

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
Breve,Beronha,em uma concessionária perto de você!Beronha escreveu:"vamos construir um protótipo?" do pak-fa quando? (By Dando o lo)
Concordo Bender, o assunto Defesa só evoluirá e ganhará importância quando sair dos círculos restritos do âmbito militar e passar a fazer parte das questões relevantes para toda a sociedade brasileira. Acredito até que este processo já tenha sido iniciado, pois vem sendo colocado de forma acertada na pauta política nacional pelo Ministro Nelson Jobim.Bender escreveu:Existe uma preocupação muito grande com os recursos nescessários para o reaparelhamento das FA. mas na realidade o maior problema sempre foi vontade politica,os recursos existem no tesouro,no bloqueio dos royaltys,no banco internacional que quer emprestar a perder de vista,etc. Mas a questão da segurança nacional sempre foi o 25.o item em importância para os sucessivos governos,e parlamentos,era a eterna choraminguéla dos militares. Mas veio o Chaves,as Farc,o Morales,a Raposa Serra do Sól,e principalmente PETRÓLEO!E parece que não vai parar de vir!
Isso sim catapulta a questão da segurança nacional para outro patamar,como proteger essa riqueza,com a estrutura atual? Até os políticos mais relapsos,já perceberam que não dá,que o buraco é mais embaixo. As descobertas sob a camada de sal,estão atropelando a agenda tartaruga da segurança nacional,e a cada nova descoberta o argumento se torna mais forte,e irreversível. Eu não tenho mais preocupação com recursos,eles vão aparecer,é sempre assim quando o inevitável de Almeida bate a nossa porta.
Um banho deserenidade. Assino embaixo. E tem mais isso teria que ser feito(a participação brasileira n0 PAK-FA) com o cuidado de não tranmsparecer que é "coisa do PT", pois se entra um novo governo aí e derepente sabe que vaiter que desenbolsar uns 700/900 milhões de dólares por ano só para desenvolver uma coisa que ninguém sabe que vai dar certo )...) aí é que eu quero ver a maturidade política que acho esse país não tem ainda. É dose.Vinicius Pimenta escreveu:Interessante...
Mas, amigos, onde o Nelson During está errado? Qual mentira foi dita? Qual lobby ele defendeu? Como acredito que a relação dele com o Pedro Paulo Rezende é problema dos dois, se vocês quiserem, podemos desconsiderar a primeira frase. Rebatam o restante, por gentileza:
Os russos não têm lobby? Só os franceses e americanos?O poderoso lobby russo articulado em Brasília, que tenta cercar o presidente Luis Inácio, terá de superar muitos obstáculos para ter concretizado a intenção de ter o Brasil como parceiro do PAK-FA.
Ele está errado quando diz que precisam ser equacionadas muitas questões antes do PAK?
Ele citou:
Não? 4 bi de dólares, por baixo, não aparecem do nada.Também caberá ao Ministro Mangabeira Unger ter a origem dos recursos a serem empregados no desenvolvimento do caça.
Que sejam 10%! São 2 bi de dólares, fora o resto.Mesmo que o Brasil entre com um financiamento de 15 a 20 % do Programa PAK-FA, o valor será 3 a 4 Bilhões de dólares, só no desenvolvimento, mais o custo de aquisição das unidades. Acrescentar o custo da formação das equipes de técnicos e engenheiros.
Um fato que vale para todo desenvolvimento, mesmo sendo russo.Sempre com a incerteza dos resultados de um novo desenvolvimento.
Acredito que tenha havido um erro de digitação aqui, mas todos entenderam. O histórico brasileiro é um ponto contra. Vamos precisar de mais que boa vontade do MU e NJ.A história pregressa indica que recursos deste montante não sempre incertos no cenário da defesa do Brasil
-------------
Veja bem, não faço parte do lobby de ninguém. Não estou negando ou confirmando que o Pepê seja do lobby russo, nem que o During seja do francês. Considero a oportunidade de entrar no PAK espetacular, mas assim como na proposta do F-35 que até domingo era "a certa", acredito que devemos manter os pés no chão. Fogos de artifício já foram soltos antes da hora muitas vezes.
Roberto eu vou além com o óbvio.rcolistete escreveu: Poxa, na matéria do Pepê no Correio Brasiliense a fala do ministro Mangabeira Unger foi explícita em dizer que o memorando é para viabilizar a entrada do Brasil no PAK-FA e outras coisas. Ninguém do governo disse que o Brasil estaria entrando no Rafale ou F-35, mas sim que se deseja entrar no PAK-FA. Obviamente que falta rolar tempo, assinar contrato, etc.O memorando, concordo, não cita nada específico. Mas a entrevista, sim.Nesse interím, o governo pode mudar de opinião, etc.
Concordo com o Carlos Mathias, a fobia contra os russos resulta em uma apatia frente as declarações do ministro MU sobre o Brasil entrar no PAK-FA. Se fosse Rafale ou F-35, a reação seria muito mais animada, aposto.
[]s, Roberto
Para ser honesto o governo não tem idéia do wque assinou. Se lembrarmos das clausulas punitivas do projeto AMX veremos que se não houver seriedade do Planejamento da presença brasileira no projeto PAK-FA(caso nós entremos nele como se insinua), nós seremos multados em bilhões de dólares. esse é o ponto. Acho que o pessoal que manda mesmo no governo está é deixando o MU e o se empolgarem para eles não ficarem enchendo muito o saco.rcolistete escreveu:Ué, então a comitiva russa fez papel de idiota, ao assinar memorandos e ouvir declarações do ministro Mangabeira Unger ? Então o governo (incluindo a FAB) deixa um ministro dizer que o Brasil entrará no programa PAK-FA, independente disso ser verdade ?A.K. for T-7 escreveu: OBS: alguns de vocês estão se baseando no que o MU disse? Fala sério...Deviam conhecê-lo pessoalmente... Ou pelo menos como é visto dentro do Governo, em especial nas FFAA...
[* Carlos Mathias mode on *]
E se fosse o Nélson Jobim ou Mangabeira Unger dizendo que o Brasil entraria no F-35 ? A reação seria a mesma ?
[* Carlos Mathias mode off *]
[]s, Roberto
Caro Edu, não pode causar mal entendido nenhum a quem entende o que é aquilo. Aquilo não é um briefing. Brienfing é uma coisa completamente diferente. Aquilo é um clipping.Edu Lopes escreveu:Valeu, Flávio. Eu tô sabendo que é só um briefing.
Mas se eu fosse o responsável pelos sites da FAB e da MB com toda certeza faria uma triagem das matérias para que o briefing não passasse informações que pudessem levar a interpretações precipitadas e/ou errôneas.
Fazer CTRL+C CTRL+V num site militar pode levar a mal entendidos desnecessários.
Não, não há qualquer fala explícita do Mangabeira afirmando a participação do Brasil no PAK.rcolistete escreveu:Poxa, na matéria do Pepê no Correio Brasiliense a fala do ministro Mangabeira Unger foi explícita em dizer que o memorando é para viabilizar a entrada do Brasil no PAK-FA e outras coisas. Ninguém do governo disse que o Brasil estaria entrando no Rafale ou F-35, mas sim que se deseja entrar no PAK-FA. Obviamente que falta rolar tempo, assinar contrato, etc. Nesse interím, o governo pode mudar de opinião, etc.
Então nós não lemos a mesma reportagem.O memorando, concordo, não cita nada específico. Mas a entrevista, sim.
Discordo. Penso que não tem nada a ver. A reação de vocês frente ao Rafale e F-35 foi idêntica as que vocês estão reclamando.Concordo com o Carlos Mathias, a fobia contra os russos resulta em uma apatia frente as declarações do ministro MU sobre o Brasil entrar no PAK-FA. Se fosse Rafale ou F-35, a reação seria muito mais animada, aposto.
Carlos Mathias escreveu:"Mode eu mesmo on"
Mas péra aí. Antes desa onda, todos navegaram nas propostas francesas de fazermos Rafales eaqui para a ADLA, subamrino nuclear, escoltas de 6000 ton, helis fabricados aqui e mais etc, etc, etc. NINGUÉM, absolutamente ninguém disse que o governo estava apenas dando comida pro burro, só prá ele parar de grasnar na orelha. Muitíssimo ao contrário, era a escolha sensata, a jogada de mestre(lembram do tópico?),a salvação do Brasil e a união estratégica redentora.
Depois veio a confirmadíssima fabricação no Brasil dos F-35BR, que serão exportados para o mundo, e virão os F-XXC tampão, tudo bem barato e ainda vamos entrar nessa sem absolutamente nenhum comprometimento político com os EUA, vamos manter nossas relações amigáveis com Chavez por exemplo e ao mesmo tempo ter acesso ao miolo do F-35, o melhor caça tático de todos os tempos e todos os lugares e blá, blá, bla´.
Agora esse pseudo acordo(segundo uns aqui) é só e apenasmente(como diria Odorico) o governo batendo palma prá maluco dançar. Assina-se um acordo estratégico com o governo da Rússia, que será referendado pelo Negvedev(?) e pelo Lula(tá lá no acordo). Mas aí quando chegar a hora o Lula vai dizer assim: "Que porra é essa cumpanherô, num tô sabendo di nada não..., quem escriveu isso aqui?"
Isso aqui no Brasil até é possível. Mas eu não consigo ver o governo da Rússia, que alguns inocentemente acham composto de idiotas e retardados, se dispondo a mandar gente de alto-escalão, receber comitivas militares, mostrar produtos, tudo isso só prá no final o Lula dizer "Que porra é essa?" E depois houvir algo como "Olha, essa coisa aí no papel era só prá acalmar um maluquinho que colocamos no governo, esquece isso valeu?"
É, pode até ser mesmo. Afinal, estamos no Brasil, né?
Agora não,Carlos!Peraí,vai sumir na hora da festa??Não,pensa bem,falta pouco agora para a coisa ficar clara.Segure as pontas!Carlos Mathias escreveu:Já passou da hora de eu dar uma sumida daqui.