha sido de alto nível.
- As reservas de petróleo do Brasil ainda não podem ser anunciadas oficialmente, mas já se sabe desde já que o Brasil passa a ser a maior reserva de petróleo do Planeta. Acredite quem quiser.
O Pessoal aqui na PETROBRAS está sabendo disso desde janeiro. Daqui até 2020 vai-se anunciar o infortúnio da OPEP para alívio dos EUA.
- Os investimentos até 2014 para as FFAA são superiores a 30 bi dólares.
E ainda é pouco.
- O caça para o FX ainda não foi escolhido, não tem nada definido. E da "turma" que ouvi a preferência ainda é pelo Rafale.
Mas está na reta final.
- O MOU assinado com os russos não tem garantias que será ratificado.
Tecnicamente é isso mesmo, sem novidade.

Valeu.

Tb tenho um coquetelzinho lá em Bsb marcado para o início de Junho no Min das Minas e Energia. Coisa da PETROBRAS(continuo repetindo, comprem ações da PETROBRAS). Lá vai-se falar à boca pequena e grande qual será a nossa realidade energética daqui para a frente. E talvez agente consiga algo sobre o FX, ou até mesmo sobre as OHP... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Editado pela última vez por WalterGaudério em Sex Abr 18, 2008 11:50 pm, em um total de 1 vez.
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#2435 Mensagem por Vinicius Pimenta » Sex Abr 18, 2008 11:50 pm

knight7 escreveu:O debate está interessante, está racional, produz frutos. É possivel chegar a conclusões. Vou entrar no debate por causa disso.
Ao contrário do que o During disse no Blog, é completamente factível gastar US$3Bi no projeto doi Pak, uma vez que o Governo reservara US$2,2Bi para o FX.
É factível. Mas são 3 Bi para o projeto mais 6(?) pra comprar as aeronaves. Também é factível. O que eu estou reticente é quanto a seriedade do governo.

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
rcolistete
Sênior
Sênior

#2436 Mensagem por rcolistete » Sex Abr 18, 2008 11:54 pm

orestespf escreveu:Olá amigos e colegas,

estive fora o dia inteiro hoje, mas em um "excelente ambiente". Existem alguns que odeiam o que vou fazer, mas não deixarei de dizer o que ouvi (ouvi e li) hoje e de gente lá de cima.

- As reservas de petróleo do Brasil ainda não podem ser anunciadas oficialmente, mas já se sabe desde já que o Brasil passa a ser a maior reserva de petróleo do Planeta. Acredite quem quiser.

- O caça para o FX ainda não foi escolhido, não tem nada definido. E da "turma" que ouvi a preferência ainda é pelo Rafale.

- O resto eu não posso falar (nem por MP), é dose cavalar (sinto por isso, porque nem precisava comentar).

Sds,

Orestes
Grande Orestes,

Quase tudo que você disse é tão explosivo quanto petróleo !

Sobre US$30 bi até 2014 para defesa : começarei a acreditar se na LAAD 2009 (planejo estar lá) realmente sejam feitas encomendas decentes (na LAAD 2007 não houve um único contrato pelas forças armadas brasileiras !). Primeiramente de armas e sensores para o que já temos, 2o de equipamentos nacionais já prontos, 3o andamento acelerado do que está sendo desenvolvido, etc.

Quanto mais se demora a definir o FX-2, mais o Su-35BM "fica pronto", mais o Rafale F3 fica operacional (1o a ser entregue em meados de 2008), mais o Gripen N amadurece, etc. Enfim, julgo que o momento atual é bom para se escolher, há várias opções de caças de 4a geração bons.

[]s, Roberto

WalterGaudério
Sênior
Sênior
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#2437 Mensagem por WalterGaudério » Sex Abr 18, 2008 11:54 pm

Vinicius Pimenta escreveu:
knight7 escreveu:O debate está interessante, está racional, produz frutos. É possivel chegar a conclusões. Vou entrar no debate por causa disso.
Ao contrário do que o During disse no Blog, é completamente factível gastar US$3Bi no projeto doi Pak, uma vez que o Governo reservara US$2,2Bi para o FX.
É factível. Mas são 3 Bi para o projeto mais 6(?) pra comprar as aeronaves. Também é factível. O que eu estou reticente é quanto a seriedade do governo.
Concordo, mas é como o immortal(eu acho) disse: A Rússia tb não faria esse circo todo mandando um ministro de primeira linha(destes que devem despachar com o Putin toda a manhã) para fazer figuração com o MU...

O que eu queria era pelo menos a fixação emalgo mais palpável. Se deve ser com os russos ela transferência de tecnologia, vamos logo com algo como o Su-35-1, que deve estar disponível antes mesmo que o rafale F-3 ou o F-345 já em 2011.

Acho que discusão por quinta geração deveria ser deixada de lado até a definição do FX, e não vincular as coisas.

Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2061 vezes
Agradeceram: 2618 vezes

#2438 Mensagem por knigh7 » Sáb Abr 19, 2008 12:18 am

Vinicius Pimenta escreveu:
Vale resaltar que a previsão para entrar em serviço do Pak é lá para 2018...E isso, se não ocorrer atrasos típicos de um programa como esses...
Entonces, para daqui há uns 12 anos, creio que teremos outros US$3bi, pois teremos de substituir os AMX e F-5M, mesmo se comprassemos um caça 4ª geração agora...

Abraços

Knight7

Editado pela última vez por knigh7 em Sáb Abr 19, 2008 9:11 am, em um total de 1 vez.
Anderson TR
Sênior
Sênior

#2439 Mensagem por Anderson TR » Sáb Abr 19, 2008 12:20 am

cicloneprojekt escreveu:
Vinicius Pimenta escreveu: É factível. Mas são 3 Bi para o projeto mais 6(?) pra comprar as aeronaves. Também é factível. O que eu estou reticente é quanto a seriedade do governo.
Concordo, mas é como o immortal(eu acho) disse: A Rússia tb não faria esse circo todo mandando um ministro de primeira linha(destes que devem despachar com o Putin toda a manhã) para fazer figuração com o MU...

O que eu queria era pelo menos a fixação emalgo mais palpável. Se deve ser com os russos ela transferência de tecnologia, vamos logo com algo como o Su-35-1, que deve estar disponível antes mesmo que o rafale F-3 ou o F-345 já em 2011.

Acho que discusão por quinta geração deveria ser deixada de lado até a definição do FX, e não vincular as coisas.
Concordo Ciclone!!!Mesmo se houver uma definição sobre Pak-fa, ele é coisa de planejamento futuro...E creio que a definição sobre o projeto FX deva continuar....agora é claro que se os Russos conseguirem mesmo emplacar o projeto PAK-fa (T-50), eles devem sair em vantagem sobre um caça intermediário..... e outros navalizados???(isso se realmente o governo for colocar alguma coisa no Nae SP)....Se não for de enfeite né!!!devido aos custos(de adaptação) e a propagada preferência pelos submarinos(que também vai levar um tempinho para se tornar operacional.....E aew?? Que me diz??

Imagem
Jesus Cristo meu Senhor -"O Leão da tribo de Judah"!!!
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Contato:

#2440 Mensagem por Vinicius Pimenta » Sáb Abr 19, 2008 12:23 am

cicloneprojekt escreveu:
1-Olá amigos e colegas,

2-- As reservas de petróleo do Brasil ainda não podem ser anunciadas oficialmente, mas já se sabe desde já que o Brasil passa a ser a maior reserva de petróleo do Planeta. Acredite quem quiser.
O Pessoal aqui na PETROBRAS está sabendo disso desde janeiro. Daqui até 2020 vai-se anunciar o infortúnio da OPEP para alívio dos EUA.
3-- Os investimentos até 2014 para as FFAA são superiores a 30 bi dólares.
E ainda é pouco.
4-- O caça para o FX ainda não foi escolhido, não tem nada definido. E da "turma" que ouvi a preferência ainda é pelo Rafale.
Mas está na reta final.
5-- O MOU assinado com os russos não tem garantias que será ratificado.

Valeu.

6- Tb tenho um coquetelzinho lá em Bsb marcado para o início de Junho no Min das Minas e Energia. Coisa da PETROBRAS(continuo repetindo, comprem ações da PETROBRAS). Lá vai-se falar à boca pequena e grande qual será a nossa realidade energética daqui para a frente. E talvez agente consiga algo sobre o FX, ou até mesmo sobre as OHP... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Senhores, acho que estou num dia de São Tomé. Estou questionando tudo. Me perdoem. Amanhã deve passar.

1- Nem me convidou. :evil:

2- Falei pra minha mãe comprar ações da Petrobras com o FGTS. :evil:

3-Otan que se cuide! 30 bi de dólares até 2014? Ou seja, em 6 anos. Isso dá 5 bilhões de dólares, ou quase 10 bilhões de reais, em investimentos a partir do ano que vem!! Orestes e Walter, confio em vocês sobre o que foi dito. Mantenho, porém, extrema cautela se será posto em prática por esse governo e o seguinte. Esse ano foram propostos 9 bilhões para custeio e investimentos. Arrumar 10 bilhões só para investimentos a partir do próximo ano... Vou chorar de alegria.

4-Certamente está na reta final. É só torcer pro resultado na linha de chegada não seja igual do F-X 1.

5-Eu acredito que vá. O MOU sim. O PAK, não necessariamente.

6-Me convida! :D Já falei aqui pra minha mãe comprar as ações. Eu sou duro, não tenho dinheiro nem pro lanche no podrão aqui da esquina. :lol:

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Contato:

#2441 Mensagem por Vinicius Pimenta » Sáb Abr 19, 2008 12:28 am

cicloneprojekt escreveu:Concordo, mas é como o immortal(eu acho) disse: A Rússia tb não faria esse circo todo mandando um ministro de primeira linha(destes que devem despachar com o Putin toda a manhã) para fazer figuração com o MU...

Concordo. Não sou dos que diz que o MU não vale nada. Sobre o MU eu apenas perguntei onde estavam as aspas dele sobre o assunto.

4ª Geração + 5ª Geração? Num sei não.

Vinicius Pimenta

Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Contato:

#2442 Mensagem por Vinicius Pimenta » Sáb Abr 19, 2008 12:31 am

knight7 escreveu:Concordo. Mas vale resaltar que a previsão para entrar em serviço do Pak é lá para 2018...E isso, se não ocorrer atrasos típicos de um programa como esses...
Entonces, para daqui há uns 12 anos, creio que teremos outros US$3bi, pois teremos de substituir os AMX e F-5M, mesmo se comprassemos um caça 4ª geração agora...

Abraços

Knight7
Mais aí a conta aumenta com os 2 bi dos caças 4ª geração pra agora, mais 3 bi para o PAK. São 5 bi pra já. Aí lá pra 2018 a gente começa a desembolsar os 6 bi.

Ou não teríamos um novo caça até 2018?

Como venho dizendo acho difícil uma composição de 4ª + 5ª. Oxalá seja feito.

Vinicius Pimenta

orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#2443 Mensagem por orestespf » Sáb Abr 19, 2008 12:34 am

cicloneprojekt escreveu:
Olá amigos e colegas,

E ainda é pouco.
Mas está na reta final.

Valeu.

Tb tenho um coquetelzinho lá em Bsb marcado para o início de Junho no Min das Minas e Energia. Coisa da PETROBRAS(continuo repetindo, comprem ações da PETROBRAS). Lá vai-se falar à boca pequena e grande qual será a nossa realidade energética daqui para a frente. E talvez agente consiga algo sobre o FX, ou até mesmo sobre as OHP... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

[009] [009]

Forte abraço, amigo Walter.

Orestes

PS: terá uma MP amanhã. :twisted: :twisted:

Poti Camarão
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 2 vezes

#2444 Mensagem por Poti Camarão » Sáb Abr 19, 2008 12:39 am

knight7 escreveu:Ao observarmos a conjuntura dos acontecimentos, tudo tende a um caça Russo.
Agora a Dassault vai para os corredores dos jornais munida de malas de dinheiro para produzir contra-informação e críticas negativas ao projeto da entrada no Pak . Vai ao corredores de Brasilia também. Ah, com essas mesmas malas...
Se no processo de seleção anterior, cuja verba para a aquisição era 3x menor e tendo a forte Embraer do seu lado, a Dassault doou US$20 milhões à campanha do Lula, imagina o que ela pode fazer agora ...E ainda, com a possibilidade de perder também na Líbia...

Att
De onde você tirou essa história, velho? Os bancos foram os principais financiadores da campanha de reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com doações que somaram R$ 10,5 milhões, segundo a prestação de contas dos candidatos que disputaram o segundo turno da eleição presidencial, enviada à Justiça Eleitoral. Nunca existiu essa doação de 20 milhões de dólares por parte de empresa alguma.

Imagem
orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#2445 Mensagem por orestespf » Sáb Abr 19, 2008 12:42 am

Olá Vínicius,

Senhores, acho que estou num dia de São Tomé. Estou questionando tudo. Me perdoem. Amanhã deve passar.

:lol: :lol: :lol:

1- Nem me convidou. :evil:

Foi na correria, errei ao não convidá-lo, mas não faltarão oportunidades, dia 21 de maio (acho) estarei aí novamente e já está convidado (combinaremos depois com mais calma).

2- Falei pra minha mãe comprar ações da Petrobras com o FGTS. :evil:

Cara, é "natural", mas confesso que levei um choque ao saber das coisas com tantos detalhes. Fantástico tal notícia!

3-Otan que se cuide! 30 bi de dólares até 2014? Ou seja, em 6 anos. Isso dá 5 bilhões de dólares, ou quase 10 bilhões de reais, em investimentos a partir do ano que vem!! Orestes e Walter, confio em vocês sobre o que foi dito. Mantenho, porém, extrema cautela se será posto em prática por esse governo e o seguinte. Esse ano foram propostos 9 bilhões para custeio e investimentos. Arrumar 10 bilhões só para investimentos a partir do próximo ano... Vou chorar de alegria.

E tem mais, muito mais, o valor é para o período de 2008-14 (ouvi, li e vi a coisa).

4-Certamente está na reta final. É só torcer pro resultado na linha de chegada não seja igual do F-X 1.

Esta parte não ouso comentar, confesso que sai com mais dúvidas do que com certezas.

5-Eu acredito que vá. O MOU sim. O PAK, não necessariamente.

Idem.

6-Me convida! :D Já falei aqui pra minha mãe comprar as ações. Eu sou duro, não tenho dinheiro nem pro lanche no podrão aqui da esquina. :lol:

O almoço e lanche foram "completos" (em todos os sentidos), você se "fartaria" como eu. :D :D :twisted: :twisted: :twisted:

Grande abraço,

Orestes

Editado pela última vez por orestespf em Sáb Abr 19, 2008 12:43 am, em um total de 2 vezes.
Responder